Busca por endereço no garmin com mapa tracksource
Busca por endereço no garmin com mapa tracksource
Desculpem, pesquisei no forum e soh achei a informacao de que a parte de busca por endereco nos mapas do tracksource nao estao implementadas ou tem problemas.
Tem alguem responsavel por esse desenvolvimento ? Pergunto porque sou engenheiro cartografo e jah trabalhei com desenvolvimento de busca por endereco, mas imagino que a forma como o mapa do garmin armazena essas informacoes nao deva ser muito diferente. E se a busca funcionasse nos mapas do tracksource seria excelente.
Alguem sabe com quem posso trocar ideias ??
Marco Antonio Perna
Tem alguem responsavel por esse desenvolvimento ? Pergunto porque sou engenheiro cartografo e jah trabalhei com desenvolvimento de busca por endereco, mas imagino que a forma como o mapa do garmin armazena essas informacoes nao deva ser muito diferente. E se a busca funcionasse nos mapas do tracksource seria excelente.
Alguem sabe com quem posso trocar ideias ??
Marco Antonio Perna
Re: Busca por endereço no garmin com mapa tracksource
Na verdade já temos uma ferramenta muito boa para isso:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=31&t=2668
o problema é que a solução automática (por distância) não se aplica em todas as situações.
Veja a discussão no tópico indicado acima.
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=31&t=2668
o problema é que a solução automática (por distância) não se aplica em todas as situações.
Veja a discussão no tópico indicado acima.
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
Desculpe a minha ignorancia, eu nao era usuario de GPS para "navegacao urbana" ateh pouco tempo.
Mas nesse topico que informou fala-se em GTI, editor de nos e manobras. A busca por endereco precisa disso no garmin ? Ou seja para se localizar a rua tal e numero tal eh necessario isso ? Mas a informacao da busca, ou seja, a numeracao de porta de determinado logradouro nao tem q estar dentro da base de dados do mapa (dentro dos metadados do logradouro ou algo parecido) para a realizacao da busca ? Sem numeracao na base eh impossivel achar algo decentemente. Serah por isso que o google maps tem um erro absurdo na busca por enderecos em algumas situacoes ?? O nokia maps tem erro menor que o google maps, aparentemente.
Voce jah deve estar notando q estou tentando entender a terminologia de usada e relacionar com a que conheco.
[ ]s
Marco Antonio Perna
Mas nesse topico que informou fala-se em GTI, editor de nos e manobras. A busca por endereco precisa disso no garmin ? Ou seja para se localizar a rua tal e numero tal eh necessario isso ? Mas a informacao da busca, ou seja, a numeracao de porta de determinado logradouro nao tem q estar dentro da base de dados do mapa (dentro dos metadados do logradouro ou algo parecido) para a realizacao da busca ? Sem numeracao na base eh impossivel achar algo decentemente. Serah por isso que o google maps tem um erro absurdo na busca por enderecos em algumas situacoes ?? O nokia maps tem erro menor que o google maps, aparentemente.
Voce jah deve estar notando q estou tentando entender a terminologia de usada e relacionar com a que conheco.
[ ]s
Marco Antonio Perna
Dei uma avancada no topico indicado e achei as duvidas de como fazer a busca. Nos EUA o usgs tinha criado o formato TIGER onde eles colocavam os enderecos, basicamente em nos de um logradouro, e a maneira mais simples eh a cada final de quarteirao ter a numeracao da esquina e interpolar a interna da quadra. Eh o metodo mais simples e preciso porque leva a pessoa para a quadra certa. Na prefeitura do Rio, eles tem a base de numeracao sem estar indexada num logradouro, mas eles conseguem achar precisamente o endereco, mas essa base nao serve para mapas orientados a vetores de logradouros.
A questao eh : Tem alguem que saiba o formato interno dos mapas ? Existe documentacao ? Eh que tenho uma base de enderecos por esquina de quadra de Vila Isabel, no Rio de Janeiro e se souber o formato posso fazer um programa de conversao.
A questao eh : Tem alguem que saiba o formato interno dos mapas ? Existe documentacao ? Eh que tenho uma base de enderecos por esquina de quadra de Vila Isabel, no Rio de Janeiro e se souber o formato posso fazer um programa de conversao.
Editor de nós: programa desenvolvido pelo projeto para adicionar numeração e restrição de manobra
GTI: arquivo gerado pelo editor de nós.
o GTI é combinado com o GTM (desenho vetorial das ruas) para gerar um arquivo .mp (polish format) que por sua vez irá virar um arquivo .img (mapa garmin)
GTI: arquivo gerado pelo editor de nós.
o GTI é combinado com o GTM (desenho vetorial das ruas) para gerar um arquivo .mp (polish format) que por sua vez irá virar um arquivo .img (mapa garmin)
Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18
Obrigado daniel
Voce sabe onde posso achar a documentacao do formato para fazer um conversor direto ??
Se foi desenvolvido um editor de nos, existe documentacao, nao ??
Voce sabe onde posso achar a documentacao do formato para fazer um conversor direto ??
Se foi desenvolvido um editor de nos, existe documentacao, nao ??
Para documentação geral, veja Manual do Roteamento em:
http://tracksourcebrasil.wikispaces.com
Editor de Nós (com manual):
http://www.tracksource.org.br/desenv
Bom, você teria que ler os manuais acima para que pudéssemos discutir em pé de igualdade, já que não dá para resumir tudo aqui em poucas linhas. Muito basicamente falando (está tudo explicado em detalhes na documentação acima), as informações de endereço são associadas a nós e vias. Como o programa que usamos para desenhar os mapas (GPSTrackMaker, arquivos .gtm) não tem recursos SIG, foi criado o aplicativo Editor de Nós, que armazenas as informações de numeração (entre outras) num arquivo XML, usando as coordenadas dos nós como elo de ligação entre o arquivo .gtm e o arquivo .xml. O aplicativo que chamamos de Conversor faz o cruzamento dos dois arquivos e produz o mapa que é enviado para compilação e produção do mapa final em formato Garmin. Novamente, esta é uma explicação muito resumida. Maiores detalhes na documentação indicada acima.
Se você tem uma base de dados com numeração por quadras de Vila Isabel, sugiro entrar em contato com o responsável pelo mapa municipal roteável do Rio de Janeiro, que por coincidência é o desenvolvedor do Editor de Nós, o Paulo Carvalho (não sei se ele está acompanhando este tópico):
Ele certamente tem competência para avaliar se é possível ou não entrar os dados de numeração de forma automática no mapa.
Não creio que seja algo factível. Se o seu arquivo estiver indexado por coordenadas, é praticamente impossível que estas casem exatamente com as coordenadas dos mapas .gtm. Se estiver indexado pelos nomes das ruas, idem. Creio que a saída será entrar com a informação manualmente.
http://tracksourcebrasil.wikispaces.com
Editor de Nós (com manual):
Bom, você teria que ler os manuais acima para que pudéssemos discutir em pé de igualdade, já que não dá para resumir tudo aqui em poucas linhas. Muito basicamente falando (está tudo explicado em detalhes na documentação acima), as informações de endereço são associadas a nós e vias. Como o programa que usamos para desenhar os mapas (GPSTrackMaker, arquivos .gtm) não tem recursos SIG, foi criado o aplicativo Editor de Nós, que armazenas as informações de numeração (entre outras) num arquivo XML, usando as coordenadas dos nós como elo de ligação entre o arquivo .gtm e o arquivo .xml. O aplicativo que chamamos de Conversor faz o cruzamento dos dois arquivos e produz o mapa que é enviado para compilação e produção do mapa final em formato Garmin. Novamente, esta é uma explicação muito resumida. Maiores detalhes na documentação indicada acima.
Se você tem uma base de dados com numeração por quadras de Vila Isabel, sugiro entrar em contato com o responsável pelo mapa municipal roteável do Rio de Janeiro, que por coincidência é o desenvolvedor do Editor de Nós, o Paulo Carvalho (não sei se ele está acompanhando este tópico):
Ele certamente tem competência para avaliar se é possível ou não entrar os dados de numeração de forma automática no mapa.
Não creio que seja algo factível. Se o seu arquivo estiver indexado por coordenadas, é praticamente impossível que estas casem exatamente com as coordenadas dos mapas .gtm. Se estiver indexado pelos nomes das ruas, idem. Creio que a saída será entrar com a informação manualmente.
[]'s Sérgio Barroso
Obrigado
Realmente, nao sei como eh organizado internamente o mapa, nas bater as informacoes eh dificil, salvo se existisse padronizacao de codigo de logradouro, nao sei.
A primeira coisa eh eu ler a documentacao e se for o caso contactar o paulo.
A base que tenho sao vetores de logradouros com nos nas esquinas com informacao de coordanadas geograficas e numeracao de porta, de Vila Isabel, no Rio. Eh pouco nas eh melhor q nada....
[ ]s
Realmente, nao sei como eh organizado internamente o mapa, nas bater as informacoes eh dificil, salvo se existisse padronizacao de codigo de logradouro, nao sei.
A primeira coisa eh eu ler a documentacao e se for o caso contactar o paulo.
A base que tenho sao vetores de logradouros com nos nas esquinas com informacao de coordanadas geograficas e numeracao de porta, de Vila Isabel, no Rio. Eh pouco nas eh melhor q nada....
[ ]s
- paulocarvalho
- Contato:
É exatamente isso que os mapas do formato Garmin fazem.maperna escreveu:ter a numeracao da esquina e interpolar a interna da quadra. Eh o metodo mais simples e preciso porque leva a pessoa para a quadra certa.
Existe o sistema Cadlog da Prefeitura, mas como você bem observou o endereçamento é porta-a-porta, portanto, o desenvolvedor do mapa terá que ver rua-a-rua os endereços de cada esquina e usar o Editor de Nós para cadastrar os endereços de acordo com o padrão da Garmin.Na prefeitura do Rio, eles tem a base de numeracao sem estar indexada num logradouro, mas eles conseguem achar precisamente o endereco, mas essa base nao serve para mapas orientados a vetores de logradouros.
O formato do GTI (arquivo gerado pelo Editor) é um XML bem simples. Bastar ver um para você entender como funciona, daí escrever um programa que gere o GTI dependendo da sua fonte pode ser bem simples.A questao eh : Tem alguem que saiba o formato interno dos mapas ? Existe documentacao ? Eh que tenho uma base de enderecos por esquina de quadra de Vila Isabel, no Rio de Janeiro e se souber o formato posso fazer um programa de conversao.
Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.
- paulocarvalho
- Contato:
Sim.A busca por endereco precisa disso no garmin ?
Sim, pois a numeração é uma propriedade dos nós (pontos de conexão) das vias.Mas a informacao da busca, ou seja, a numeracao de porta de determinado logradouro nao tem q estar dentro da base de dados do mapa (dentro dos metadados do logradouro ou algo parecido) para a realizacao da busca ?
Não. Tais erros se devem a erros nos dados, pois provavelmente os mapas da Google são feitos da mesma forma.Serah por isso que o google maps tem um erro absurdo na busca por enderecos em algumas situacoes ??
Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
- paulocarvalho
- Contato:
Conforme o Sérgio acima indicou, muito provavelmente não haverá casamento entre os dois mapas. O que pode acontecer é abrir o GTM com o GTI gerado e serem apresentadas inconsistências que podem ser acertadas dentro do Editor arrastando e soltando os nós nos lugares corretos. Isso deve ser melhor do que entrar com os dados um-a-um.maperna escreveu:A base que tenho sao vetores de logradouros com nos nas esquinas com informacao de coordanadas geograficas e numeracao de porta, de Vila Isabel, no Rio. Eh pouco nas eh melhor q nada....
Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
Obrigado Paulo
Vou estudar o formato e fazer uma conversao e depois se ajeita entao no editor de nos.
A proposito, existe jah de algum bairro a busca funcionando por endereco, no mapa do tracksource ?
Depois de editar e corrigir essas informacoes entram no mapa ou viram algo a parte ?
Eh q ainda estou aprendendo os mapas do garmin, e to apanhando, nao consegui, por exemplo, colocar junto o mapa principal com o mapa com a topografia. Ou aparece um ou o outro. Como se fosse imagens q nao se sobrepusessem e nao como layers/camadas. Imagino ser alguma caracteristica para facilitar o uso em aparelhos moveis, tornando o mapa menos pesado para o processamento, jah que antigamente isso devia fazer muita diferenca.
[ ]s
Perna
Vou estudar o formato e fazer uma conversao e depois se ajeita entao no editor de nos.
A proposito, existe jah de algum bairro a busca funcionando por endereco, no mapa do tracksource ?
Depois de editar e corrigir essas informacoes entram no mapa ou viram algo a parte ?
Eh q ainda estou aprendendo os mapas do garmin, e to apanhando, nao consegui, por exemplo, colocar junto o mapa principal com o mapa com a topografia. Ou aparece um ou o outro. Como se fosse imagens q nao se sobrepusessem e nao como layers/camadas. Imagino ser alguma caracteristica para facilitar o uso em aparelhos moveis, tornando o mapa menos pesado para o processamento, jah que antigamente isso devia fazer muita diferenca.
[ ]s
Perna
- paulocarvalho
- Contato:
Não. Eu ainda estou criando o TRU a partir do TM, acertando as conexões e mãos de direção. Essa é a fase 1 do TRU. Depois de terminada essa fase, seguirão as fases 2, 3 e 4, que serão: restrições de manobras, endereçamento e enriquecimento de POIs respectivamente.A proposito, existe jah de algum bairro a busca funcionando por endereco, no mapa do tracksource ?
Entram no mapa, embora editáveis à parte.Depois de editar e corrigir essas informacoes entram no mapa ou viram algo a parte ?
Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ