Meu reino pelas Unidades do tracBack do 76 CSX
-
Meu reino pelas Unidades do tracBack do 76 CSX
Bom dia! Trabalho com estradas e utilizo o GPS 76 CSX para me posicionar no trecho em relação à estaca 0,00. (por exemplo: km 78,4). Ocorre que o meu trecho foi ampliado para mais de 100,00 km e quando passa de 100 km o GPS adota as unidades inteiras (sem decimais) e o que é pior, o metodo de arredondamento faz com que ele marque 100 km até o km 100,5 e daí em diante já passa a marcar 101 e vai passar para 102 na posição do km 101,5. Pergunta: Como eu faço para deixar o visor do tracBack da mesma forma que o odômetro? O odômetro marca até 999,99 o que seria ótimo. Grato
- paulocarvalho
- Contato:
Re: Meu reino pelas Unidades do tracBack do 76 CSX
Desculpa, Otto, mas para que você precisa de uma resolução de 0,1km quando se está a mais de 100km do seu ponto de partida?
Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.
-
Olá! Nas estradas, os registros dos serviços realizados, têm uma determinada posição em relação aos marcos quilométricos (em obras de conserva, ex: km 78,23 ou km 134,37) ou em relação às estacas (a cada 20,00 m quando se trata de obra nova, ex: est.654 + 2,00 m). Há a necessidade de se registrar, na foto do serviço (um bueiro,por exemplo), a posição em relação ao marco quilométrico para efeito de controle de pagamento ou de fiscalização. Eu fotografo a tela do GPS no campo visual da câmera, assim registro as coordenadas da posição do fotógrafo e, na distância do tracback, a posição do serviço ou evento na estrada. O problema está quando o serviço está em uma posição superior a 100 km em relação ao início do trecho, como já citei na mensagem anterior. Se não for dessa forma terá que ser com uma cartela onde se escrevem os dados citados, o que torna moroso o registro. Grato pela atenção.
Usar o odômetro total não resolve?
Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18
-
Não, porque para isso eu teria que, a cada dia, ir no início do trecho para zerar o odômetro ou ainda, digamos que eu vá ao início, zere o odômetro, registre um evento e tenha que registrar outro evento na direção do início (voltando) o odômetro vai continuar aumentando ao passo que o tracback diminui.
- paulocarvalho
- Contato:
Entendi, Otto. Interessante essa funcionalidade. Nesse caso vai ter usar um truque. Vamos usar seu exemplo:
1) No ponto de referência, o início, zere o odômetro;
2) Visita ponto A, odômetro = 120,35 km; anote e zere o odômetro;
3) Visita ponto B, odômetro = 12,17km na direção do início; você vai estar a 120,35km-12,17km do início.
E assim sucessivamente, sem precisar ficar voltando ao início sempre. Você vai ter que manter um registro de todos os seus deslocamentos para saber a que distância está do início. Os deslocamentos se afastando do início têm sinal positivo e os deslocamentos que vão em direção ao início têm sinal negativo:
+120,35
-12,17
+6,05
+17,96
-29,33 ----> para saber onde você está em relação ao início, basta somar esses valores.
É claro que esse procedimento tem que ser feito com atenção para você não perder o rastro. O ideal é que o GPS usado para esse acompanhamento só seja empregado nesse trabalho, evitando usá-lo em outros trabalhos.
1) No ponto de referência, o início, zere o odômetro;
2) Visita ponto A, odômetro = 120,35 km; anote e zere o odômetro;
3) Visita ponto B, odômetro = 12,17km na direção do início; você vai estar a 120,35km-12,17km do início.
E assim sucessivamente, sem precisar ficar voltando ao início sempre. Você vai ter que manter um registro de todos os seus deslocamentos para saber a que distância está do início. Os deslocamentos se afastando do início têm sinal positivo e os deslocamentos que vão em direção ao início têm sinal negativo:
+120,35
-12,17
+6,05
+17,96
-29,33 ----> para saber onde você está em relação ao início, basta somar esses valores.
É claro que esse procedimento tem que ser feito com atenção para você não perder o rastro. O ideal é que o GPS usado para esse acompanhamento só seja empregado nesse trabalho, evitando usá-lo em outros trabalhos.
Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
- paulocarvalho
- Contato:
Alternativamente, você pode baixar os tracklogs num computador e usar o Trackmaker para fazer as tomadas de distância, bastando apenas registrar no GPS os pontos dos eventos, o que pode ser menos propenso a erro do que o método de dead recon que descrevi acima.
Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
-
Oi, Paulo! Acredito que não me fiz entender corretamente. Voce tem razão, esse metódo funciona para que eu saiba onde estou, mas não funciona como registro. Quando eu disse que fotografo a tela do GPS junto com o evento na estrada é para que alguns dias depois eu abra a foto e no GPS que também aparece na foto eu possa ler a posição em que aquela foto foi tirada em relação aos km da estrada. O ideal é que três dados apareçam na tela do GPS que está na foto: a localização UTM, a posição em km e a data. A localização está facil, a data eu posso aplicar com um programa específico, só me falta a posição. Abç
- paulocarvalho
- Contato:
Otto, na tela do computador de viagem (trip computer) você pode colocar os campos que quiser variando em quantidade de 1 a 8. Não tenho o 76, mas o 60 que tem uma interface similar.
Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
Tudo isso poderia ser resolvido com um Oregon 550...
-
Existe a obrigação legal ou contratual de se tirar uma foto, e dos dados aparecem na foto?
Se não existe, basta criar um waypoint em cada ponto de serviço/evento, e depois obter os dados completos transferindo tudo para um netbook/notebook.
O tracklog do 76CSx precisa estar ativado: http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=30&t=308
Se não existe, basta criar um waypoint em cada ponto de serviço/evento, e depois obter os dados completos transferindo tudo para um netbook/notebook.
O tracklog do 76CSx precisa estar ativado: http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=30&t=308
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.