Acessar Windows CE no Foston 430N
-
Acessar Windows CE no Foston 430N
Olá,
Gostaria de compartilhar uma forma que descobri para acessar o Windows CE. Testei no Fostong 430N, talvez funcione em outros GPSs com algumas adaptações:
1- Na raiz do meu GPS tem um arquivo chamado NaviPath.txt que contem a link do navegador que será chamado. O Conteúdo é o seguinte:
1
"\ResidentFlash\PINGO\IGO8.exe"
Faça um backup desse arquivo.
Mude o conteudo para:
1
"\Windows\explorer.exe"
Depois dessa mudança, se voce rodar o link do navehador j;a vai aparecer o botão start do Windows CE.
O programa do menu do GPS ainda vai continuar rodando, então vc não poderá ver o desktop do CE. Para ver o desktop, baixe um programa free chamado Process Explorer e mate o processo que roda o menu, que se chama PVShell.exe. Um outro processo que fica aberto e pode ser matado(opcional) é o PlayWave.exe.
Para rodar o Process Explorer vai ser fácil quando voce tiver rodado o Windows CE. É só ir no menu Start, Programs, Windows Explorer, ir até aonde voce copiou o process explorer(PE.exe) e clicar duas vezes no arquivo. É o procedimento normal de abrir arquivos no Windows.
Uma outra dica: Se voce souber programar, pode desenvolver aplicações no Visual Studio 2005/2008 para Smart Device e rodar no GPS que funciona. Só tem que escolher a .Net Framework 2.0 quando cria o projeto. Depois é só copiar o executavel gerado para o GPS e rodar.
Isso abre bastante possibilidades de rodar outros programas de Windoes CE no GPS. Tem Office para esse GPS(word/excel/powerpoint) que rodou certinho no meu GPS também.
Abs,
Paroli
Gostaria de compartilhar uma forma que descobri para acessar o Windows CE. Testei no Fostong 430N, talvez funcione em outros GPSs com algumas adaptações:
1- Na raiz do meu GPS tem um arquivo chamado NaviPath.txt que contem a link do navegador que será chamado. O Conteúdo é o seguinte:
1
"\ResidentFlash\PINGO\IGO8.exe"
Faça um backup desse arquivo.
Mude o conteudo para:
1
"\Windows\explorer.exe"
Depois dessa mudança, se voce rodar o link do navehador j;a vai aparecer o botão start do Windows CE.
O programa do menu do GPS ainda vai continuar rodando, então vc não poderá ver o desktop do CE. Para ver o desktop, baixe um programa free chamado Process Explorer e mate o processo que roda o menu, que se chama PVShell.exe. Um outro processo que fica aberto e pode ser matado(opcional) é o PlayWave.exe.
Para rodar o Process Explorer vai ser fácil quando voce tiver rodado o Windows CE. É só ir no menu Start, Programs, Windows Explorer, ir até aonde voce copiou o process explorer(PE.exe) e clicar duas vezes no arquivo. É o procedimento normal de abrir arquivos no Windows.
Uma outra dica: Se voce souber programar, pode desenvolver aplicações no Visual Studio 2005/2008 para Smart Device e rodar no GPS que funciona. Só tem que escolher a .Net Framework 2.0 quando cria o projeto. Depois é só copiar o executavel gerado para o GPS e rodar.
Isso abre bastante possibilidades de rodar outros programas de Windoes CE no GPS. Tem Office para esse GPS(word/excel/powerpoint) que rodou certinho no meu GPS também.
Abs,
Paroli
Re: Acessar Windows CE no Foston 430N
Olá Paroli!
Estou tentando seguir as suas dicas mas não estou conseguindo, você poderia me ajudar?
no meu encontrei um arquivo chamado Shell
com o seguinte:
\SDMMC\pingo\iGO8.exe
acredito ser o arquivo equivalente ao seu.
Fiz a alteração que você recomendou e nada aconteceu. Você poderia me ajudar?
Onde baixo o arquivo que você mencionou? como faço para executar este arquivo e matar o processo que você falou?
Grato,
Wyllian
Estou tentando seguir as suas dicas mas não estou conseguindo, você poderia me ajudar?
no meu encontrei um arquivo chamado Shell
com o seguinte:
\SDMMC\pingo\iGO8.exe
acredito ser o arquivo equivalente ao seu.
Fiz a alteração que você recomendou e nada aconteceu. Você poderia me ajudar?
Onde baixo o arquivo que você mencionou? como faço para executar este arquivo e matar o processo que você falou?
Grato,
Wyllian
-
Olá Wyllian,
No meu também tem o mesmo arquivo Shell com as mesmas configurações e realmente nao adianta mudar esse arquivo, nao sei pra que ele serve.
Voce pode tentar fazer o seguinte:
1- Crie um arquivo chamado NaviPath.txt no diretório raiz do seu GPS, no mesmo lugar que está o Shell.ini.
2- Copie as linhas abaixo para dentro do arquivio, sem deixar linhas em branco no inicio(nao sei se vai fazer diferença ou não):
1
"\Windows\explorer.exe"
E isso, quando vc tentar entrar no navegador já deve aparecer a barra de baixo do windows.
O link para baixar o process explorer é
http://rap*idsh*are.com/files/27668544/pexplore.zip.html
(tirar os *)
Sds,
Paroli
No meu também tem o mesmo arquivo Shell com as mesmas configurações e realmente nao adianta mudar esse arquivo, nao sei pra que ele serve.
Voce pode tentar fazer o seguinte:
1- Crie um arquivo chamado NaviPath.txt no diretório raiz do seu GPS, no mesmo lugar que está o Shell.ini.
2- Copie as linhas abaixo para dentro do arquivio, sem deixar linhas em branco no inicio(nao sei se vai fazer diferença ou não):
1
"\Windows\explorer.exe"
E isso, quando vc tentar entrar no navegador já deve aparecer a barra de baixo do windows.
O link para baixar o process explorer é
http://rap*idsh*are.com/files/27668544/pexplore.zip.html
(tirar os *)
Sds,
Paroli
Já estou a 3 dias quebrando a cabeça e não tem jeito de entrar no bendito win ce desse foston. Já vasculhei a net e nada. Será que tem alguém aí capaz de fazer esse milagre?
Olá Paroli!
Agora deu certo, Valew cara, Muito bom!
Para eu encontrar o arquivo NaviPath.txt eu tive que executar o comando "attrib -h -r -s -a" np Prompt da Unidade G: (no caso do Meu)
Após, o arquivo NaviPath.txt fica visível e pode ser alterado.
Porém algumas tarefas parecem ser bloqueadas. Por exemplo, redimensionar as janelas ou acessar qualquer menu File. Você sabe como permitir estas tarefas?
O Arquivo Process Explrorer (PE.EXE) também não funciona estaria bloqueado? ou seria problema de versão? A versão do Windows CE aqui é o 6.0
Grato,
Wyllian
Agora deu certo, Valew cara, Muito bom!
Para eu encontrar o arquivo NaviPath.txt eu tive que executar o comando "attrib -h -r -s -a" np Prompt da Unidade G: (no caso do Meu)
Após, o arquivo NaviPath.txt fica visível e pode ser alterado.
Porém algumas tarefas parecem ser bloqueadas. Por exemplo, redimensionar as janelas ou acessar qualquer menu File. Você sabe como permitir estas tarefas?
O Arquivo Process Explrorer (PE.EXE) também não funciona estaria bloqueado? ou seria problema de versão? A versão do Windows CE aqui é o 6.0
Grato,
Wyllian
-
Wyllian,
Legal que funcionou, esse fim de semana eu tentei um processo similar em um GPS Oragne e também funcionou.
Também nao consigo redimensionar as janelas porque a parte de baixo está fora da tela. Mesmo que conseguissemos, acho que quando desligassemos o GPS as configuracoes default voltariam porque está tudo em ROM.
Se descobrir como corrigir o tamanho das janelas me avisa.
Para mim o resto está funcionando, eu abro o Windows Explorer e navego pelas pastas sem problemas. O Menu file funciona normalmente. O PE.exe abre sem problemas, se vc quiser me manda seu email que eu te passo o arquivo que eu estou usando.
O meu windows CE também é 6.0.
Sds,
Paroli
Legal que funcionou, esse fim de semana eu tentei um processo similar em um GPS Oragne e também funcionou.
Também nao consigo redimensionar as janelas porque a parte de baixo está fora da tela. Mesmo que conseguissemos, acho que quando desligassemos o GPS as configuracoes default voltariam porque está tudo em ROM.
Se descobrir como corrigir o tamanho das janelas me avisa.
Para mim o resto está funcionando, eu abro o Windows Explorer e navego pelas pastas sem problemas. O Menu file funciona normalmente. O PE.exe abre sem problemas, se vc quiser me manda seu email que eu te passo o arquivo que eu estou usando.
O meu windows CE também é 6.0.
Sds,
Paroli
Bacana essas dicas pessoal. Vou tentar fazer o mesmo.
Voces conseguiram instalar algum jogo?
Voces conseguiram instalar algum jogo?
Æ galera estou indo comprar meu Foston 430N o que eu gostaria de saber é se eu consigo instalar o MIOPOCKET nele!
Eu tinha um GPS da QSTEC e consegu;i instalar porém alguns atalhos não funcionavam...
No foston roda de boa?
Abraço
Eu tinha um GPS da QSTEC e consegu;i instalar porém alguns atalhos não funcionavam...
No foston roda de boa?
Abraço
-
Oi Manollo,
Eu nao tentei baixar, só rodei os que vem dentro do IGO Amigo e rodou...
Sds,
Carlos
Eu nao tentei baixar, só rodei os que vem dentro do IGO Amigo e rodou...
Sds,
Carlos
Beleza Carlos, valew!!
Mais uma perguntinha: qual versão de Office vc instalou? Não achei uma versão de openoffice especifica para plataforma CE, vc tem algum?
Enfim, baixei uma para Windows e, apesar de não especificar que é compatível, vou tentar instalar. Depois conto o que deu.
Abraços!
Mais uma perguntinha: qual versão de Office vc instalou? Não achei uma versão de openoffice especifica para plataforma CE, vc tem algum?
Enfim, baixei uma para Windows e, apesar de não especificar que é compatível, vou tentar instalar. Depois conto o que deu.
Abraços!
-
No meu caso alterei o arquvico mencionado, mas depois disso o navegador nao acha mais o caminho para ser executado.
O que devo fazer para fazer ele funcionar ?
O que devo fazer para fazer ele funcionar ?
-
Olá Marcelo,
Sobre o navegador, voce deve abrir o windows explorer, ir até o folder do navegador e rodar ele manualmente. Ou, colocar novamente o link do navegador no squivo que vc alterou, isso vai restaurar a configuraçao que vc tinha antes.
SObre o office, instalei o SoftMaker Office 2008.
[]s
Paroli
Sobre o navegador, voce deve abrir o windows explorer, ir até o folder do navegador e rodar ele manualmente. Ou, colocar novamente o link do navegador no squivo que vc alterou, isso vai restaurar a configuraçao que vc tinha antes.
SObre o office, instalei o SoftMaker Office 2008.
[]s
Paroli
-
Ola nao consigo fazer aparecer o arquivo navipath.txr de jeito nenhum algum poderia me ajudar?
Para quem não conseguir acessar o arquivo Patch.txt, é bem simples.
Maneira mais facil para qualquer Sistema Operacional, seja wi xp, seven etc.
Primeiramente abra ajuda e suporte do windows, digite na opção procurar exibir arquivos ocultos e clic em procurar.
Dai é só procurar opções de pasta, a seguir modo de exibição, e na guia pastas e arquivos ocultos clicar em mostrar pastas e arquivos ocultos, de aplicar e pronto.
o arquivo patch irá aparecer no seu gps.
quando terminar de fazer as modificações, voltar novamente em opções de pasta e desfazer a operação clicando em ocultar pastas e arquivos ocultos, se não iram aparecer vários arquivos do windows, e que por engano poderam ser apagados.
abraço a todos.
antes de qualquer pergunta, prestem atenção e leiam tudo muito bem.
duvidas
podem perguntar 
Maneira mais facil para qualquer Sistema Operacional, seja wi xp, seven etc.
Primeiramente abra ajuda e suporte do windows, digite na opção procurar exibir arquivos ocultos e clic em procurar.
Dai é só procurar opções de pasta, a seguir modo de exibição, e na guia pastas e arquivos ocultos clicar em mostrar pastas e arquivos ocultos, de aplicar e pronto.
o arquivo patch irá aparecer no seu gps.
quando terminar de fazer as modificações, voltar novamente em opções de pasta e desfazer a operação clicando em ocultar pastas e arquivos ocultos, se não iram aparecer vários arquivos do windows, e que por engano poderam ser apagados.
abraço a todos.
antes de qualquer pergunta, prestem atenção e leiam tudo muito bem.
duvidas

Olá, amigos. Sou totalmente novo no mundo dos gps, acabei de adquirir um foston fs-500DT. Alguém poderia me dizer se este tuto também serve para o meu aparelho? Se não, poderiam me indicar um link para um tutorial que funcione no fs-500dt?
Tenho uma enorme vontade de colocar o navegador da tomtom pra rodar nele, pois pelo que eu vi ele possui os mapas mais atualizados do mercado.
Um grande abraço a todos,
Tgoalves.
Tenho uma enorme vontade de colocar o navegador da tomtom pra rodar nele, pois pelo que eu vi ele possui os mapas mais atualizados do mercado.
Um grande abraço a todos,
Tgoalves.
alterei o aquivo NaviPath.txt
conforme indicado, porem o gps nao encontra o diretorio \windows\ muito menos o arquivo explorer..
por padrao o arquivo esta assim,
1
"\ResidentFlash\iGO8.exe"
e o shell.ini
\SDMMC\iGO8.3\iGO8.exe
--------
dentro da memoria interna do fs430n esta visivel atraves de conexao usb com o pc, apenas o conteudo da pasta igo8.3.
ou seja,, nao encontra o arquivo explorer. ou permite acessa as pastas do sistema.
gostaria de fazer um backup do firmware deste aparelho, para depois tentar instalar outros navegadores e menus,
como o pezquisa menu e o miopocket.
porem acessar o windows ce do 430n ja seria um bom começo.
fs430n
SiRF Atlas-IV
plataform: 00.5.02 <== isto se refere a wince 5.0???
Ran Size:64mb
p
continuarei na pesquiza, se alguem tiver alguma outra dica.
agradeço desde já.
abraços.
update.
tambem tentei entrar no windows ce atraves do arquivo startwin.exe porem nao ocorre nada. :/
comprei um cartao micro sd e ja estou rodando outros navegadores. (mio, polnav, destinator e p Igo). agora falta o Garmin e o TomTom.
depois descobrir como fazer o menu para multi navegadores (com os icones e talz bunitinho)
ai depois partir pro firmware..
conforme indicado, porem o gps nao encontra o diretorio \windows\ muito menos o arquivo explorer..
por padrao o arquivo esta assim,
1
"\ResidentFlash\iGO8.exe"
e o shell.ini
\SDMMC\iGO8.3\iGO8.exe
--------
dentro da memoria interna do fs430n esta visivel atraves de conexao usb com o pc, apenas o conteudo da pasta igo8.3.
ou seja,, nao encontra o arquivo explorer. ou permite acessa as pastas do sistema.
gostaria de fazer um backup do firmware deste aparelho, para depois tentar instalar outros navegadores e menus,
como o pezquisa menu e o miopocket.
porem acessar o windows ce do 430n ja seria um bom começo.
fs430n
SiRF Atlas-IV
plataform: 00.5.02 <== isto se refere a wince 5.0???
Ran Size:64mb
p
continuarei na pesquiza, se alguem tiver alguma outra dica.
agradeço desde já.
abraços.
update.
tambem tentei entrar no windows ce atraves do arquivo startwin.exe porem nao ocorre nada. :/
comprei um cartao micro sd e ja estou rodando outros navegadores. (mio, polnav, destinator e p Igo). agora falta o Garmin e o TomTom.
depois descobrir como fazer o menu para multi navegadores (com os icones e talz bunitinho)
ai depois partir pro firmware..
consegui ver os arquivos e a versao do s.o.. atraves do gps.pezquiza.com, com o menu gps 2.
no topico "Tenha um Menu Personalizado para seu GPS em 5 minutos"
(realmente esse menu personalizado aumenta as possibilidades do equipamento (gerenciador de arquivos, gerenciador de tarefas, painel de controle, paint, word, excel..
atraves do total commander ce. consegui localizar os arquivos do sistema..
heheh os mesmos estava ocultos..
executando o explorer.exe .. e la esta o windows como conhecemos.. (menu iniciar, relogio, bateria)
agora e conseguir instalar o navegador garmin compativel com ce 6.0 e com o 430n...
continuarei na busca... e posto se tiver melhores resultados.
no topico "Tenha um Menu Personalizado para seu GPS em 5 minutos"
(realmente esse menu personalizado aumenta as possibilidades do equipamento (gerenciador de arquivos, gerenciador de tarefas, painel de controle, paint, word, excel..
atraves do total commander ce. consegui localizar os arquivos do sistema..
heheh os mesmos estava ocultos..
executando o explorer.exe .. e la esta o windows como conhecemos.. (menu iniciar, relogio, bateria)
agora e conseguir instalar o navegador garmin compativel com ce 6.0 e com o 430n...
continuarei na busca... e posto se tiver melhores resultados.

Não achei uma versão de openoffice especifica para plataforma CE, vc tem algum?
o windows ce dos foston são limitados, e eles voltam as opcoes padroes a cada restart do aparelho, creio que instalar programas não seja possivel, ou se for não sera tão facil, porque o espaço em disco destinado ao SO é minimo...
voce podera "rodar" aplicativos pokect pc nele uma vez eles estando em seu cartão...
se rodar beleza, se não rodar esqueça...
voce podera "rodar" aplicativos pokect pc nele uma vez eles estando em seu cartão...
se rodar beleza, se não rodar esqueça...