Foston FS 430 - DUVIDAS

Espaço dedicado aos que ainda não se decidiram por qual fabricante e modelo comprar.
Mensagem
Autor
henaaque

Foston FS 430 - DUVIDAS

#1 Mensagem por henaaque »

galera... eu to pensando em comprar um GPS desses e estou com algums dúvidas:
1-ele pega sinal bem?
2-ele vai falando o trajeto?
3-quanto tempo dura a bateria?
4-os mapas sao atualizados?
5-ele vem com conector de antena externo?
6-ele tem bluetooth?
7-ele ja vem com cartao sd?
8-eh possivel importar mapas do google maps?
9-ele usa windows ce?

desde ja agradeco suas ajudas.

Henrique Gosch

claudioj

Re: Foston FS 430 - DUVIDAS

#2 Mensagem por claudioj »

Henrique, segue as resposta tendo em vista que tenho esse aparelho a quase um ano e não troco por outro porque é excelente.

1-ele pega sinal bem? Muito bem sem duvidas, basta calibrar direitinho o navegador
2-ele vai falando o trajeto? O Aparelho não pois quem faz isso é o Navegador, Aconselho o IGO 2009
3-quanto tempo dura a bateria? Cerca de 1 hora e meia em uso.
4-os mapas sao atualizados? Geralmente nenhum aparelho de GPS vem bem atualizado, mas é muito simples atualiza-lo
5-ele vem com conector de antena externo? Não, tambem não é preciso
6-ele tem bluetooth? Não, mas dificilmente vc vai utilizar, pois atender telefone pelo GPS é muito ruim
7-ele ja vem com cartao sd? Sim Geralmente de 2 giga
8-eh possivel importar mapas do google maps? Não, os navegadores tem mapas proprios.
9-ele usa windows ce? Sim usa 5.0 é muito bom

Como consideração final, posso dizer excelente aparelho pelo custo beneficio.

ClaudioJ

freeride_ph

#3 Mensagem por freeride_ph »

Meu pai acabou de comprar um desse no Tchê Loco no PY por 95 dólares. Pelo que usamos ele vale cada centavo que pagamos! :wink:

Equipamentos:

-Garmin Etrex Vista HCx
-Foston FS-430
-Garmin FishFinder 160c

Danelon2009

#4 Mensagem por Danelon2009 »

Saudações pessoal.

Ao ver esse GPS funcionando no carro de um amigo eu ñ tive dúvidas. Comprei um pra mim. Realmente o custo - benefício dele é excelente (o meu custou R$ 300). Ñ acho que ele fica devendo muito em relação a modelos mais caros de outras marcas.

Só que ainda tenho algumas dúvidas para manusear certas funções dele e que ñ achei no manual.

- Aonde salvo os arquivos que quero colocar no GPS? Tipo, vídeos, músicas, e-books etc. Tentei jogar na pasta principal, mas ñ apareceu.

- Como faço para atualizar os mapas? Atualizo tb o sistema operacional?

- Como faço para fazer o detector de radares funcionar? Já ativei ele, mas não funcionou com nenhum radar aqui na minha cidade (Petrópolis-RJ).

- Tenho um cartão de memória de 16gb aqui e quero utilizá-lo no GPS. Como instalo o sistema operacional nele? Tentei só copiar o conteúdo do cartão SD original, mas não funcionou...

Se alguém puder esclarecer pelo menos uma parte das dúvidas eu já fico agradecido. Valeu!

Foston FS-430

Wallace
Contato:

#5 Mensagem por Wallace »

claudioj escreveu:1-ele pega sinal bem? Muito bem sem duvidas, basta calibrar direitinho o navegador
Nunca vi isso de calibração em aparelho nenhum (fora a parte de toque de tela) pode explicar melhor isso.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

arthursmello

#6 Mensagem por arthursmello »

É bom saber que vocês gostam do aparelho... estou pensando em comprar para o meu pai! Tenho um NAV 730, mas não estou achando mais para comprar!

claudioj

#7 Mensagem por claudioj »

Danelon2009
O meu GPS só reconheceu cartão de memoria até 4giga veja se o seu reconehce.
Para atualizar o seu Foston sem dificuldades com a ultima atualização disponivel no mercado veja aqui.
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=296&t=8628
Obs, já estara funcionado os avisos de radar em portugues.

Wallace
Todo GPS tem uma porta e Velocidade que o GPS recebe o sinal dos satelites, como por exemplo todos os Foston FS 430 são
COM 7 BAUD 57600, se vc configurar velocidades menores ou configurações diferentes ele tera maior dificuldades de achar sinal e as vezes perdera o sinal com facilidade.

arthursmello
Esse aparelho é muito 10, vale a pena, não se deixe enganar por valores mais altos.

ClaudioJ

Danelon2009

#8 Mensagem por Danelon2009 »

Muito obrigado Claudio.
Vou fazer aqui e depois posto o resultado.

Agora, se o GPS só detectar cartão SD de no máximo 4gb eu voiu considerar isso um belo defeito dele...

Foston FS-430

arthursmello

#9 Mensagem por arthursmello »

Comprei pelo mercado livre por R$ 299. No final do ano 2008 paguei R$ 599 no NAV 730... o dobro do preço!!!
Vamos ver como ele é.

claudioj

#10 Mensagem por claudioj »

arthursmello

Você vai gostar, se bobiar até mais que o seu NAV.

ClaudioJ

arthursmello

#11 Mensagem por arthursmello »

claudioj, me responda então uma coisa...

O processador do GPS é bom? Ele aguenta mover, rotacionar o mapa... fazer coisas "pesadas" sem travar?

Wallace
Contato:

#12 Mensagem por Wallace »

claudioj escreveu:Todo GPS tem uma porta e Velocidade que o GPS recebe o sinal dos satelites, como por exemplo todos os Foston FS 430 são
COM 7 BAUD 57600, se vc configurar velocidades menores ou configurações diferentes ele tera maior dificuldades de achar sinal e as vezes perdera o sinal com facilidade.
Acho que voce esta fazendo uma mega confusão entre sinal do satelite e velocidade da porta de dados do aparelho.
A porta de comunicação de dados do aparelho é para comunicação com um computador, por exemplo, para enviar ou receber pontos, mapas etc.
Não tem nada a ver com a antena do aparelho que vai receber os sinais do satelites.
Alem do mais não faz sentido voce querer definir uma taxa de recepção do satelite, pois voce não modifica o envio da transmissão dos satelites lá no espaço, ai não faz sentido mudar no aparelho.
O que importa na recepção dos satelites é a sensibilidade e qualidade do conjunto antena e chip gps e sua forma de trabalho e numero de canais.
Meu primeiro GPS era um de 8 canais mas sequencial, ou seja, recebia informações de 1 satelite por vez e usava no maximo 8 satelites.
Logo em seguida sairam os de 8 canais paralelos onde recebe paralelamente informações de até 8 satelites ao mesmo tempo.
O normal agora são 12 canais simultaneos.
Algumas marcas falam em 16, 24 ou mais satelites simultaneos; o que para quem conhece não faz o minimo sentido pois 8 satelites normalmente atende muito bem e dificilmente vai ter 12 satelites "visiveis" pelo aparelho.
E para confirmar nenhum dos meus 4 GPS tem nenhuma configuração ou ajuste da comunicação com os GPS.
Dois deles tem um modo de economia de energia para poupar bateria que entre outras coisas afeta a forma de comunição com os satelies, mas é somente diminuido o numero de canais usados e é usado um sequenciamento da leitura.
Um deles por ter posibilidade de comunicação via porta serial tem definição de taxa de comunicação desta porta, mas não é com satelite, e sim com o computador.
E um deles (meu celular) tem a porta COM e a taxa de transferencia que o processador do celular troca informação com o chip gps do mesmo.
A porta COM neste caso é especifica para cada aparelho e a taxa de transmissão pode ser a maior possivel. Diminuir somente para gastar menos energia ou liberar o processado para outra tarefa (se for um processador fraco), mas repare que mesmo assim nada muda entre o chip GPS e os satelites.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

claudioj

#13 Mensagem por claudioj »

Wallace,

Não concordo com vc, pois em se tratando do aparelho FOSTON ele funciona com duas configurações, veja abaixo.

No original que veio no aparelho

[gps]
port=7
baud=38400
protocol=nmea

Agora onde a velocidade fica mais rapida e conecta o sinal em segundos e com muitos mais satelite.

[gps]
port="7"
baud="57600"
gpstime="1243022639"
last_gps_date="2009.05.22"
last_gps_time="13:51:55.063"

Era desse tipo de informação que eu havia falado, é muito mais simples do que vc explicou, mas agradeço o que vc disse pois aprendi mais um pouco.

arthursmello
O processador é muito bom pois roda o IGo Amigo que é muito pesado sem erro, eu tenho catorze navegadores e todos rodam perfeitamente bem, já GPS mais caros, como Garmin e Aires não aguentarem a rodar os mesmos programas que tenho no Foston

ClaudioJ

arthursmello

#14 Mensagem por arthursmello »

Obrigado pela informação... esta era uma dúvida que sinceramente me aflitava!

Wallace
Contato:

#15 Mensagem por Wallace »

O cita ser original é provavelmente a comunicação do chip GPS para a porta externa de comunicação (como o computador).
Pesquise sobre a "linguagem" ou protocolo NMEA.

O que cita GPS é provavelmente a comunicação do chip do aparelho ou sistema operacional com o chip do GPS.
Repara que a porta em ambos é a mesma, que é a porta fisica que seu aparelho tem o GPS conectado.
As informações:
gpstime="1243022639"
last_gps_date="2009.05.22"
last_gps_time="13:51:55.063"
Certamente são informações que o sistema operacional passa ao chip GPS, assim como a hora e data atual do sistema operacional, para agilizar a pesquisa do chip GPS dos dados enviados pelos satelites junto com as informações do almanaque GPS que chip GPS armazena.

Estude e pesquise ai, pois é simples, mas tem que esta certo.
E aparentemente voce assumiu algumas coisas de forma equivocada por falta de alguns conhecimentos.

Não entendi o que cita do processamento dos aparelhos Garmin.
A maioria dos Garmin funcionam muito bem muito acima da media, e os que tem outras funções como tocar musica e até video com o meu Nuvi 5000 o faz tranquilamente sem problemas de desempenho.
Isso é certamente mais garantido nos Garmin devido a não poder instalar e usar outras coisas para o qual não foi inicialmente projetado.
O que não é o caso de outros que usam sistemas abertos onde o usuario pode exagerar (claro que tem a vantagem de poder modificar o que quer usar e ter no aparelho).
De outra forma a única informação que realmente vale para comparação são as especificações dos processadores dos aparelhos (principalmente nos que tem sistema aberto).

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Qual seria o melhor GPS para mim?”