Dicas de como contribuir ou desenvolver para o TrackSource

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Wallace
Contato:

Dicas de como contribuir ou desenvolver para o TrackSource

#1 Mensagem por Wallace »

Oi Pessoal,
Estou ajudando o Eduardo a contribuir com o projeto TrackSource para eventualmente ficar como desenvolvedor do mapa de Pirapozinho.
Como são duvidas recorentes estou tomando a liberdade de abrir este topico que pode ser uma ajuda a muitos outros e também podemos ter outros a ajudar.
Primeiro tinha pedido ao Eduardo um pequena colaboração, um via ou rua mesmo, sempre que possivel já usando a formatação do Projeto TracksSource.
A primeira contribuição veio certinha, mas com todo o texto do nome da via em caixa alta.
A segunda contribuibuição dele esta em anexo e ele já levantou algumas duvidas:
Ricardo escreveu:Aqui está, agora com tres vias, temos pontos de interseção de 4 segmentos e de 3 segmentos, corrigi o nome das via não está tudo em caixa alta como estava, da uma olha pra ver se está tudo ok agora.
Só um detalhe, como pode ver no mapa, a rua Florisvaldo R. de Bessa com a Argeu dos Santos, na verdade as duas ruas não se cruzam, porque a continuação da Rua Florisvaldo R. de Bessa após passar pela Argeu dos Santos, ja tem Outro nome, Ou seja, da Argeu dos santos pra traz é Florisvaldo R. B e da argeu dos santos pra Frente é Otavio Fadim, então como faço para seccionar e deletar aquela sobra que ficou e começar ali uma nova rua, no caso a rua Otavio Fadin.
outro detalhe, as ruas Francisco miras e Argeu dos Santos se unem, mas se vc der um zoom, verá que ainda falta algums metros para se encontrarem, como faço para que elas se unam sem que eu almente demais uma das ruas e acabe deixando alguma pequena ponta de rua do outro lado?
E abaixo o arquivo enviado por ele:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Wallace
Contato:

Re: Dicas de como contribuir ou desenvolver para o TrackSource

#2 Mensagem por Wallace »

Vamos lá.
Algumas ferramentas do Trackmaker que temos e vai usar::
- Detecção de Elementos (Menu ferramentas ou icone que é uma seta branca apontando para uma bola amarela no final de uma linha vermelha rs) .
Quando ativada (icone fica como um botão pressionado) essa ferramenta facilita achar e "pegar" o final de um segmento.
- Arrastar Vértices e Wpts (icone que é uma mão branca como que pegando uma bola amarela no meio de uma linha azul) .
Essa ferramenta permite Arrastar um final de segmento (ou vértice) ou mesmo um ponto e posicionar em outro local.

Para um mapa roteavel já tinha explicado ao Eduardo que as vias em que se pode passar de uma para outra precisam de vertices em comum (mesma posição) para o roteamento permitir ir de uma via para outra.

Uma outra ferramenta:
- Selecionar Dados (icone que é uma seta branca)

Assim a primeira coisa que vou fazer no exemplo dele é usar essa ferramenta e clicar duas vezes sobre a via Rua Argeu dos Santos.
Ao fazer isso selecionei essa via o que é mostrado por pontos vermelhos no centro de seus segmentos.
Isso ajuda a ter uma ideia de quando segmentos essa trilha (ou track) tem, e seus tamanhos.
No caso ela parece ter 3 segmentos com dois a esquerda da Rua Florisvaldo Ribeiro de Bessa e um a direita.

Preciso que um vertice da Rua Argeu dos Santos seja o mesmo do final da Rua Francisco Miras.
Assim vou acionar as duas ferramentas que expliquei mais acima (Detecção de Elementos e Arrastar Vértices e Wpts) e vou arrastar o segundo o vertice (o primeiro é o final dela) Rua Argeu dos Santos para o final da Rua Francisco Miras.
Repare que com a ferramenta de Detecção de Elementos ativada já ao chegar perto do final da Rua Francisco Miras ela já cria um ponto temporario onde vai ser o meu final, basta soltar o botão do mouse que os vertices ficam na mesma posição.

Mais uma ferramenta:
- Fragmentar Trilhas (Icone de um raio amarelo sobre um "N").
Essa ferramenta quebra todas as trilhas selecionadas (basta um segmento da trilha estar sselecionado) nas posições onde outros segmentos cruzam ou tocam ela. ATENÇÃO: essa ferramenta deve ser usada com muito criterio para não segmentar onde não quer segmentar.

Vou então selecionar somente a Rua Florisvaldo Ribeiro de Bessa e vou clicar no icone Fragmentar Trilhas.
Pronto a Rua Florisvaldo Ribeiro de Bessa que tinha um segmento só tem agora 2 ou 3 segmentos (depende do zoom que estava quando usou da ferramenta).
Tendo 3 segmentos vou então selecionar somente o final dela depois da Rua Argeu dos Santos e teclar DELETE no teclado. Pronto agora a Rua Florisvaldo Ribeiro de Bessa tem somente 2 segmentos e seus vertices estão exatamente onde passam as outras vias.

O que falta agora é arrastar um vertices da Rua Argeu dos Santos e outro da Rua Francisco Miras para ficarem na mesma posição dos respectivos vertices de cruzamento com a Rua Florisvaldo Ribeiro de Bessa.

Feito isso temos a contribuição pronta como mostra o arquivo abaixo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

eduardovecchietti

#3 Mensagem por eduardovecchietti »

Wallace, pelo que vi, as ferramentas que o GTM oferece deixa o desenvolvimento um pouco mais trabalhoso que no MapEdit, mas com o tempo da pra se acostumasr, porém o gtm não tem editor de nós, então devo usar o editor de nós disponivel no tracksource, mas é necessário passar pelo ptimizador antes?
eu passo o mapa pelo optimizador mas quando eu vou abrir o mapa no editor de nós aparece a mensagem que o mapa não passou pelo optimizador, e deve estar com o nome do arquino com 8 caracteres que corresponde ao código do municipio.
Como fazer esse Processo?

Wallace
Contato:

#4 Mensagem por Wallace »

Quem colabora só usa em principio o TrackMaker e mais nada.
Quem desenvolve é que vai usar das outras ferramentas.
O validador e o conversor são somente para verificação se não tem algo errado.
O otimizador tem duas funções, a primeira é a propria otimização que deixa a representação dos tracks com menos segmentos.
A outra é a ferramenta de viadutos que ajuda a acha erros de falta de vertice comum entre vias e também vertices proximos sem serem exatos para permitir a mudança das vias no roteamento.
Não estou entendo o que quer fazer com o editor de nós.
O desenvolvedor usa o editor de nós para outras verificações e para incluir a numeração nas vias assim como as restrições de conversão (mas quando possivel a restrição deve ser feita com modificação dos tracks no TrackMaker (tem um topico sobre isso aqui noo forum).
Eventualmente pode usar o Editor de nós para verificar o roteamento, mas eu prefiro fazer direto no mapsource depois que o mapa é compilado.

E nada de MapEdit que não serve para nada no projeto.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

eduardovecchietti

#5 Mensagem por eduardovecchietti »

Ok Wallace, então me responda mais uma coisa, quer dizer que com o mapa feito apenas no GTM do modo que eu te enviei a contribuição, ja é possivel fazer auto roteamento quando o mapa estiver no GPS??? Ou seja os Mapas são Roteáveis? eu ja criei mapas no GTM porém eu converti para IMG utilizando o MapDekode, mas eu não conseguia fazer funcionar o roteamento no gps.
Outra coisa, como eu faço pra esses mapas criados no GTM funcionar a Busca por Endereços?

Deixa eu te explicar onde quero chegar assim você pode me dizer se será possivel ou não.
Bem Eu trabalho em Uma concessionaria de energia elétrica, Cuidamos da dristribuição de energia eletrica de 7 Municipios Urbano e Rural aqui na base onde trabalho, estou querendo aposentar os velhos mapas, e utilizar apenas o GPS, pra isso preciso do mapeamento completo dessa região, até ai não ta tão dificil, um pouquinho de desempenho eu crio esse mapas para o projeto.
Após ter terminado todos os mapas para o projeto preciso criar um mapa adicional particular para mim onde eu possa desenhar além das vias a rede eletrica que atravessa cidades, fazendas, sítios, plantações, Rios e tudo mais, são centenas de Km de redes eletricas, e con tudo isso no gps seria muito mais facil para qualquer um aqui da empresa, localizar cada um do nosso clientes, seja ele o mais distante, em lugares pouco visitados e de mais dificil acesso, ex: Aquele pequeno sítio que fica a dezenas de KMs da cidade naquele lugarzinho que pouco se vai lá, e assim agilizar o nosso atendimento aos nossos Clientes.

Mas se não for possível fazer tudo isso que estou planejando eu ja ficaria contente tendo o mapeamento da minha região no gps, no caso as 7 cidades ao redor de Pirapizinho.

eduardovecchietti

#6 Mensagem por eduardovecchietti »

Wallace como eu passo os mapas para o Map Source sem a utilização do MapDekode?
É atravez do mapcenter2? do desenvolvedor do cGPSmapper?

Wallace
Contato:

#7 Mensagem por Wallace »

Voce não passa.
Nem eu :D
O grupo TrackSource tem 2 ou 3 (acho) tem compiladores que fazem a transformação do .gmt + .gti em .img usando um programa de compilação (acho que é o GPSmapper) que foi comprado pele grupo tracksource com uma Mega desconto por ser um projeto sem fim lucrativo, pois tal compilador é vendido por alguns milhares de Euros.
Não é o que esta no site deles, é outro bixo.
Mas voce nunca vai precisar se preocupar com isso, mesmo sendo desenvolvedor basta enviar o mapa para compilação que os compiladores do grupo fazem isso rapidamente e já fazem um novo pacote do mapa para todos baixarem (se for do TRU, pois alguns conjuntos de mapas tem atualização mensal).

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Wallace
Contato:

#8 Mensagem por Wallace »

eduardovecchietti escreveu:Ok Wallace, então me responda mais uma coisa, quer dizer que com o mapa feito apenas no GTM do modo que eu te enviei a contribuição, ja é possivel fazer auto roteamento quando o mapa estiver no GPS??? Ou seja os Mapas são Roteáveis? eu ja criei mapas no GTM porém eu converti para IMG utilizando o MapDekode, mas eu não conseguia fazer funcionar o roteamento no gps.
Outra coisa, como eu faço pra esses mapas criados no GTM funcionar a Busca por Endereços?

Deixa eu te explicar onde quero chegar assim você pode me dizer se será possivel ou não.
Bem Eu trabalho em Uma concessionaria de energia elétrica, Cuidamos da dristribuição de energia eletrica de 7 Municipios Urbano e Rural aqui na base onde trabalho, estou querendo aposentar os velhos mapas, e utilizar apenas o GPS, pra isso preciso do mapeamento completo dessa região, até ai não ta tão dificil, um pouquinho de desempenho eu crio esse mapas para o projeto.
Após ter terminado todos os mapas para o projeto preciso criar um mapa adicional particular para mim onde eu possa desenhar além das vias a rede eletrica que atravessa cidades, fazendas, sítios, plantações, Rios e tudo mais, são centenas de Km de redes eletricas, e con tudo isso no gps seria muito mais facil para qualquer um aqui da empresa, localizar cada um do nosso clientes, seja ele o mais distante, em lugares pouco visitados e de mais dificil acesso, ex: Aquele pequeno sítio que fica a dezenas de KMs da cidade naquele lugarzinho que pouco se vai lá, e assim agilizar o nosso atendimento aos nossos Clientes.

Mas se não for possível fazer tudo isso que estou planejando eu ja ficaria contente tendo o mapeamento da minha região no gps, no caso as 7 cidades ao redor de Pirapizinho.
Bem a primeira parte já esta respondida, mas sim só com o .gtm o pessoal da compilação tem as ferramentas para criar além do .img rotavel o pacote executavel para instalar este conjunto de mapas no MapSource para ai então enviar aos aparelhos.
O MapDekode realmente não gera mapa roteavel e tem uma serie de outros problemas, por isso o grupo tracksource não usa mais dele a muiiiito tempo.
Entendo o que quer fazer a acredido que tudo possa ser incluido nos mapas do projeto para uso de qualquer um, incluindo ai voces da empresa e até mesmo tercerizados contratados por voces que não vão ter que ficar pedindo os mapas especiais de voces rs
Não achei linha de transmissão de energia no padrão de formatação do grupo, mas não vejo grande problema de inclui isso, mesmo porque é importante para outros que normalmente querem ficar longe delas como o pessoal de pequenas aeronaves e balões por exemplo.
Os mapas mais rurais não são mais completos por falta de colaboração, pois a ideia é sempre ter os mapas mais completos possiveis para todos os usos.
Temos no grupo outras empresas também, incluindo consecionarias de energia também, eu particulamente recebo contribuições de outro municipio direto da consecionaria de energia local, tudo levantado com GPS de alta precisão.
Assim como temos militares das forças armadas que contribuem e usam nossos mapas e o mesmo para outras corporações como Bombeiros, Policias, Policias Rodoviarias, etc.
Eu particulamente conheço pessoalmente varios destes.

A outra posibilidade é voces comprarem o compilador, mas entendo que é a pior opção, pois todos se beneficiam com algo publico como os mapas do grupo.
Mesmo porque no grupo vão ter outros a colaborar também com o que voces precisam.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Danniel

#9 Mensagem por Danniel »

Acho a idéia do Wallace muito boa, mas caso não seja possível a inclusão das linhas de transmissão nos mapas, eu tenho outra sugestão:

-Incluir todas as estradas vicinais de acesso aos clientes nos mapas (não sei se haveria restrição quanto às estradas particulares)

-Enviar para o GPS como tracks as linhas de transmissão

-Enviar como waypoints a localização dos clientes.

Assim é possível rotear pelas estradas vicinais e acompanhar o traçado das linhas.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

eduardovecchietti

#10 Mensagem por eduardovecchietti »

Wallace acho a sua ídeia muito boa, mas a primeiro momento estarei adicionando aos mapas somente as estradas, assim que adicionadas 100% das estradas ai começarei a adicionar as redes eletricas, pelo fato de que para desenhar as redes eletricas é necessário caminhar a pé ao lado das mesmas, ja que 90% delas não existe acesso para veículos.
Outra coisa é que existem muitos equipamentos instalados na rede eletrica que não existe estradas até o ponto, sendo necessário entrar e pastos, atravessar cercas e tudo mais, eu costumo desenhar esses caminhos como estradas porque frequentemento temos de ir a esses locais, mas ficaria estranho para terceiros que utilizarem esses mapas encontrarem entradas em seus GPSs que na verdade não são estradas, e simplesmente Pastos, Mata fechada e outros locais sem acesso.

Gostaria de saber como conseguir o compilador, e qual o Preço a ser pago por ele, pois tendo o compilador sempre que eu fizer uma alteração em um mapa eu não preciso esperar sair uma nova versão do mapa do projeto, a não ser que os mapas do projeto tenha atualizações frequentes.

Mas de qualquer forma vou continuar a desenvolver os mapas para contribuir com o projeto, ja consegui o mapa base de taciba-sp e ja estou desenvolvendo ele.

Outra coisa que preciso aprender é, como unir vias que vão além dos limites do municipio? exenplo estradas que liga uma cidade a outra?

Desde Já Obrigado

Abraços

Eduardo

eduardovecchietti

#11 Mensagem por eduardovecchietti »

Wallace, Em relação ao teste de roteamento no editor de nós que eu havia lhe perguntado por e-mail, eu ja consegui solucionar, o segredo é as visa seren seccionadas en todos os pontos de cruzamento, maravilha, Ja estou trabalhando forte na criação dos Mapas, acredito que logo estará pronto pelo menos a parte Urbana e algumas do Rural.
A única Dúvida que me resta, como corverter esses mapas para o formato IMG???
Estou tentando pelo site mapcenter2.cgpsmapper.com mas é meio complicado, sempre da um erro na hora de enviar o arquivo, o site diz que eu deveria enviar um arquivo zip, mas ja tentei de tudo e nada.
E aliás, se for possível converter de GTM para IMG significa que eu posso testar esse mapa no GPS antes de enviar para o compilador ou até mesmo utilizá-lo enquando o processo de compilamento não é feito, se eu fizer isso será possível fazer que que no gps funcione a busca por endereços?? no caso Uso o Garmin Mobile XT

Abraços

Eduardo

Wallace
Contato:

#12 Mensagem por Wallace »

Sim, tinha lhe falado que as vias precisam de vertice em comum.
O compilador vai fazer a conversão, não existe o programa para que voce faça isso disponivel no momento.
Basta me mandar a contribuição que eu confiro e envio para compilação.
E se estiver fazendo tudo certinho rs não tem problema eu lhe passar o desenvolvimento (alias é essa a ideia), mesmo porque acaba ficando mais facil e pratico para todos. Mas antes tenho que ter certeza que não vai se atrapalhar neste inicio.
E a compilação do TRU-SP pode ser feita até diariamente ou até mesmo mais de uma vez ao dia.
É feita assim rápidamente justamente para se verificar se esta tudo ok.
Por exemplo acabou de sair uma versão do TRU-SP de 6/8/2009 e a anterior era de 4/8/2008.
Se já tivesse me enviado mais alguma coisa para o mapa eu já teria remetido o compilador que já teria incluindo no TRU-SP.
Ai tudo funciona, incluindo a localização pela numeração das vias.
Se quiser ver um exemplo procure no proprio mapsource com o mapa TRU-SP na SP zona Sul proximo da Marginal Pinheiros com a Av. Morumbi a rua Nicolau Barreto que é onde moro, pois usei ela para meus testes de numeração.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Wallace
Contato:

#13 Mensagem por Wallace »

eduardovecchietti escreveu:Wallace acho a sua ídeia muito boa, mas a primeiro momento estarei adicionando aos mapas somente as estradas, assim que adicionadas 100% das estradas ai começarei a adicionar as redes eletricas, pelo fato de que para desenhar as redes eletricas é necessário caminhar a pé ao lado das mesmas, ja que 90% delas não existe acesso para veículos.
As redes eletricas deve poder usar a mesma formatação para oleodutos, basta talvez o pessoal acertar as ferramentas de verifcação para aceitar isso. E certamente se tiver as torres e ou postes marcadas no GPS basta ligar os mesmos com as linhas eletricas, pois até onde sei entre duas torres ou postes os cabos vão em linha reta rs rs
eduardovecchietti escreveu:Outra coisa é que existem muitos equipamentos instalados na rede eletrica que não existe estradas até o ponto, sendo necessário entrar e pastos, atravessar cercas e tudo mais, eu costumo desenhar esses caminhos como estradas porque frequentemento temos de ir a esses locais, mas ficaria estranho para terceiros que utilizarem esses mapas encontrarem entradas em seus GPSs que na verdade não são estradas, e simplesmente Pastos, Mata fechada e outros locais sem acesso.
Ai pode usar da formatação 4x4 ou mesmo a pé.
eduardovecchietti escreveu:Gostaria de saber como conseguir o compilador, e qual o Preço a ser pago por ele, pois tendo o compilador sempre que eu fizer uma alteração em um mapa eu não preciso esperar sair uma nova versão do mapa do projeto, a não ser que os mapas do projeto tenha atualizações frequentes.
Sim como falei, os mapas do TRU-SP tem muitas vezes atualizações diarias, pode ter até mais de uma versão ao dia, basta ter mapas com atualização.
eduardovecchietti escreveu:Outra coisa que preciso aprender é, como unir vias que vão além dos limites do municipio? exenplo estradas que liga uma cidade a outra?
Cada muncipio fica com seu pedaço da via e o vertice final de uma precisa ser exatemente o mesmo da outra no outro mapa (arquivo .gtm).

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Wallace
Contato:

#14 Mensagem por Wallace »

Esta em fase avançada a numeração da cidade de SP:

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... 086#p63086

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”