Trocando iGO por Garmin

Mensagem
Autor
homemprimata

Trocando iGO por Garmin

#1 Mensagem por homemprimata »

Olá amigos.
Meus gps 4.3" apontador slimway começou a apresentar defeito na bateria, que agora não dura 30mins.
Estou bem propenso a trocá-lo por outro, daí vem as dúvidas (muitas!), pensei em Tomtom e Garmin:
Vejo duas situações sobre os Garmins: ou fala-se muito bem ou muito mal deles, rsrs
Preciso de um gps com um bom sinal e com um software confiável que irá me indicar o melhor trajeto, nesse ponto gosto muito dos iGO. Meu primeiro gps foi um Ndrive que peloamordeDeus era horrível, indicava rotas ridículas, daí instalei o iGO e fui feliz, voltando ao assunto, falam que de hardware o Garmin é quase imbatível e o software?
Segunda dúvida, modelos: não quero gastar muito, então, vejo o 52LM (mapas por tempo ilimitado, ótimo!) preço mais em conta na faixa de R$500 e vejo os 2415/2565 LT (dados sobre o trânsito, bom pra cidades por ande ando!) e são um pouco mais caros, na faixa de R$700 pra cima, vale investir em qual?
De modo geral, esses modelos tem a mesma qualidade de sinal e rotas bem traçadas?
Meu uso: diariamente pra ir e vir do trabalho ABC<>SP, usando apenas o mapa sem traçar rotas, apenas pra alertar sobre radares. E uma ou outra vez por semana com rota traçada para algum endereço.
Obrigado

jpgon

Re: Trocando iGO por Garmin

#2 Mensagem por jpgon »

homemprimata,
boa noite

Com os diversos aplicativos de navegação disponíveis para tablets e smartphones – alguns inclusive gratuitos e muito bons – os aparelhos GPS perderam boa fatia desse mercado. Mas ainda há quem prefira um dispositivo dedicado; e atendendo aos pedidos de quem acompanha o Olhar Digital, testamos e comparamos quatro aparelhos de GPS disponíveis no mercado brasileiro; são eles: Garmin Nüvi 3597LMT, Multilaser GPS Tracker TV, GPS Guia Quatro Rodas e TomTom Via 1535M...

Com 4,3 polegadas, o aparelho da Multilaser é o menor dos quatro. O acabamento em plástico é bastante simples e robusto. O aparelho traz na lateral entradas para fone de ouvido e cartão micro SD. A qualidade da tela é bem inferior às dos seus concorrentes. Um pouquinho maior e com design mais moderno, o TomTom tem tela de 5 polegadas; a definição da tela de LCD é ótima, mas dependendo da posição, o reflexo atrapalha um pouco na hora de navegar. O acabamento tipo aço escovado dá um ar de elegância; o TomTom é o único que já vem com a ventosa para fixar na janela já acoplado ao aparelho. O design do Garmin surpreende; também com 5 polegadas, o GPS mais parece um smartphone top de linha e é o único que tem tela de alta definição, o que facilita a visualização em diferentes ângulos e condições de luz. O acabamento em alumínio e a tela de vidro também colocar o dispositivo em um patamar diferente. Já o GPS do Guia Quatro Rodas é o maior dos quatro; com 7 polegadas, ele mais parece uma televisão no seu para brisa... e, realmente é...o aparelho traz a função TV, mas com um acabamento um pouco mais simples de plástico. A qualidade da tela também deixa a desejar. Independente do tamanho, que é questão de gosto, no quesito design, o Garmin sai na frente pela sua mínima espessura, acabamento em alumínio e pela tela de alta definição...

http://olhardigital.uol.com.br/video/40337/40337

BATERIA

Para realizar os testes, fomos às ruas com todos os aparelhos 100% carregados. Para nossa surpresa, em pouco mais de uma hora, alguns começaram acusar bateria fraca. A surpresa é que nenhum dos dispositivos possui bateria de longa duração. Segundo os fabricantes, os aparelhos têm, em média, apenas 2 horas de autonomia. Mas como a gente nunca sabe o trânsito que vai enfrentar, e ninguém quer ficar perdido sem GPS, os usuários são instruídos a utilizar os aparelhos sempre conectados na tomada de 12 volts do carro – aquela antiga do acendedor de cigarros. Resumindo, no quesito bateria, podemos decretar um empate técnico entre os quatro aparelhos...

INTERFACE e USABILIDADE

O GPS Multilaser funciona com a plataforma Sygic; a primeira impressão, para começar a navegar é negativa: a resposta da tela sensível ao toque falhou por diversas vezes. A tela resistiva requer um toque mais forte para ser ativada. O sistema operacional do MultiLaser é bastante simples e não muito atraente, mas traz todas as funções necessárias: busca por endereço, favoritos, pontos de interesse e histórico. Além disso, o Multilaser tem alerta de radares fixos, TV digital e transmissor de FM. Apesar de ter sido o aparelho que levou mais tempo para encontrar o sinal dos satélites, depois para localizar os endereços, o Multilaser foi bastante rápido. Também por trazer diferentes funções como TV e fotos, o GPS Quatro Rodas leva um pouco mais de tempo para iniciar. A tela sensível ao toque, apesar de também ser resistiva, não falhou nenhuma vez e funcionou bem. O GPS do Guia Quatro Rodas chamou atenção pela velocidade pra encontrar nomes de ruas e lugares; conforme você digita ele limita as opções de teclas e começa a dar opções na tela instantaneamente. O sistema de ícones grandes pode ser interessante para quem prefere assim, mas é um pouco exagerado para os minimalistas. O TomTom é bastante prático e vai sempre direto ao ponto; um toque na tela (também resistiva, mas de qualidade bem superior) e você já tem acesso às funções principais. Por não ter extras como rádio, TV, fotos e etc, o dispositivo fica mais rápido e exerce melhor sua função. Da mesma forma é o Garmin, mas com um sistema operacional ainda mais moderno. A diferença principal é a tela capacitiva, que responde perfeitamente a qualquer toque – assim como os smartphones top de linha. Tom Tom e Garmin ficam empatados na avaliação da interface, os dois são rápidos e fáceis de usar mesmo para um marinheiro – ou melhor – motorista de primeira viagem. Os dois vêm seguido de perto pelo GPS do Guia Quatro Rodas e, por último, o Multilaser.

TRAJETO e NAVEGAÇÃO

Por fim, o que mais interessa num aparelho GPS: caminhos e instruções. Durante nossos testes, fizemos três caminhos diferentes: primeiro em direção ao estádio do Morumbi, em seguida a um bairro aqui próximo do Olhar Digital, no Brooklin e, por último, buscamos um hotel na região. Todos os GPS encontraram os endereços bem rápido e sem dificuldade. O Garmin, que se saiu tão bem nos outros quesitos, é o único que não permite que você encontre um endereço sem dar o número da rua, informando apenas um cruzamento, por exemplo. Por outro lado, o Garmin é quase sempre o primeiro a dar informação, com cerca de 700 metros de antecedência. Em seguida, entre 500 e 300 metros, TomTom e Quatro Rodas empatam na hora de informar uma próxima ação. Por último, o Multilaser, que chegou a informar algumas saídas apenas a 200 metros de distância.

Erramos algumas ruas de propósito para ver qual deles refaria a rota mais rapidamente; surpreendentemente, todos foram muito rápidos nessa função – importante porque não daria tempo de o motorista se perder novamente em caso de um erro; ainda assim, o TomTom é o mais rápido de todos nesta hora. Os quatro aparelhos mostraram rotas praticamente iguais nestes percursos. O Multilaser foi o único que se atrapalhou um pouco na hora de ir para o Morumbi.

Como já conhecíamos os percursos, podemos dizer que Garmin e Quatro Rodas fizeram as melhores escolhas de caminho, mas nada que influenciasse tanto no tempo final da viagem. O visual 3D do Garmin é um charme à parte. Dá só uma olhada... é bem diferente do desenho simples dos outros; nele você consegue identificar as construções e prédios ao seu redor. Além das informações como tempo estimado de viagem, distância e até velocidade, TomTom e Garmin são os que mais trazem informações sobre os arredores; principalmente nomes de ruas próximas. O ponto negativo ficou com o Multilaser, que perdeu totalmente o sinal dos satélites por quase cinco minutos... O TomTom também perdeu sinal uma vez, mas retomou rapidamente a conexão.

Por último, depois de alcançar seu destino e, de repente, passar do ponto, o GPS do Guia Quatro Rodas foi o único que recalculou a rota para que você voltasse ao destino. Neste importante quesito, o TomTom ficou na frente graças à sua tecnologias IQ Routes, que traça o percurso mais rápido baseado em dados previamente coletados; o acesso rápido às funções também ajuda quem está dirigindo. Garmin e Quatro Rodas vêm logo em seguida. Por último, infelizmente por causa da perda do sinal dos satélites por mais de 5 minutos, ficou mais uma vez o Multilaser.

TRÂNSITO

Sem acessórios, nenhum dos quatro aparelhos testados traz informação sobre trânsito – o que hoje em dia, em cidades como São Paulo, é indispensável. Multilaser e Quatro Rodas não oferecem a função de jeito nenhum. Já no Garmin existe a possibilidade de receber através do carregador veicular, e até de um app para smartphones, os dados de trânsito gratuitos e em tempo real. O TomTom também exige um acessório à parte para informar sobre o trânsito, mas traz uma função legal que é o Map Share, que permite fazer alterações diretamente nos mapas do dispositivo e ainda dá acesso às mudanças feitas pela comunidade de usuários dos dispositivos.

EXTRAS

Se a ideia é ter mais do que um GPS, Multilaser e Quatro Rodas oferecem várias funções extras; já comentamos aqui: ambos trazem TV digital, espaço para biblioteca de fotos e músicas e até alerta de radares. Já os “extras” do Garmin e TomTom são mais interessantes. Ambos possuem conexão Bluetooth; através dela, é possível conectar seu celular no GPS e atender ou até fazer uma ligação diretamente pelo aparelho. O comando de voz dos dois aparelhos também funciona super bem...e, neste quesito, como estamos avaliando a função de navegação, declaramos mais um empate entre Garmin e TomTom.

PREÇO

Este é o ponto que decide muita coisa. Vamos começar de baixo para cima... O Multilaser é o mais barato dos quatro, com preço sugerido de 379 reais; em seguida, o Quatro Rodas é só um pouquinho mais caro, 459 reais. O TomTom é vendido por 699 reais e já o preço do Garmin destoa um pouco de seus concorrentes: 1399 reais – até o preço é quase o de um smartphone top de linha...

CONCLUSÃO

Decidir desta vez foi fácil, ainda que os aparelhos tenham funções parecidas. O Multilaser ficou em quarto lugar – o GPS é não só o mais barato, mas também o mais simples. O que atrapalhou um pouco foi a perda de sinal e a dificuldade de usar a tela sensível ao toque algumas vezes durante os testes. O dispositivo da Quatro Rodas é bem legal, principalmente para quem prefere uma tela grande para navegar. A tela não é das melhores, e ele fica em terceiro lugar com destaque para o recalculo da rota caso você passe seu ponto de destino. O Garmin tinha tudo para ser o grande campeão deste experimento, mas ainda que o aparelho tenha tela de alta definição e tudo mais, o preço é muito alto e é exatamente este quesito que o declarou vice-campeão deste laboratório digital. Em primeiro lugar, temos o TomTom Via! O custo-benefício do aparelho é o melhor entre os quatro, sem dúvida. A conexão Bluetooth para atender o celular e a facilidade de uso com apenas um toque também são dois quesitos que contribuíram para essa vitória. Ainda mais legal e que deixamos para última hora é a função única que o TomTom tem de avisar a hora estimada que você deve chegar ao seu destino...

Testes feito! E aí, aprovado? Você também é adepto dos aparelhos de GPS dedicados ou optou por um aplicativo no smartphone? Participe! Acesse o nosso fórum no olhardigital.com.br e compartilhe sua opinião!

Créditos: Olhar Digital.

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Batedor

#3 Mensagem por Batedor »

..."Ainda mais legal e que deixamos para última hora é a função única que o TomTom tem de avisar a hora estimada que você deve chegar ao seu destino...
Os Garmin Nuvi também tem essa função. É só selecionar a opção adequada...

jpgon

#4 Mensagem por jpgon »

homemprimata,
boa tarde.

Complementando com uma nova opnião de nosso colega Angelone:
Muito interessante o teste, mas discutível em vários aspectos, o que é até compreensível, já que foi feito por leigos.
Por exemplo, nao testaram um recurso super importante como o da detecção de transito.
Particularmente o que eu, e grande numero de usuários das grandes cidades, mais utilizamos.
Nesse aspecto o sistema de deteccao de trafego RDS e o Smartphone Link da Garmin sao diferenciais utilíssimos.
Outra questão fundamental nao tratada foi a variedade e qualidade dos mapas disponíveis para cada plataforma.
Nesse aspecto a Garmin vence com folga, 4 diferentes mapas, sendo o Open Street Map atualizável pelo usuário diretamente.
Eles compararam modelos topo de linha, intermediarios e de entrada, o que gera distorções.
O 3597 realmente é muito caro, mas os 3460, por exemplo, custam o mesmo que o Tomtom, mas com mais recursos (alta resolução, traffic, Smartphone Link, etc..).
Além disso tem os xing lings bem baratos que devem ser melhores que o Multi Laser (xing ling remarcado), entre outras limitações do comparativo.
Por fim, faltou incluirem um smartphone de qualidade para justificarem ou nao o que afirmaram no inicio, ie, o porque muitos usuários "ainda" preferem GPS dedicados.

Julio
PR

homemprimata

#5 Mensagem por homemprimata »

Valeu jpgon e Batedor.
Já tenho uma certa experiência em gps e também achei meio furada essa comparação que fizeram, você não pode comparar um produto de R$400 com "x" funções com um aparelho de R$1300 com "y" funções.
Minha praia já há alguns anos foi o iGO, agora vendo esses "novos" gps com uma série de funções, decidi que já que meu gps começou a falhar em termos de bateria achei que chegou a hora de investir num novo gps.
Estava em dúvida entre a linha Tomtom e a linha Garmin, e após pesar muitos pontos, decidi por um Garmin, a única dúvida... qual deles? rsrsrs
Segui os seguintes critérios:
1)Tinha que ser um 5" (já tive um de 3,5" e 4,2") comecei a achar que 5" é o tamanho ideal.
...3460 ficou fora
2)Preço: não era nem pra gastar com gps esse ano, rsrs, então, R$600/700 (em vezes, é claro) era o limite.
...3560 ficou fora
3)Processador, funcões extras, etc
Nesse ponto pesquisei e achei que o 52lm tem um processador de 600Mhz e o 2565lt 800Mhz e mais função bluetooth e função trânsito (para sempre).
...Pontos para o 2565lt
4)Mapas: aqui eu não levei muito em consideração, pois possuem os mesmos mapas, mas, o 52lm com atualizações sempre para o mapa "principal"
...Ponto para o 52lm

Na contagem geral, comprarei o 2565LT... achei por R$650 em vezes

Obrigado aos amigos pelo interesse em me ajudar.

Depois se precisarem, coloco minhas considerações sobre o aparelho.
Abs

jpgon

#6 Mensagem por jpgon »

homemprimata,
boa noite.

O navegador GPS Garmin nüvi 2565LT (adiquirido no Brasil) tem o caminho aberto para o usuário comprar a opção LM (Life Maps) posteriormente.

Julio
PR

homemprimata

#7 Mensagem por homemprimata »

jpgon,

Ótima dica!
Já fiz a compra, ele deve chegar até o final da próxima semana (tem o Carnaval pra me atrapalhar, rs).
Se não me engano ele tem 90 dias (após registrá-lo) para que se sair um novo mapa eu posso baixar gratuitamente.
Como disse antes, como ele tem 3 mapas, e o tracksource é grátis e sempre atualizado, por enquanto não posso reclamar...
Sem contar que meu iGO estava usando um Navteq Q4 2011... rsrs
Depois que estiver com esse Garmin em uso, eu poderei colocar algumas informações aqui no forum.
Abs

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”