dúvida de iniciante

Mensagem
Autor
joaombastian

Dúvida de iniciante

#1 Mensagem por joaombastian »

Boa noite!

Comprei na Espanha um NUVI200W, e por lá, funcionou muito bem. Cheguei no Brasil achando que seria fácil instalar mapas daqui no meu GPS. já estou há 2 dias internado na frente do PC buscando por soluções, mas não encontro.
Problema 1: Meu PC nem ao menos reconhece o GPS.
Dúvida 1: Quais São os softwares que preciso ter para fazer funcionar os mapas do TRACKSOURCE?
Dúvida 2: Onde consigo baixá-los?
Dúvida 3: O SENDMAPS e o MAPSOURCE tem a mesma finalidade?

Muito obrigado!!!

paulocarvalho
Contato:

Re: Dúvida de iniciante

#2 Mensagem por paulocarvalho »

Dúvida 1: Quais São os softwares que preciso ter para fazer funcionar os mapas do TRACKSOURCE?
Se você não quiser adquirir o cabo USB você vai precisar do Sendmap para criar o IMG agregado, normalmente chamado de GMAPSUPP.IMG (o nome padrão pode variar entre os diversos modelos), pegue o cartão de memória do aparelho e use um leitor para procurar por arquivos IMG nele para ver qual é o nome exato. Depois agrege os IMGs do Mapsource (vide exemplo). Daí pegue o IMG agregado, coloque-o no lugar certo dentro do cartão de memória e instale-o no GPS.
Dúvida 2: Onde consigo baixá-los?
Vide os links acima.
Dúvida 3: O SENDMAPS e o MAPSOURCE tem a mesma finalidade?
não. Ambos podem ser usados para enviar mapas para o GPS, mas o Sendmap por exemplo pode criar IMGs agregados no HD para depois poder copiar para um cartão de memória, o Mapsource o faz já dentro do GPS, o que exige uso do cabo. O Mapsource desenha rotas e gerencia POIs, o Sendmap não, dentre outras diferenças.

Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

nqnnospam

#3 Mensagem por nqnnospam »

Por favor, leia http://tracksourcebrasil.wikispaces.com/ManualUsuario.

Talvez ajude a esclarecer suas dúvidas.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

mhcosta

#4 Mensagem por mhcosta »

caro joaombastian,

nao se preocupe, no inicio as coisas parecem ser um pouco complicadas mas a gente vai aprendendo.

vamos la, sugiro que vc:

1. baixe e instale o programa MAPSOURCE da garmin. existem varios posts aqui no forum explicando como fazer isso. va no mecanismo de busca e digite MAPSOURCE GRATIS que vc deve achar.

2. baixe e instale os mapas do projeto TRACKSOURCE. sugiro o TRC BRAZIL V 5.04a (ultima versao disponivel) e se for o seu caso o TRU-SAOPAULO.

3. apos a instalacao do MAPSOURCE, os drivers USB para o seu GPS deveram automaticamente ser instalados tambem e vc poderá conectar o seu NUVI na porta USB do seu micro. Para tal, vc pode fazer isso usando um cabo USB desses para maquina fotografica comum.

4. Ao ligar o NUVI no seu computador acontecem duas coisas: o seu GPS fica com uma tela preta com uma figura de um computador pequeno. No seu micro, clicando em MEU COMPUTADOR, vc passara a ver o seu nuvi e mais um drive removivel extra. no meu caso ficou: NUVI 250W [E:]; [F:]. Sendo o [E:] o meu GPS e o [F:] o meu SD CARD.

5. Para sua seguranca, antes de fazer qq coisa, copie integralmente tudo que estiver no seu GPS, no meu caso copiei todo o drive [E:] para uma pasta no seu computador.

6. Sugiro vc utilizar um SD CARD para instalar os seus mapas. Assim vc tb garante a integridade dos dados originais de fabrica do seu GPS. Para tal, antes de executar o passo 4, insira um SD CARD no seu GPS. Um SD CARD de 1Gb (cerca de R$ 20,00) dá e sobra para os seus mapas e outros dados.

7. já com o GPS ligado e seu SD CARD inserido, abra o programa MAPSOURCE. Na combo do canto superior esquerdo, selecione primeiro TRC BRAZIL v5.04a. De um zoom [1000km] e selecione todos os mapas [ícone do polígono com contorno preto e amarelo]. vc vera uma lista de varios mapas selecionados. Se for o seu caso, volte na combo no canto superior esquerdo e selecione TRU-SAO PAULO tambem. Selecione o mapa de sao paulo com a mesma ferramenta de selecao. A sua lista de mapas sera acrescida dos mapas de sao paulo.

8. Após a selecao, chegou a hora de enviar os mapas para seu NUVI. Clique no ícone Send to Device [figura de uma setinha em direcao a um GPS]. Isso fara abrir uma janela que depois de alguns segundos mostrara uma combo com duas opcoes: O seu NUVI 250W [E:] e o [F:]. Selecione o [F:] para instalar os mapas no seu SD CARD. Deixe selecionado somente a opcao maps e clique em Send. O processo de envio dos mapas pode demorar cerca de uns 5 minutos no maximo.

9. Apos enviar os mapas, feche o MAPSOURCE e desconecte o seu GPS clicando no icone de dispositivos USB do seu windows, exatamente como vc faz com um pendrive comum. seu GPS devera desligar.

10. Faça a desconexao do GPS do cabo USB e ligue seu GPS. Os mapas ja deverao estar instalado no seu SD CARD e serao carregados automaticamente pelo NUVI.

11. Pronto, espere alguns minutos em uma area livre para o GPS localizar os satelites e se tudo tiver corrido corretamente, vc ja estara apto a navegar.

espero ter ajudado.

abs,
marcelo

mhcosta

#5 Mensagem por mhcosta »

Oops,

corrigindo. o TRC-Brasil 5.04b é a última versao disponível.

a atualizacao e tao frequente que acabei de perdendo.

abs,
marcelo

rodrigodemarque
Contato:

#6 Mensagem por rodrigodemarque »

Veja se o vídeo tutorial abaixo Também ajuda:

http://www.youtube.com/watch?v=qjCq6HFlMns

Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

nqnnospam

#7 Mensagem por nqnnospam »

Caro Rodrido,

Tomei a liberdade de incluir um link para o seu excelente vídeo tutorial no Manual do usuário.

Só faltou (alguém sempre acha um defeito :lol:), você indicar a tabela de downloads como fonte principal dos downloads.

[]'s Sérgio Barroso

rodrigodemarque
Contato:

#8 Mensagem por rodrigodemarque »

Caro Sérgio
:P Pra mim uma honra pois o tutorial realmente precisa ser aprimorado... vou produzindo mais por aqui...os quais julgar interessantes para o projeto e para o fórum, por favor dê retorno... acho que em breve termos contribuições dos colegas mhcosta e lmm78

8)

Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

joaombastian

#9 Mensagem por joaombastian »

Valeu mesmo!!! Todas as respostas foram muito úteis e meu aparelho funcionou perfeito. Baixei o MapSource e o arquivo de treinamento. Depois baixei os mapas.
Por falar em mapas, até postei uma dúvida aqui no site, pois coloquei todos os mapas do Tracksource no meu aparelho (menos os nauticos) e acho q deve ter dado algum conflito. Ontem qndo fui testá-lo, sai da minha casa (programei minha casa como um favorito antes) na Zona Sul de Porto Alegre e coloquei como destino um ponto no centro da cidade. Para minha surpresa o NUVI me mandou sair da cidade, fazer um retorno na estrada, voltar para Porto Alegre e aí seguir para o destino final. Claro que não fiz isso, mas mesmo qndo estava há 500 m do destino ele me mandava dar o retorno e sai da cidade. Para piorar, na volta, selecionei minha casa como destino e o NUVI me mandou sair da cidade novamente e atravesar o Lago Guaíba. Absurdo. Alguém imagina oq pode ter acontecido?
Desinstalei todos os mapas e coloquei o TRC-Sul 5.04. Testei hoje de manhã, mas ele diz que não consegue calcular a rota.

nqnnospam

#10 Mensagem por nqnnospam »

Com todos os mapas do TRC-Sul transferidos para o GPS, o mesmo deveria rotear dentro de Porto Alegre. Estranho. você pode citar exemplos de pontos iniciais e finais que não funcionam?

[]'s Sérgio Barroso

joaombastian

#11 Mensagem por joaombastian »

Problema resolvido!!! Tá funcionando perfeito agora!!! O erro tava dando pq coloquei mapas semelhantes dentro dele. roteáveis e não roteáveis. Deletei todos e só instalei 1 Roteável. Funciona perfeito!!!

Obrigado pela ajuda!

nqnnospam

#12 Mensagem por nqnnospam »

Vale lembrar que estes aspectos estão explicados no manual do Projeto:

http://tracksourcebrasil.wikispaces.com

A leitura prévia do mesmo evita contra-tempos como esse.
Observação 4: não ative no GPS mapas de conjuntos (mapsets) diferentes ao mesmo tempo, isto vai causar confusão, mal funcionamento comportamentos estranhos (principalmente no caso de mapas auto-roteáveis).

Observação 5: Sempre desative o basemap do GPS quando estiver usando qualquer um dos conjuntos de mapas Tracksource. Em especial, se o basemap e algum outro mapa Roteável (TRC, TRR, TRI, TRU) estiverem ativados ao mesmo, o sistema de auto-roteamento do GPS vai ficar perdido.

[]'s Sérgio Barroso

joaombastian

#13 Mensagem por joaombastian »

Realmente! Mas no início, eu li tanta coisa, que acabei esquecendo de aspectos importantes como este!!

Como faço para colaborar com o projeto? Pq detectei alguns erros, alguns iguais ao do Google Maps.

abração!

elderluis

#14 Mensagem por elderluis »

Para colaborar com o projeto, avisando dos erros, consulte o email do desenvolvedor da cidade em http://www.tracksource.org.br/desenv e envie um email descrevendo detalhadamente o erro, ou então, vc pode captar as informações com seu GPS, editar da forma correta no trackmaker e enviar para o desenvolvedor da cidade.

...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

joaombastian

#15 Mensagem por joaombastian »

Ok! Muito obrigado!!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”