Pessoal,
não sei se meu GPS está com problema, se estou perdendo alguma coisa, ou se é assim mesmo, mas reparei que a bússola do meu 60CSx está (ou é) meio besta. As vezes ela aponta corretamente, as vezes totalmente errado. Fiz os screenshots abaixo para ilustrar o problema, da seguinte forma:
1) Com o GPS na horizontal, tirei a primeira imagem, dá esquerda.
2) Sem movimentar muito, girei o GPS em 180 graus, e tirei a segunda imagem.
Entendo que era de se esperar que o apontamento da bússola se mantivesse, e desta forma, as imagens abaixo apareceriam com o norte em posições opostas, o que não ocorreu.
Pesquisando no forum, achei alguns tópicos sobre isso, e entendi que, no caso da bússola eletronica do CSx, ela deveria funcionar independente de movimentação do GPS ou recepção dos satélites.
Fiz o mesmo teste com recepção de satélites ativa, e desligada, e obtive o mesmo resultado. Quando o GPS está em pé, a bússola fica mais doida ainda. Calibrei a bússola algumas vezes, e continua o mesmo comportamento.
Alguem pode opinar?
Obrigado.
Problema com bússola do 60CSx
-
Forster
- casaretto
- Contato:
Re: Problema com bússola do 60CSx
Foster
A bússola do GPS (qualquer) só funciona quando o aparelho está em movimento. Com ele parado, não sendo bússola magnética, é impossÃÂvel achar a direção.
[]s,
Paulo
A bússola do GPS (qualquer) só funciona quando o aparelho está em movimento. Com ele parado, não sendo bússola magnética, é impossÃÂvel achar a direção.
[]s,
Paulo
Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.
Bom, meio difÃÂcil de saber exatamente qual o problema. Alguns chutes:
- você fez a calibração ou os testes próximo àalgum objeto metálico muito grande? Objetos metálicos interferem na bússola eletrônica.
- Ao contrário do que pode parecer, mesmo ativando a bússola eletrônica (nos modelos que a possuem, claro), o aparelho pode fazer uso da bússola GPS (que só funciona direito em movimento). Existe uma configuração que indica abaixo de qual velocidade a bússola eletrônica é usada (ou acima de qual velocidade a bússola GPS é usada). Como está configurado seu GPS? Se esta velocidade estiver muito baixa, é possÃÂvel que o aparelho esteja fazendo uso da bússola GPS, o que pode justificar o problema que você observou.
- você fez a calibração ou os testes próximo àalgum objeto metálico muito grande? Objetos metálicos interferem na bússola eletrônica.
- Ao contrário do que pode parecer, mesmo ativando a bússola eletrônica (nos modelos que a possuem, claro), o aparelho pode fazer uso da bússola GPS (que só funciona direito em movimento). Existe uma configuração que indica abaixo de qual velocidade a bússola eletrônica é usada (ou acima de qual velocidade a bússola GPS é usada). Como está configurado seu GPS? Se esta velocidade estiver muito baixa, é possÃÂvel que o aparelho esteja fazendo uso da bússola GPS, o que pode justificar o problema que você observou.
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
-
Forster
Paulo, pelos tópicos que li no forum eu tive a impressão que os modelos que dispoem de bússola eletronica teriam condição de funcionar corretamente mesmo com o GPS parado. Vou fazer um teste amanha com o GPS no carro e verificar como ele se comporta.casaretto escreveu:A bússola do GPS (qualquer) só funciona quando o aparelho está em movimento. Com ele parado, não sendo bússola magnética, é impossÃÂvel achar a direção.
Sergio, na verdade eu tomei o cuidado de fazer a calibracao longe de objetos metalicos justamente por receio de interferencia. Com relacao àconfig do GPS, eu normalmente deixo a utilização da bússola eletronica para abaixo de 5km/h para tentar diminuir os "giros" tÃÂpicos de quando ele esta parado em um semáforo (por exemplo). Posso tentar aumentar esse limite para ver o que acontece. No seu caso que tem um CSx Também, como ele se comporta neste tipo de experimento que fiz acima?nqnnospam escreveu:você fez a calibração ou os testes próximo àalgum objeto metálico muito grande? Objetos metálicos interferem na bússola eletrônica.
Abraços, e obrigado pelos comentários.
Obviamente o Casaretto esta enganado.
Os GPS como o meu 60 CSx tem a busola eletronica justamente para se ter a direção com ele parado.
A do meu funciona direitinho, mas tem que estar na horizontal e ter sido corretamente calibrado.
Os GPS como o meu 60 CSx tem a busola eletronica justamente para se ter a direção com ele parado.
A do meu funciona direitinho, mas tem que estar na horizontal e ter sido corretamente calibrado.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
-
Forster
Aparentemente agora esta funcionando OK.. realmente estava com receio de estar com problemas no GPS. O que fiz basicamente foi recalibrar fora de casa, pra garantir que nao teria nenhum objeto magnetico ou metalico proximo (com excessao do titanio na minha perna
), e funcionou legal.. talvez algo em casa estivesse atrapalhando a calibracao da bússola.
Abracos, e obrigado pelos comentários.
Abracos, e obrigado pelos comentários.