Como instalar Mapas num Garmin Nuvi 1300 novo

Mensagem
Autor
eviola

Como instalar Mapas num Garmin Nuvi 1300 novo

#1 Mensagem por eviola »

Ola...
Adquiri um Garmin Nuvi 1300 nos EUA e trouxe para o Brasil.
Como era de se esperar... Não estava com os mapas do Brasil instalados. O menu só tinha opção de português de portugal e a voz somente em espanhol.
Procurei informações nos sites em como instalar os mapas e segui diversas recomendações... Mas não funcionou... Encontrei somente uma referência que funcionou.
Por isso, estou postando aqui no fórum como resolvi o problema...

MAPAS
Baixei o arquivo GMAPSUPP_V1103.zip do site http://www.cursosdegps.com.br/download-de-mapas.html
Descompactei no PC.
Conectei o Garmin e criei uma pasta com o nome "Map"
Copiei o arquivo para esta pasta. Pronto.
Basta entrar na configuração e marcar o map do brasil.
ATENÇÃO: Só funciona se vc criar a pasta... Não funciona se copiar o arquivo para outra pasta como está em alguns outros sites.

PONTOS DE INTERESSE (RADAR)
Copie o arquivo Poi.zip no site http://www.cursosdegps.com.br/download-de-mapas.html
Descompactei no PC.
Criei uma pasta chamada "Poi" dentro da pasta .System
Copiei os arquivos *.gpi para a pasta .System\Poi do aparelho.
ATENÇÃO: A pasta .System é uma pasta escondida. Configure o seu computador para mostrar a pasta.

VOZ EM PORTUGUÊS
Segui as recomendações do site http://npossibilidades.com.br/w/?p=1410
Depois configurei para a voz em português.
PS:Como fiz isso agora ainda não testei. Apesar de aparecer o idioma português não sai com o aparelho ainda.
ATENÇÃO: Durante a instalação o programa não reconheceu o HD. Só quis instalar em um disco removível. Desconecte o GARMIN antes de instalar e coloque um pen-drive para ele se instalar no pen-drive.

cristianocabralrj

Re: Como instalar Mapas num Garmin Nuvi 1300 novo

#2 Mensagem por cristianocabralrj »

Muitíssimo obrigado!!! após 10 horas lendo os outros tópicos achei um que resolveu meu problema.

Minha vez de ajudar, para a voz em português, basta você baixar o Webupdater no site da própria Garmin, lá ele ira detectar o que você ja tem em seu gps e mostrara atualizações inclusive voz. Grande abraço e espero ter retribuído a ajuda.

Nanacm

#3 Mensagem por Nanacm »

Estou com o mesmo problema com o meu Garmin nuvi 255WT, será se posso fazer o mesmo que vc fez???

Estou apanhando horrores deste GPS, coisinha mais complicada, rsrs...

Valeu!!!

esquecel

#4 Mensagem por esquecel »

Comprei nos EUA o Nuvi 1300T, tentei colocar o City Navigator que eu tinha do Garmin XT, tentei o Mapsource e nada.
O amigo deu a idéia de criar a pasta "Map" e colocar o mapa dentro.
PARABÉNS!!!
Criei a pasta Map, coloquei o City Navigator que eu tinha dentro e reiniciei o Garmin...

Esta com mapa Brasileiro!

Inclusive fiz atualização da voz com o programa da própria garmim...

Valeu! obrigado...!

jpgon

#5 Mensagem por jpgon »

eviola e ao cristianocabralrj,
gostei do tutorial de vcs.
Isso é muito importante neste forum, pois ajuda muitos a resolverem o passo a passo de como instalar mapas e poi e outros em seus gps.
Como tambem lembrar de fazer o backup da memória interna do equipamento (muito importante), observando que existem arquivos ocultos e de sistema que dependendo da configuração do PC e ou Notebook não são mostrados, mas somente habilitando ou desabilitando a configuração das maquinas e passam a ser visíveis.
Lembrar que o software passa por atualizações quase que mensalmente (webupdater).
Abraços
Continuem ativos e experimentando sempre.

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

jpgon

#6 Mensagem por jpgon »

Aos colegas de forum,
As atualizações normalmente servem para fazer correções ou melhorias no software interno do GPS. A Garmin recomenda que estas atualizações sejam feitas, mas devem ser tomados certos cuidados antes de realizar o procedimento como estar com a bateria do GPS/Notebook bem carregada e executar somente o software de atualização para que não ocorra problema de travamento do computador durante o procedimento. Se vc tem um nobreak em seu PC, melhor ainda.

Para atualizar, você precisa baixar o WebUpdater diretamente do site da Garmin: http://www8.garmin.com/products/webupda ... nstall.jsp

1- Se ao atualizar o seu Nuvi ele demorar para concluir a atualização, espere, tenha paciência, pode demorar muito mesmo, dependendo do que está sendo atualizado. É normal o aparelho reinicializar algumas vezes (para fazer a atualização do bluetooth, chipset GPS, receptor FM etc.) Não desligue nem desconecte o aparelho no meio do procediemento.
Siga a orientação das janelas que vão aparecendo.

2- Se você desligar o Nuvi antes da atualização completar, é quase certo que vai ocorrer perda do software do aparelho, incorrendo no erro "System Software Missing". Seu Nuvi vai virar peso de papel.

3- Se ocorrer o erro "System Software Missing", você vai ter que baixar uma versão especial do programa de atualização (updater.exe + arquivos .rgn) para o seu modelo específico, pois seu Nuvi não será reconhecido pelos programas normais (Mapsource, Webupdater, POILoader etc):
Eu sempre atualizei meu GPS tomando estes cuidados e nunca tive problemas com o WebUpdater.

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

mbinatti

#7 Mensagem por mbinatti »

eviola, parabens pelas dicas, pois comprei um garmin nuvi 1300 na Europa e não estava conseguindo instalar mapa do brasil. O q estava faltando era a pasta MAP. vlw, obrigado

drces

#8 Mensagem por drces »

Estou com o mesmo problema dos colegas.
Segui as instruções, criei uma pasta Map, mas não funcionou.
Qual o local em devo criar a pasta MAP?
Devo apagar os mapas dos EUA que já vem com o aparelho?
Onde faço a configuração para que ele "veja" o MAP do Brasil?
Obrigado pela ajuda, Cléber

Batedor

#9 Mensagem por Batedor »

Oriente-se pelo que consta no 5º post do link abaixo:

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=438&t=38386

Abs.

lilozamp

#10 Mensagem por lilozamp »

Tambem comprei meu gps no EUA, ja atualizei ele e tudo. mas não consigo colocar os mapas. baixei o mapa da tracksource, no formato .img, crie a pasta "Map" no cartão SD, mas não funcionou ja tentei varias e varias vezes!!! alguem poderia me ajudar??? tem algum formato que o Cartão SD tem que estar? FAT, FAT32 ou outro? o que falta fazer e como fazer?

amaranter

#11 Mensagem por amaranter »

Amigos, sou novo por aqui estou a horas na net tentando colocar o map brasileiro no gps e nada, ate que finalmente achei esse post.
Tenho um garmin 1370 que vem com map dos USA e europa juntos, depois de saber da maldita past Map. tudo funcionou e nem precisou apagar nada esta com os 3 maps e ainda tem 155kb sobrando !Muito Obrigado eviola salvou meu dia :D !!

flavio.maielo

#12 Mensagem por flavio.maielo »

Obrigado pelo POST, ajudou bastante sem erro algum se seguido corretamente. :D

Sergio mS

#13 Mensagem por Sergio mS »

Cara muito fácil......
Estava tentando feito um animal há dois dias - só criei a tal pasta e pronto

Valeu mesmo

Abraço

Arilson37

#14 Mensagem por Arilson37 »

Caro EVIOLA, obrigado pelos bizus. Eu estava na mesma situação, isto é, sem o mapa do Brasil e suas dicas foram certeiras. Valeu mesmo!

georgercoelho

#15 Mensagem por georgercoelho »

Amigos,

Estou com o mesmo problema para instalar o mapa, porém gostaria de instalar na memoria do aparelho. Comprei o modelo nuvi 1350T nos EUA e já tenho o mapa de um garmin nuvi200 antigo... gostaria somente de copíar este mapa para o novo. é possivel?

chaiko

#16 Mensagem por chaiko »

boas tenho um gps garmin1300 fiz commo vi no tópico criei uma pasta map e meti la o mapa, mas quando ligo o gps ele diz impossivel desbloquear maps..
alguem sabe o que fazer?
obrigado :|

seggia

#17 Mensagem por seggia »

georgercoelho
Cara, porque vc quer colocar o mapa no gps?
Não é boa conduta. Se vc instalar um arquivo corrompido vai ter um trabalho danado para consertar o gps.
Faça o mais seguro e mais fácil.
coloque o mapa no cartão e depois apague, delete e etc. no cartão. Se corromper basta tirar o cartão do gps e ele volta a funcionar.
Não acha melhor?
Qto em usar o mapa antigo que vc tem , sugiro apanhar os novos TRC , City e autoguia.
Eu sempre uso os últimos.
Onde encontrar ? Isto é outro papo.
Vc pode comprar ou tentar achar na internet copia pirata.
Lembre-se que o local onde os mapas tem de ser colocados é diferente no seus aparelhos.

seggia

#18 Mensagem por seggia »

chaiko
c tem duas soluções.
1- desbloquear o mapa antes de colocá-lo no gps.
2- apanhar uma copia já desbloqueada.
A sua esta bloqueada e vc precisa usar um programa para desbloquear.

crmartinelli

#19 Mensagem por crmartinelli »

Parabens, pelas dicas, eu trouxe um GPS dos EUA e agora esta funcionando o mapa do Brasil + voz em portugues.

piffero

#20 Mensagem por piffero »

Alguém sabe onde fica o mapa original desse nuvi? Pois gostaria de apagar o mapa dos EUA que vem de fábrica para liberar espaço na memória, assim colocar outros mapas de maior interesse para mim.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”