Conectando Pocket PC ao GPS via USB ou Serial

Mensagem
Autor
Deivefly

Conectando Pocket PC ao GPS via USB ou Serial

#1 Mensagem por Deivefly »

Olá, tenho um GPS 12 da Garmin e um IPAQ hx2190, estou tentando fazer o ipaq reconhecer o gps, porém não consigo, estou utilizando o software Garmin Que, e fiz um adaptador do cabo serial para usb, para poder conectar ao palm, o cabo não é o problema, pois verifiquei a configuração dos cabos tanto do gps quanto do palm, cabo branco envia dados e marrom recebe (cabo garmin - serial) e no cabo usb o branco envia e o verde recebe, a pinagem está toda correta.

Creio que o problema possa ser na interface de comunicação do gps, porém já fiz vários testes, garmim/garmin, nmea/nema, etc...

É realmente possível fazer esta conexão?

Obrigado

Obrigado
Deiverson A. da Silva

Danniel

Re: Conectando Pocket PC ao GPS via USB ou Serial

#2 Mensagem por Danniel »

Ligado em um computador com um programa terminal aberto ele mostra as sentenças NMEA?

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Deivefly

#3 Mensagem por Deivefly »

Garmin/Garmin

Obrigado
Deiverson A. da Silva

Deivefly

#4 Mensagem por Deivefly »

Preciso de uma ajuda tua, na verdade preciso tirar uma dúvida, estou tentando fazer um esquema de cabo para ligar um GPS (serial) com um HP Ipaq (USB), o funcionamento do cabo do GPS é o seguinte

bco = entrada de dados

verm = positivo

preto = terra

marrom = saida de dados

to com uma dúvida em relação ao cabo usb, ve se está correto:

bco = saida de dados

verde = entrada de dados

pto = terra

verm = positivo

já tentei fazer essa ligação de duas formas, cortando o cabo USB e fazendo a emenda, e soldando diretamente nos pinos do conector db9, direcionando os cabos de acordo com sua função, porém não funciona, o ipaq não encontra o GPS de jeito nenhum.

Será que precisa de algum drive que faça o USB funcionar como serial, ou algo parecido? ou é impossível fazer essa ligação?

Encontrei um cabo q era vendido nos EUA que fazia essa função, mas não existe mais...

quem puder ajudar fico grato!

Obrigado
Deiverson A. da Silva

Danniel

#5 Mensagem por Danniel »

Isso que vc fez é impossível e possivelmente queimou a USB do iPaq.

A serial (RS232) usa linhas separadas para TX e RX (é um sistema full-duplex) enquanto a USB usa duas linhas diferenciais D+ e D- (half-duplex)

Além disso a USB do iPaq deve funcionar no modo Master para poder receber dados de um dispositivo Slave.

Para ligar um equipamento serial em um USB usa-se normalmente o FTDI232 que precisa de poucos componentes.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture

Deivefly

#6 Mensagem por Deivefly »

Olá amigo, pelo jeito tu entende mesmo do esquema!

Não queimou a USB não, eu conecto ele normalmente no PC e faço a transferência de dados, e o gps tbem conecto no pc e faço transferencia de dados...

Uma coisa me deixou intrigado, o cabo serial do GPS tem 3 cabos soldados no conector DB9, o terra, entrada de dados e saida de dados, o positivo não está soldado, e isso não impede o funcionamento dele com o pc (não arrebentou a solda ele está cortado bem antes, padrao de fábrica).

Tem algum esquema que eu possa montar para utilizar a tecnologia disponivel no palm e a funcionalidade do meu gps? é um GPS 12 da garmin, muito bom, mas com as informações básicas... se conseguisse fazer essa conexão seria muito bom... já fiz testes com um GPS bluetooth e funciona na boa... a minha dor de cabeça é esse esquema do cabo!

desde já agradeço a ajuda!

Obrigado
Deiverson A. da Silva

Deivefly

#7 Mensagem por Deivefly »

Outra informação, tentei utilizar 2 conversores diferentes para fazer essa ligação, um conversor usb/serial da gold ship e um conversor usb serial rs232 da novacomm.

outra dúvida, preciso soldar todos os cabos, positivo, terra, ent dados, saida de dados e aquela malha externa do cabo?

Obrigado
Deiverson A. da Silva

Danniel

#8 Mensagem por Danniel »

Só ligar fio com fio nunca vai dar certo.

tem que usar um conversor USB/Serial pronto ou fabricando um.

Se a ligação de hardware está ok eu sugiro trocar o protoolo de comunicação para NMEA.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “GPS x PDA”