City Navigator

Mensagem
Autor
tav_lucena

City Navigator

#1 Mensagem por tav_lucena »

Oi Alex,

Tenho um Garmin nuvi 255w
Estou com o 2011.30 na memória do GPS e o TRC-Brasil 2012 no cartão SD.
Como eu faço para atualizar o CN e baixar para o GPS ou Cartão.

Desde já agradeço
Alessandro

jasgrafica

Re: City Navigator

#2 Mensagem por jasgrafica »

... enquanto o Alex não responde, adianto uma sugestão:
A nova versão do CityNavigator deverá substituir a anterior, no mesmo local.

Antes de mexer no GPS faça o backup completo dele para o PC, para eventuais dificuldades futuras.
E só deixe ativo UM MAPA de cada vez.

[]s

Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

tav_lucena

#3 Mensagem por tav_lucena »

Jasgrafica,
muito obrigado pela resposta.
Quando utilizo o TRC-Brasil 2012 e vou fazer a procura por endereços e bairro, esse mapa tem mais dificuldade de localizar os locais.
Agora o CN, mesmo mais antigo, ele acha os endereços com muito mais detalhes.
Você sabe porque? Tem como o TRC fazer isso também?

Obrigado
Tav_lucena

jasgrafica

#4 Mensagem por jasgrafica »

Vou tentar explicar de uma maneira bem simples.
O TRC é feito - na maioria dos municípios - por desenvolvedores que nem sempre residem lá e são complementados quase diariamente por colaborações que chegam
enviadas por pessoas que conhecem bem os municípios. No caso específico de numeração predial dos endereços e nomes de bairros, são dados extraídos de fontes
oficiais do IBGE - e estas fontes infelizmente não trazem a numeração, e muitas vezes nem os nomes dos bairros. Então fica-se dependendo de colaborações dos que
comentam não terem encontrado esses dados nos mapas. Exemplo: o seu próprio caso.
Os desenvolvedores seguem um padrão exigido pelo projeto - principalmente a exatidão das vias, dos pontos de interesse, e afins, porém como visto acima, há muita
dificuldade de implantar a numeração de vias e nomes de bairros.

Já o CityNavigator e outros mapas [AutoGuia] utilizam agentes pagos para percorrerem os principais municípios e extraírem todos os dados necessários a um mapa,
então observe que é um serviço remunerado - o agente é pago para fazer isso - e o resultado é um mapa comercial, não gratuito, e geralmente sem aquele cuidado
necessário para a exatidão cartográfica das vias, que é um ponto relevante da qualidade dos mapas.

Nas principais cidades - Capitais e outras bem importantes - a numeração e nomenclatura de bairros já está bem adiantada no TRC, mas ainda falta muita coisa.
O projeto progride proporcionalmente às colaborações que recebe. Se todos que 'reclamam' desse aspecto enviassem uma colaboração, estaria bem melhor.

Enquanto isso não ocorre, temos a opção de procurar um endereço ou bairro no City ou AutoGuia, marcar o ponto encontrado e optar por seguir para o local pelo TRC
ou pelo próprio programa navegador que o encontrou.
Outra opção, muito utilizada, é - no TRC - procurar uma interseção [cruzamento] da via onde se procura o número com outra via conhecida que fique próxima ao número
ou ao ponto de interesse procurado. Com isso já estaremos bem próximos ao objetivo, com a diferença máxima de meio quarteirão. De outro modo seremos levados ao
início ou final da via.

Agora você já entende o que acontece. E podemos responder à sua pergunta: '-Tem como o TRC fazer isto também?'. Sim, tem, mas vai levar ainda um bom tempo para
o TRC estar completo.
Dê a sua colaboração sempre que for possível, não custa nada e é bem fácil. O projeto agradece e todos vão navegar melhor.

Abraço.

Garmin Nuvi 3760

tav_lucena

#5 Mensagem por tav_lucena »

Valeu Jasgrafica,

Com certeza tenho interesse em ser mais um dos colaboradores.
Vou dar uma estudada aqui no site para que eu aprenda também com fazer isso, coletar os pontos e descriminá-los com mais detalhes.
Um grande abraço

Tav_lucena

jasgrafica

#6 Mensagem por jasgrafica »

tav,
Eu que agradeço.
Qualquer dúvida, reporte aqui.

Abraço.

Garmin Nuvi 3760

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico