Suporte caseiro para carro

Mensagem
Autor
wanderson

Suporte caseiro para carro

#1 Mensagem por wanderson »

:arrow: Alguém sabe como fazer um suporte caseiro para etrex em uma pampa :?:

[]s
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
02° 32' 12,9" S / 44° 06' 45,1" W (SAD 69)
GPS GARMIN Etrex Camo 2.2
VISITE O MARANHÃO!!!

paulocarvalho
Contato:

#2 Mensagem por paulocarvalho »

você pode comprar aqueles bloquinhos que os taxistas usam, aqueles que têm uma ventosa. Daí você tira o bloco e fica só com a plataforma plástica. Compre dois lacres grandes (+- 20cm) daqueles que servem para agrupar fios. Com uma chave de fenda faça furos na plataforma de forma que os lacres abraçem o aparelho. não aperte muito, pois o corpo emborrachado é suficiente para mantê-lo no lugar.

não fiz isso para mim, mas essa é uma solução inspirada no que fiz no meu boné. Para ficar com as mãos livres e com vista livre do céu, o eTrex vai preso no boné sempre que faço trilhas e estou coletando tracklogs.

Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

nqnnospam

#3 Mensagem por nqnnospam »

Só lembrando que, apesar deste tipo de suporte caseiro funcionar e ser bem mais barato, ele nunca será melhor que um suporte original Garmin ou um Ram-Mount, por exemplo.

Um suporte deste tipo deve suportar o peso do GPS e permitir que as teclas do GPS sejam acionadas com uma só mão, sem se soltar do vidro, e sem se mover. Além disso ele não pode ficar vibrando, e deve permitir colocar o GPS próximo aos olhos (1m no máximo) para permitir a leitura da tela rapidamente:

http://www.portalgps.com.br/forum/viewtopic.php?t=627
http://www.portalgps.com.br/forum/viewtopic.php?t=1311

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Valadao

#4 Mensagem por Valadao »

Eu fiz uma adaptação com velcro.

Comprei em um armarinho as duas faces do velcro já com fita adesiva (baratinho), coloquei uma no GPS outra no painel do carro. Ficou muito prático para colocar e retirar o aparelho.

No Uno que tem uma superficie lisa e voltada para o motorista, ficou muito bom. entretanto numa Fiat Estrada (mesmo painel do Pálio) faltou uma superfície apropriada, e a solução terminou não ficando satisfatória. A "criança" fica meio banba, ou com a cara virada para o outro lado. rsss

Acredito que a junção das duas soluções funcione bem. Isso é, usar o bloquinho de notas com ventosa e fixar nele a fita com o velcro. :)

Obs:
1. Lembrar de colocar no GPS a parte não aderente do velcro. Lógico.
2. Usar duas fitas de cada lado, uma no eixo do GPS outra mais para o seu lado, de forma que fique ligeiramente virado para você.

[]

Mauricio Valadão
Baiano morando em Aracaju
Finalmente perto de casa :)

wanderson

#5 Mensagem por wanderson »

:arrow: Pessoal

:arrow: Obrigado pelas dicas :!: :)

:arrow: Gostei dessa do boné, é bom principalmente quando se usa o aparelho em conjunto com um palm :!: :D

:arrow: Vou fazer um aqui :!:

[]s
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
VISITE O MARANHÃO!!!

nqnnospam

#6 Mensagem por nqnnospam »

Valadao escreveu:Eu fiz uma adaptação com velcro.

Comprei em um armarinho as duas faces do velcro já com fita adesiva (baratinho), coloquei uma no GPS outra no painel do carro. Ficou muito prático para colocar e retirar o aparelho.

No Uno que tem uma superficie lisa e voltada para o motorista, ficou muito bom. entretanto numa Fiat Estrada (mesmo painel do Pálio) faltou uma superfície apropriada, e a solução terminou não ficando satisfatória. A "criança" fica meio banba, ou com a cara virada para o outro lado. rsss

Acredito que a junção das duas soluções funcione bem. Isso é, usar o bloquinho de notas com ventosa e fixar nele a fita com o velcro. :)

Obs:
1. Lembrar de colocar no GPS a parte não aderente do velcro. Lógico.
2. Usar duas fitas de cada lado, uma no eixo do GPS outra mais para o seu lado, de forma que fique ligeiramente virado para você.

[]
Fiz esta gambiarra ("armengue" para o Maurício :D) do velcro Também no meu Uno. O problema é que achei que fica longe do motorista, além de impossibilitar o uso do isqueiro (o GPS fica preso bem na tampa do compartimento onde está o conector de 12V do isqueiro). não fumo, mas fiz um alimentador para o GPS, e desse jeito não posso usá-lo. Estou pensando seriamente em comprar um Ram-Mount...

Eu acho que o melhor é ficar mais alto, de preferência na altura e próximo ao painel.
Editado pela última vez por nqnnospam em 27 Fev 2007, 22:58, em um total de 1 vez.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

boris

#7 Mensagem por boris »

No meu caso, tenho um Corolla e coloco o GPS num "porta treco" que fica embaixo do radio/CD, cabe certinho.

O velcro é uma excelente ideia.

Valadao

#8 Mensagem por Valadao »

boris escreveu:No meu caso, tenho um Corolla e coloco o GPS num "porta treco" que fica embaixo do radio/CD, cabe certinho.

O velcro é uma excelente ideia.
Neste caso o GPS não fica muito baixo não? Imagino que prejudique o sinal. Mesmo tendo um série X, acho interesante ter o melhor sinal possível.

(não compro o suporte porque estou economisando para trocar o Uno por um Corola) :D

Mauricio Valadão
Baiano morando em Aracaju
Finalmente perto de casa :)

fortinero

#9 Mensagem por fortinero »

paulocarvalho escreveu:você pode comprar aqueles bloquinhos que os taxistas usam, aqueles que têm uma ventosa. Daí você tira o bloco e fica só com a plataforma plástica. Compre dois lacres grandes (+- 20cm) daqueles que servem para agrupar fios. Com uma chave de fenda faça furos na plataforma de forma que os lacres abraçem o aparelho. não aperte muito, pois o corpo emborrachado é suficiente para mantê-lo no lugar.

não fiz isso para mim, mas essa é uma solução inspirada no que fiz no meu boné. Para ficar com as mãos livres e com vista livre do céu, o eTrex vai preso no boné sempre que faço trilhas e estou coletando tracklogs.
Da para voce colocar uma foto ou uma explicacao de como voce fez o adaptador para o bone???

PBoratto
Contato:

#10 Mensagem por PBoratto »

Olá,

eu fiz um com o tal bloco de taxista fiz um furo pequeno por onde passa um parafuso pequeno que prende o GPS ( eTrex Vista C ) e um pouco acima fiz um furo maior por onde passa o cabo ( mini USB ) para ligar no isqueiro.

Ficou muito bom, estou pensando até comercializar a gambiarra. :D

Além disso aindo passo o cordão pelo espelho retrovisor, para que se a ventosa se soltar o GPS não caia no chão do carro.

Coloquei ainda na parte de traz uma espuma com fita dupla face para apoiar no painel.

Se alguém se interessar posso tirar umas fotos e postar aqui.

Um abração

Paulo Roberto Boratto
S 20º 05' 16.75''
W 43º 59' 14.76''

davi

#11 Mensagem por davi »

:lol: Acontece que pagar 90,00 por um suporte não é facil.

já que foi dado idéias para suporte caseiros, seria melhor ainda umas fotos pra gente copiar né, afinal somos brasileiros.

Eu agradeceria muito.

Abraçços

Davilson.
GPS ETREX LEGENG

paulocarvalho
Contato:

#12 Mensagem por paulocarvalho »

fortinero escreveu:
paulocarvalho escreveu:você pode comprar aqueles bloquinhos que os taxistas usam, aqueles que têm uma ventosa. Daí você tira o bloco e fica só com a plataforma plástica. Compre dois lacres grandes (+- 20cm) daqueles que servem para agrupar fios. Com uma chave de fenda faça furos na plataforma de forma que os lacres abraçem o aparelho. não aperte muito, pois o corpo emborrachado é suficiente para mantê-lo no lugar.

Da para voce colocar uma foto ou uma explicacao de como voce fez o adaptador para o bone???
Sim, certamente. Agora que comprei uma câmera com função macro posso fazer isso. Aguarde.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

paulocarvalho
Contato:

#13 Mensagem por paulocarvalho »

davi escreveu::lol: Acontece que pagar 90,00 por um suporte não é facil.
Eu Também me recuso a tal. Comprei meu "bloquinho de taxista" por R$1,99 no camelódromo. É bem resistente e cabe até mesmo um 276. Vou postar as fotos aqui. :D

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

paulocarvalho
Contato:

#14 Mensagem por paulocarvalho »

Suporte para boné:

Como ficou: Foto 1

Detalhe do lacre: Foto 2

Parte interna: Foto 3

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

paulocarvalho
Contato:

#15 Mensagem por paulocarvalho »

Suporte caseiro para o GPSMAP 60Cx, obviamente serve para aparelhos de tamanho semelhante, use a criatividade. :wink:

você vai precisar de Bloquinho de Taxista. 2 parafusos compridos (3-4cm) com porcas e arruelas. Fita isolante. Furadeira, estilete, faca, etc, qualquer ferramenta para fazer os furos. Habilidade :lol:, se não tiver acostumado a trabalhos mecânicos faça as marcações e peça para alguém fazer.

você não vai precisar do bloco e da caneta. Foto

Remova o clip e a mola. Foto

Faça um furo na plataforma de forma que a peça cilíndrica do clipe de cinto do GPS se encaixe. Faça dois furos para os 2 parafusos para evitar que o GPS fique "sambando" a cada curva. Posicione os parafusos de forma a ficarem na parte emborrachada do aparelho, para maximizar o grip. Foto
Foto Foto

Como ficou. Repare a adição de fita isolante aos parafusos para evitar de machucar o GPS. A fita isolante Também serve para melhorar o grip, além de dar uma aparência melhor ao sistema. você pode experimentar com o número de camadas de fita para apertar ou afrouxar o aparelho na montagem.
Foto

O Gran Finale!

Imagem

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

wanderson

#16 Mensagem por wanderson »

Paulo

:arrow: Com relação ao boné, é seguro utilizá-lo dessa forma se fizeres uma caminhada mais rápida :?:

:arrow: Com relação ao do carro, ficou ótimo :!: :D

[]s

Wanderson

[]s
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
VISITE O MARANHÃO!!!

paulocarvalho
Contato:

#17 Mensagem por paulocarvalho »

wanderson escreveu:Paulo

:arrow: Com relação ao boné, é seguro utilizá-lo dessa forma se fizeres uma caminhada mais rápida :?:

:arrow: Com relação ao do carro, ficou ótimo :!: :D

[]s

Wanderson
Sim, pode não parecer, mas o aparelho fica bem preso. O corpo da linha e-trex vai alargando em direção à parte superior, assim encaixando o aparelho e puxando-o para baixo até ficar bem firme ele não sairá. É claro que sempre usei fazendo trilhas onde a velocidade nunca é grande, mas ele frequentemente bate em galhos baixos e mesmo assim nunca mexeu um milímetro do lugar.

Em relação ao suporte do carro, ele é feito para que o GPS possa ser tirado e colocado com freqüência (alternando trilha x navegação urbana) e ainda ser firme.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

Bruno Mello

#18 Mensagem por Bruno Mello »

Nao ha nenhum problema de saude em o GPS ficar perto assim do corpo no caso do boné? ele nao trabalha com nenhuma radiacao de ondas?

Wallace
Contato:

#19 Mensagem por Wallace »

GPS é um receptor e não um transmissor.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Roney Marques
Contato:

Cabo de dados, Suportes para carro e Moto - Home Made

#20 Mensagem por Roney Marques »

Mais informações sobre suportes caseiros, pra carro, pra moto, e alem disso o cabo de dados:

http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... =7707#7707

Peço desculpas a galera por ter gerado outro topico, que acabou sendo trancado. Eu ate conhecia este topico aqui, me serviu de inspiração para o suporte do carro, mas como la tbem tinha o suporte da moto e o cabo de dados home made, acabei criando outro topico.

Colei o link do outro topico aqui, pq o outro estando trancado, em algum tempo ele se perderia abaixo dos outros.

Espero que seja util pra alguem, e peço desculpas de novo.
E como eu disse, se alguem tiver duvidas, pode me contactar! Se tiver novas ideias pra melhorar, Também!

[ ]s
Roney Marques - Santos/SP

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”