SOLUÇÃO PARA IGO DEFINITIVA ERRO "OUT OF MEMORY"

Mensagem
Autor
xerem2001

SOLUÇÃO PARA IGO DEFINITIVA ERRO "OUT OF MEMORY"

#1 Mensagem por xerem2001 »

A solução definitiva para este tipo de erro.

xerem2001

Re: SOLUÇÃO PARA IGO DEFINITIVA ERRO "OUT OF MEMORY"

#2 Mensagem por xerem2001 »

boa noite, a todos os amigos do fórum.
Como tenho visto muitas postagens relacionadas aos problemas com a mensagem "out of memory". Vou tentar esclarecer as dúvidas e contribuir com os amigos.
Precisamos compreender o seguinte:
1-memoria RAM do aparelhos
2-tamanho do cartão
3-seu aparelho gps reconhece até que capacidade de cartão

Vejo vários amigos tentando ajudar com alguns "chutes" assim..
tenta colocar isto..

[debug]
...
reserve_memory="2300000"
cache="270000"
...

ou
[debug]
...
reserve_memory="1560000"
cache="231000"
...

xerem2001

#3 Mensagem por xerem2001 »

Vou tentar explicar o que significa essas linha "apavorantes" para muita gente. Vamos rever os conceitos de memórias RAM e ROM.

RAM = Mémória de acesso volátil [ armazenamento e gravação ]
ROM = Memória de acesso não volátil [ carregamento para que o processador evite "várias viagens" para buscar a informação.

Vamor supor que seu aparelho tenha 64 k ram e um cartão de memória de 1 gb.

o que aconteceria com esta configuração ?

reserve_memory="2300000"
cache="270000"
...

e com esta

reserve_memory="1310000"
cache="128000"
...

Com certeza seria um "pau" out of memory ou ficaria travado.

xerem2001

#4 Mensagem por xerem2001 »

Usando o nosso exemplo. Para a configuração correta temos que nos preocupar se haverá dados ou não no cartão. Exemplo, se seu cartão tem o software do gps e mais alguma coisa, você precisa calcular quanto resta de espaço. Temos que lembrar o software do gps vai armazenar dados também, eu indico que você deixe mais ou menos 1 Mb de folga, pois ela vai armazenar histórico, routes, isto vai para a pasta save/tracks entre outros... Neste caso que estou exemplificando. Supomos que o cartão esteja vazio, logo temos o seguinte

cartão 1 Gb = 1048576 bits
memoria aparelho = 65536 bits

ou

reverve_memory = "1048576"
cache = "65536"

Podemos aqui fazer a memória reservada para o programa de até 1048576 bits e cache 65536 bits.

E se você não sabe qual é a memória do aparelho ? Não haverá problemas tire a linha do cache, que vai funcionar sem problemas. Apenas vai ficar um pouco mais lento.

xerem2001

#5 Mensagem por xerem2001 »

Lembre-se de obedecer as regras do que está sendo armazenado. Seguindo essas dicas, diga adeus ao "out of memory"

Abraços a todos.
Emil,

sverza

#6 Mensagem por sverza »

Olá, não entendi uma coisa... vc diz pra colocar o que está sobrando de espaço no cartão, mas no exemplo, vc coloca o espaço total do cartão e da memória ram.

Seguindo sua lógica, cada vez que eu salvar um arquivo novo no cartão (um vídeo, música, foto, etc), eu tenho q recalcular o espaço que sobrou e corrigir o sys.txt do gps :shock: :shock: :shock: ???? Nunca vi essa orientação nos fóruns e também considero meio que inviável fazer isso a cada alteração da memória do cartão... Me corrija se eu estiver errado.

Abr,

plot

#7 Mensagem por plot »

xerem2001

As configurações

reserve_memory="2300000"
cache="270000"

fui eu que criei. Pq? Para ajudar a eliminar o problema de "out of memory". Consegui? Com certeza! Poderia me explicar pq seria pau na certa?

Veja que 2.300.000 / 1.048.576 = aproximadamente 2,2Mb de memória RAM. Como os aparelhos possuem pelo menos 64Mb de memória, estou reservando para o Igo apenas 3,4% da memória total do aparelho. Pq isso dá pau na certa????

Bom, se vc não souber de onde veio o 1.048.576, então nem deveria ter escrito esse post....

Mas, como curioso e ávido por novidades que sou, fico no aguardo de sua tese.

xerem2001

#8 Mensagem por xerem2001 »

Amigo. plot, vejo que vc esta fazendo confusão com as undiades Bit / Byte/ KBit / KByte/ Mb
Vou melhorar o post para esclarecer as dúvidas.

Abs.

xerem2001

#9 Mensagem por xerem2001 »

Olá, sverza. O exemplo que passei foi genérico. Vou exemplicar de outra forma: Se seu cartão tem 2 Gb e seu aparelho de 64 Mb de memória. Vamos supor que você pretenda usar o cartão também para guardar outras coisas, algo em torno de 500 Mb. O que vai sobrar é 1,5 Gb. Certo ?
Você pode fazer o gerencimanento desta forma: vamos colocar 1 Gb para o environmento do Igo trabalhar e ainda vão ficar de folga 500 Mb, para outras coisa adicionais.
vamos lá.

reserve_memory = "1048576"
cache = "65335

esse valores são em Kb.

Ao inverso do que muitos imaginam o reserve_memory, não é o gerenciamento da memoria ROM, ou os 64Mb do aparelho. Este comando refere-se ao espaço destinado ao environment do Igo no cartão de memória.

o comando cache é responsável para a reserva do carregamento nos 64 Mb deste exemplo, é onde reservado exclusivamente para o Igo carregar alguns de seus programas internos, que vão ficar mais rápidos na execução. Caso não se coloque nada nesta linha, o software vai assumir um valor padrão de 4096 Kb. Neste exemplo que eu coloquei, reservei toda a memória de 64 Mb para o Igo. isto só foi feito porque tenho certeza que não tenho outro programa no aparelho que
precise de alguma memória para rodar. caso contrário, teríamos que baixar este valor, por exemplo para 60 mb => 61440 Kb.
Se você continuar gravando outras coisas no cartão e ocupar mais espaço, vai acabar utilizando a área reservada para o environment do igo. enquanto o software não precisar, tudo bem. Mas quando ele requisitar a área de memória temporária e ela não existir. Vai dar pau ! O conteúdo da pasta SAVE, vai sempre inchando. Não tem como dar errado. Vai por mim. E qualquer dúvida.

xerem2001

#10 Mensagem por xerem2001 »

plot, essa é a minha tese. No seu post.

reserve_memory="2300000"
cache="270000"

Isto vai dar uma reserva de aprox. 2,19 Gb e cache aproximado de 126,95 Mb

Concorda, um aparelhos com cartão de 1 Gb e memória de 64 Mb

Não fique nervoso. e tenha mais paciência e humildade ! vai dar PAU !

Um grande, Abraço

Emil,

xerem2001

#11 Mensagem por xerem2001 »

Dúvidas estou à disposição de todos.
Emil

plot

#12 Mensagem por plot »

xerem2001,

De maneira alguma estou nervoso. Estou apenas questionando sua tese para poder rever as minhas!

Vc está se confundindo nas unidades. Memória RAM é dada em MB, comandos do SYS são em bytes.

Esqueça a capacidade de armazenamento de disco. O que importa é a memória RAM (lógico que, como vc mesmo disse, 1 MB é sempre necessário para acomodar os aumentos de tamanho de arquivo resultantes da adição de radares, POIs, trilhas, etc.).

Vai por mim.

plot

#13 Mensagem por plot »

xerem2001

A exemplo dos Windows para micro, que criam um arquivo em disco para aumento de capacidade de memória (memória virtual ou arquivo de paginação), em um arquivo chamado SWAP FILE (pagefile.sys), o WinCE tb deveria criar um arquivo onde armazenasse os dados que fosse resultante do comando reseve_memory (isso na sua tese).

Só existe sentido em falar em reserva de memória se efetivamente o navegador fizer uso dessa memória, correto? No caso de espaço em disco, se não houver a criação de um arquivo que vai ocupar aquele espaço de memória reservado, não há sentido em reservar espaço. Ou seja, reservou, usou.

Poderia me dizer o nome desse arquivo?

carlos lovato neto

#14 Mensagem por carlos lovato neto »

Srs estou gostando da discussão, tanto que já apliquei as recomendações postadas no tópico, porém com algumas alterações

reserve_memory="1048576" ; (unidade kilobit) minha intenção foi disponibilizar 1Gb do SD para o IGO Primo
cache="524288" ;(unidade kilobit) minha intenção foi disponibilizar 64Mb da memória para o IGO Primo

Como resultado até o momento foi muito bom.
Meu aparelho embora seja um modesto NAVCITY WAY30 ( memoria 64MB, interna 1Gb e cartão 2Gb) tem rodado o IGO Primo 1.2 sem problemas, as vezes um pouco lento, mas sem OUT OF MEMORY.
Após as alterações acima passou a rodar o IGO Primo de forma impressionante

sverza

#15 Mensagem por sverza »

Vamos lá: primeiro, te digo q não sou da área da informática, apenas mais um curioso e interessado em aprender, e o pouco q estou aprendendo é de ler, ler e ler os fóruns da vida...

No meu caso, é um aparelho de orange de 64 MB de RAM e cartão de memória de 1 GB, do qual estão preenchidos 700 MB no momento entre a o navegador e outros arquivos. Seguindo tua explicação, vou modificar o sys.txt, considerando usar 100% da RAM, e reservando uns 750 MB do cartão para o navegador (já colocando 50 MB a mais, dá pra "inchar" bastante a pasta save...).

Ficará assim:
cache=65536
reserve_memory=768000
(multipliquei 750 por 1024 kbites=1Mb, correto???)

Vou testar pra ver na prática. De qualquer forma, com a configuração original que estava (cache=262144, reserve_memory=2097152), não aparecia a informação de OUT OF MEMORY, porém, está rodando extremamente lento!!! tanto o mapa em si, como o menu, leva uns 5 a 10 segundos para carregar depois de clicado...

Outra dúvida: o que me chamou a atenção fazendo a alteração foi o comando:

max_memory=480000000 (está com este valor original)

Chute: Ele também não precisa ser "corrigido" para o valor total do cartão, no meu caso, 1GB??? Ou este comando não influencia em nada???

Bom, vou testar com esta nova configuração e depois posto os resultados, se mudou algo na prática.

Abr a todos!!

wellingtondps

#16 Mensagem por wellingtondps »

esses comando eu coloco no arquivo sys.txt?

meu cartao de memoria é de 4 gb

abraço

sverza

#17 Mensagem por sverza »

Respondendo: esse comando já existe dentro do sys.txt, está dentro do [debug]. Localize e faça a alteração, caso queira experimentar.

Digo experimentar, pois qlquer alteração é por conta e risco de quem a faça.

Abr,

xerem2001

#18 Mensagem por xerem2001 »

sverza, o cache está correto, o valor ideal é este mesmo. O espaço que você deve reservar para o navegador no cartão considerando o espaço que você tem é 1048576 -716800 = 331776. O comando Max_memory = 480000000 está maximizado e não precisa se preocupar com ele, deixe-o como esta não vai influenciar em nada. Seria bom você colocar um cartão maior. Posta os resultados pra gente.
Abraços.

xerem2001

#19 Mensagem por xerem2001 »

Plot, este é o conceito. Tenho aplicado em todos os aparelhos e tenho recebido sempre resultados positivos. Posso te afirmar com certeza que o navegador cria área de swap. Em versões mais antigas do Igo, os aquivos eram criados e eram guardados temporariamente na própria pasta que o Igo rodava. Nas versões após de 2008 os arquivos começaram a ser criados em tempo de execução.

Abraços

plot

#20 Mensagem por plot »

xerem2001

1. Quem cria o SWAP FILE é o Sistema Operacional (no caso, WinCE), e não o aplicativo (no caso, o Igo8). Mesmo que fosse criado apenas em tempo de execução e depois apagado, ao simular o funcionamnto tendo o GPS conectado ao PC via ActiveSync (modo no qual vc vai acompanhando em tempo real tudo o que ocorre no GPS via PC), seria possível de ver tal arquivo criado. Também, durante a operação do aparelho, se vc desligar repentinamente (de modo a que o arquivo não seja apagado) e conectar ao PC, seria possível de encontrar tal arquivo tb. O WinCE não cria SWAP FILE. Veja mais aqui:

http://webcache.googleusercontent.com/s ... clnk&gl=br

2. Vc escreveu:

cache=65536
reserve_memory=768000 (multipliquei 750 por 1024 kbites=1Mb, correto???)

Os valores acima são em BYTES e referem-se a memória RAM. Assim, vc criou um cache de 65536/1024 = 64Kbytes e uma reserva de memória de 750Kbytes

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Geral”