Os modelos 60Cx e 60CSx são os mais indicados para usos múltiplos não específicos:
- veicular terrestre (carro, motos, bicicletas, etc.), pois suportam mapas, têm tela colorida, aceitam antena externa e a interface gráfica é rápida.
- não veicular terrestre (caminhadas, escaladas, etc.), pois são portáteis, a prova d'água, possuem boa autonomia, e funcionam com pilhas comuns.
Não são recomendados para outros aplicações específicas (náutico, aviação).
O modelo CSx possui a bússola eletrônica e o altímetro barométrico. A bússola do CSx funciona mesmo que o GPS esteja parado ou não esteja captando satélites (obviamente a do Cx não funciona nestas condições). O altímetro barométrico melhora a precisão e a exatidão na medida de altitude do GPS.
Características:
1) Recepção
Começando pela recepção, o ponto mais forte dos novos modelos da linha GPSMap X-treme (que utilizam o moderno chipset SirfStarIII). Falar que o 60CSx tem uma recepção boa é pouco. O 60CSx tem uma recepção "x-tremamente" melhor que os modelos anteriores da linha GPSMAP. Tão melhor que chega a ser covardia comparar a nova linha GPSMAP x-treme com os modelos anteriores da linha GPSMAP ou eTrex.
Pode-se avaliar a melhora na qualidade da recepção, sabendo que é possível usar com facilidade o 60CSx dentro de um ônibus por exemplo. Fiz vários testes com ele. No primeiro, estava num ônibus intermunicipal na Argentina. Ele pegava uma dezena de satélites, inclusive através do teto do ônibus. Com o 60CS ou 76S isto era impossível. É impressionante:

Vão dizer "estava próxima à janela". De fato, os satélites vistos através da janela (2,4, 24, 28 e 17) são os que têm sinal mais forte. Mas e os outros, principalmente o 9, 26 e 29? Pegando através do teto metálico do ônibus? Só SirfStarIII mesmo ...
Ainda no aspecto da recepção, fiz uma viagem Campinas - Rio de Janeiro de Cometão. Levei o 60CSx ligado, dentro duma "pochete" na cintura. Ele não perdeu o sinal em nenhum momento, nem na parte de serra, onde tem aqueles paredões. Vou ver se consigo postar o tracklog aqui, para quem quiser comparar com o TE. Também levei ele ligado, dentro da mochila, na linha 2011 aqui no Rio de Janeiro (Term. Rod. Novo Rio até o Leme). A qualidade da recepção cai bastante em relação ao experimento no Cometão, mas ainda é bem melhor do que o antigo GPSMAP 60CS.
Também testei com antena externa dentro do carro. Novamente, é covardia:

Nem esperei ele pegar todos os satélites para tirar a foto...
2) Novo recurso de alerta de velocidade e proximadade
Os novos modelos da linha GPSMap x-treme tem um recurso muito interessante. Além dos alertas de proximidade para POIs/Waypoints já disponíveis nos modelos anteriores, há um novo tipo de alerta de proximidade de POIs/Waypoints. Além de suportar um número muito maior de pontos (1000 pelo menos, já testei), ele permite avisar quando nos aproximamos do POI/Waypoint com uma velocidade maior que um limite, definido na criação do alerta. Recurso muito interessante para alertar sobre sensores de velocidade ...
Para utilizar estes novos alertas de proximidades disponíveis nos modelos GPSMap só na linha X, é necessário utlizar o programa "GARMIN POI Loader":
http://www.garmin.com/products/poiloader/
3) Velocidade de processamento
Apesar de parecer igual ao seu irmão mais velho, o 60CSx é muito mais rápido no processamento dos mapas. É possível mover o mapa na tela com muito mais facilidade, o mapa é atualizado mais rapidamente. Inclusive, o ponteiro que indica a posição continua se movendo enquanto o mapa é atualizado, ou se está no modo "panning"! As informações sobre a entidade sobre o cursor também surgem na tela mais rapidamente.
4) Cartão de memória:
Os modelos da linha x-treme agora vêm com cartão de memória micro-SD (antes chamado de "transflash"). É um cartão bem pequeno, quase do tamanho de um selo (menor até!). O cartão fica num slot parecido com o usado para os chips de telefone celular (em vermelho na foto abaixo), no compartimento de pilhas, sob as mesmas. Notar que o compartimento de pilhas é selado com dois anéis de borracha (amarelo), para evitar entrada de água:

Desculpem pela foto. Foi tirada com o celular.
O mais interessante é que, desde a atualização do firmware 2.62 Beta, é possível gravar o tracklog simultaneamente no cartão de memória, como arquivos GPX (o GPS grava um arquivo por dia). Gravando deste jeito, o tracklog não é truncado, é o número máximo de pontos passa a ser limitado somente pelo tamanho do cartão. Mesmo com o tracklog cheio, o GPS continua gravando os pontos no cartão. Naturalmente, é preciso ativar o registro em cartão no menu apropriado (Datacard Setup):

Na imagem acima o registro em cartão está ativado ("Log Track Data do datacard").
Conforme mostrado na figura acima, o GPS grava um arquivo GPX por dia.
Para ler os arquivo basta passar o GPS para o modo "Dispositivo de armazenamento USB" (disponível a partir da atualização de firmware 2.71), na tela de "Interface Setup".
5) Considerações finais:
A única desvantagem do 60CSx é o fato dele não ter o despertador (despertador mesmo, que você programa para tocar numa hora qualquer), que eu usava muito no 60CS. Contudo, é uma desvantagem muito pequena, se comparada com as vantagens desse modelo em relação aos outros.
Estou muito contente com a minha aquisição ...

Se você precisa de um GPS portátil, que possa ser usado em veículos ou na mão, então recomendo fortemente o GPSMap 60CSx, ou seu irmão mais simples, o GPSMAP 60Cx .
Por fim, vale lembrar, que os novos eTrex da linha x-treme NÃO TÊM o SirfStarIII, o que é realmente uma pena. Para mim, o ponto mais forte da nova linha GPSMAP x-treme é justamente o fato de ter o SirfStarIII.