Problemas com garmin 1490 - Tela está doida, não responde...

Mensagem
Autor
jasgrafica

Re: Problemas com garmin 1490 - Tela está doida, não respond

#21 Mensagem por jasgrafica »

Pois é, pessoal,
O mutirão deverá resolver o problema, a não ser que seja hard mesmo.

E aí, Ulisses, reporta o que está havendo... e não faça nada por conta própria ainda, siga as dicas.

[]s

Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

Ulisses_26

#22 Mensagem por Ulisses_26 »

Jasgrafica e batedor

Ja exlui os 2 arquivos (gmapprom.sum e o 006D135900.gpi) e + a pasta toda JCV oculta , desliguei e reiniciei ele, e nada. :/ A mesma coisa... :/
Eu exclui e religuei o aparelho e nada. Dps eu pluguei denovo no PC pra ver se tinha excluído mesmo e realmente tava tudo excluido...
Com excessão disso que eu fiz (a exclusao da pasta e dos 2 arquivos) a pasta system está a mesma coisa que antes, com todos os outros arquivos de antes tambem.

OBS: a respeito do sd card, fui ver pa comprar hj e irei comprar amanha já, mas qual mesmo a capacidade que poss comprar que ele vai aceitar?? 4 GB ?? é isso mesmo?
pois o aparelho nao veio com manual de fabrica completo.:/
Outra coisa, se por um acaso for problema de hardware mesmo, eu nao estaria gastanto grana a toa ao comprar esse cartao de memoria? pois se o problema for hardware e nao software, é necessário mesmo eu comprar o cartao mesmo assim?

Obrigado Ivan
Eu tava pensando..., e se eu por acaso colocar TODO o conteúdo do Gps do ivan no meu, menos os mapas de outros países (se ele tiver no caso né), pois somente o do brasil me importa.
O que vcs acham ?? apenas seria uma substituição de 100% do conteudo, será que daria certo ??

abcss

jasgrafica

#23 Mensagem por jasgrafica »

Ulisses,
Cada aparelho tem um ID [código de identificação] próprio. Uma espécie de número de série. E esse número deve estar gravado numa eprom do hardware dele.
Então a princípio qualquer arquivo que for transferido de outro modelo ['igual'], se este arquivo estiver de alguma maneira atrelado ao ID, não iria funcionar
em outro aparelho [p/exemplo um mapa original - vc tem que fornecer à Garmin o ID para receber um arquivo .UNL baseado nesse ID para desbloquear o mapa.]
Outros arquivos que não dependam do ID funcionariam. Mas resta saber que arquivos precisam e quais não precisam do ID... Esse é o problema.

E até agora tentamos resolver algum problema relativo ao software reconhecer mapas e arquivos que foram instalados nele. Um forte candidato seria o .gpi, mas
não era só ele. Perguntaria eu aos amigos do mutirão se fosse feito um backup do arquivo GUPDATE.GCD, deletá-lo e depois fazer nova atualização pelo
WebUpdater adiantaria alguma coisa, pois já li alguma vez no fórum uma dica nesse sentido. O webupdater geraria um novo GUPDATE.GCD automaticamente.
Seria a detonação de mais um cartucho antes de condenar o hardware. [O gupdate.gcd mantém o registro das atualizações realizadas no GPS].

Amigo Ulisses, está ficando complicada a coisa. Aguarde uma resposta sobre o dito acima. No final, se nada der certo, tem que procurar mesmo um serviço
autorizado Garmin ou um que seja conhecido como multimarcas e eficiente. Como disse o Batedor anteriormente, até um mau-contato devido a eventual queda
ou oxidação natural pode estar dando essa confusão toda...

Quanto ao cartão microSD: ele serviria para qualquer outro aparelho, não ficaria sendo uma compra desnecessária.

[]s

Garmin Nuvi 3760

Batedor

#24 Mensagem por Batedor »

Ulisses, acho que está mais do que visto que o problema não é de software ou Sistema. Aposto uma gelada + uma porção de batatas fritas como é hardware. Leve logo numa autorizada, como sugeristes. Depois que ele retornar "restabelecido", aí você compra um cartão. E não precisa muita grana não. Com 50 Dilmas compra um de 4 gigas e sobra muito trôco...

Abs.

jasgrafica

#25 Mensagem por jasgrafica »

Ainda há pouco tinha feito um consulta ao tio Google sobre 'conserto GPS Garmin': apareceram trocentas 'autorizadas'.
Aí em Sampa devem estar as melhores...

[]s

Garmin Nuvi 3760

Ulisses_26

#26 Mensagem por Ulisses_26 »

É pessoal...

Desde já agradeco a todos pela paciencia e boa vontade.

Mas infelizmente tive mesmo que mandar meu gps pra uma assistencia técnica autorizada garmin.

Li bastante a respeito e tem bastante gente falando bem do lugar que eu mandei. Mandei ele hj por sedex lá pra uma assistencia técnica de Santa Catarina.

Dentro de alguns dias eles me responderão e me enviarão tudo certinho, o que está acontecendo, a causa, o valor do conserto, etc... enfim eles vao mandar um laudo completo e detalhado.

Após isso, pensarei bem se vou consertá-lo ou não. Porque se ficar mto caro o preço do conserto, pesquisarei e comprarei outro gps bem mais em conta e talvez ate outra marca, seila tom tom, mio... etc..

daí tmb com ctz pedirei a opinioes de voces, que alias é muito util.

Quando vier o resultado, postarei aqui.

Obrigado a todos..

abcss

Ulisses_26

#27 Mensagem por Ulisses_26 »

Ola Amigos Batedor, Jasgráfica, Ivan e Outros... Saudações

Novamente estou aqui com meu garmin 1490t.

Pois é.. não teve jeito, precisei mesmo enviar pra assistência técnica autorizada garmin em concórdia/SC.

De um jeito ou outro, e não sei como, estragou o processador que faz a leitura e mapeamento da tela touch screan.
No total com o frete gastei 260,00 reais pra consertá-lo, e acredito que valeu a pena, por ser um aparelho mto bom.
Ele chegou ontem em casa, pois todo o processo desde a entrada na banca de orçamento, até me responderem, até eu autorizar, eles efetuarem o conserto e chegar de volta pra mim, demorou mesmo, praticamente 1 mes.
Por ter chegado ontem ainda nao deu tempo de usá-lo direito, mas pelo que vi parece que ele não está reconhecendo radares. Deve ser aquele arquivinho que está faltando.
Mas isso é o de menos pois antes de enviá-lo fiz todo o backup completo no meu PC e dps vou voltar esse arquivo. (espero que funcione)

Agora só estou achando meio estranho uma coisa, essa manha eu coloquei ele no PC atraves do cabo usb,(ativei o windows pra ver pastas ocultas e de sistema) e meu antivirus (kaspersky licenca paga) detectou alguns virus e foi "eliminando", excluindo automaticamente a maioria das pastas que ele havia reconhecido como cavalo de tróia, deixando assim apenas 3 arquivos, inclusive reconheceu virus tmb no autorun.inf. Bom daí pensei " deixa que ele apague tudo e dps eu volto todo o backup". Porem nem precisou porque apenas esses 3 arquivos estão fazendo tudo normalmente.
Pelo menos pelo pouco que usei e mexi nele, aparentemente está tudo normal, funcionando 100%. Apenas o lance dos radares, que como eu disse ele não deve estar reconhecendo.

Mas fora isso ta mto bom o aparelho.
Só estou achando estranho isso, tudo funcionando normal com apenas 3 arquivos e pastas.
OBS: eu nao me lembro agora exatamente quais são esses arquivos e o tamanho deles, mas sei que tem 1 arquivo compactado .zip e tem bastante memória livre disponivel.
Dps irei postar os nomes, extensões e tamanho desses arquivos, etc

Obrigado pessoal, é bom estar novamente aqui compartilhando informações.
abcss a todos

jasgrafica

#28 Mensagem por jasgrafica »

Ulisses,
Bem vindo de volta.
Quanto aos arquivos de alerta [extensão .gpi] não recoloque os que estavam nele. Experimente baixar os alertas do site tracksource - de preferência já no
formato .gpi - ou alguma versão zipada que resulte nos arquivos .gpi. [Existem outros sites que fornecem os arquivos de alerta também].
Esses arquivos deverão ir para o microSD card, pasta POI. É importante só gravar coisas no cartão - vc já deve ter comprado um, certo?

Para mais segurança e informação, vale a pena dar uma lida no tutorial: http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=318&t=48102
Não custa nada, só uma leitura atenta para te dar mais segurança no manuseio do aparelho.

Procure não fazer por enquanto alguma mexida por sua conta. Pergunte o que quer que a galera responde.
Se puder, vá em configurações...meus mapas e informe quais os mapas que estão no GPS.

Aconselho. agora que ele está funcionando, repetir o procedimento de backup para o PC, por garantia. Não use os arquivos anteriores do primeiro backup.
Sabe-se lá se estariam também infectados, né?

[]s

Garmin Nuvi 3760

jasgrafica

#29 Mensagem por jasgrafica »

... Em tempo...
Que arquivo .zip é esse que está no aparelho? Não deveria existir nenhum .zip - não seria reconhecido mesmo.

[]s

Garmin Nuvi 3760

Batedor

#30 Mensagem por Batedor »

Ulisses_26, vírus num Garmin? Prá mim isso, até agora, equivaleria a "cabeça de bacalhau"... não existe. Certamente foram falsos positivos acusados pelo seu Antivírus. Compare (apena compare...) com o seu backup original, e identifique quais seriam os arquivos atualmente "faltantes", e , se possível, relacione-os aqui para termos uma noção do quê, exatamente, foi apagado pelo AV.

Abs.

Ulisses_26

#31 Mensagem por Ulisses_26 »

Jasgrafica, obrigado pelo tuto, até já imprimi mas ainda nao li, pois comprei o cartao de memoria sd pela net, só estou esperando chegar, creio que logo chegue, daí sim vou fazer todo esse procedimento com mais tranquilidade.

Batedor e Jasgrafica,

Na verdade eu não sei o porquê, mas meu PC desktop (que usa o antivirus kaspesrky) e que excluiu vários arquivos e pastas, só esse PC que estava enxergando esses 3 arquivos que são estes: .volumeIcon.icns, D143400.zip e o nuvi_drive.ico
Ele enxergava apenas esses 3 mesmo com a opção de ver arquivos e pastas ocultos e de sistema ativada.

Bom, eu então coloquei o gps no meu notebook (que tem o antivirus Mcafee security) e que tambem detectou 2 cavalos de tróia e excluiu. Eu consegui pegar apenas o nome de um, que é o "Generic.dx" que estava no arquivo infectado E:\ctmon.exe dentro do gps.

Outra coisa que percebi, o GPS até detecta alguns radares, mas creio que deva estar bem desatualizado.

Após ele detectar e apagar esses 2 cavalos de troia, meu notebook então está vizualizando normamlente todas as outras pastas que estão ocultas e que são:

Conteúdo da raiz do gps
-------------------------
.System
Garmin
GPX
help
JPEG
Keyboards
MAP
POI
Text
Vehicle
Voice
===============
.VolumeIcon.icns
D143400.zip
nuvi_drive.ico

Aqui vai também o conteúdo das pastas e o tamanho dos respectivos arquivos que eu achei mais importante postar. Está exatamente como abaixo:

--------------------------------------
Pasta MAP

GMAPSUP2.img --> 203.525 KB
gmpsupp.img --> 733.088 KB
gmapsupp.sum --> 1 KB

------------------------------------------------
Pasta POI

alertas_bip_lombada_v11.09.07 --> 3.535 kb
alertas_bip_pedagio_v11.09.06 --> 181 kb
alertas_bip_perigo_v11.09.06 --> 366 kb
alertas_bip_policia_v11.09.06 --> 419 kb
alertas_bip_radar_v11.09.07 --> 3.697 kb
alertas_bip_rmovel_v11.09.06 --> 2.749 kb
TravelGuide --> 5.437 kb

Pasta .System

Diag
EULA
ExData
Logs
RemoteSW
sqlite
==============
fs_image.ver --> 1 kb
gmapbmap.img --> 49.824 kb
gmapbmap.sum --> 1 kb
gmaptz.img --> 582 kb
gmaptz.sum --> 1 kb
GUPDATA.GCD --> 16.148 kb
Locales.xml --> 77 kb
TrafficProvider.xml --> 258 kb

Batedor

#32 Mensagem por Batedor »

Ulisses_26, seus arquivos estão OK, apenas preste atenção nos apontamentos feitos em cor azul. Nas pastas marcadas em vermelho, você pode excluir, se assim o desejar, todos os arquivos que não sejam em Português ou Inglês, pois são desnecessários ao nosso pequeno mundo...
Conteúdo da raiz do gps
.System
Garmin
GPX
help
JPEG
Keyboards
MAP
POI
Text
Vehicle
Voice
===============
.VolumeIcon.icns
D143400.zip
nuvi_drive.ico

Pasta MAP

GMAPSUP2.img --> 203.525 KB
gmpsupp.img --> 733.088 KB
gmapsupp.sum --> 1 KB

(1)-Embora esses arquivos de mapa funcionem assim como estão, o ideal, nessa pasta MAP - propriedade exclusiva dela - é que os arquivos tenham o nome_do_mapa.img, pois facilita na identificação, ao invés de usar o nome padrão "gmapsupp.img".
Exemplos de nomes de arquivos de mapas na pasta MAP: "AutoGuia_3.05.img", "CNBR_2012.40.img", "TRC_12.02.img", "Mapear_9.6.img" e assim por diante...

(2)-O arquivo "gmapsupp.sum" pode ser deletado

(3)-Esse arquivo GMAPSUP2.img, a qual mapa corresponderia? Seria alguma versão mais antiga do CNBR?

(4)-O tamanho do arquivo "gmapsupp.img" (733 MB) me faz supor que se trate de um "pacotão" de mapas, existindo o risco, se assim for, de haver duplicidade de mapa com aquele que consta como "GMAPSUP2.img". Quando o modelo de Nuvi (como os nossos 1490T) suporta a pasta MAP, não há mais a necessidade de se usar "pacotões", pois essa pasta admite, limitado à capacidade da memória interna ou do cartão (preferencialmente), tantos mapas quantos queira colocar

Pasta POI

alertas_bip_lombada_v11.09.07 --> 3.535 kb
alertas_bip_pedagio_v11.09.06 --> 181 kb
alertas_bip_perigo_v11.09.06 --> 366 kb
alertas_bip_policia_v11.09.06 --> 419 kb
alertas_bip_radar_v11.09.07 --> 3.697 kb
alertas_bip_rmovel_v11.09.06 --> 2.749 kb
TravelGuide --> 5.437 kb

Esses arquivos de alerta estão, de fato, muito antigos (Set/2011), considerando que se encontram com facilidade atualizações mensais e em alguns casos, até diárias.
Deves deletar todos (menos o TravelGuide, se assim o desejar) e colocar novos.

Pasta .System

Diag
EULA
ExData
Logs
RemoteSW
sqlite
==============
fs_image.ver --> 1 kb
gmapbmap.img --> 49.824 kb
gmapbmap.sum --> 1 kb
gmaptz.img --> 582 kb
gmaptz.sum --> 1 kb
GUPDATA.GCD --> 16.148 kb
Locales.xml --> 77 kb
TrafficProvider.xml --> 258 kb
Forte abraço.

Ulisses_26

#33 Mensagem por Ulisses_26 »

Batedor

Ok. Ja exclui então vários arquivos de outros idiomas das pastas citadas em vermelho (pra liberar um pouco mais de espaço).

Já deletei o gmapsupp.sum

Realmente o arquivo GMAPSUP2.img de 203 MB se refere ao mapa "Mapear v9.40 Mapas Eletronicos Argentinos" (vi essa e outras informações nas configurações do gps)

Já o arquivo gmapsupp.img se refere aos mapas "TRC Brasil 11.08, CN South America NT 2012.20 e Autoguiagps v2.39 2011". Acredito mesmo que esses tres estavam desatualizados.
Na verdade qual a vantagem em ter um pacotão desses com tres mapas diferentes ? Mapa da Argentina e da America do sul... nossa.. Nem penso em usá-los, pelo menos não por enquanto rs.
Quando existe um pacote desses com varios mapas instalados, (eu sei que existe a opçao de marcar e desmarcar pra eu selecionar ou não o mapa que desejo habilitar), mas quando está habilitado todos os mapas, como o gps faz com todos esses mapas ?? Ele usa um por vez ? ou une todos de uma só vez procurando fazer uma junção e apresensta tudo na tela... ? Me surgiu essa duvida...

Bom.. referente ao sd card, fiz o deposito hoje e provavelmente irá chegar só semana que vem, mas por enquanto estou fazendo tudo e usando tudo na propria memoria dele, prestando bastante atenção é claro.
Depois que o cartão de memoria chegar, como devo fazer com todas as pastas ?? Eu apenas devo copiá-las todas do mesmo jeito que está na raiz do gps ? Ou apenas algumas pastas específicas que vão no sd card (por exemplo MAPS). ? E se tiver pastas repetidas e identicas na memoria do gps e no sd card não vai dar conflito?

Eu dei uma lida rápida nas dicas do http://www.tracksource.org.br/ e usando o Mapsource ja atualizado, eu baixei a ultima versão do mapa "TRC-Brasil_v1202.exe" de 212 MB , instalei ele no mapsource e atualizei o gps.
Com o mapa instalado, selecionado e aberto no Mapsource, eu selecionei todo o mapa do Brasil (todos os estado e cidades) não tirei nada, e apenas cliquei em "enviar para dispositivo", e então ele fez corretamente todo o procedimento de atualização.
Agora quando vou nas configurações do gps, não existe mais "pacotão" nenhum de mapas estrageiros e desatualizados, está simplismente o mapa TRC-Brasil_v1202, renomeado tambem dentro da pasta MAPS. Esse processo de atualizacao automaticamente deletou os outros mapas antigos e desnecessários.

Agora aparentemente está tudo ok e funcionando numa boa.

Apenas os radares e pontos de interesse, etc, que eu ainda não consegui atualizar pelo MAPsource. Já fiz o download de todos eles atualizados no proprio site do tracksource.
Minha duvida é: Posso simplismente apenas substituir (copiar e colar) todos os arquivos desatualizados da pasta POI por esses novos que puxei, direto pelo windows explorer, ou devo do mesmo modo que atualizei o mapa, obrigatoriamente fazer esse processo usando o mapsource?

Obrigado

jasgrafica

#34 Mensagem por jasgrafica »

Ulisses,
O MapSource não tem nada a ver com os alertas. Ele só opera a nível de mapas mesmo. E gera sempre um gmapsupp.img que substituirá qualquer anterior.

Os alertas, depois de descompactados, devem ficar alojados na pasta POI [no seu caso, internamente]. Quando for copiar os novos POIs [arquivos .gpi] é
aconselhável antes deletar os existentes, para não dar conflitos/repetições.
Até agora vc deu sorte operando direto na memória do aparelho. Mas busque logo usar um cartão, é muito mais seguro.

Quanto a vários mapas [pacotão] ou mesmo mapas independentes [na pasta Map do cartão] só se deve deixar UM deles ativado por vez.

[]s

Garmin Nuvi 3760

Ulisses_26

#35 Mensagem por Ulisses_26 »

Jasgrafica, obrigado

Agora deu certo.

É realmente é só copiar e colar mesmo os arquivos .gpi dentro da pasta POI.

É que eu tinha feito isso tambem antes, mas com os arquivos que eu havia baixado do proprio tracksource.
Eu havia copiado tudo certinho, mas eles nao estavam funcionando direito, seila porque, achu que deve ser pq estavam com nomes muito extensos, só pode ser isso. O GPS não falava nada, e nao indicava direito, e mesmo com a opcao de "POIs personalizados"
ATIVADA nas configuracoes do aparelho.

Agora puxei de outro site ae pela internet, tds esses POIS e tmb atualizados, com o nome bem menor, por exemplo:
Pedagios.gpi
Policia Rodoviaria.gpi
quebra molas.gpi
etc etc...

agora parece que esta funcionando direitinho, e ja coloquei a versao do mapa TRC-Brasil_v1202, acredito que deva ser a ultima.

Ta redondinho o aparelho, nota 10 :)

Dps que chegar o micro sd card, ai eu procuro nos topicos corretos relacionado a instalacao e utilizacao desse cartao, se eu tiver alguma duvida, ou crio outro topico com tal assunto relacionado.

Mais uma vez um "muito Obrigado" a todos voces que me ajudaram e sempre tiveram paciencia.

Jasgrafica, Batedor, Ivam, etc...

Valeu mesmo...

abcss a todos...

jasgrafica

#36 Mensagem por jasgrafica »

'tamos aí.

Ps: veja a observação sobre atualizar os POIs - deletar os anteriores para não dar conflito, ok?

[]s

Garmin Nuvi 3760

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”