Ajuda com o NUVI 205W

Mensagem
Autor
Márcio Temperini

Ajuda com o NUVI 205W

#1 Mensagem por Márcio Temperini »

Ola pessoal! sou novo por aqui, tanto quanto sou novo na "área" GPS!

Um amigo meu viajou para os EUA e trouxe um Garmin NUVI 205W que busquei na casa dele no começo dessa semana.

Seguindo conselhos e tutoriais que encontrei aqui nesse mesmo forum, consegui instalar no cartão de memória dele (na memória dele veio o mapa dos EUA apenas, e, por ser o original, e etc, tive medo de apagar, então comprei um cartão SD e coloquei nele)o TRC Brasil, da tracksourse, que, em partes, funcionou legal, e também consegui modificar o idioma das falas dele para portugues do Brasil!

O problema é que, no mapa que baixei, não encontro o mapeamento de algumas cidades próximas aqui da minha! moro em Americana, iterior de SP, perto deCampinas, e minha cidade aparece legal, mas Nova Odessa, que é aqui do lado, não aparece nada, e Santa Bárbara D'oeste, que tb é colada aqui, não aparece... o que posso fazer?

Alem do mais, os pontos de interesse que aparecem no GPS são, na maioria, de Campinas, e outras cidades... um amigo meu tem um Tomtom, e no dele, aparecem pizzarias, restaurantes e tudo o mais daqui de Americana mesmo... o uqe posso fazer quanto à isso?

E como último pedido (desculpem a lista!!) gostaria de saber como fazer para colocar a localização dos radares no meu 205...

Psessoal, agradeço muito a atenção de todos voces. Valeu mesmo!!
Márcio.

dreh

Re: Ajuda com o NUVI 205W

#2 Mensagem por dreh »

Você colocou qual mapa do Brasil e que versão?

Garmin Nuvi 255w

Rbadari

#3 Mensagem por Rbadari »

Como vc conseguiu configurar o comando de voz para português do seu Garmin 205?
Márcio Temperini escreveu:Ola pessoal! sou novo por aqui, tanto quanto sou novo na "área" GPS!

Um amigo meu viajou para os EUA e trouxe um Garmin NUVI 205W que busquei na casa dele no começo dessa semana.

Seguindo conselhos e tutoriais que encontrei aqui nesse mesmo forum, consegui instalar no cartão de memória dele (na memória dele veio o mapa dos EUA apenas, e, por ser o original, e etc, tive medo de apagar, então comprei um cartão SD e coloquei nele)o TRC Brasil, da tracksourse, que, em partes, funcionou legal, e também consegui modificar o idioma das falas dele para portugues do Brasil!

O problema é que, no mapa que baixei, não encontro o mapeamento de algumas cidades próximas aqui da minha! moro em Americana, iterior de SP, perto deCampinas, e minha cidade aparece legal, mas Nova Odessa, que é aqui do lado, não aparece nada, e Santa Bárbara D'oeste, que tb é colada aqui, não aparece... o que posso fazer?

Alem do mais, os pontos de interesse que aparecem no GPS são, na maioria, de Campinas, e outras cidades... um amigo meu tem um Tomtom, e no dele, aparecem pizzarias, restaurantes e tudo o mais daqui de Americana mesmo... o uqe posso fazer quanto à isso?

E como último pedido (desculpem a lista!!) gostaria de saber como fazer para colocar a localização dos radares no meu 205...

Psessoal, agradeço muito a atenção de todos voces. Valeu mesmo!!
Márcio.

GilmarLeal

#4 Mensagem por GilmarLeal »

Prezado Marcio,
Também estou precisando de ajuda.
Meu navegador é um Garmin Nuvi 205W.
Foi comprado no USA e não veio com a opção de voz em português (apenas texto e teclado em português). Baixei os mapas das cidades brasileiras através do Projeto Tracksource www.tracksource.org.br/, mas as opções de voz continuam sem o português.
Aqui no Rio de Janeiro o mapa está funcionando bem, porém, conforme você observou, não contém radares, apenas lombadas.
À comunidade do Portal GPS:
Por favor, qual é o endereço na internet para baixar o arquivo de voz em português?
Grato, Gilmar

Márcio Temperini

#5 Mensagem por Márcio Temperini »

Olha pessoal, consegui baixar uma atualização da página da própria Garmim, onde estava o arquivo de voz em portugues - BR.

Quando fui registrar meu NUVI na página da Garmim, ele já abriu opção de fazer atualização do software, aí (sempre com o GPS linkado no pc), ele baixou a atualização, e em seguida ele mesmo ja manda isso p/ o aparelho. Depois é só configurar normalmente.

Quanto aos mapas, aparece na página da Garmim uma atualização free disponível, mas é de mais de 2 gigas! (2.2, se não me engano), então, ainda nem baixei, pq quero ver se funcioomo os mapas da tracksourse, q vc baixa no pc, e depois escolhe o que quer colocar no GPS.

Espero poder ter ajudado um pouco!! qualquer dúvida, postem aqui, que tentaremos juntos soluciona-las!

Aliás, não sei como ver qual a versão do mapa que instalei no cartão de memória, que baixei lá da tracksourse... mas é a versão que estão disponibilizando lá agora... meu irmão foi p/ o litoral semana passada, e levou a Carmen (he he he... o GPS, claro!), e disse que na cidade de São Paulo ele funciona belezinha, mas não apareceu a cidade de Peruíbe (p/ onde ele foi). fui p/ a cidade de São Pedro no último final de semana, e lá tb não encontrou nada... e em Piracicaba,embora toda mapeada, ele me mandou entrar umas duas vezes em ruas que eram contra mão...

Abraços à todos!

Danniel

#6 Mensagem por Danniel »

Se é mais de 2GB é mapa dos EUA.

Nenhum mapa é perfeito, se te mandou entrar em contra-mão vc tem que anotar a rua e repassar isso ao desenvolvedor do município.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Márcio Temperini

#7 Mensagem por Márcio Temperini »

Ah ta. Valeu pelo toque, Daniel! da próxima vez, anoto tudo certinho e mando p/ o desenvolvedor, então! obrigado mesmo pela dica!

GilmarLeal

#8 Mensagem por GilmarLeal »

Prezado Márcio,
Muito obrigado pela dica!
Entrei na página da Garmin e já baixei a versão com os arquivos de voz que faltavam "Brasil Português".
Deu tudo certo.
Abraços,
Gilmar

brunof21

#9 Mensagem por brunof21 »

Pessoal, tbm adquiri o 205W, entrei no site da Garmin, fiz a atualização do software, mas aparentemente a voz em português não foi instalada. :cry:
Alguém aí pode me dar alguma dica?
A atualização que vcs baixaram, depois de registrar o aparelho no site, fica em "my dashboard", certo?
Abraços!!

GilmarLeal

#10 Mensagem por GilmarLeal »

Prezado Bruno,

Com o GPS conectado pelo cabo USB, acessar:

http://www8.garmin.com/products/webupda ... nstall.jsp

Então seguir os passos.

Você terá a opção de adicionar os arquivos de voz, incluindo o português Brasil.

Eu marquei todas as opções. Por isso demorou um pouco para baixar todos. Sugiro marcar apenas o Português Brasil.

Boa sorte,
Gilmar

brunof21

#11 Mensagem por brunof21 »

GilmarLeal escreveu:Prezado Bruno,

Então seguir os passos.

Você terá a opção de adicionar os arquivos de voz, incluindo o português Brasil.

Eu marquei todas as opções. Por isso demorou um pouco para baixar todos. Sugiro marcar apenas o Português Brasil.

Boa sorte,
Gilmar
Gilmar, segui a sua dica e deu certo.
Muito obrigado.
Abraço!

Bruno

clalima

#12 Mensagem por clalima »

Edit: Achei a solução, post reescrito:

Pessoal, pra quem tiver um nuvi 1690, eu também não conseguia mudar o texto para PT. Acabei descobrindo a causa e a solução.
Causa: faltam os arquivos em PT. Segundo a Garnin, toda a série 1690 está com problema. O web updater também não dá a opção de instalação. Estarão corrigindo o bug e vão informar quando o novo update estiver disponível
Solução: Pegar os arquivos faltantes de uma outra série (1300 por exemplo) e colocar no diretório \Text to seu garmin. Se quiser a ajuda em PT, que também está faltando, basta copiar os arquivos PT do diretório \Help.

O arquivo que falta é o pt_PT.glx
E os arquivos de help estão faltando todos.

Se alguem precisar dos arquivos, eu já consegui. Avisa que eu up em algum lugar.

noiahei

#13 Mensagem por noiahei »

GilmarLeal escreveu:Prezado Bruno,

Então seguir os passos.

Boa sorte,
Gilmar

Obrigado, foi útil para mim.

jorgeosb

Re: Ajuda   o NUVI 205W

#14 Mensagem por jorgeosb »

Pode mandar o arquivo de texto para o nuvi 1690 para jor402@yahoo.com.br?
clalima escreveu:Edit: Achei a solução, post reescrito:

Pessoal, pra quem tiver um nuvi 1690, eu também não conseguia mudar o texto para PT. Acabei descobrindo a causa e a solução.
Causa: faltam os arquivos em PT. Segundo a Garnin, toda a série 1690 está   problema. O web updater também não dá a opção de instalação. Estarão corrigindo o bug e vão informar quando o novo update estiver disponível
Solução: Pegar os arquivos faltantes de uma outra série (1300 por exemplo) e colocar no diretório \Text to seu garmin. Se quiser a ajuda em PT, que também está faltando, basta copiar os arquivos PT do diretório \Help.

O arquivo que falta é o pt_PT.glx
E os arquivos de help estão faltando todos.

Se alguem precisar dos arquivos, eu já consegui. Avisa que eu up em algum lugar.

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

#15 Mensagem por Alex Rodrigues »

Jorge, o melhor é usar o webupdate. Ele fará um raio-x do seu gps e irá sugerir o ideal, incluindo a atualização das vozes.
Abs!

wasbaricalla

#16 Mensagem por wasbaricalla »

Boa noite, não estou conseguindo o arquivo pt_PT.glx, alguém pode me enviar?
e-mail: washington@casapropriaimovel.com.br

Obrigardo.
Washington

ffoschetti
Contato:

#17 Mensagem por ffoschetti »

Caros amigos, estou c o mesmo problema em meu nuvi 1690.
Procurei em varios foruns algum link para baixar o arquivo "pt_BR.glx", mas nao encontrei.
Se alguem puder fazer a gentileza de envia-lo para meu email (ffoschetti@hotmail.com) ficarei grato.

Desde ja, mto obrigado.

http://www.mundooutdoor.com.br
Nüvi 1690 & eTrex 30

ffoschetti
Contato:

#18 Mensagem por ffoschetti »

GUIA: COMO RESOLVER O PROBLEMA DO 1690

Recentemente comprei no Paraguai um GPS Veicular Garmin modelo Nuvi 1690. Como já tive um Nuvi 205w comprado nos EUA, eu sabia que para fazer a atualização de voz e texto para português deveria instalar em meu computador o software WebUpdate da Garmin. Após a instalação do aplicativo, bastaria seguir os passos solicitados e selecionar o arquivo de linguagem desejado. O processo deveria ser simples, entretanto os aparelhos da série Nuvi 1690 apresentam um defeito de fabricação que não permite a atualização do texto através do WebUpdate, tendo sido atualizado apenas a fala.

O problema neste caso é a ausência dos arquivos “pt_PT.glx” (português de Portugal) ou “pt_BR.glx” (português Brasileiro) que deveriam estar na pasta “text” do aparelho juntamente com as demais bibliotecas de idiomas.

A solução encontrada foi adicionar manualmente um dos dois arquivos (“pt_PT.glx” ou “pt_BR.glx”) à pasta “text”. Neste caso utilizaremos o arquivo “pt_BR.glx” destinados aos aparelhos da série Nuvi 1300, já que não existe até este momento o arquivo específico para o 1690.

Cabe aqui ressaltar que algumas funções presentes no 1690 que não existem no 1300 deixaram de ser traduzidas, ficando da maneira original, provavelmente em inglês.

O arquivo de tradução eu consegui encontrar no fórum do site http://www.portalgps.com.br, em um post de 19 Set 2011 do usuário Arthur_PE.

"Não existe um pacote de texto (menu) disponibilizado pela Garmin para o português brasileiro, só o lusitano, que além de diferente da nossa maneira de falar, ainda é muito mal traduzido e possui erros de ortografia.
youngrp, o que eu fiz foi traduzir o arquivo de texto que veio. Antes da tradução fiz algumas pesquisas nos arquivos da tradução em espanhol, italiano e inglês. Usei o programa Notepad++ que me permitiu fazer buscas e substituições automatizadas de texto.

Caso queira o arquivo que traduzi:
http://www.4shared.com/get/b3oSbAMu/gar ... s__pt.html
PS.: A tradução foi feita sobre o Garmin nuvi 1300. Não deixe de ler o arquivo 'Leia-me.txt' que está compactado dentro.

Uma vez que foi baixado o arquivo “pt_BR.glx”, deve-se então movê-lo para a pasta “text” do dispositivo.
"

A fase seguinte será alterar as configurações do GPS para o idioma recém adicionado. Para tanto siga os passos abaixo:

1- Clique na caixa de ferramentas ou ícone de chave inglesa no canto inferior direito na tela com a lupa e ícones Mapa;
2- Clique no ícone de chave inglesa no canto superior esquerdo
3- Clique no ícone de lábios vermelhos
4- Clique na caixa no lado direito da tela
5- Clique na seta para cima/baixo até encontrar o idioma desejado
6- Selecione o idioma desejado
7- Clique em OK
8- Clique e segure a seta Voltar para retornar ao menu principal

O dispositivo deverá estar agora no idioma do texto selecionado.

Observações:
Notamos também que não existe na pasta “help” nenhuma biblioteca em português.

Há também a possibilidade de editar/traduzir manualmente. Este procedimento seria aconselhável aos usuários com maior conhecimento em informática e da língua inglesa. Para detalhes recomendo a leitura do tópico disponível no fórum do site http://www.gps info.com.br postado em 17 Dez 2009 por Marcio Marques Soares – o "Thundercel". Na minha humilde opinião umas das maiores autoridades em GPS do Brasil e grande difusor de conhecimento.

http://www.mundooutdoor.com.br
Nüvi 1690 & eTrex 30

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”