Foston FS 430 - DUVIDAS
Foston FS 430 - DUVIDAS
galera... eu to pensando em comprar um GPS desses e estou com algums dúvidas:
1-ele pega sinal bem?
2-ele vai falando o trajeto?
3-quanto tempo dura a bateria?
4-os mapas sao atualizados?
5-ele vem com conector de antena externo?
6-ele tem bluetooth?
7-ele ja vem com cartao sd?
8-eh possivel importar mapas do google maps?
9-ele usa windows ce?
desde ja agradeco suas ajudas.
Henrique Gosch
1-ele pega sinal bem?
2-ele vai falando o trajeto?
3-quanto tempo dura a bateria?
4-os mapas sao atualizados?
5-ele vem com conector de antena externo?
6-ele tem bluetooth?
7-ele ja vem com cartao sd?
8-eh possivel importar mapas do google maps?
9-ele usa windows ce?
desde ja agradeco suas ajudas.
Henrique Gosch
Re: Foston FS 430 - DUVIDAS
Henrique, segue as resposta tendo em vista que tenho esse aparelho a quase um ano e não troco por outro porque é excelente.
1-ele pega sinal bem? Muito bem sem duvidas, basta calibrar direitinho o navegador
2-ele vai falando o trajeto? O Aparelho não pois quem faz isso é o Navegador, Aconselho o IGO 2009
3-quanto tempo dura a bateria? Cerca de 1 hora e meia em uso.
4-os mapas sao atualizados? Geralmente nenhum aparelho de GPS vem bem atualizado, mas é muito simples atualiza-lo
5-ele vem com conector de antena externo? Não, tambem não é preciso
6-ele tem bluetooth? Não, mas dificilmente vc vai utilizar, pois atender telefone pelo GPS é muito ruim
7-ele ja vem com cartao sd? Sim Geralmente de 2 giga
8-eh possivel importar mapas do google maps? Não, os navegadores tem mapas proprios.
9-ele usa windows ce? Sim usa 5.0 é muito bom
Como consideração final, posso dizer excelente aparelho pelo custo beneficio.
1-ele pega sinal bem? Muito bem sem duvidas, basta calibrar direitinho o navegador
2-ele vai falando o trajeto? O Aparelho não pois quem faz isso é o Navegador, Aconselho o IGO 2009
3-quanto tempo dura a bateria? Cerca de 1 hora e meia em uso.
4-os mapas sao atualizados? Geralmente nenhum aparelho de GPS vem bem atualizado, mas é muito simples atualiza-lo
5-ele vem com conector de antena externo? Não, tambem não é preciso
6-ele tem bluetooth? Não, mas dificilmente vc vai utilizar, pois atender telefone pelo GPS é muito ruim
7-ele ja vem com cartao sd? Sim Geralmente de 2 giga
8-eh possivel importar mapas do google maps? Não, os navegadores tem mapas proprios.
9-ele usa windows ce? Sim usa 5.0 é muito bom
Como consideração final, posso dizer excelente aparelho pelo custo beneficio.
ClaudioJ
-
Meu pai acabou de comprar um desse no Tchê Loco no PY por 95 dólares. Pelo que usamos ele vale cada centavo que pagamos! 

Equipamentos:
-Garmin Etrex Vista HCx
-Foston FS-430
-Garmin FishFinder 160c
-Garmin Etrex Vista HCx
-Foston FS-430
-Garmin FishFinder 160c
-
Saudações pessoal.
Ao ver esse GPS funcionando no carro de um amigo eu ñ tive dúvidas. Comprei um pra mim. Realmente o custo - benefício dele é excelente (o meu custou R$ 300). Ñ acho que ele fica devendo muito em relação a modelos mais caros de outras marcas.
Só que ainda tenho algumas dúvidas para manusear certas funções dele e que ñ achei no manual.
- Aonde salvo os arquivos que quero colocar no GPS? Tipo, vídeos, músicas, e-books etc. Tentei jogar na pasta principal, mas ñ apareceu.
- Como faço para atualizar os mapas? Atualizo tb o sistema operacional?
- Como faço para fazer o detector de radares funcionar? Já ativei ele, mas não funcionou com nenhum radar aqui na minha cidade (Petrópolis-RJ).
- Tenho um cartão de memória de 16gb aqui e quero utilizá-lo no GPS. Como instalo o sistema operacional nele? Tentei só copiar o conteúdo do cartão SD original, mas não funcionou...
Se alguém puder esclarecer pelo menos uma parte das dúvidas eu já fico agradecido. Valeu!
Ao ver esse GPS funcionando no carro de um amigo eu ñ tive dúvidas. Comprei um pra mim. Realmente o custo - benefício dele é excelente (o meu custou R$ 300). Ñ acho que ele fica devendo muito em relação a modelos mais caros de outras marcas.
Só que ainda tenho algumas dúvidas para manusear certas funções dele e que ñ achei no manual.
- Aonde salvo os arquivos que quero colocar no GPS? Tipo, vídeos, músicas, e-books etc. Tentei jogar na pasta principal, mas ñ apareceu.
- Como faço para atualizar os mapas? Atualizo tb o sistema operacional?
- Como faço para fazer o detector de radares funcionar? Já ativei ele, mas não funcionou com nenhum radar aqui na minha cidade (Petrópolis-RJ).
- Tenho um cartão de memória de 16gb aqui e quero utilizá-lo no GPS. Como instalo o sistema operacional nele? Tentei só copiar o conteúdo do cartão SD original, mas não funcionou...
Se alguém puder esclarecer pelo menos uma parte das dúvidas eu já fico agradecido. Valeu!
Foston FS-430
Nunca vi isso de calibração em aparelho nenhum (fora a parte de toque de tela) pode explicar melhor isso.claudioj escreveu:1-ele pega sinal bem? Muito bem sem duvidas, basta calibrar direitinho o navegador
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
-
É bom saber que vocês gostam do aparelho... estou pensando em comprar para o meu pai! Tenho um NAV 730, mas não estou achando mais para comprar!
Danelon2009
O meu GPS só reconheceu cartão de memoria até 4giga veja se o seu reconehce.
Para atualizar o seu Foston sem dificuldades com a ultima atualização disponivel no mercado veja aqui.
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=296&t=8628
Obs, já estara funcionado os avisos de radar em portugues.
Wallace
Todo GPS tem uma porta e Velocidade que o GPS recebe o sinal dos satelites, como por exemplo todos os Foston FS 430 são
COM 7 BAUD 57600, se vc configurar velocidades menores ou configurações diferentes ele tera maior dificuldades de achar sinal e as vezes perdera o sinal com facilidade.
arthursmello
Esse aparelho é muito 10, vale a pena, não se deixe enganar por valores mais altos.
O meu GPS só reconheceu cartão de memoria até 4giga veja se o seu reconehce.
Para atualizar o seu Foston sem dificuldades com a ultima atualização disponivel no mercado veja aqui.
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=296&t=8628
Obs, já estara funcionado os avisos de radar em portugues.
Wallace
Todo GPS tem uma porta e Velocidade que o GPS recebe o sinal dos satelites, como por exemplo todos os Foston FS 430 são
COM 7 BAUD 57600, se vc configurar velocidades menores ou configurações diferentes ele tera maior dificuldades de achar sinal e as vezes perdera o sinal com facilidade.
arthursmello
Esse aparelho é muito 10, vale a pena, não se deixe enganar por valores mais altos.
ClaudioJ
-
Muito obrigado Claudio.
Vou fazer aqui e depois posto o resultado.
Agora, se o GPS só detectar cartão SD de no máximo 4gb eu voiu considerar isso um belo defeito dele...
Vou fazer aqui e depois posto o resultado.
Agora, se o GPS só detectar cartão SD de no máximo 4gb eu voiu considerar isso um belo defeito dele...
Foston FS-430
-
Comprei pelo mercado livre por R$ 299. No final do ano 2008 paguei R$ 599 no NAV 730... o dobro do preço!!!
Vamos ver como ele é.
Vamos ver como ele é.
arthursmello
Você vai gostar, se bobiar até mais que o seu NAV.
Você vai gostar, se bobiar até mais que o seu NAV.
ClaudioJ
-
claudioj, me responda então uma coisa...
O processador do GPS é bom? Ele aguenta mover, rotacionar o mapa... fazer coisas "pesadas" sem travar?
O processador do GPS é bom? Ele aguenta mover, rotacionar o mapa... fazer coisas "pesadas" sem travar?
Acho que voce esta fazendo uma mega confusão entre sinal do satelite e velocidade da porta de dados do aparelho.claudioj escreveu:Todo GPS tem uma porta e Velocidade que o GPS recebe o sinal dos satelites, como por exemplo todos os Foston FS 430 são
A porta de comunicação de dados do aparelho é para comunicação com um computador, por exemplo, para enviar ou receber pontos, mapas etc.
Não tem nada a ver com a antena do aparelho que vai receber os sinais do satelites.
Alem do mais não faz sentido voce querer definir uma taxa de recepção do satelite, pois voce não modifica o envio da transmissão dos satelites lá no espaço, ai não faz sentido mudar no aparelho.
O que importa na recepção dos satelites é a sensibilidade e qualidade do conjunto antena e chip gps e sua forma de trabalho e numero de canais.
Meu primeiro GPS era um de 8 canais mas sequencial, ou seja, recebia informações de 1 satelite por vez e usava no maximo 8 satelites.
Logo em seguida sairam os de 8 canais paralelos onde recebe paralelamente informações de até 8 satelites ao mesmo tempo.
O normal agora são 12 canais simultaneos.
Algumas marcas falam em 16, 24 ou mais satelites simultaneos; o que para quem conhece não faz o minimo sentido pois 8 satelites normalmente atende muito bem e dificilmente vai ter 12 satelites "visiveis" pelo aparelho.
E para confirmar nenhum dos meus 4 GPS tem nenhuma configuração ou ajuste da comunicação com os GPS.
Dois deles tem um modo de economia de energia para poupar bateria que entre outras coisas afeta a forma de comunição com os satelies, mas é somente diminuido o numero de canais usados e é usado um sequenciamento da leitura.
Um deles por ter posibilidade de comunicação via porta serial tem definição de taxa de comunicação desta porta, mas não é com satelite, e sim com o computador.
E um deles (meu celular) tem a porta COM e a taxa de transferencia que o processador do celular troca informação com o chip gps do mesmo.
A porta COM neste caso é especifica para cada aparelho e a taxa de transmissão pode ser a maior possivel. Diminuir somente para gastar menos energia ou liberar o processado para outra tarefa (se for um processador fraco), mas repare que mesmo assim nada muda entre o chip GPS e os satelites.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace,
Não concordo com vc, pois em se tratando do aparelho FOSTON ele funciona com duas configurações, veja abaixo.
No original que veio no aparelho
[gps]
port=7
baud=38400
protocol=nmea
Agora onde a velocidade fica mais rapida e conecta o sinal em segundos e com muitos mais satelite.
[gps]
port="7"
baud="57600"
gpstime="1243022639"
last_gps_date="2009.05.22"
last_gps_time="13:51:55.063"
Era desse tipo de informação que eu havia falado, é muito mais simples do que vc explicou, mas agradeço o que vc disse pois aprendi mais um pouco.
arthursmello
O processador é muito bom pois roda o IGo Amigo que é muito pesado sem erro, eu tenho catorze navegadores e todos rodam perfeitamente bem, já GPS mais caros, como Garmin e Aires não aguentarem a rodar os mesmos programas que tenho no Foston
Não concordo com vc, pois em se tratando do aparelho FOSTON ele funciona com duas configurações, veja abaixo.
No original que veio no aparelho
[gps]
port=7
baud=38400
protocol=nmea
Agora onde a velocidade fica mais rapida e conecta o sinal em segundos e com muitos mais satelite.
[gps]
port="7"
baud="57600"
gpstime="1243022639"
Era desse tipo de informação que eu havia falado, é muito mais simples do que vc explicou, mas agradeço o que vc disse pois aprendi mais um pouco.
arthursmello
O processador é muito bom pois roda o IGo Amigo que é muito pesado sem erro, eu tenho catorze navegadores e todos rodam perfeitamente bem, já GPS mais caros, como Garmin e Aires não aguentarem a rodar os mesmos programas que tenho no Foston
ClaudioJ
-
Obrigado pela informação... esta era uma dúvida que sinceramente me aflitava!
O cita ser original é provavelmente a comunicação do chip GPS para a porta externa de comunicação (como o computador).
Pesquise sobre a "linguagem" ou protocolo NMEA.
O que cita GPS é provavelmente a comunicação do chip do aparelho ou sistema operacional com o chip do GPS.
Repara que a porta em ambos é a mesma, que é a porta fisica que seu aparelho tem o GPS conectado.
As informações:
gpstime="1243022639"
Certamente são informações que o sistema operacional passa ao chip GPS, assim como a hora e data atual do sistema operacional, para agilizar a pesquisa do chip GPS dos dados enviados pelos satelites junto com as informações do almanaque GPS que chip GPS armazena.
Estude e pesquise ai, pois é simples, mas tem que esta certo.
E aparentemente voce assumiu algumas coisas de forma equivocada por falta de alguns conhecimentos.
Não entendi o que cita do processamento dos aparelhos Garmin.
A maioria dos Garmin funcionam muito bem muito acima da media, e os que tem outras funções como tocar musica e até video com o meu Nuvi 5000 o faz tranquilamente sem problemas de desempenho.
Isso é certamente mais garantido nos Garmin devido a não poder instalar e usar outras coisas para o qual não foi inicialmente projetado.
O que não é o caso de outros que usam sistemas abertos onde o usuario pode exagerar (claro que tem a vantagem de poder modificar o que quer usar e ter no aparelho).
De outra forma a única informação que realmente vale para comparação são as especificações dos processadores dos aparelhos (principalmente nos que tem sistema aberto).
Pesquise sobre a "linguagem" ou protocolo NMEA.
O que cita GPS é provavelmente a comunicação do chip do aparelho ou sistema operacional com o chip do GPS.
Repara que a porta em ambos é a mesma, que é a porta fisica que seu aparelho tem o GPS conectado.
As informações:
gpstime="1243022639"
Certamente são informações que o sistema operacional passa ao chip GPS, assim como a hora e data atual do sistema operacional, para agilizar a pesquisa do chip GPS dos dados enviados pelos satelites junto com as informações do almanaque GPS que chip GPS armazena.
Estude e pesquise ai, pois é simples, mas tem que esta certo.
E aparentemente voce assumiu algumas coisas de forma equivocada por falta de alguns conhecimentos.
Não entendi o que cita do processamento dos aparelhos Garmin.
A maioria dos Garmin funcionam muito bem muito acima da media, e os que tem outras funções como tocar musica e até video com o meu Nuvi 5000 o faz tranquilamente sem problemas de desempenho.
Isso é certamente mais garantido nos Garmin devido a não poder instalar e usar outras coisas para o qual não foi inicialmente projetado.
O que não é o caso de outros que usam sistemas abertos onde o usuario pode exagerar (claro que tem a vantagem de poder modificar o que quer usar e ter no aparelho).
De outra forma a única informação que realmente vale para comparação são as especificações dos processadores dos aparelhos (principalmente nos que tem sistema aberto).
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP