Olá, tenho um GPS 12 da Garmin e um IPAQ hx2190, estou tentando fazer o ipaq reconhecer o gps, porém não consigo, estou utilizando o software Garmin Que, e fiz um adaptador do cabo serial para usb, para poder conectar ao palm, o cabo não é o problema, pois verifiquei a configuração dos cabos tanto do gps quanto do palm, cabo branco envia dados e marrom recebe (cabo garmin - serial) e no cabo usb o branco envia e o verde recebe, a pinagem está toda correta.
Creio que o problema possa ser na interface de comunicação do gps, porém já fiz vários testes, garmim/garmin, nmea/nema, etc...
É realmente possível fazer esta conexão?
Obrigado
Conectando Pocket PC ao GPS via USB ou Serial
Re: Conectando Pocket PC ao GPS via USB ou Serial
Ligado em um computador com um programa terminal aberto ele mostra as sentenças NMEA?
Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18
Garmin eTrex Venture
Preciso de uma ajuda tua, na verdade preciso tirar uma dúvida, estou tentando fazer um esquema de cabo para ligar um GPS (serial) com um HP Ipaq (USB), o funcionamento do cabo do GPS é o seguinte
bco = entrada de dados
verm = positivo
preto = terra
marrom = saida de dados
to com uma dúvida em relação ao cabo usb, ve se está correto:
bco = saida de dados
verde = entrada de dados
pto = terra
verm = positivo
já tentei fazer essa ligação de duas formas, cortando o cabo USB e fazendo a emenda, e soldando diretamente nos pinos do conector db9, direcionando os cabos de acordo com sua função, porém não funciona, o ipaq não encontra o GPS de jeito nenhum.
Será que precisa de algum drive que faça o USB funcionar como serial, ou algo parecido? ou é impossível fazer essa ligação?
Encontrei um cabo q era vendido nos EUA que fazia essa função, mas não existe mais...
quem puder ajudar fico grato!
bco = entrada de dados
verm = positivo
preto = terra
marrom = saida de dados
to com uma dúvida em relação ao cabo usb, ve se está correto:
bco = saida de dados
verde = entrada de dados
pto = terra
verm = positivo
já tentei fazer essa ligação de duas formas, cortando o cabo USB e fazendo a emenda, e soldando diretamente nos pinos do conector db9, direcionando os cabos de acordo com sua função, porém não funciona, o ipaq não encontra o GPS de jeito nenhum.
Será que precisa de algum drive que faça o USB funcionar como serial, ou algo parecido? ou é impossível fazer essa ligação?
Encontrei um cabo q era vendido nos EUA que fazia essa função, mas não existe mais...
quem puder ajudar fico grato!
Obrigado
Deiverson A. da Silva
Deiverson A. da Silva
Isso que vc fez é impossível e possivelmente queimou a USB do iPaq.
A serial (RS232) usa linhas separadas para TX e RX (é um sistema full-duplex) enquanto a USB usa duas linhas diferenciais D+ e D- (half-duplex)
Além disso a USB do iPaq deve funcionar no modo Master para poder receber dados de um dispositivo Slave.
Para ligar um equipamento serial em um USB usa-se normalmente o FTDI232 que precisa de poucos componentes.
A serial (RS232) usa linhas separadas para TX e RX (é um sistema full-duplex) enquanto a USB usa duas linhas diferenciais D+ e D- (half-duplex)
Além disso a USB do iPaq deve funcionar no modo Master para poder receber dados de um dispositivo Slave.
Para ligar um equipamento serial em um USB usa-se normalmente o FTDI232 que precisa de poucos componentes.
Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Garmin eTrex Venture
Olá amigo, pelo jeito tu entende mesmo do esquema!
Não queimou a USB não, eu conecto ele normalmente no PC e faço a transferência de dados, e o gps tbem conecto no pc e faço transferencia de dados...
Uma coisa me deixou intrigado, o cabo serial do GPS tem 3 cabos soldados no conector DB9, o terra, entrada de dados e saida de dados, o positivo não está soldado, e isso não impede o funcionamento dele com o pc (não arrebentou a solda ele está cortado bem antes, padrao de fábrica).
Tem algum esquema que eu possa montar para utilizar a tecnologia disponivel no palm e a funcionalidade do meu gps? é um GPS 12 da garmin, muito bom, mas com as informações básicas... se conseguisse fazer essa conexão seria muito bom... já fiz testes com um GPS bluetooth e funciona na boa... a minha dor de cabeça é esse esquema do cabo!
desde já agradeço a ajuda!
Não queimou a USB não, eu conecto ele normalmente no PC e faço a transferência de dados, e o gps tbem conecto no pc e faço transferencia de dados...
Uma coisa me deixou intrigado, o cabo serial do GPS tem 3 cabos soldados no conector DB9, o terra, entrada de dados e saida de dados, o positivo não está soldado, e isso não impede o funcionamento dele com o pc (não arrebentou a solda ele está cortado bem antes, padrao de fábrica).
Tem algum esquema que eu possa montar para utilizar a tecnologia disponivel no palm e a funcionalidade do meu gps? é um GPS 12 da garmin, muito bom, mas com as informações básicas... se conseguisse fazer essa conexão seria muito bom... já fiz testes com um GPS bluetooth e funciona na boa... a minha dor de cabeça é esse esquema do cabo!
desde já agradeço a ajuda!
Obrigado
Deiverson A. da Silva
Deiverson A. da Silva
Outra informação, tentei utilizar 2 conversores diferentes para fazer essa ligação, um conversor usb/serial da gold ship e um conversor usb serial rs232 da novacomm.
outra dúvida, preciso soldar todos os cabos, positivo, terra, ent dados, saida de dados e aquela malha externa do cabo?
outra dúvida, preciso soldar todos os cabos, positivo, terra, ent dados, saida de dados e aquela malha externa do cabo?
Obrigado
Deiverson A. da Silva
Deiverson A. da Silva
Só ligar fio com fio nunca vai dar certo.
tem que usar um conversor USB/Serial pronto ou fabricando um.
Se a ligação de hardware está ok eu sugiro trocar o protoolo de comunicação para NMEA.
tem que usar um conversor USB/Serial pronto ou fabricando um.
Se a ligação de hardware está ok eu sugiro trocar o protoolo de comunicação para NMEA.
Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Garmin eTrex Venture