Saudações amigos.
Gostaria de saber se tem como instalar mapas da costa brasileira (e aonde tem disponiveis) em GPS automotivos.
Preciso comprar um GPS para meu carro, e gostaria de ja utiliza-lo tambem num pequeno barco, para navegar em algumas praias do litoral de SP.
Estou de olho em GPS chines, com TV, mas estou aberto a sugestões.
Desde ja, obrigado.
Renato.
GPS - Costa Brasileira - Duvidas
-
RenatoBussola
Re: GPS - Costa Brasileira - Duvidas
GPS chines para usar com carta naútica, esquece! Carta nautica de excelente qualidade, para uso em gps, sao feitas pela Garmin. Alguns modelos automotivos até suportam essas cartas, mas nao fica perfeita a apresentaçao. Além disso esses gps nao sao a prova d'agua, isto é, molhou, joga fora. Os gps de mao da Garmin serve muito bem para uso geral: rodoviário, nautico, montanha.. pois aceitam todos os tipos de mapas, inclusive mapas de papel escaneados (mas tem que georefenciar para jogar no gps). As telas de gps sao pequenas, mas dá para navegar perfeitamente. Já fiz navegaçao de dias pela costa com um veleiro de 40 pés na regiao da Ilha Grande, com milhares de pedras submersas e zonas de perigo com um Garmin de mão (vista hcx). Atualmente recomendo modelos mais novos, como o Etrex 30, Oregon 450, 550, Serie 78s (flutuam) e Serie 62s. O mais em conta é o Etrex 30, algo como 800 reais para cima. Carta nautica com rodoviarios Garmin como o Nuvi série 1300 nao fica bom (icones distorcidos, curvas de profundidade nao distintas, etc..). Talvez nos nuvis série 3xxx, com tela de maior resoluçao fique bom, mas duvido, pois toda a formataçao da imagem é feita para mapas rodoviários, além das outras desvantagens que já mencionei.. De qq forma, qdo tiver tempo testarei com meu nuvi 3790.. Para piorar, esses modelos também sao caros..