Como destravar mapas gtm para extrair dados...

Mensagem
Autor
Alison André

Como destravar mapas gtm para extrair dados...

#1 Mensagem por Alison André »

Bom dia, preciso montar um banco de dados para minhas visitas a clientes e não consigo extrair Alguém pode me ajudar com isso. Preciso destravar o mapa que vem com o trackmaker ou saber onde encontro os mapar para trabalhar.
obrigado

nqnnospam

Re: Como destravar mapas gtm para extrair dados...

#2 Mensagem por nqnnospam »

Os mapas não são travados.

Só não é possível modificá-los, por questões de propriedade intelectual.

Por fim, vale lembrar que este fórum não permite discussões de técnicas de como piratear nada.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Pedro Salvaro

#3 Mensagem por Pedro Salvaro »

Isto significa que o usuário não pode modificar os mapas do TrackSource (http://www.tracksource.org.br/) para seu próprio uso nem no GPS TrackMaker Free ou Pro ou através de exportação para formatos de arquivos bem documentados como shapefiles?

O GPS TrackMaker (http://www.gpstm.com.br/) é sem dúvida alguma um ótimo aplicativo, com menção especial para o faço de ter sido desenvolvido no Brasil. Entretanto só é suportado na plataforma Windows e, até onde busquei, sua documentação não especifica seus formatos próprios de arquivo (GTM e MAP) e, se isso for verdadeiro e em algum momento cessar seu desenvolvimento ou sua política de licenciamento mudar, será muito mais difícil recuperar a informação.

O TrackSource Brasil é um projeto pioneiro, que disponibilizou mapas para GPS Garmin e GPS TrackMaker (GTM) deste quando praticamente nada existia com relação ao Brasil. Com o GPS TrackMaker (GTM) é possível editar Waypoints, Tracklogs e Routes mas não os pontos, linhas e polígonos que compõem o mapa. O TrackSOurce Brasil distribui os mapas TRR, TM, TRU e TRC sob a licença Creative Commons com restrição de uso comercial e obras derivadas, o que significa que não podem ser distribuídas comercialmente e não podem ser alterados (Creative Commons Attribution-No Derivative Works 2.5 - http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/br/).

Mas será que já não é hora de rever os termos de licenciamento para algo como a Creative Commons com restrição de uso comercial e permissão de obras derivadas desde que distribuídas pelos mesmos termos (Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 2.5 - ttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/). Afinal, pelo que exposto no site os mapas da TrackSource Brasil foram e são desenvolvidos graças ao apoio financeiro de alguns usuários (provavelmente poucos e algum patrocínio) e, principalmente, com a contribuição de voluntários que dedicam tempo e esforços para registrar, georeferenciar e enviar pontos de interesse, mapas de áreas ainda não cobertas e aprimorar os mapas existentes enviando para os desenvolvedores e compiladores do Projeto.

É lógico que os citados voluntários e demais colaboradores, assim como toda a comunidade, podem utilizar gratuitamente os mapas Tracksource em seus aparelhos Garmin ou no GPS TrackMaker (GTM). O que significava muito na época em que os primeiros GPS com mapas começaram a ser vendidos no Brasil já não representa tanto hoje já que há infinidade de aparelhos GPS disponíveis no mercado com boa cobertura das vias e rotas urbanas e rodoviárias brasileiras. Melhor a cobertura e qualidade dos mapas nos aparelhos disponiveis, menor o interesse da comunidade em colaborar com o Projeto Tracksource.

Nos primórdios do Tracksource, Sistemas de Informações Geográficas (GIS) custavam fortunas e exigiam hardware especializado. Hoje já há código livre e aberto de Sistemas de Informações Geográficas, de edição de mapas, padrões bem documentados para intercâmbio de dados. Gerenciadores de bancos de dados como o MySQL e PostGres+PostGIS já suportam diretamente dados geográficos. Da mesma forma devem existir muitos desenvolvedores ansiosos em ter dados como os do Tracksouce para implementar soluções mais adequadas as necessidades brasileiras, desvinculadas do hardware e software hoje suportados pelo Tracksource.

O que sugiro aqui é refletir se talvez não seja a hora do Projeto considerar migrar para uma solução como o Open Street Maps (http://www.openstreetmap.org/) mais simples para os colaboradores e que disponibiliza os dados brutos para qualquer um (http://wiki.openstreetmap.org/) desde que sejam distribuídos com as mesmas condições. O projeto irá conquistar novos colaboradores e aumentará sua abrangência para municípios não cobertos com o auxílio de dispositivos GPS que estão ficando cada vez mais populares, inclusive em telefones celulares. Exportar para o GTM e GPS Garmin poderiam ser duas de suas linhas de projeto.

Neste sentido concordo com quem iniciou o tópico: os mapas são "travados". São "travados" pela atribuição "No Derivative Works". São "travados" pela vinculação ao hardware Garmin e software GTM. São "travados" porque não podem ser usados em outros dispositivos e aplicativos. São gratuitos mas não são abertos.

Este post não é apologia a pirataria mas apologia a abertura do Projeto tal forma que o esforço de seus colaboradores seja aprimorado por terceiros criando a melhor base de ruas e rotas do Brasil, evitando que tenhamos que comprar lá fora dados do nosso próprio pais. O que vocês acham?

Wallace
Contato:

#4 Mensagem por Wallace »

Primeiro cuidado para não fazer confusão.
O topico foi aberto para o mapa Brasil Detalhado do Trackmaker que é feito pelo pessoal do Trackmaker, pelo que sei compraram direito para uso e distribuição destes mapas.
Mapas que nada tem a ver com os mapa do Grupo TrackSource.
Então faz todo o sentido que não se possa modificar ou usar tais mapas para outros fins.
Acho que antes de pensar nisso já deve agradecer ao pessoal do TrackMaker por disponibilizar tanto o programa como tais mapas sem nenhum custo.

O Projeto tracksource disponibiliza mapas para qualquer formato viavel partindo da base atual.
No momento isso significa mapas no formato .img da Garmin e .map do TrackSource.
Não existe nenhuma restrição para criar mapas para qualquer outro formato, ao contrario, isso é incentivado, mas deve ser feito de forma organizada com ajuda extra para tais conversões e disponibilização, pois no geral quem atua participamente no projeto já tem seu tempo de dedicação ao mesmo tomado.

Lembrando que os POIs do projeto são facilmente migraveis a outras plataformas e que alguns já disponibilizam tais formatos prontos para outras plataformas.

Os fontes .gtm não são livremente disponibilizados, pois a tempo atrás tivemos graves problemas de tais dados se espalharem pela internet sem divulgação da fonte original e retornavam ao projeto como contribuição que no final geraram grande trabalho aos desenvolvedores para verificarem o que era relamente algo novo de contribuição e o que somente tinha retornado como suposta nova contribuição (mas que já fazia parte do projeto).

A infinidade de aparelhos que voce cita normalmente não são GPS mas sim navegadores que geralmente não gravam os tracks tão uteis para o desenvolvimento dos mapas.

Para qualquer novo desenvolvimento usando a base de dados do Tracksouce basta entrar em contato e mostra a solução para outras plataformas. Não esquecendo que nunca com comercialização ou lucro.

O problema é que dados brutos são de pouco utilidade para o usuario comum, ou o proprio projeto Tracksource não seria um sucesso ao disponibilizar dados completos e de facil uso.
Qualquer um pode disponibilizar dados brutos ao projeto.

E ao contrario do que informa os mapas não são travados ao Hardware Garmin, na empresa aqui o maior uso é com o Hardware HTC.
Talvez lhe falte mais informação no que cita e propoem, pois eu entendo que já é assim de uma forma ou outra.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Pedro Salvaro

#5 Mensagem por Pedro Salvaro »

A idéia foi confirmar a quem abriu o tópico que realmente não é possível editar ou exportar os elementos dos mapas distribuídos com o GTM pois eles estão em "camadas protegidas" do arquivo. O mesmo acontece com os mapas disponiblizados pelo Grupo Tracksource. No GTM, você pode adicionais e editar POIs e tracks a vontade e exportá-los, mas não os mapas de fundo.

Também concordo com você, Wallace: o Grupo do GTM merece elogios por disponibilizar os mapas e uma versão gratuita do bom programa que produzem.

Com relação aos mapas do Projeto Tracksource, minha crítica é sobre os formatos usados para disponibilizar os dados a comunidade. O formato .img (proprietário da Garmin) e o formato .map (do Grupo TrackMaker). Os dois formatos dificultam ou impossibilitam a exportação dos elementos vetoriais dos mapas para outros formatos (logradouros, regiões, vias e outros elementos). Resultado os mesmos só podem ser usados em dispositivos navegadores ou aparelhos GPS que suportam o formato .img Garmin ou no aplicativo GPS TrackMaker.

Muitos dos aparelhos navegadores GPS do mercado não gravam track logs. Mas muitos também gravam. E é lógico, que pela liderança da Garmin no segmento, a maioria dos dispositivos dos demais fabricantes (como o hardware HTC) suportam o formato proprietário da Garmin a um preço.

Por outro lado, vai tente abrir os mapas do Projeto em uma máquina Unix ou Linux...

Minha opinião é que OS DADOS DO PROJETO TRACKSOURCE SÃO BONS DEMAIS PARA FICAREM RESTRITOS SOMENTE AOS AMBIENTES QUE SUPORTAM ESTES DOIS FORMATOS.

Disponibilizar os dados em formatos como o ESRI Shapefile talvez seja de pouca utilidade para os usuários de sistemas de navegação, de rastreamento e de localização simples. Porém teriam um valor inestimável para análise geoespacial em sistemas de informação geográfica, com aplicações em áreas que vão da engenharia passando pela medicina, só para citar uma das vertentes de aplicação.

Claro que disponibilizar em formatos como o ESRI é quase o mesmo que disponibilizar as fontes .gtm. Felizmente, hoje existem ferramentes mais eficientes para gerenciar contribuições concorrentes em sistemas de informações geográficas, evitando ou minimizando o problema que citou, como sistemas CVS (Concurrent Versioning System) não são mais a maior dor-de-cabeça no desenvolvimento de software.

Finalmente, se você diz que é possível produtos não comerciais derivados do Projeto Tracksource, afinal por que a licença do Projeto é "No Derivative Works". Não deveria ser "Noncommercial-Share Alike"?

Concluindo, os dados do Projeto são ótimos e tenho certeza de outros, que não são usuários de GPS, navegadores, rastreadores ou localizadores, se beneficiariam se pudessem utilizá-los.

Wallace
Contato:

#6 Mensagem por Wallace »

Sim a ideia é não permitir e extração dos dados vetorias como descrito em outro topico, pois quando isso ocorreu os dados acabaram voltando como contribuição e paralizou o desenvolvimento do projeto pelo trabalho que deu diferenciar o que era nova contribuição para o que estava retornando como contribuição.
Qualquer um pode ajudar para portar os dados para outras plataformas e formatos, desde que feitos de forma adequada.
Não acho que a garmin tenha qualquer liderança no mercado atual do Brasil com a quantidade de navegadores que temos no mercado com fortes empresas com vendas e publicidade agresiva.
E ter que pagar por algo é mais que normal, eu mesmo comprei programas para meu palm como editor de Word e Excel que são melhores que os gratuitos.
Sem contar é clato os muitos programas para computador.
Se procurar melhor tem pessoal com os os mapas do Projeto em Linux.
Os dados do projeto são bons porque o seu uso esta bem definido, já que ninguem vai querer colaborar se outros puderem tirar proveito comercial.
Sistemas de informação geográfica como voce cita pode usar do Trackmaker e dos mapas do projeto.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

WGCL

#7 Mensagem por WGCL »

Claro que se pode copiar um banco de dados e criar um novo!!! Desde que a forma do desenho do banco de dados esteja abaixo de 90% e acima de 110% do formato original!!! SE um software é freeware, ele não pode ser dono de um banco de dados criado por você! Isso não existe juridicamente falando!!!

Wallace
Contato:

#8 Mensagem por Wallace »

Quem é voce, favor se apresentar.
Quem é Freeware?
Os mapas do projeto Tracksource não o são.
O compilador usado pelo grupo também não o é.
O TrackMaker também não o é.

Pode explicar melhor do que esta falando, pois da forma que postou não faz sentido.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

gbonato
Contato:

#9 Mensagem por gbonato »

Estou entrando agora nesse mundo dos GPS e dos mapas do TrackSource. Não tenho a pretensão de entrar nessa discussão sobre formatos de dados, até porque não tenho conhecimento técnico para algum dia chegar nesse ponto.

Mas lendo o que vocês escrevem, uma coisa me vem com certeza à mente - e corrobora um pouco o Pedro afirma: é muito complicado aprender todos os processos necessários para contribuir com o TrackSource. Eu sou jornalista e não tenho nenhuma formação na área de engenharia ou de programação. Meus conhecimentos de informática são empíricos e eu os adquiri testando, pesquisando e lendo na internet. E uma coisa eu afirmo com certeza: a curva de aprendizagem para entrar nesse mundo do TrackSource é acentuadíssima e de difícil avanço.

Tenho muita vontade de enviar correções para os mapas que percorro diariamente. Há várias conversões e esquinas erradas no caminho entre minha casa e o meu trabalho. Claro que eu poderia simplesmente mandar um email para o desenvolvedor do mapa de Porto Alegre. Mas eu não quero isso. Eu quero ajudar. Eu quero colocar a mão na massa e contribuir. Mas não é nem um pouco fácil...

O site do TrackSource é de difícil navegação, os textos não são acessíveis, o TrackMaker não oferece nenhum tipo de tutorial.

Talvez a comunidade que construiu esses mapas excelentes prefira assim, mas a minha opinião é de que ao se facilitar o acesso e as contribuições dos leigos, a qualidade dos mapas seria ainda melhor.

Gustavo Bonato
nüvi 1240
www.bonato.cc

Schmidt
Contato:

#10 Mensagem por Schmidt »

gbonato,
Não se apavore, pela sua data de registro vi que você tem +- 1 mês como usuário do fórum, com esse tempo as coisas podem parecer confusas mesmo.
Minha dica é que você se torne desenvolvedor de algum municio pequeno qua ainda esteja disponível, aí você pega prática nas ferramentas e vai perceber que a curva de aprendizado não é tão acentuada assim.
De uma olhada no fórum na parte de desenvolvedores que tem muita informação util lá: http://www.portalgps.com.br/viewforum.php?f=32

nüvi 780 - Oregon 450

Rosedson

#11 Mensagem por Rosedson »

Olá primeiramente parabens ao projeto tracksource, ja faz algum tempo que de maneira modesta, venho acompanhando o projeto, agora com a curiosidade de ter o arquivo bruto que gera os mapas, percebi o quanto fica complicado para os desenvolvedores se este estivesse em aberto a disposição de uso desinformado, realmente a quem esta iniciando tem que se dedicar e ler varias vezes para poder estar ajudando de maneira significativa.
Estou separando o traçado das estradas rurais, para enviar para o projeto, agora vou ler como fazer isto, depois vou tentar criar um mapa com os traçados dos carreadores particulares, será que vou conseguir juntar as duas *img com o metodo que o pessoal faz o tal pacotão? e então usar o mapa tracksource junto com o meu mapinha?

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “GPS TrackMaker”