Tele Atlas.Q4 e Navteq.Q4 erram o local do número na rua?

Mensagem
Autor
andersonnilton

Tele Atlas.Q4 e Navteq.Q4 erram o local do número na rua?

#1 Mensagem por andersonnilton »

Numeração das ruas não bate com o real.

Venho rodando o mapa Brasil 9.1 da Tele Atlas 2009 a uns 2 anos, sempre que mando para um determinado número em uma rua o GPS indica o local perfeito (uns 20 metros de erro no máximo).

No entanto, testei os mapas:
Brasil 2010.12 da Tele Atlas (Q4) e o Brasil 2010.Q4 da Navteq e ambos erram o local do número na rua.
Será que estou fazendo algo de errado? Ou estes mapas realmente pioraram?

Rodo principalmente na grande São Paulo, porém acredito que eles estão assim para todos os lugares.

mrochafarias

Re: Tele Atlas.Q4 e Navteq.Q4 erram o local do número na rua

#2 Mensagem por mrochafarias »

comigo ocorre o mesmo

Coiotte

#3 Mensagem por Coiotte »

andersonnilton e mrochafarias

Parte do erro se deve aos mapas, e outra por causa dos satélites, experimentem sincronizar o GPS com os satélites, através da opção Resetar GPS no menu inicial, lembrando que alguns GPSs não têm esta opção.

Coiote

andersonnilton

#4 Mensagem por andersonnilton »

Bom dia Coiote,

Pelo que eu entendi você está supondo que a precisão do GPS não está boa? Se for isso pode descartar, além do GPS indicar "alta precisão" dá para ver que estou no local perfeito do mapa porém o número não bate.

Hoje ao vir para o trabalho deixei o GPS ligado sem nenhuma rota, ele vem mostrando o nome e número das ruas por onde passo, notei que enquanto os números aumentam no GPS eles diminuem e vice-versa.

Isso só não ocorre no mapa 2009! Testei os três mapas citados (Brasil 9.1 da Tele Atlas 2009 , Brasil 2010.12 da Tele Atlas (Q4) e o Brasil 2010.Q4 da Navteq). Passei por Santo André, Mauá e Ribeirão Pires todos em SP.

Abraços,
Anderson

Coiotte

#5 Mensagem por Coiotte »

OK andersonnilton.

Muito embora o time sincronization dos satélites seja da ordem de 5 bilionésimos de segundo, e o protocolo NMEA 0183 (National Marine Electronics Association) tenha determinado uma acurácia de 60 pés (mais ou menos 19 m), para os equipamentos de uso civil, mas por determinação do Departamento de Defesa Norte Americano, que em virtude do atentado de onze de setembro, esta precisão foi modificada e atualmente esta tolerância é propositalmente variável dependendo dos satélites que estão sintonizados o erro pode ser superior a 300 pés (mais ou menos 100 m), então é fácil de entender que o gps não tem como indicar o local com a "Alta Precisão" como você acima mencionou, e tudo isto ainda, sem contar com os erros dos mapas.

Coiotte

Edit- Esqueci de mencionar, para 2011 existe uma pretenção de que a tolerância seja ainda aumentada, fazendo com que a precisão dos GPS's caia de 95% para menos de 93%, e isto não é uma mera suposição.

Coiotte

andersonnilton

#6 Mensagem por andersonnilton »

Bom dia Coiote,

Como faço para lhe enviar duas fotos que tirei do meu GPS, ambas estão em frente a casa do meu sogro, que fica na rua x, número 200.
No mapa 2009 marca: rua x, número 227
No mapa 2010 marca: rua x, número 10517

Não é uma questão de precisão do mapa!! Várias ruas que eu passo enquanto os números aumentam o do GPS diminui! Até o começo desta semana eu achava que eram todas, porém notei que existem algumas que estão corretas.

Abraços,
Anderson

mgbueno_1

#7 Mensagem por mgbueno_1 »

Estou acompanhando a discussão do tópico e tenho a relatar que no meu gps sempre houve diferença em relação a numeração das ruas, mas nada muito gritante. P.ex. o n° onde mora é 926, no mapa de 2009 ele marcava 1026, no de 2011 ele marca agora 1055 no nave e 1069 no tele.
Acredito que o problema sejam os mapas mesmo, pois meu irmão comprou um bravo da fiat com gps original, é impressionante o gps crava certinho o nº das ruas, pude verificar quando utilizei o gps para traçar a rota pra minha casa. Chegando em frente ao portão ele acusava o nº 926.
Há alguma forma de corrigirmos essa deficiência, seja no mapa ou no gps?
Abraços.

luizfpg

#8 Mensagem por luizfpg »

Infelizmente aprendi que GPS é uma ferramenta falível e imperfeita, porém quebra muitos galhos quando vou em endereços novos. E mesmo dando algumas conversões proibidas ou me meter em contra-mãos, já economizo um tempão. Lógico que adoraria se fosse perfeito, mas acho que isso nunca vai acontecer ( Uso o Nvtec Q4)

andersonnilton

#9 Mensagem por andersonnilton »

Galera, eu uso GPS a pelo menos uns 4 anos. Começei a usar com mapas 2007. Já estou no 5º aparelho e já configurei pelo menos uns 10 aparelhos para amigos.
O fato é que não posso afirmar que em todas as ruas da grande São Paulo o mapa 2010 está pior mas pelo menos em um grande número delas a numeração está invertida e que no mapa 2009 não estão.

Façam o seguinte teste, escolham 5 endereços quaisquer em São Paulo ou ABC, digitem em Procurar - Endereço e escolham um número, salvem nos favoridos, depois façam exatamente a mesma coisa no mapa 2010 e notem que o software indica lugares diferentes!!

Para isso não precisa sequer que o GPS esteja comunicando com o satélite! Ou seja não se trata de precisão!!!

Se quiserem me falem como eu posto imagens no forum que na semana que vêem eu coloco as imagens da tela do GPS com estes dados.

andersonnilton

#10 Mensagem por andersonnilton »

Hipóteste: A numeração das ruas em algumas cidades são feitas considerando que o inicio da rua é o ponto mais próximo do centro da cidade. Será que o lugar onde é o centro das cidades está errado? Neste caso explicaria porque algumas ruas tem a numeração invertida.
Alguém sabe se esta informação é correta?

jordebo

#11 Mensagem por jordebo »

Prezados, venho testando os mapas 2012.Q4 tanto o Naveteq quanto o TeleAtlas, e testei versões anteriore tambem, aqui no interior de São Paulo, Birigui - SP. Esses Novos Mapas estão todos errados mesmos. Ja fiz tudo o que pudesse ser feito, troque Navegar, troquei Aparelho, resetei GPS, e realmente não teve jeito os problemas estão nos MAPAS. Contiuo usando o 9.1 tambem.

wil.taky

#12 Mensagem por wil.taky »

já testei um monte de mapas em diversos navegadores e em várias cidades, mas somente o mapa 2009 da teleatlas consegue ser preciso(na maioria dos navegadores que testei), outras atualizações da teleatlas dão sempre variações acima de 50 metro, podendo dar diferença de duas quadras. Por que??? continuo usando o 2009 porém as mãos de direção mudam sempre e isto não tem como atualizar.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Geral”