Preguiça em traçar os mapas para GPS (Mapas deslocados)

Mensagem
Autor
GTA08

Preguiça em traçar os mapas para GPS (Mapas deslocados)

#1 Mensagem por GTA08 »

Olá pessoal, parece que o problema com o deslocamento de mapas das cidades nos GPS, inclusive as rodovias federais, onde em um certo ponto perde o "sincronismo" com o GPS é, na minha opinião, "preguiça", pois voces podem ver no googleEart que os traços que os criadores do mapa usam não estão alinhados com as ruas, ou no caso das rodovias, em vez de seguir as curvas da mesma eles apenas dá um traço direto ignorando a curva, assim quando voce está exatamente na curva, o software ignora sua posição e marca o lugar em que foi traçado a linha do mapa, e voce ve o icone passando pelo mato, no caso das rua o icone fica na outra rua. No entanto se o programador tivese traçado a linha seguindo o contorno da curva não teriamos este problema de deslocamento. O problema agrava ainda mais quando estamos dentro da cidade, quando ha varias ruas paralelas, aí fica o GPS um apaerlho sem utilidade na navegação. Faça um teste, abra o googleEarth dá o zoom em algum lugar que passa uma estrada ou rua, voce notará que também tem uma linha seguindo... ou melhor, tentando seguir a rua ou estrada, coloque o cursor do mouse em um ponto e copie o endereço " latitude e Longitude" do googleEarth e adicione-os no seu GPS e verá que é certeiro as informações do googleEarth com seu GPS. Porém o mapa segue a linha, a linha não segue onde deveria seguir, dai surge o problema. Então, se quer fazer, faz direito, muita gente confia e depende dos GPS. Por isso eu disse antes que na minha opinião isso é "preguiça", pois Temos o satelite enviando informações, temos o googleEarth que está perfeitamente sincronizado com o satélite, então é so ter paciencia e fazer o negocio direito, uma atualização por ano é suficiente, não precisa de fazer aqueles monte de mapas no ano para vender, se a maioria deles não faz o que promete. :|

Obrigado por le meu desabafo galera!

Wallace
Contato:

Re: Preguiça em traçar os mapas para GPS (Mapas deslocados)

#2 Mensagem por Wallace »

Meu caro entendo que voce esta equivocado por assumir algumas coisas que não são bem como fala.
Não existe o que voce chama de sincronismo.
Um receptor GPS vai usar dos sinais da constelação de satelites GPS para se localizar.
Ai o aparelho vai indicar internamente que esta numa determinada posição.
Essa posição praticamente nunca vai ser a real, mas vai ser proxima de alguns poucos metros a dezenas de metros da indicada.
Muitos aparelhos informam uma estimativa de quanto podem estar "errados".
Resalto que é uma estimativa que vamos considerar então aproximadamente de 95% do TEMPO.
Então em 95% do tempo a posição que o aparelho indica vai estar destro do raio da distancia que ele informar.

Essa distancia varia em funções de varios fatores, sendo alguns como:
- tipo de chip ou receptor de GPS que o aparelho tem.
- o resto do hardware do aparelho.
- o software do aparelho.
- tipo de local (no campo ou no mar não temos obstaculos como num centro de uma cidade e estes obstaculos atrapalham o sinal de satelite enviado)
- o clima (também afeta o sinal de satelite)
- quando num veiculo onde foi intalado e até a propria construção do veiculo (um veiculo pode atrapalhar mais o sinal que outro).
- etc

Só que ai não entra o mapa que o aparelho tem ou seja o mapa em si não afeta a posição que o GPS acha que esta.

Só que para não andar no meio da quadra ou fora da rodovia e eventualmente para parecer que é mais preciso que realmente é; o aparelho pode informar como a posição atual a posição sobre a via mais proxima da posição real que ele acha que esta.

Atente que o mapa pode ser totalmente preciso, mas pelos outros erros que o receptor GPS esta sujeito ele pode acabar informando que voce esta num via quando na realidade esta na sua paralela.

Claro que se o mapa esta deslocado fica mais fácil dele acabar lhe mostrando na via errada.

Atualmente temos uma febre de inumeros navegadores no mercado que muitos no meu entender chamam equivocadamente de GPS.

No meu entender um navegador é uma coisa e um GPS é outra.

O Navegador novamente tem caracteristicas que teoricamente facilitam o uso (principalmente num veiculo) mas acaba sendo limitado de configuração e de opções.
Normalmente os navegadores vão obrigatoriamente lhe jogar sobre a via mais proxima do mapa (quando tem via proxima) sem lhe dar a opção de saber o real trajeto percorido que ele conseguiria calculo.
Já um GPS normalmente tem a opção de travar sobre a via do mapa como o navegador mas também tem a opção de lhe mostrar a posição que ele calcula como a real e o traçado calculado como real independete do mapa; ficando ai a criterio de quem esta usando de interpretar em que via realmente esta.

Então acho que muitos escolhem a opção de GPS e não de um navegador principalmente influenciados por mapas ruim ou até mesmo pela inexistencia de mapas de onde usam o aparelho (como no caso do uso fora de estrada onde um Navegador não faz muito sentido).

Colocado isso voce cita "preguiça" e as imagens do GoogleEart aparentemente achando que as imagens de satelite do GoogleEart são exatas e todos os mapas tem elas como referencia e que quem faz o mapa que usa e outros que deve ter visto usaram o GoogleEart como referencia e fizeram um traçado simplificado sobre o mesmo.

Como tudo na vida o GoogleEart não tem nada de exato, normalmente alias é bem errado para a precisão que um bom GPS pode conseguir
Claro que não é de proposital, mas uma foto de satelite que é plana tirando uma imagem de algo esferico e depois sendo eventualmente montada digitalmente em uma maquete virtual esferica vai resultar em um bom erro.

Como posso afirmar isso.
É que como desenvolvedor dos mapas do projeto tracksource eu e muitos outros desenvolvedore e colaboradores usamos GPS e gravamos a posição real calculada de onde andamos para com estes dados criar os precisos mapas do projeto tracksource.
Não é incomum destes dados serem enviados e sobrepostos diretamente sobre a imagem e dados do GoogleEart.
Ai normalmente se constata a real diferença entre o traçado real levantado do GPS, da imagem do GoogleEart e ainda do traçado vetorial do proprio GoogleEart; ou seja cada um num local.

Assim não tem como usar o GoogleEart para traçar um mapa digital melhor.
Um mapa digital melhor para GPS como os do Projeto TrackSource são feitos em campo, no caso com GPS.
Sendo que outros mapa podem ser feito por outras tecnologias, pois já se fazia bom mapas muito antes do primeiro GPS :mrgreen:

Entendo então que não existe a "preguiça" que voce cita e nem que as imagens do GoogleEart são precisas (o que voce chama de sincronizado com satélite) ou interesantes para criação de um bom mapa para GPS.

Mas se informe melhor pois como falei existem os mapas do Grupo TrackSource que são precisos, tem atualizações até diaria e não custam NADA.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

GTA08

#3 Mensagem por GTA08 »

Wallace escreveu:Meu caro entendo que voce esta equivocado por assumir algumas coisas que não são bem como fala.
Não existe o que voce chama de sincronismo.
Um receptor GPS vai usar dos sinais da constelação de satelites GPS para se localizar.
Ai o aparelho vai indicar internamente que esta numa determinada posição.
Essa posição praticamente nunca vai ser a real, mas vai ser proxima de alguns poucos metros a dezenas de metros da indicada.
Muitos aparelhos informam uma estimativa de quanto podem estar "errados".
Resalto que é uma estimativa que vamos considerar então aproximadamente de 95% do TEMPO.
Então em 95% do tempo a posição que o aparelho indica vai estar destro do raio da distancia que ele informar.

Essa distancia varia em funções de varios fatores, sendo alguns como:
- tipo de chip ou receptor de GPS que o aparelho tem.
- o resto do hardware do aparelho.
- o software do aparelho.
- tipo de local (no campo ou no mar não temos obstaculos como num centro de uma cidade e estes obstaculos atrapalham o sinal de satelite enviado)
- o clima (também afeta o sinal de satelite)
- quando num veiculo onde foi intalado e até a propria construção do veiculo (um veiculo pode atrapalhar mais o sinal que outro).
- etc

Só que ai não entra o mapa que o aparelho tem ou seja o mapa em si não afeta a posição que o GPS acha que esta.

Só que para não andar no meio da quadra ou fora da rodovia e eventualmente para parecer que é mais preciso que realmente é; o aparelho pode informar como a posição atual a posição sobre a via mais proxima da posição real que ele acha que esta.

Atente que o mapa pode ser totalmente preciso, mas pelos outros erros que o receptor GPS esta sujeito ele pode acabar informando que voce esta num via quando na realidade esta na sua paralela.

Claro que se o mapa esta deslocado fica mais fácil dele acabar lhe mostrando na via errada.

Atualmente temos uma febre de inumeros navegadores no mercado que muitos no meu entender chamam equivocadamente de GPS.

No meu entender um navegador é uma coisa e um GPS é outra.

O Navegador novamente tem caracteristicas que teoricamente facilitam o uso (principalmente num veiculo) mas acaba sendo limitado de configuração e de opções.
Normalmente os navegadores vão obrigatoriamente lhe jogar sobre a via mais proxima do mapa (quando tem via proxima) sem lhe dar a opção de saber o real trajeto percorido que ele conseguiria calculo.
Já um GPS normalmente tem a opção de travar sobre a via do mapa como o navegador mas também tem a opção de lhe mostrar a posição que ele calcula como a real e o traçado calculado como real independete do mapa; ficando ai a criterio de quem esta usando de interpretar em que via realmente esta.

Então acho que muitos escolhem a opção de GPS e não de um navegador principalmente influenciados por mapas ruim ou até mesmo pela inexistencia de mapas de onde usam o aparelho (como no caso do uso fora de estrada onde um Navegador não faz muito sentido).

Colocado isso voce cita "preguiça" e as imagens do GoogleEart aparentemente achando que as imagens de satelite do GoogleEart são exatas e todos os mapas tem elas como referencia e que quem faz o mapa que usa e outros que deve ter visto usaram o GoogleEart como referencia e fizeram um traçado simplificado sobre o mesmo.

Como tudo na vida o GoogleEart não tem nada de exato, normalmente alias é bem errado para a precisão que um bom GPS pode conseguir
Claro que não é de proposital, mas uma foto de satelite que é plana tirando uma imagem de algo esferico e depois sendo eventualmente montada digitalmente em uma maquete virtual esferica vai resultar em um bom erro.

Como posso afirmar isso.
É que como desenvolvedor dos mapas do projeto tracksource eu e muitos outros desenvolvedore e colaboradores usamos GPS e gravamos a posição real calculada de onde andamos para com estes dados criar os precisos mapas do projeto tracksource.
Não é incomum destes dados serem enviados e sobrepostos diretamente sobre a imagem e dados do GoogleEart.
Ai normalmente se constata a real diferença entre o traçado real levantado do GPS, da imagem do GoogleEart e ainda do traçado vetorial do proprio GoogleEart; ou seja cada um num local.

Assim não tem como usar o GoogleEart para traçar um mapa digital melhor.
Um mapa digital melhor para GPS como os do Projeto TrackSource são feitos em campo, no caso com GPS.
Sendo que outros mapa podem ser feito por outras tecnologias, pois já se fazia bom mapas muito antes do primeiro GPS :mrgreen:

Entendo então que não existe a "preguiça" que voce cita e nem que as imagens do GoogleEart são precisas (o que voce chama de sincronizado com satélite) ou interesantes para criação de um bom mapa para GPS.

Mas se informe melhor pois como falei existem os mapas do Grupo TrackSource que são precisos, tem atualizações até diaria e não custam NADA.

Olá Wallace, Obrigado por escrever tanto para me explicar como funciona, sou leigo no assunto que diz respeito a GPS, meus comentário foi
devido a esse teste que fiz com o GoogleEarth, se aquelas linhas traçarem certinho as rua no goolgeEarth, não teria o problema de deslocamento. De qualquer forma, Agradeço muito sua explicação amigo. insere no seu GPS as coordenadas do GoogleEarth de alguma rodovia que a linha amarela passa exatamente em cima dela, a posição vai ser positivo. Agora procure outro ponto em que a linha traçada está fora da estrada, aí sim sua posição vai ser tambem, fora da estrada. Então, Porque dá uma caprichada nos contornos. Eu me referir a palavra preguisa foi que fui ja viajei a tres capitais BH, Vitoria, SP, e lá o mapa de meu GPS funcionou 110%, e dá para observar no GoogE que as linhas estão certinhas, não há problema de deslocamento. Agora o Grupo TrackSource está de PARABÉNS, pelo seu trabalho e dedicação.

Valeu amigão,

Wallace
Contato:

#4 Mensagem por Wallace »

Primeiro: não faz sentido cotar a mensagem imediatamente acima, só atrapalha a leitura do topico.

Então reforço já disse:
- A imagem do GoogleEarth é uma coisa e normalmente tem erro.
- O traçado que voce tem mesclado a imagem do GoogleEarth é outra coisa e não tem nada a ver com a imagem e nem foi feito partindo da imagem. O proprio GoogleEarth informa que é uma base de dados da Tele Atlas.
Obviamente se eles não batem certamente um deles esta errado, mas não quer dizer que ambos não estejam errados.
Assim como eles batendo, não quer dizer que estão corretos.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Cristiano10

#5 Mensagem por Cristiano10 »

Olá wallace!!!!!!!

O GPS da infoscape aceita os mapas do Grupo TrackSource? Se a resposta for sim teria como me explicar como faço arualização nesse GPS?

rogeriog

#6 Mensagem por rogeriog »

2 no aguardo da resposta... :roll:

Wallace
Contato:

#7 Mensagem por Wallace »

Eu não faço a minima ideia.
E quando posta uma questão direcionada a alguem tem o risco outros que sabem a resposta não responderem.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Wallace
Contato:

#8 Mensagem por Wallace »

Para quem acha ou achava que as imagens do GE são perfeitas segue aqui um exemplo claro de como não o é.
É claramente a borda de duas imagens que o GE usa, alias de datas diferentes.
Pode se constatar facilmente o deslocamento de cerca de 40 metros entre as imagens.
Então qual imagem esta correta?
Tem alguma imagem correta?
Só para resaltar o que já falei antes, que tais imagens não são confiaveis.
A imagem esta no topico:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=34&t=7954

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

drpaulohilario

#9 Mensagem por drpaulohilario »

os da tracksource so aceitam gps da marca garmim por enquanto!!

wassuncao

#10 Mensagem por wassuncao »

Para poder usar os mapas tracksource no infoscape tera que instalar o navegador do garmin que ja estou com ele instalado no meu infoscape tsnto o navegador garmin e os mapas do tracksource so falta alguns detalhes para funcionamento de 100$ confira
http://www.gps info.com.br/modules.php?n ... opic&t=350

Abraços

Wellington assunção
GPSINFOS Sloções em gps
http://www.gpsinfos.com.br
contato@gpsinfos.com.br

kikko

#11 Mensagem por kikko »

Estou com serios problemas em meu gps,mapa deslocado até 300 metros do endereço indicado,até agora nao consegui resolver essa joça.Me disseram que é problema nos mapas,se alguem tiver uma opiniao por favor agradeço.

arvoredo

#12 Mensagem por arvoredo »

GTA08 escreveu:Olá pessoal, parece que ... Temos o satelite enviando informações, temos o googleEarth que está perfeitamente sincronizado com o satélite
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: No comments, just ROFL. Ai ai... desculpem, é que essa me pegou desprevenido :P . Afinal, tem gente que acha que tudo na Internet é verdade, ou não é :? ?

Quanto aos demais comentários, qualquer aparelho que aceite MobileXT, MobilePC, QUE ou que seja da marca Garmin, :arrow: funcionará com os mapas Tracksource. Leiam os guias, please.

nitroglico

#13 Mensagem por nitroglico »

Eu também reparei isso, os mapas de vários navegadores contém os mesmo erros que vemos no google maps.
Outra coisa que percebi, é que os erros de deslocamento do mapa dos navegadores do GPS é o mesmo que vemos em alguns pontos no google earth. Isto indica que utilizam a mesma base de mapas. (lógico)

Só para fazer um teste, fiz um percurso pela cidade e salvei a rota.

Ao chegar em casa, visualizei esta rota no Google Earth, e vi que coincidiu exatamente com as imagens de satélite(considerando um erro médio de 15 metros normal para um gps comum, o que na prática não iria interfirir na navegação) . Já que a rota que gravei estava ligeiramente ao lado da rua. Usei a ferramenta de medição, e percebi que havia uma diferença de 13 metros em média (alguns pontos mais, outros menos 3 metros)

Porém, ativando a camada dos mapas (google maps), percebi claramente um deslocamento das ruas sobre as imagens de satélite e sobre a rota salva, deslocamentos de aproximadamente 100 metros!
Percebi então que os 5 navegadores diferentes do meu GPS utilizam esta base de mapas deslocada em alguns pontos, com exceção os do projeto tracksource, como os amigos do forum ja sabem.
O mesmo acontece com as rodovias.
Em algumas cidades, como SP por exemplo, este deslocamento não acontece. (ainda bem, senão eu teria me arrependido de comprar o GPS.

O jeito vai ser esperar o fornecedor desses mapas corrigir esses erros. fazer o quê.
:roll:

nitroglico

#14 Mensagem por nitroglico »

arvoredo escreveu:
GTA08 escreveu:Olá pessoal, parece que ... Temos o satelite enviando informações, temos o googleEarth que está perfeitamente sincronizado com o satélite
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: No comments, just ROFL. Ai ai... desculpem, é que essa me pegou desprevenido :P . Afinal, tem gente que acha que tudo na Internet é verdade, ou não é :? ?

Quanto aos demais comentários, qualquer aparelho que aceite MobileXT, MobilePC, QUE ou que seja da marca Garmin, :arrow: funcionará com os mapas Tracksource. Leiam os guias, please.

Eu tenho o Garmin instalado em meu gps, instalei os mapas tracksource, mas infelizmente na minha cidade, ainda não tem o mapa... tentei falar com o desenvolvedor em minha cidade, mas o mesmo não responde. ô azar... :?

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Infoscape”