radares MAPRADAR com voz, e distâncias de aviso p/ GARMIN
Re: radares MAPRADAR com voz, e distâncias de aviso p/ GARMIN
mais uma dica.
Os mapas são nomeados gmapbmap (mapa base), gmapprom (mapa original de fábrica - normalmente mapa dos USA) ou gmapsupp (mapa carregado pelo usuário), todos na extensão IMG.
seggia
Os mapas são nomeados gmapbmap (mapa base), gmapprom (mapa original de fábrica - normalmente mapa dos USA) ou gmapsupp (mapa carregado pelo usuário), todos na extensão IMG.
seggia
ah sim, isso que queria saber, pois os 3 mapas estão no aparelho, e não no SD.seggia escreveu:mais uma dica.
seggia
Garmin Nuvi 255w
derh
E aí conseguiu fazer as instalações?
Se vc mora no Espirito Santo e não vai sair do estado, sugiro colocar o tracksource TRC do seu estado, no cartão, e ir atualizando o mapa quando houver nova versão. Mantenha os poi conforme sugeri e bom proveito.
seggia
E aí conseguiu fazer as instalações?
Se vc mora no Espirito Santo e não vai sair do estado, sugiro colocar o tracksource TRC do seu estado, no cartão, e ir atualizando o mapa quando houver nova versão. Mantenha os poi conforme sugeri e bom proveito.
seggia
Eu concordo com o amigo Jauvane. Levanto ainda uma questão sobre os avisos de pedágio. Será que é realmente necessário o aviso sonoro do pedágio sendo que todos os pedágio são antecipadamente informados por placas?? Acho válido constar como POI para efeito de pesquisa durante uma viagem, mas acho desnecessário o aviso sonoro pela Raquel.jauvane escreveu:AJ, planejas criar o arquivo sem os avisos de polícia militar? Aqui no RIo na Orla de Copa ao Leblon ele fica apitando (sem exagero) a cada 5 segundos, a tal ponto que a Rachel não consegur falar nada... Eventualmente o Nuvi 5000 até trava aparentemente por conta dos avisos repetitivos, já que em áreas menos densas, ou sem o arquivo, ele não trava.
Na barra (Avenida das Américas) o aviso de 80Km/h da pista central é sempre sobreposto pelos avisos de 60Km/h da pista lateral. Em certo ponto aparece um aviso de 50Km/h que ainda não consegui detectar de onde veio, provavelmente de alguma via vicinal.
Pessoalmente creio que os avisos de polícia deveriam sair, quiçá mantendo apenas os de Polícia Rodoviária Federal e Pedágios. Ademais, as distâncias estão começando a ficar grandes demais, o que faz com que radares de vias vicinais acabem aparecedo nas vias principais... Ao invés de a cada atualzação aumentar as distâncias poderia ser interessante que a comunidade fizesse um esforço para corrigir a posição dos radares em maparadar.com, onde se reporta que existem radares com mais de 100m de erro de posicionamento... Acredito que os avisos não devem servir àqueles que querem andar a 200Km/h para frenarem até chegar aos 80Km/h da via só no ponto de um radar, mas principalmente para que aqueles que já andam aos 80Km/h estipulados para a via evitarem ultrapassagem naquela área, bem como evitar multa por pequenas diferenças de velocidade, por vezes até por conta de declives (tão comuns de alguns radares). Finalmente, os semáforos que tem controle de avanço, mas não de velocidade, poderiam ganhar um aviso com a Rachel dizendo simplesmente "Semáforo", para indicar tal fato.
Considerando os itens acima creio que possamos criar um POI excelente e de uso prático!
Sobre a serventia do arquivo POI, ele não se restringe a modelos Nuvi... Eu uso o arquivo em um Nuvi5000, mas também em um Oregon 550 e no MObileXT para Symbian...
Abraço a todos.
Bruno
Nuvi 255W
Nuvi 255W
Bruno
Eu vivenciei a mesma experiência de vc´s. Como circulo pelo estado do rio e bastante no grande rio, realmente alguns poi de radares com distancias longas de aviso criam problemas : 1- superposição de avisos. 2- avisos em vias paralelas. 3- Vc fica perdido na localização do radar ou similar. 4-Atraplha a navegação.
Eu passei a usar poi diferentes para estrada e cidade. No primeiro é de interesse que os radares, lombadas eletronicas, pardais e cameras sejam avisadas com distâncias maiores ja que andamos em velocidade maior e os pontos a avisar estão mais afastados.
Na cidade estão próximos e são muuuitos, dai o aviso a distâncias menores.
Criei 3 arquivos poi para cada gosto. Eu gravo o arquivo poi no cartão ( um para cidade e outro para estrada) e uso de acordo.
Não coloquei avisos para pedágios nos referidos arquivos. Para quem quizer posso disponibilizar um poi separado para tal fim.
Devo lembra-los que podemos colocar vários arquivos poi na pasta Gramin/poi e eles seram acionados sem problemas.
A última informação, creio que avisos em distancia longa , na cidade, criam ainda um problema adicional de poluição sonora ja que temos a navegação e avisos de radares ao mesmo tempo.
seggia
Eu vivenciei a mesma experiência de vc´s. Como circulo pelo estado do rio e bastante no grande rio, realmente alguns poi de radares com distancias longas de aviso criam problemas : 1- superposição de avisos. 2- avisos em vias paralelas. 3- Vc fica perdido na localização do radar ou similar. 4-Atraplha a navegação.
Eu passei a usar poi diferentes para estrada e cidade. No primeiro é de interesse que os radares, lombadas eletronicas, pardais e cameras sejam avisadas com distâncias maiores ja que andamos em velocidade maior e os pontos a avisar estão mais afastados.
Criei 3 arquivos poi para cada gosto. Eu gravo o arquivo poi no cartão ( um para cidade e outro para estrada) e uso de acordo.
Não coloquei avisos para pedágios nos referidos arquivos. Para quem quizer posso disponibilizar um poi separado para tal fim.
Devo lembra-los que podemos colocar vários arquivos poi na pasta Gramin/poi e eles seram acionados sem problemas.
A última informação, creio que avisos em distancia longa , na cidade, criam ainda um problema adicional de poluição sonora ja que temos a navegação e avisos de radares ao mesmo tempo.
seggia
Seggia, quando vc diz que os vários arquivos POI podem ficar na pasta, fica um com o nome POI, que é o que será usado, e os demais com outros nomes. Estes ficarão de stand-by para quando for preciso usá-los deveremos renomeá-los e usá-los, não é isso??seggia escreveu:Bruno
seggia
Poderia disponibilizar os arquivos??
Abração!
Bruno
Nuvi 255W
Nuvi 255W
Amigo
Não é isso. Todos os arquivos, independente do nome, mas com a mesma extensão, serão utilizados simultaneamente.
Vc pode ter vários arquivos, de nomes diferentes , na pasta poi, por exemplo:
poiradares.gpi, pedagios.gpi, poi.gpi, etc.
Todos serão utilizados simultaneamente.
A vantagem é podermos colocar ou retirar aquele que não interessar naquele momento.
Devo lembrar-lhe que aconselho , sempre, colocar os arquivos de mapas, que são atualizados frequentemente, e poi no cartão, Imagine vc ficar gravando frequentemente arquivos na memoria do gps e , de repente, gravar um arquivo corrompido. O gps vai parar de funcionar e vai lhe dar um trabalhão.
seggia
Não é isso. Todos os arquivos, independente do nome, mas com a mesma extensão, serão utilizados simultaneamente.
Vc pode ter vários arquivos, de nomes diferentes , na pasta poi, por exemplo:
poiradares.gpi, pedagios.gpi, poi.gpi, etc.
Todos serão utilizados simultaneamente.
A vantagem é podermos colocar ou retirar aquele que não interessar naquele momento.
Devo lembrar-lhe que aconselho , sempre, colocar os arquivos de mapas, que são atualizados frequentemente, e poi no cartão, Imagine vc ficar gravando frequentemente arquivos na memoria do gps e , de repente, gravar um arquivo corrompido. O gps vai parar de funcionar e vai lhe dar um trabalhão.
seggia
Bruno
ai vão os links:
poi radares para cidade:
h t t p : / / w w w . 4 s h a r e d . com / f i l e / 177502773/253f0b04/Poi.html
poi radares para estrada:
http://w w w .4 shared.com/file/1795266 ... trada.html
poi com as distÂncias do ajceara ( hibrido):
http://w w w . 4 shared.com/file/190826682/4d73b63f/Poi1.html
Retire os espaços e baixe.
Eu faço assim, gravo o última mapa do tracksource em dois cartões. Crio a pasta poi dentro da pasta Garmin do cartão e coloco nesta o arquivo poi coresspondente. Uso um ou outro cartão de acordo. Quando vc ligar o GPS ele vai informar que tem dados novos no cartão clique OK. Em seguida ele vai perguntar se quer gravar os dados no GPS clique não. Pronto o GPS vai funcionar lendo o poi do cartão. Nâo esqueça de deixar a pasta Garmin/poi do GPS vazia.
seggia
ai vão os links:
poi radares para cidade:
h t t p : / / w w w . 4 s h a r e d . com / f i l e / 177502773/253f0b04/Poi.html
poi radares para estrada:
http://w w w .4 shared.com/file/1795266 ... trada.html
poi com as distÂncias do ajceara ( hibrido):
http://w w w . 4 shared.com/file/190826682/4d73b63f/Poi1.html
Retire os espaços e baixe.
Eu faço assim, gravo o última mapa do tracksource em dois cartões. Crio a pasta poi dentro da pasta Garmin do cartão e coloco nesta o arquivo poi coresspondente. Uso um ou outro cartão de acordo. Quando vc ligar o GPS ele vai informar que tem dados novos no cartão clique OK. Em seguida ele vai perguntar se quer gravar os dados no GPS clique não. Pronto o GPS vai funcionar lendo o poi do cartão. Nâo esqueça de deixar a pasta Garmin/poi do GPS vazia.
seggia
Bruno
Se for de seu interesse, posso disponibilizar link para um poi só dos pedágios.
Espero que tenha ficado claro.
Desculpe repetir as instruções mas, se não usar direitinho não vai funcionar.
seggia
Se for de seu interesse, posso disponibilizar link para um poi só dos pedágios.
Espero que tenha ficado claro.
Desculpe repetir as instruções mas, se não usar direitinho não vai funcionar.
seggia
Agora entendi. Beleza.
Valew mesmo seggia, brigadão!!
Vou fazer os testes com os arquivos.
Abração!
Valew mesmo seggia, brigadão!!
Vou fazer os testes com os arquivos.
Abração!
Bruno
Nuvi 255W
Nuvi 255W
-
Pessoal, alguém pode indicar um link que esteja ativo para baixar os radares com voz que o Ajceara montou? em todas as minhas tentativas de baixá-lo na 4share e rapidshare, não consegui. Grato.
-
Não amigo, nenhum desses endereços acima deu certo, estou curioso mas concigo baixar os arquivos.ajceara escreveu:Estão conseguindo baixar tudo ok galerá?
Caro amigos
Saudações
Estou de volta para colocar novo link mais atualizado e mais completo do poi para estrada. Consegui colocar avisos mais detalhados e com dados do maparadar de 24/01/2010.
Neste fizemos as modificações sugeridas pelos vários E-mail que recebemos.
Agora os avisos de semaforos estão assinalados a distâncias curtas em média de 250 metros e os das cameras com as distancias que foram sugeridas: cameras de 30 e 40Km/h a 250 metros, as de 50 e 60Km/h aviso a 350 metros e as de 70 e 80 Km/h a 400 metros.
Os radares de 110 e 120 Km/h aviso a 500 metros, os de 100, 90,80,70,60 e 50 Km/h a 450 metros.
O aviso de policia rodoviaria aviso todos a 600 metros.
O link antigo foi descontinuado.
Ai vai o link atual:
http://w w w . 4 shared.com/file/206242898/5a88102f/Poiestrada.html
Retirem os espaços e bom proveito.
seggia
Saudações
Estou de volta para colocar novo link mais atualizado e mais completo do poi para estrada. Consegui colocar avisos mais detalhados e com dados do maparadar de 24/01/2010.
Neste fizemos as modificações sugeridas pelos vários E-mail que recebemos.
Agora os avisos de semaforos estão assinalados a distâncias curtas em média de 250 metros e os das cameras com as distancias que foram sugeridas: cameras de 30 e 40Km/h a 250 metros, as de 50 e 60Km/h aviso a 350 metros e as de 70 e 80 Km/h a 400 metros.
Os radares de 110 e 120 Km/h aviso a 500 metros, os de 100, 90,80,70,60 e 50 Km/h a 450 metros.
O aviso de policia rodoviaria aviso todos a 600 metros.
O link antigo foi descontinuado.
Ai vai o link atual:
http://w w w . 4 shared.com/file/206242898/5a88102f/Poiestrada.html
Retirem os espaços e bom proveito.
seggia
Olá galerá,, desculpe a ausência aí nestes dias, estava de férias e não tive tempo para atualizar o pacite de radares com avisos de distâncias editados para melhor sermos avisados, e sem surpresas.
Atendendo a opinião dos amigos que postaram aqui nesta página, sobre melhorar as distâncias que estava sendo avisado, juntei todas as opiniões e montei um novo pacote com os radares atualizada da data do dia 24/01/2010, e com as respectivas distâncias de avisos para radares, lombadas, polícia, semáfaro..., que direi abaixo:
30km/h avisa com 250m
40km/h avisa com 250m
50km/h avisa com 350m
60km/h avisa com 350m
70km/h avisa com 450m
80km/h avisa com 450m
90km/h avisa com 550m
100km/h avisa com 550m
110km/h avisa com 600m
120km/h avisa com 600m
Essa distância evita que sejamos surpreendidos por alguns radares que não foram registrados no local exato.
Link para baixar, retire os espaços que tem na palavra 4shared, segue abaixo:
http://www. 4 s h a r e d .com/file/206267226/1e4dc267/_2__Poi.html
bom proveito para todos, e postem aqui suas opiniões sobre este novo pacote, super atualizado.
Atendendo a opinião dos amigos que postaram aqui nesta página, sobre melhorar as distâncias que estava sendo avisado, juntei todas as opiniões e montei um novo pacote com os radares atualizada da data do dia 24/01/2010, e com as respectivas distâncias de avisos para radares, lombadas, polícia, semáfaro..., que direi abaixo:
30km/h avisa com 250m
40km/h avisa com 250m
50km/h avisa com 350m
60km/h avisa com 350m
70km/h avisa com 450m
80km/h avisa com 450m
90km/h avisa com 550m
100km/h avisa com 550m
110km/h avisa com 600m
120km/h avisa com 600m
Essa distância evita que sejamos surpreendidos por alguns radares que não foram registrados no local exato.
Link para baixar, retire os espaços que tem na palavra 4shared, segue abaixo:
http://www. 4 s h a r e d .com/file/206267226/1e4dc267/_2__Poi.html
bom proveito para todos, e postem aqui suas opiniões sobre este novo pacote, super atualizado.
amigos
Desculpe houve problemas com o arquivo disponibilizado acima.
Coolocarei novo link em breve.
seggia
Desculpe houve problemas com o arquivo disponibilizado acima.
Coolocarei novo link em breve.
seggia
ajcearqa
Grande guru
Gostaria de algumas dicas suas para desenvolver arquivo de radares.
Como vc venceu o limite de pastas do poiloader?
Sua ausencia foi9 muito sentida por todos nos.
Tentei manter poi atualizados mas tenho muita estrada para percorrer para chegar proximo de seu nivel.
Gostaria de apreder com vc para ajudar aqueles que com eu estamos aprendendo os segredos do gps.
desde ja grato se vc pude me enviar um email de volta.
seggia
Grande guru
Gostaria de algumas dicas suas para desenvolver arquivo de radares.
Como vc venceu o limite de pastas do poiloader?
Sua ausencia foi9 muito sentida por todos nos.
Tentei manter poi atualizados mas tenho muita estrada para percorrer para chegar proximo de seu nivel.
Gostaria de apreder com vc para ajudar aqueles que com eu estamos aprendendo os segredos do gps.
desde ja grato se vc pude me enviar um email de volta.
seggia
Olá seggia, o limite de 32 subcategorias (pastas) do POI Loader é por arquivo .GPX. Se você usar o arquivo do MapaRadar (radares_maparadar.gpx) direto no POI Loader ele vai reclamar mesmo, pois existem 52 categorias nele. (7 p/ Camera, 7 p/ Lombada Eletronica, 11 p/ Policia Rodoviaria, 10 p/ Radar Fixo, 10 p/ Radar Movel e 7 p/ Semaforo).
Eu divido o arquivo do MapaRadar em 3: Um eu chamo de "Radares.gpx", nele vão os Radares Fixos, Móveis, Lombadas Eletrônicas e Semáforos. Outro eu Chamo de "Policia Rodoviaria.gpx" coloco nele os POI's de Polícia Rodoviária. E o último eu chamo de "Cameras de Controle.gpx" e coloco nele as câmeras de controle. Depois ainda coloco mais 2 arquivos, um "Pedagios.gpx" com os pedágios do TRC e outro "Quebra Molas.gpx" com os quebra molas do TRC.
Mesmo fazendo isso, o arquivo "Radares.gpx" fica com 34 categorias (7 p/ Lombada Eletronica, 10 p/ Radar Fixo, 10 p/ Radar Movel e 7 p/ Semaforo), aí eu converto todos os Semáforos com velocidade associada para 2 novos POI's: 1 de "Radar Fixo" com a velocidade associada e outro de "Semaforo Radar" com velocidade 0 km/h. Fazendo essa conversão sobram 28 categorias (7 p/ Lombada Eletronica, 10 p/ Radar Fixo, 10 p/ Radar Movel e 1 p/ Semaforo).
Depois de gerar o POI.GPI e mandar pro GPS, você vai ver que cada arquivo gera uma categoria diferente, veja tela:

Eu divido o arquivo do MapaRadar em 3: Um eu chamo de "Radares.gpx", nele vão os Radares Fixos, Móveis, Lombadas Eletrônicas e Semáforos. Outro eu Chamo de "Policia Rodoviaria.gpx" coloco nele os POI's de Polícia Rodoviária. E o último eu chamo de "Cameras de Controle.gpx" e coloco nele as câmeras de controle. Depois ainda coloco mais 2 arquivos, um "Pedagios.gpx" com os pedágios do TRC e outro "Quebra Molas.gpx" com os quebra molas do TRC.
Mesmo fazendo isso, o arquivo "Radares.gpx" fica com 34 categorias (7 p/ Lombada Eletronica, 10 p/ Radar Fixo, 10 p/ Radar Movel e 7 p/ Semaforo), aí eu converto todos os Semáforos com velocidade associada para 2 novos POI's: 1 de "Radar Fixo" com a velocidade associada e outro de "Semaforo Radar" com velocidade 0 km/h. Fazendo essa conversão sobram 28 categorias (7 p/ Lombada Eletronica, 10 p/ Radar Fixo, 10 p/ Radar Movel e 1 p/ Semaforo).
Depois de gerar o POI.GPI e mandar pro GPS, você vai ver que cada arquivo gera uma categoria diferente, veja tela:

nüvi 780 - Oregon 450
Estou colocando aqui o link para o poi estrada antigo, enquanto corrijo o novo.
http://w w w . 4 shared.com/file/206828953/214bda3e/Poiestrada.html
seggia
http://w w w . 4 shared.com/file/206828953/214bda3e/Poiestrada.html
seggia
Estou colocando o poi de estrada novo dia 24/1/2010.
Lembro que este esta corrigido da corrupção observada.
Coloque no cartão para uso na estrada e bom proveito.
seggia
http://w w w . 4 shared.com/file/206871481/c7db96f6/Poiestradanovo.html
Lembro que este esta corrigido da corrupção observada.
Coloque no cartão para uso na estrada e bom proveito.
seggia
http://w w w . 4 shared.com/file/206871481/c7db96f6/Poiestradanovo.html
Schmidt
Saudações
Dividindo o arquivo do maparadar e fazendo varios poi´s eu ja testei e funciona.
Eu , quando quero carrego, o arquivo poi de pedagios no cartão junto com o de radares e tudo funciona.
O arquivo do ajceara separa os radares das lombadas, coloca policia rodoviaria em varias velocidades e semaforos tambem num unico poi, dai eu pedir para ele explicar como conseguiu fazer.
Estou aguardando as dicas do ajceara para aprender.
Espero ansioso noticias do mesmo.
De qualquer forma gostaria de trocar ideias, vc poder me enviar seu telefone por email.
seggia
Saudações
Dividindo o arquivo do maparadar e fazendo varios poi´s eu ja testei e funciona.
Eu , quando quero carrego, o arquivo poi de pedagios no cartão junto com o de radares e tudo funciona.
O arquivo do ajceara separa os radares das lombadas, coloca policia rodoviaria em varias velocidades e semaforos tambem num unico poi, dai eu pedir para ele explicar como conseguiu fazer.
Estou aguardando as dicas do ajceara para aprender.
Espero ansioso noticias do mesmo.
De qualquer forma gostaria de trocar ideias, vc poder me enviar seu telefone por email.
seggia