Problemas p/ atualizar mapa usando cartao sd no garmin 1490

Mensagem
Autor
Ulisses_26

Problemas p/ atualizar mapa usando cartao sd no garmin 1490

#1 Mensagem por Ulisses_26 »

Ola pessoal.... boa tarde a todos..
Mais uma vez quero parabenizar a toda a equipe do site. Tenho aprendido muita coisa aqui. Estao de parabens.

Estou com um pequeno problema, e com ctz nao deve ser dificil de resolver.
Como ja tive anteriormente a grande e valiosa ajuda dos amigos jasgrafica, batedor, ivan e outros que me ajudaram muito, gostaria de, humildimente mais uma vez recorrer à ajuda de voces.
Peço desculpas aos moderadores se esse topico ja existe, mas eu procurei em vários lugares do site e nao encontrei.

Tenho um gps garmin nuvi 1490t, eu sempre utilizo o mapsource (ja atualizado) para fazer atualizacoes e transferir os mapas do tracksource.com. Meu ultimo mapa atualizado que tenho nele instalado é o TRC-Brasil_v1206.exe.

Como eu ainda nao tinha cartao sd (e sempre li a respeito que é bom e mais seguro ter e usar o cartao), eu entao sempre fazia as atualizacoes dos mapas, simplismente dando um "enter" em cima do arquivo "TRC-Brasil_v....exe" e ele ja se configurava no mapsource instalado no meu PC, e eu fazia o procedimento normal e conseguia instalar numa boa os mapas.
Porem nunca usei o cartao de memória, tudo que eu fazia de atualizacoes de mapas, poi´s, radares etc, eu jogava direto na memória do gps.

Pois bem, comprei um cartao sd de 4 GB para entao passar a usa-lo no gps, e deixar a memoria dele livre e fora de risco. Fiz o procedimento que li em alguns blogs, sites e foruns e criei as tres pastas Garmin, Map e Poi na raiz do cartao.

Praticamente estou seguindo todo o tutorial do jasgrafica: http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=318&t=48102.

No tracksource, fiz o download da ultima versao do mapa para cartao sd (gmapsupp_v1209.img) que tem 376 MB e com o cartao inserido no PC, eu simplismente copiei esse arquivo dentro da pasta Garmin, criada na raiz do cartao sd.
Desliguei corretamente o GPS e apenas coloquei o cartao sd e re-liguei o gps. Nao aconteceu nada. O GPS nao leu nenhum cartao e qdo vou na "informaçao do mapa" no menu configuracoes do gps, apenas consta o mapa antigo TRC-Brasil 12.06 que está na memoria interna dele.

Existe algum outro modo de instalar esse mapa de cartao ? Eu tentei usar o mapsource para trabalhar com o arquivo .img, mas nao consigo, parece que ele lê apenas arquivos .exe do site tracksource.

To tentando tmb fazer o download da ultima versao do software "webupdater" no site da garmim mas nao consigo, os links nao funcionam, e nao consigo achar em nenhum outro site :/. Será que preciso estar logado e registrar meu gps no site para poder fazer o donwlod do webupdater ??
Com o webpudater irei conseguir passar o mapa .img do cartao e faze-lo funcionar corretamente ??

Desde ja agradeco a todos a atencao e a valiosa ajuda.

Muito obrigado

Dilsonpb

Re: Problemas p/ atualizar mapa usando cartao sd no garmin 1

#2 Mensagem por Dilsonpb »

Ulisses: Antes de copiar o arquivo para o cartão, descompacte-o e depois copie o arquivo descompactado (gmapsupp.img) para a pasta Garmin do cartão.

Dilson Brito
Garmin Nuvi 255; Nuvi 765T; 60Cs; Tablet 7 Android"; Smarthphone 5" Android.

GILDINIZ

#3 Mensagem por GILDINIZ »

Ulisses. Tenho tb um nuvi 1490T. Eu faço o seguinte:O cartão eu nunca tiro do dispositivo. Ligo o nuvi no PC e rpaidamente ele adquire a interface usb. No mapsource (PC) eu vou para o zoom de 700 Km e com a ferramenta mapa eu seleciono (botão direto mouse apertado) o mapa do Brasil todo (fica rosa). Lá em cima da tela tem a caixa de opção transferencia, entro nela e clico transferir para o dispositivo escolhendo a opção midia removível ou seja o cartão. Pronto. Se vc já tiver uma versão do TRC anterior no cartão não tem problema pois a gravação é feita por cima. Demora um pouco, mas é simples. Abraços.

Etrex vista HCX, Nuvi 1490T, Edge 800

GILDINIZ

#4 Mensagem por GILDINIZ »

Ulisses esqueci de dizer. A pasta garmin no cartão onde os arquivos vão ficar foi criada automaticamente pelo dispositivo. Não precisa fazer nada é só transferir mesmo.
Gildiniz

Ulisses_26

#5 Mensagem por Ulisses_26 »

Dilsonpb
O arquivo ja está descompactado. Eu ja havia descompactado antes. Mesmo assim nao reconheceu.
Obrigado

GILDINIZ
Mas como voce faz o mapsource abrir um arquivo de extensao .img ?? (gmapsupp.img)? Pq quando os faço o donwload dos mapas no site tracksource (pego a versao para PC e nao para cartao SD), quando eu termino o download, o arquivo vem ja pronto na extensao .exe (TRC-Brasil_v1209.exe), aí entao é só dar um enter, e o mapa atualizado ja abre automaticamente o mapsource, daí em diante nao tem erro.
Mas essa versao que eu peguei no site para cartao SD (gmapsupp.img), eu nao sei o que fazer esse arquivo. Simplesmente copiar e colar na pasta garmim do sd nao ta dando certo.

A nao ser entao que eu simplesmente faça o download como antes eu fazia, apenas do mapa versao para PC (que ja é o exe pro mapsource), e dai na hora de passar pro GPS, ao inves de escolher a memoria interna, eu escolho entao o cartao SD, Será que da certo ? É isso entao que vc está me sugerindo ??
Se for isso, entao pq será tem a versao para cartao SD no site tracksource ??

Entao vou tentar o seginte, irei apagar esse arquivo .img que esta dentro da pasta garmin do cartao, e vou deixa vazia. Vou fazer entao o procedimento normal que eu sempre fazia antes (com o arquivo do mapa .exe msm para PC) e vou escolher no mapsource o cartao sd para copiar o mapa.
Vamo ve se vai da certo, dps eu posto novamente.

Valeu.. obrigado

GILDINIZ

#6 Mensagem por GILDINIZ »

Ulisses é isso mesmo. Eu nunca baixei direto pro cartão. Sempre baixo as versões pro mapsource do PC e depois transfiro para o gps. Desse modo nunca tive problemas e já são 4 anos. Como nunca fiz assim, fico pensando que talvez qdo. se baixa direto pro cartão deve ser com o mesmo inserido no gps e não no PC, será?
Outra coisa, verifique se vc não terá que apagar o trc que vc tem na memória do aparelho, pois as extensões dos arquivos são as mesmas. Qual o programa irá buscar? Apagar arquivos no gps é procedimento que deve ser feito com muito cuidado e atenção.
GILDINIZ

Dilsonpb

#7 Mensagem por Dilsonpb »

Ulisses, pode utilizar qualquer um dos métodos que dá certo, o mapa pra cartão sd é mais fácil e rápido, pois é só baixar, descompactar e transferir para o cartão (copiar e colar ou arrastar), ou então pelo Mapsource, como voce já fez. quando clicar em Transferencia>Enviar para dispositivo, selecione midia removivel. Se não funcionar, crie uma pasta denominada MAP no cartão e refaça o procedimento de envio.

Dilson Brito
Garmin Nuvi 255; Nuvi 765T; 60Cs; Tablet 7 Android"; Smarthphone 5" Android.

jasgrafica

#8 Mensagem por jasgrafica »

Pessoal,
O procedimento tem um diferencial: quando se baixa a versão PARA MAPSOURCE, temos que fazer a transferência PELO MAPSOURCE para o cartão, pois ele [o MapSource]
vai indexar o mapa antes de transferir. Se copiar direto talvez não funcione, pois faltará a indexação.

Se for baixada a VERSÃO PARA CARTÃO, aí sim, pode ser descompactada, copiada e colada na pasta Garmin do cartão.

Ulisses, deu pra entender? Não copie simplesmente, vc tem que TRANSFERIR pelo MAPSOURCE para o cartão. [Porque sua versão é para MapSource].

[]s

Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

Ulisses_26

#9 Mensagem por Ulisses_26 »

Ola pessoal...
Dilsonpb, GILDINIZ e jasgrafica

Agora deu certo... Realmente fiz isso que voces me orientaram e deu certo :)
Eu simplismente apaguei todas as pastas (que eu já havia criado) no cartao sd e deixei ele vazio, em branco. Entao atraves do proprio mapsource, e com a versao do mapa "TRC-Brasil_v1209.exe" para PC, eu instalei esse mapa no mapsource, e na hora de transferir eu "apenas escolhi" a memória do cartao sd ao invés da memória interna do gps. Simples, após feito isso, ele criou automaticamente a pasta garmim e ja com o arquivo correto dentro.
Daí sim, entao a hora que eu re-iniciei o gps, daí sim ele reconheceu o cartao sd e fez td o procedimento de atualizacao do mapa e gps.
A unica pasta que eu criei manualmente foi a pasta POIs e joguei la dentro os arquivos atualizados tmb de radares, lombadas, postos policiais, etc. Acredito eu que ele reconheceu todos esses arquivos tmb.

No GPS no menu informação do mapa, a hr que fui ver estava la ja atualizada a versao do mapa TRC-Brasil_v1209.

Porém, do outro modo, msm com a versao do mapa para cartao sd, após descompactado -> "gmapsupp_v1209.img", mesmo assim copiando e colando dentro da pasta GARMIM criada no cartao, ele não reconhecia o cartao sd. Após feito o procedimento usando o mapsource, daí sim o gps enxergou e reconheceu o sd e seus arquivos.

Mais uma vez, aprendendo coisas com todos voces !
Muito obrigado a todos pela ajuda...

Dilsonpb, GILDINIZ e jasgrafica :)
valeu

abcss a todos...

GILDINIZ

#10 Mensagem por GILDINIZ »

Ulisses, boa noite e parabéns! Quanto aos POIS do tracksource, radares e policia, no meu nuvi não funcionou no cartão. Eu fiz o seguinte: baixei radares e policia do tracksource, descompactei numa pasta qualquer criada no pc.Abri a pasta e copiei todos arquivos e colei na pasta POIS do nuvi. Deu certinho, fiz duas viagens a Belo Horizonte e ele avisa tanto radares de rodoviarios como os urbanos.
Abs
GILDINIZ

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”