GPS para Agricultura
GPS para Agricultura
Bom dia Amigos,
Estou buscando um equipamento para Agricultura de Precisão, ou seja, um GPS onde precisão seja a maior possivel e que me possibilite a coleta de dados no Campo uma vez que preciso alimentar um software com estas informações.
já foi testado um Palm e um GPS juntos porém o manuseio e a parafernália para está solução acabou mais complicando do que facilitando.
Portanto busco junto a este grupo seleto informações e sugestões para solucionar esta questão.
Obrigado
Bene
Estou buscando um equipamento para Agricultura de Precisão, ou seja, um GPS onde precisão seja a maior possivel e que me possibilite a coleta de dados no Campo uma vez que preciso alimentar um software com estas informações.
já foi testado um Palm e um GPS juntos porém o manuseio e a parafernália para está solução acabou mais complicando do que facilitando.
Portanto busco junto a este grupo seleto informações e sugestões para solucionar esta questão.
Obrigado
Bene
Desculpe, mas já comprou algum?
Na categoria dos receptores GPS de navegação, a precisão vai ser sempre a mesma, qualquer que seja o modelo, desde que as condições de recepção sejam satisfatórias (sem prédios, sem árvores, sem estruturas metálicas, etc.).
No aspecto da recepção, o que pode variar de um modelo para outro é a qualidade da antena interna e a possibilidade de conectar ou não uma antena externa. Uma antena interna melhor significa uma recepção melhor e portanto mais precisão. Uma antena externa pode ajudar a melhorar a recepção se o GPS estiver sendo usado dentro de um veÃÂculo.
você precisa de mapas?
Na categoria dos receptores GPS de navegação, a precisão vai ser sempre a mesma, qualquer que seja o modelo, desde que as condições de recepção sejam satisfatórias (sem prédios, sem árvores, sem estruturas metálicas, etc.).
No aspecto da recepção, o que pode variar de um modelo para outro é a qualidade da antena interna e a possibilidade de conectar ou não uma antena externa. Uma antena interna melhor significa uma recepção melhor e portanto mais precisão. Uma antena externa pode ajudar a melhorar a recepção se o GPS estiver sendo usado dentro de um veÃÂculo.
você precisa de mapas?
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
Re: Antes de perguntar veja aqui: Qual GPS comprar?
Olá Amigos.
Li todo o topico "Qual GPS comprar", mas não encontrei nada sobre aplicação Agricultura, principalmente para modelos da Garmin.
Me desculpe se já foi tratado em outro lugar, porém acho que seria a sequência natural do excelente trabalho do Sérgio.
Um amigo solicitou que eu enviasse a ele (tenho negocio nos USA) um etrex Vista Hcx, segundo ele porque seria mais sensÃÂvel para seu uso, já que ele é agronomo (creio que seja para medições precisas de área).
No entanto pelo que eu li talvez não fosse a melhor opção porque segundo postaram a recepção dele não é boa e ele seria frágil. Qual seria o modelo adequado para essa aplicação no Brasil, considerando que vai ser usado em lugares remotos ???
Li todo o topico "Qual GPS comprar", mas não encontrei nada sobre aplicação Agricultura, principalmente para modelos da Garmin.
Me desculpe se já foi tratado em outro lugar, porém acho que seria a sequência natural do excelente trabalho do Sérgio.
Um amigo solicitou que eu enviasse a ele (tenho negocio nos USA) um etrex Vista Hcx, segundo ele porque seria mais sensÃÂvel para seu uso, já que ele é agronomo (creio que seja para medições precisas de área).
No entanto pelo que eu li talvez não fosse a melhor opção porque segundo postaram a recepção dele não é boa e ele seria frágil. Qual seria o modelo adequado para essa aplicação no Brasil, considerando que vai ser usado em lugares remotos ???
Re: Qual GPS comprar pra Aplicação agricultura ???

[]s
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
02° 32' 12,9" S / 44° 06' 45,1" W (SAD 69)
GPS GARMIN Etrex Camo 2.2
VISITE O MARANHÃO!!!
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
02° 32' 12,9" S / 44° 06' 45,1" W (SAD 69)
GPS GARMIN Etrex Camo 2.2
VISITE O MARANHÃO!!!
Obrigado amigo !!wanderson escreveu:Rapaz, dependerá do tipo de serviço que você realizará com o aparelho; para trabalhos como demarcação de terrenos, utilize GPS topográficos ou geodésicos (marcas Leica, Trimble, etc.), para trabalhos como visualização de plantações, você pode utilizar os GPS da Garmim, de preferência os de processador shifstar III (vem com o X na nomenclatura)
![]()
Os topográficos São mais caros, R$ 32.000,00 em diante, já os de navegação, como os da GARMIM São na faixa de R$ 250,00 a R$ 3.000,00
![]()
Procure um profissional do INCRA ou de órgãos similares, assim como profissionais que trabalham com GPS para ver qual o melhor aparelho voltado para o que desejas realizar
![]()
Boa sorte
![]()
- paulocarvalho
- Contato:
Esse aparelho etrex de que falou não é indicado para agrimensura. Pode ser usado para estimativas ou conferências, mas não para trabalho profissional. Para isso existem aparelhos especiais (citados pelo amigo wanderson) que têm acesso ao código P do pacote de dados do GPS, de uso muito restringido, mas de altÃÂssima precisão.wfabr escreveu:Olá Amigos.
Li todo o topico "Qual GPS comprar", mas não encontrei nada sobre aplicação Agricultura, principalmente para modelos da Garmin, que parecem ser os mais comercializados no Brasil.
Me desculpe se já foi tratado em outro lugar, porém acho que seria a sequência natural do excelente trabalho do Sérgio no tópico mencionado.
Um amigo solicitou que eu enviasse a ele (tenho negocio nos USA) um etrex Vista Hcx, segundo ele porque seria mais sensÃÂvel para seu uso, já que ele é agronomo (creio que seja apenas para medições precisas de área e localização exata em relaçõa ao sol e influência meteriologicas).
Outras marcas São recomendadas ??
Mas como é nos EE.UU. acredito que com o uso do WAAS o aparelho tenha uma excelente precisão, mas ainda assim desaconselhável para uso profissional.
Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.
Re: Antes de perguntar veja aqui: Qual GPS comprar?
Vale lembrar que, conforme explicado no inÃÂcio do tópico, a série eTrex é indicada para uso não-veicular.wfabr escreveu:Olá Amigos.
A série "H" tem de fato maior sensibilidade, mas isso não quer dizer maior precisão. Na realidade a precisão real máxima de todos os receptores GPS de navegação é praticamente a mesma, não importando a sensibilidade, e é da ordem de alguns metros (5 metros, na horizontal, na melhor das hipóteses). Algumas técnicas de pós-processamento (que devem ser do conhecimento do seu amigo agrônomo) conseguem melhorar esta precisão um pouco, mas não dá para tirar leite de pedra.
Medições de área de precisão (centÃÂmetros ou milÃÂmetros) exigem o uso dos chamados GPSs topográficos. Seu amigo agrônomo deve estar ciente disso. Inclusive, em demarcações de terra para uso legal (escrituras, litÃÂgios, etc.) existe legislação especÃÂfica que exige a contratação de profissional habilitado (topógrafo, etc.) e uso de equipamento homologado (gps topográfico).
Se objetivo é só ter um GPS que permita determinar áreas sem compromisso com alta precisão em áreas de difÃÂcil recepção (mata fechada, por exemplo), então qualquer eTrex da linha H ou GPSMap da linha X servirão bem.
[]'s Sérgio Barroso
-
Re: Agricultura de Precisão
bom dia amigo uso um gps com uma palm e ele tem me dado uma precisão muito boa nos trabalhos, qualquer duvida ou esclarecimento 85 -987741 joaopaulo posso lhe mandar alguns relatorios com pontos coletados com esse aparelho. t+
Re: Agricultura de Precisão
Caro Joao,
Tudo bem??
Poderia informar-me qual é o software que você utiliza no Palm?
Eu tenho um Palm TX e pretendo comprar um GPS Holux com bluetooth, porém, ainda não sei qual software funcionará no Palm.
Agradeço antecipadamente qualquer informação.
Um grande abraço
Auro Francisco
Brasília - DF
Tudo bem??
Poderia informar-me qual é o software que você utiliza no Palm?
Eu tenho um Palm TX e pretendo comprar um GPS Holux com bluetooth, porém, ainda não sei qual software funcionará no Palm.
Agradeço antecipadamente qualquer informação.
Um grande abraço
Auro Francisco
Brasília - DF
-
- Contato:
Re: GPS PARA AGRICULTURA
Amigo,
se a sua necessidade é Agricultura de Precisão, o melhor é usar Aparelhos L1/L2, tendo uma base. Já utilizei um modelo da Trimble, não me lembro ql exatamente.
se for só pra "mapear" as áreas de platio, o modelo GPSMAP 60CSX está de bom tamanho.
Qual aparelho/tecnologia empregar depende muito do resultado que precisa.
Abs
se a sua necessidade é Agricultura de Precisão, o melhor é usar Aparelhos L1/L2, tendo uma base. Já utilizei um modelo da Trimble, não me lembro ql exatamente.
se for só pra "mapear" as áreas de platio, o modelo GPSMAP 60CSX está de bom tamanho.
Qual aparelho/tecnologia empregar depende muito do resultado que precisa.
Abs
Flavio Mendonça
GPSMAP 76Csx e N95 com Garmin Mobile XT
email: flavio@foconatural.com
S 22º54'06,7"
W 43º21'03,0"
GPSMAP 76Csx e N95 com Garmin Mobile XT
email: flavio@foconatural.com
S 22º54'06,7"
W 43º21'03,0"
-
gps na agricultura
sou agricultor e estou a procura de um gps para fazer marcação de trilhas para aplicação de defensivos.
o que o gps tem que fazer é o seguinte: mostrar uma trilha reta de uns 1000 metros para o trator percorrer e fazer as trilhas paralelas com 18 metros de distancia uma da outra.
alguem conhece equipamento que faça isso?
o que o gps tem que fazer é o seguinte: mostrar uma trilha reta de uns 1000 metros para o trator percorrer e fazer as trilhas paralelas com 18 metros de distancia uma da outra.
alguem conhece equipamento que faça isso?