Pessoal
Testei isso várias vezes e sempre trouxe bons resultados.
Quer aumentar a acurácia do seu GPS? então siga esses passos:
1-Descubra um ponto qualquer de coordenadas conhecidas, de preferência um marco geodésico. Como descobrir? Tem no site do IBGE e nos órgãos que trabalham com mapas, com secretarias de transporte, meio ambiente, agricultura, dentre outros, a informação é gratuita.
2-Vá ao marco geodésico e coloque o seu GPS de navegação.
3-Veja a variação entre as coordenadas desse marco e as do seu GPS.
4-Toda vez, nesse dia, que você for marcar um ponto, de acordo com a variação do dia, acrescente ou diminua as coordenadas do seu GPS.
EXEMPLO: você foi a um marco de coordenadas UTM 600.000 e 9.750.000, e no seu aparelho as mesmas foram 600.050 e 9.749.070; então nesse dia, toda vez que marcar as coordenadas, alterarás as coordenadas para -50 e +30 respectivamente.
Isso não substitui os GPS topográficos e geodésicos, no entanto, aumenta a acurácia do seu receptor!
Aumentar a acurácia do GPS
Aumentar a acurácia do GPS
[]s
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
02° 32' 12,9" S / 44° 06' 45,1" W (SAD 69)
GPS GARMIN Etrex Camo 2.2
VISITE O MARANHÃO!!!
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
02° 32' 12,9" S / 44° 06' 45,1" W (SAD 69)
GPS GARMIN Etrex Camo 2.2
VISITE O MARANHÃO!!!
- rodrigodemarque
- Contato:
Re: Aumentar a acurácia do GPS
Fiz conforme você explicou e o resultado foi interessante...
Primeiro procurei por marcos geodésicos e descobri que há muitos aqui na cidade de São Paulo, dispersos por toda a capital.
No link abaixo dá pra vc escolher a região (zona norte, zona leste...etc) e depois clicar sobre o marco geodésico em questão pra saber muitas...mas muitas informações...desde o equipamento utilizado pra fazer a medição até a margem de erro... que aliás é impressionante (dá ordem de centÃÂmetros).
http://sempla.prefeitura.sp.gov.br/marcos_home.php
Tenho um marco geodésico muito próximo de casa e eventualmente o uso pra calibrar outros instrumentos que tenho...inclusive um relógio da Polar que necessita ter o altÃÂmetro calibrado.
Muito boa a dica...mais uma coisa que aprendi...... E impressionante apesar de passar a pé inúmeras vezes sobre um marco geodésico, nunca tinha reparado nele....
Valeu....
Primeiro procurei por marcos geodésicos e descobri que há muitos aqui na cidade de São Paulo, dispersos por toda a capital.
No link abaixo dá pra vc escolher a região (zona norte, zona leste...etc) e depois clicar sobre o marco geodésico em questão pra saber muitas...mas muitas informações...desde o equipamento utilizado pra fazer a medição até a margem de erro... que aliás é impressionante (dá ordem de centÃÂmetros).
http://sempla.prefeitura.sp.gov.br/marcos_home.php
Tenho um marco geodésico muito próximo de casa e eventualmente o uso pra calibrar outros instrumentos que tenho...inclusive um relógio da Polar que necessita ter o altÃÂmetro calibrado.
Muito boa a dica...mais uma coisa que aprendi...... E impressionante apesar de passar a pé inúmeras vezes sobre um marco geodésico, nunca tinha reparado nele....
Valeu....

60CSx