Caros Amigos
Inicialmente, gostaria de dizer que usei a ferramenta "Pesquisar", sem sucesso, antes de postar minha dúvida.
Sendo assim, venho novamente recorrer aos senhores para elucidar a seguinte questão:
Tenho selecionado todos os mapas de interesse dos Produtos TM, TE e TER para transferência para meu GPS via MapSource.
Quero transferir, Também, o mapa rodoviário do Uruguai, que está no formato img (http://mapcenter.cgpsmapper.com/getmap. ... 9&type=bin).
Sei que tenho de transferir tudo de uma vez só. Entretanto, tanto o MapSource quanto o TrackMaker não reconhecem o formato img. Pelo que pesquisei, apenas o programa Img2gps reconhece tal formato.
Como faço, então, para efetuar o download para o GPS de todos os arquivos gtm e img de interesse, conjuntamente?
Desde já agradeço.
Como transferir mapas (arquivos) nos formatos .img e .gtm.
Cuidado para não confundir tudo:
1) Arquivo com extensão .gtm não é mapa. Arquivos .gtm pode conter trilhas, rotas e pontos de passagem (waypoints). Arquivos .gtm não contêm mapas. Transferência de trilhas, rotas e pontos de passagem em princÃÂpio não apagam trilhas, rotas e pontos de passagem que já estejam no GPS. Digo em princÃÂpio, porque é óbvio que deve-se considerar questões como a quantidade de memória disponível para trilhas, rotas e pontos de passagem, e se não vai haver Substituição de nomes. Existem sim pelo menos dois tópicos sobre trilhas e rotas na seção dúvidas Frequentes discutindo este aspecto. não vou repetir tudo aqui novamente.
2) Os mapas para TrackMaker, com extensão .map, não podem ser transferidos para nenhum GPS. Nunca, jamais, de forma alguma, com nenhum programa.
3) Os mapas no formato Garmin, extensão .img, podem ser transferidos para o GPS com Mapsource ou com o Sendmap (ou Img2gps, que não passa duma interface gráfica para o Sendmap).
4) Ao contrário do que você disse, o Mapsource reconhece sim os mapas no formato .img, você é que não está instalando os arquivos da forma correta
. Este é um erro comum. Para que o Mapsource reconheça um arquivo .img, é necessário criar o chamado "mapa preview" (ou "mapa geral"), e registrar estes dois mapas no registro do Windows, procedimento não muito simples. Se você quiser tentar, no site do GPSTrackMaker, há instruções de como criar o mapa geral e como registrar os mapas.
5) A alternativa àopção 4, mais simples, é usar o IMG2GPS para transferir todos os mapas .img de uma vez só. você abre o IMG2GPS, seleciona os .img que você quer transferir, e manda para o GPS, tudo de uma vez.
1) Arquivo com extensão .gtm não é mapa. Arquivos .gtm pode conter trilhas, rotas e pontos de passagem (waypoints). Arquivos .gtm não contêm mapas. Transferência de trilhas, rotas e pontos de passagem em princÃÂpio não apagam trilhas, rotas e pontos de passagem que já estejam no GPS. Digo em princÃÂpio, porque é óbvio que deve-se considerar questões como a quantidade de memória disponível para trilhas, rotas e pontos de passagem, e se não vai haver Substituição de nomes. Existem sim pelo menos dois tópicos sobre trilhas e rotas na seção dúvidas Frequentes discutindo este aspecto. não vou repetir tudo aqui novamente.
2) Os mapas para TrackMaker, com extensão .map, não podem ser transferidos para nenhum GPS. Nunca, jamais, de forma alguma, com nenhum programa.
3) Os mapas no formato Garmin, extensão .img, podem ser transferidos para o GPS com Mapsource ou com o Sendmap (ou Img2gps, que não passa duma interface gráfica para o Sendmap).
4) Ao contrário do que você disse, o Mapsource reconhece sim os mapas no formato .img, você é que não está instalando os arquivos da forma correta

5) A alternativa àopção 4, mais simples, é usar o IMG2GPS para transferir todos os mapas .img de uma vez só. você abre o IMG2GPS, seleciona os .img que você quer transferir, e manda para o GPS, tudo de uma vez.
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
Caro Sérgio
inicialmente, meus agradecimentos pela ajuda. De fato, acabei me confundindo um pouco na hora de postar. não tenho dúvidas com relação a natureza da utilidade dos produtos TM, TER e TE (mapas para MapSource, portanto transferÃÂveis) e dos seus produtos equivalentes, porém para o TrackMaker (não transferÃÂveis).
Cometi um equÃÂvoco, Também, ao me referir a extensão .gtm como sendo dos mapas dos conjuntos TM, TER e TE.
Peço sua ajuda, então, para o seguinte:
1- Qual é a extensão para os mapas do Projeto TrackSource, voltados para o MapSource (é importante eu ir me familiarizando com os diversos tipos de arquivos, sejam mapas, trilhas, Pontos do usuário, etc) uma vez que seus correspondentes para o TrackMaker São, como você disse, .map?
2- Como não tenho certeza se consigo realizar a conversão de .img para .?, de forma a tornar o arquivo em questão compatÃÂvel com o MapSource, para então transferÃÂ-lo junto com os demais mapas de interesse (TrackSource para MapSource), para o GPS, sobra, então, a segunda opção, de usar o SendMap. Sem querer abusar da sua paciência, como faço para transferir para o GPS, conjuntamente, mapas no formato .img e no formato .? (TrackSource para MapSource) pelo SendMap.
Grato
inicialmente, meus agradecimentos pela ajuda. De fato, acabei me confundindo um pouco na hora de postar. não tenho dúvidas com relação a natureza da utilidade dos produtos TM, TER e TE (mapas para MapSource, portanto transferÃÂveis) e dos seus produtos equivalentes, porém para o TrackMaker (não transferÃÂveis).
Cometi um equÃÂvoco, Também, ao me referir a extensão .gtm como sendo dos mapas dos conjuntos TM, TER e TE.
Peço sua ajuda, então, para o seguinte:
1- Qual é a extensão para os mapas do Projeto TrackSource, voltados para o MapSource (é importante eu ir me familiarizando com os diversos tipos de arquivos, sejam mapas, trilhas, Pontos do usuário, etc) uma vez que seus correspondentes para o TrackMaker São, como você disse, .map?
2- Como não tenho certeza se consigo realizar a conversão de .img para .?, de forma a tornar o arquivo em questão compatÃÂvel com o MapSource, para então transferÃÂ-lo junto com os demais mapas de interesse (TrackSource para MapSource), para o GPS, sobra, então, a segunda opção, de usar o SendMap. Sem querer abusar da sua paciência, como faço para transferir para o GPS, conjuntamente, mapas no formato .img e no formato .? (TrackSource para MapSource) pelo SendMap.
Grato
.imgPHD Hum escreveu: 1- Qual é a extensão para os mapas do Projeto TrackSource, voltados para o MapSource (é importante eu ir me familiarizando com os diversos tipos de arquivos, sejam mapas, trilhas, Pontos do usuário, etc) uma vez que seus correspondentes para o TrackMaker São, como você disse, .map?
não existe este outro formato ".?".PHD Hum escreveu: 2- Como não tenho certeza se consigo realizar a conversão de .img para .?, de forma a tornar o arquivo em questão compatÃÂvel com o MapSource, para então transferÃÂ-lo junto com os demais mapas de interesse
Ou é .map (TrackMaker), ou é .img (Mapsource).
Com o IMG2GPS, basta ir selecionando os arquivos .img, e no final transferir tudo para o GPS. não tem segredo.(TrackSource para MapSource), para o GPS, sobra, então, a segunda opção, de usar o SendMap. Sem querer abusar da sua paciência, como faço para transferir para o GPS, conjuntamente, mapas no formato .img e no formato .? (TrackSource para MapSource) pelo SendMap.
Grato
[]'s Sérgio Barroso
Caro Sergio
mais uma questão:
Quando transfiro mapas (UpLoads) para meu GPS usando o MapSource, todos eles aparecem listados na página MENU < SETTINGS < MAP INFO < MAPSOURCE INFO, juntos com os Mapas e Arquivos carregados de fábrica, permitindo assim que eu possa selecionar (habilitar) apenas os que irei utilizar em uma viagem especÃÂfica.
Quando usei o SendMap, como indicado, todos foram transferidos, porém seus nomes não aparecem na página apropriada, acima mencionada. Assim, não tenho como selecionar para uso em uma viagem especÃÂfica apenas os mapas de interesse para a região onde irei trafegar, sobrecarregando de forma desnecessária o processador, como já explicado nesse forum.
Isso está correto? De fato, o SendMap possui esta limitação?
Grato
Humberto
mais uma questão:
Quando transfiro mapas (UpLoads) para meu GPS usando o MapSource, todos eles aparecem listados na página MENU < SETTINGS < MAP INFO < MAPSOURCE INFO, juntos com os Mapas e Arquivos carregados de fábrica, permitindo assim que eu possa selecionar (habilitar) apenas os que irei utilizar em uma viagem especÃÂfica.
Quando usei o SendMap, como indicado, todos foram transferidos, porém seus nomes não aparecem na página apropriada, acima mencionada. Assim, não tenho como selecionar para uso em uma viagem especÃÂfica apenas os mapas de interesse para a região onde irei trafegar, sobrecarregando de forma desnecessária o processador, como já explicado nesse forum.
Isso está correto? De fato, o SendMap possui esta limitação?
Grato
Humberto
Acho que o Sendmap tem uma opção para mudar isso, mas não tenho certeza. não uso o Sendmap muito.PHD Hum escreveu:De fato, o SendMap possui esta limitação?
[]'s Sérgio Barroso
-
Re: Como transferir mapas (arquivos) nos formatos .img e .gt
Opa, achei um que transfere .IMG simples que realmente funciona e detecta o gps na usb ao contrário do que acontece no img2gps que me dá problema para reconhecer o gps na usb.
É o MAPUPLOAD.
Link: http://www.mapwel.eu/down.htm
Abs
É o MAPUPLOAD.
Link: http://www.mapwel.eu/down.htm
Abs