GPS Garmin nüvi
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GPS Garmin nüvi
Pessoal,
Vou adquirir um GPS, queria um de uso multifuncional, não precisa ser a prova d'água.
Se possível que aceite navegação OnRoad e Off-Road, trilhas.
Que tenha os recursos tracklog e trackback, wifi, fm, usb, navegação por foto, inclusão de mapas, minha localização, melhor rota, 3d, Navegação do meu ponto para cidade, etc....
O preço seria até uns $350 USD.
Já dei uma observada no nüvi 500 e o 765t, porem não sei se ambos aceitam tracklog e trackback. Qual dos dois seria mais interessante?
Se existir outro melhor nessa faixa de preço gostaria de saber qual? A maior exigência é aceitar tracklog e trackback.
Se alguém puder me ajudar, ficarei grato, desde já muito obrigado.
Antonio Seixas.
Vou adquirir um GPS, queria um de uso multifuncional, não precisa ser a prova d'água.
Se possível que aceite navegação OnRoad e Off-Road, trilhas.
Que tenha os recursos tracklog e trackback, wifi, fm, usb, navegação por foto, inclusão de mapas, minha localização, melhor rota, 3d, Navegação do meu ponto para cidade, etc....
O preço seria até uns $350 USD.
Já dei uma observada no nüvi 500 e o 765t, porem não sei se ambos aceitam tracklog e trackback. Qual dos dois seria mais interessante?
Se existir outro melhor nessa faixa de preço gostaria de saber qual? A maior exigência é aceitar tracklog e trackback.
Se alguém puder me ajudar, ficarei grato, desde já muito obrigado.
Antonio Seixas.
Re: GPS Garmin nüvi
Acho que isso tudo vc não vai encontrar em nenhum aparelho.
Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18
Garmin eTrex Venture
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Re: GPS Garmin nüvi
Se possível que aceite navegação OnRoad e Off-Road, trilhas.
Nuvi 765T
Que tenha os recursos tracklog e trackback, wifi, fm, usb, navegação por foto, inclusão de mapas, minha localização, melhor rota, 3d, Navegação do meu ponto para cidade, etc....
765 grava track mas não tem trackback,
tem fm ,navegação por foto, inclusão de mapas, minha localização, melhor rota, navegação do meu ponto para cidade, etc....
wifi - nenhum garmin faz
3D - nenhum mapa no Brasil tem 3D. Somente Eua
USB - se for a interface, tem. Se for para colocar pen drive não. Se for para usar como pen drive, sim, mas precisa usar o cabo.
O preço seria até uns $350 USD.
De uma olhada nesta promoção:
http://www.circuitcity.com/applications ... nuvi%20765
nüvi 500 e o 765t. Qual dos dois seria mais interessante?
Comparação injusta com o Nuvi500. O 500 não é wide, tela de 3,5 contra 4,5 do 765, não tem fm, bluetoth,mp3 entre outras coisas. De uma olhada no comparativo abaixo:
https://buy.garmin.com/shop/compare.do? ... duct=14926
Se existir outro melhor nessa faixa de preço gostaria de saber qual? A maior exigência é aceitar tracklog e trackback.
Oregon 300
https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=145&pID=14903
Espero ter ajudado...
Nuvi 765T
Que tenha os recursos tracklog e trackback, wifi, fm, usb, navegação por foto, inclusão de mapas, minha localização, melhor rota, 3d, Navegação do meu ponto para cidade, etc....
765 grava track mas não tem trackback,
tem fm ,navegação por foto, inclusão de mapas, minha localização, melhor rota, navegação do meu ponto para cidade, etc....
wifi - nenhum garmin faz
3D - nenhum mapa no Brasil tem 3D. Somente Eua
USB - se for a interface, tem. Se for para colocar pen drive não. Se for para usar como pen drive, sim, mas precisa usar o cabo.
O preço seria até uns $350 USD.
De uma olhada nesta promoção:
http://www.circuitcity.com/applications ... nuvi%20765
nüvi 500 e o 765t. Qual dos dois seria mais interessante?
Comparação injusta com o Nuvi500. O 500 não é wide, tela de 3,5 contra 4,5 do 765, não tem fm, bluetoth,mp3 entre outras coisas. De uma olhada no comparativo abaixo:
https://buy.garmin.com/shop/compare.do? ... duct=14926
Se existir outro melhor nessa faixa de preço gostaria de saber qual? A maior exigência é aceitar tracklog e trackback.
Oregon 300
https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=145&pID=14903
Espero ter ajudado...
Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Desenvolvedor Municipal - Tracksource
Curitiba - PR
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Garmin Nuvi 765T
Desenvolvedor Municipal - Tracksource
Curitiba - PR
Re: GPS Garmin nüvi
A garmin está disponibilizando junto com o city navigator um arquivo 3d do Brasil. Só não me pergunte a cobertura.
Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18
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Re: GPS Garmin nüvi
Maury,
Entrei no site da Garmin e fiquei em dúvida, o nuvi 765t, você informou que ele grava track mas não tem trackback.
O que seriam estas funções do 765t, daria para você explicar? Grato.
Auto sort multiple destinations (provides most direct route): yes
Auto re-route (fast off-route and detour recalculation): yes
Choice of route setup (faster time, shorter distance, off road): yes
Route avoidance (avoid highways, tolls etc.): yes
Obrigado.
Entrei no site da Garmin e fiquei em dúvida, o nuvi 765t, você informou que ele grava track mas não tem trackback.
O que seriam estas funções do 765t, daria para você explicar? Grato.
Auto sort multiple destinations (provides most direct route): yes
Auto re-route (fast off-route and detour recalculation): yes
Choice of route setup (faster time, shorter distance, off road): yes
Route avoidance (avoid highways, tolls etc.): yes
Obrigado.
Re: GPS Garmin nüvi
1- Colocar múltiplos destinos e fazer a rota mais otimizada;
2- Recalculo da rota ao sair da rota determinada
3- rota mais curta ou mais rápida
4 evitar rodovias, estrada de chão, pedágios..
2- Recalculo da rota ao sair da rota determinada
3- rota mais curta ou mais rápida
4 evitar rodovias, estrada de chão, pedágios..
Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18
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Re: GPS Garmin nüvi
Qual GPS da série nüvi teria as funções tracklog e trackback, alguém saberia informar?
Grato.
Grato.
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Re: GPS Garmin nüvi
Nenhum da serie Nuvi tem Trackback. Este recurso so esta disponivel nos aparelhos da linha ON THE TRAIL.
Alguns tem tracklog. Testado somente nos modelos nuvi 2x5, 2x5w, 550, 750, 760, 755.
De uma olhada no link abaixo
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... uncao+nuvi
Alguns tem tracklog. Testado somente nos modelos nuvi 2x5, 2x5w, 550, 750, 760, 755.
De uma olhada no link abaixo
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... uncao+nuvi
Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Desenvolvedor Municipal - Tracksource
Curitiba - PR
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Garmin Nuvi 765T
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Re: GPS Garmin nüvi
Maury,
Graças a ajuda de vocês estou conseguindo chegar num GPS que atenda as minhas necessidades.
Na verdade o nüvi 765t se tivesse trackback ou função equivalente serviria. Eu queria evitar ter que comprar 2 GPS.
Vamos ver se eu entendi, quando acionamos o tracklog ele começa a gravar a rota, ou seja, o caminho que estou percorrendo. Se eu quiser chegar lá de outra vez, partindo de onde parti, ele me levará. No entanto, se eu estiver num local desconhecido, terei dificuldades em voltar, por não ter como fazer uma rota inversa, o famoso me tira daqui, porra! Estou perdido.
Sem dúvida em se tratando de GPS, o trackback é mais importante que fm, wifi, mp3, etc... Como pretendo usar o GPS também na navegação on-road, em cidades desconhecidas e viagens, algumas funções do nüvi são interessantes, digamos, necessárias. Já que o amigo está demonstrando boa vontade e entende do assunto, se não for abusar da sua boa vontade, espero contar com a sua colaboração.
Dei uma olhada, conforme sua dica, na linha on the trails, série Oregon e verifiquei os aparelhos 300 e 400C. Já que o me tira daqui(trackback) também é importante, gostaria da sua ajuda e de quem mais se dispuser, itens abaixo:
1- Em nenhum nüvi eu poderia simular algo como trackback, fazendo com que ele me indique a volta, ou seja, cheguei no ponto final da trilha, mando gravar a rota ou percurso, posso simular um trackback, mandando ele me guiar no sentido inverso, dando como ponto o de partida, local onde me encontro, como o ponto(coordenadas) de chagada o lugar de onde parti? Não teria jeito, sem macetes, terei que esquecer os nüvi ou correr o risco de ficar perdido?
2- Não sendo possível o item anterior, qual da linha ON The Trail teria as funções mais importantes do nüvi, como inserir mapas de cidades, ruas, rotas mais econômicas, rotas mais curtas só em asfalto, somente em terra ou mista, postos, restaurantes, hospedarias, que tivesse a função falar, etc....Em síntese o máximo possível da série Nüvi, na Oregon ou em outra?
3- já li por aqui, que existem acessórios que acompanham o GPS onerando o seu preço, que no Brasil não funcionam e provavelmente quando vierem a funcionar o aparelho já estará obsoleto, desejaria retirá-los para baixar o custo, se puderem também me ajudar seria o ideal? O nüvi 765t se tivesse trackback, seria o ideal. Não encontrei o nüvi 760, não teriam trocado pelo 765t, por engano?
Desde já agradeço a boa vontade de todos e em especial do Maury.
Graças a ajuda de vocês estou conseguindo chegar num GPS que atenda as minhas necessidades.
Na verdade o nüvi 765t se tivesse trackback ou função equivalente serviria. Eu queria evitar ter que comprar 2 GPS.
Vamos ver se eu entendi, quando acionamos o tracklog ele começa a gravar a rota, ou seja, o caminho que estou percorrendo. Se eu quiser chegar lá de outra vez, partindo de onde parti, ele me levará. No entanto, se eu estiver num local desconhecido, terei dificuldades em voltar, por não ter como fazer uma rota inversa, o famoso me tira daqui, porra! Estou perdido.
Sem dúvida em se tratando de GPS, o trackback é mais importante que fm, wifi, mp3, etc... Como pretendo usar o GPS também na navegação on-road, em cidades desconhecidas e viagens, algumas funções do nüvi são interessantes, digamos, necessárias. Já que o amigo está demonstrando boa vontade e entende do assunto, se não for abusar da sua boa vontade, espero contar com a sua colaboração.
Dei uma olhada, conforme sua dica, na linha on the trails, série Oregon e verifiquei os aparelhos 300 e 400C. Já que o me tira daqui(trackback) também é importante, gostaria da sua ajuda e de quem mais se dispuser, itens abaixo:
1- Em nenhum nüvi eu poderia simular algo como trackback, fazendo com que ele me indique a volta, ou seja, cheguei no ponto final da trilha, mando gravar a rota ou percurso, posso simular um trackback, mandando ele me guiar no sentido inverso, dando como ponto o de partida, local onde me encontro, como o ponto(coordenadas) de chagada o lugar de onde parti? Não teria jeito, sem macetes, terei que esquecer os nüvi ou correr o risco de ficar perdido?
2- Não sendo possível o item anterior, qual da linha ON The Trail teria as funções mais importantes do nüvi, como inserir mapas de cidades, ruas, rotas mais econômicas, rotas mais curtas só em asfalto, somente em terra ou mista, postos, restaurantes, hospedarias, que tivesse a função falar, etc....Em síntese o máximo possível da série Nüvi, na Oregon ou em outra?
3- já li por aqui, que existem acessórios que acompanham o GPS onerando o seu preço, que no Brasil não funcionam e provavelmente quando vierem a funcionar o aparelho já estará obsoleto, desejaria retirá-los para baixar o custo, se puderem também me ajudar seria o ideal? O nüvi 765t se tivesse trackback, seria o ideal. Não encontrei o nüvi 760, não teriam trocado pelo 765t, por engano?
Desde já agradeço a boa vontade de todos e em especial do Maury.
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Re: GPS Garmin nüvi
Graças a ajuda de vocês estou conseguindo chegar num GPS que atenda as minhas necessidades.
Esta e a funçao do fórum. Fique a vontade para perguntar.
Na verdade o nüvi 765t se tivesse trackback ou função equivalente serviria. Eu queria evitar ter que comprar 2 GPS.
O 765 nao tem trackback, como anteriormente dito. Porem, como ele grava tracks, voce pode, olhando na tela do gps fazer o caminho inverso, simplesmente olhando a tela, verificando se voce esta em cima do track que voce fez no caminho de ida. Apesar da funçao trackbak ser util, na pratica eu faço mais desta maneira, simplesmente olhando na tela para saber se "estou no caminho de volta"
Cada gps tem sua funçao especifica: uso on road, off road, maritmo, aeronautico, de pulso, de mao.... Para cada aplicaçao existe um modelo apropriado. E mais, qualquer equipamento que se propoe a fazer tudo, nao faz nada bem feito.
Vamos ver se eu entendi, quando acionamos o tracklog ele começa a gravar a rota, ou seja, o caminho que estou percorrendo.
Exato, desde que o gps tenha o recurso de gravar os tracks, o que alguns nuvis nao tem. Verifique no forum os modelos que tem este recurso.
Testado somente nos modelos nuvi 2x5, 2x5w, 550, 750, 760, 755.
De uma olhada no link abaixo
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... uncao+nuvi
Se eu quiser chegar lá de outra vez, partindo de onde parti, ele me levará. No entanto, se eu estiver num local desconhecido, terei dificuldades em voltar, por não ter como fazer uma rota inversa, o famoso me tira daqui, porra! Estou perdido.
Existem diversas formas de roteamento com o gps. O trackback e apenas uma delas. Voce pode, ao chegar no ponto desejado, gravar um waypoint, e sempre que quiser o gps o leva la. Se o seu mapa de fundo nao tem as estradas, o gps aponta uma linha reta em direcao ao destino desejado. Tanto para ir como para voltar, ja que voce sabe o ponto de partida.
Ocorre que as vezes queremos fazer exatamente o mesmo caminho na ida e na volta, entao ou usamos o trackback, que ao ser acionado pede que voce informe em que direçao quer seguir: do começo para o fim, ou do fim para o começo.
Ou, como disse acima, simplesmente olhe na tela do gps o caminho gravado e certifique-se de andar sempre "em cima" dele.
trackback é mais importante que fm, wifi, mp3, etc... Como pretendo usar o GPS também na navegação on-road, em cidades desconhecidas e viagens, algumas funções do nüvi são interessantes, digamos, necessárias.
Apesar do trackback ser um excelente recurso, raramente uso. Tenho um Oregon 300 que uso para fazer trilhas de moto. Coisa tipo, "vamos entrar aqui e ver onde vai dar". E mesmo assim, tendo que fazer o caminho de volta varias vezes, nunca uso o trackback.
Cabe aqui uma diferenciaçao entre os modelos On the Trail e os automotivos. A diferença principal e que os automotivos, como o nuvi, falam as direçoes a serem seguidas, enquanto os on the track apenas indicam na tela, com flechas as direçoes a serem seguidas. A principal caracteristica a ser procurada num equipamento deste e a capacidade de autoroteamento, coisa que todos os gps automotivos fazem, mas nem todos os on the trail fazem. Para uso on road a funçao de autoroteamento e primordial.
Dei uma olhada, conforme sua dica, na linha on the trails, série Oregon e verifiquei os aparelhos 300 e 400C. Já que o me tira daqui(trackback) também é importante, gostaria da sua ajuda e de quem mais se dispuser, itens abaixo:
Nao compre a serie Oregon 400, pois o unico recurso que eles tem a mais do que o 300 e o mapa dos Eua, o qual nao serve para nada por aqui e voce paga 100 dolares a mais por isso. Eu tenho um Oregon 300 que uso nas trilhas, e usei bastante tambem on road, ate comprar o Nuvi765.
1- Em nenhum nüvi eu poderia simular algo como trackback, fazendo com que ele me indique a volta, ou seja, cheguei no ponto final da trilha, mando gravar a rota ou percurso, posso simular um trackback, mandando ele me guiar no sentido inverso, dando como ponto o de partida, local onde me encontro, como o ponto(coordenadas) de chagada o lugar de onde parti? Não teria jeito, sem macetes, terei que esquecer os nüvi ou correr o risco de ficar perdido?
Exato, em nenhum nuvi tem trackback. Mas pode fazer o caminho inverso olhando na tela do gps e andar "na linha". Alem disso, os Nuvis nao sao indicados para uso off-road, tanto pela robustez, tamanho, nao sao a prova d'agua, nao tem recursos para uso off road. Voce pode usar em trilhas de jipe, mas para uso na mao, moto ou bicicleta nao e aconselhavel.
2- Não sendo possível o item anterior, qual da linha ON The Trail teria as funções mais importantes do nüvi, como inserir mapas de cidades, ruas, rotas mais econômicas, rotas mais curtas só em asfalto, somente em terra ou mista, postos, restaurantes, hospedarias, que tivesse a função falar, etc....Em síntese o máximo possível da série Nüvi, na Oregon ou em outra?
Existem 3 aparelhos que indico para uso off road, e todos tem os recursos necessario para uso on road. Claro que a tela e menor, nao falam, mas dao conta do recado. Todos tem os recursos citados acima e mais, avisam radares na cidade. Lembre-se que nenhum On the trail fala. Sao eles:
Legend HCX, 60 CSX ou Oregon 300.
Abaixo segue transcriçao de email que enviei a outro amigo sobre o Oregon e o 60 CSX.
Em relação aos mapas, existem 7 modelos de Oregon, como segue:
Oregon® 200
vem com o Worldwide basemap (mapa generico mundial), porem não tem a bussola eletronica e o altimetro barometrico.
Oregon® 300
vem com o Worldwide basemap (mapa generico mundial),
Oregon® 400c
vem pre carregado com BlueChart® g2. Mapa nautico com abrangencia dos USA e Bahamas. Voce somente usa se for para USA e Bahamas, no mar. Voce paga 100 dolares a mais para ter este mapa, que não vai usar aqui no Brasil.
Oregon® 400i
vem pre carregado com U.S. Inland Lakes, Mapa dos lagos dos USA.Voce paga 100 dolares a mais para ter este mapa, que não vai usar aqui no Brasil.
Oregon® 400t
vem pre carregado com U.S. topographic, Mapa topografico dos USA. Voce paga 100 dolares a mais para ter este mapa, que não vai usar aqui no Brasil.
Oregon® 550
Tem camera, vem com o Worldwide basemap (mapa generico mundial),
Oregon® 550t
Tem camera, vem pre carregado com U.S. topographic, Mapa topografico dos USA. Voce paga 100 dolares a mais para ter este mapa, que não vai usar aqui no Brasil.
O 60 CSx é um excelente equipamento. Nada deixa a desejar em relação ao Oregon. Porem, a comparação que voce faz com ambos os aparelhos é injusta, quanto ao tamanho da tela, porque nenhum deles se destina a uso automotivo, embora o façam perfeitamente. Ambos são para uso Handheld (uso na mão) e não automotivo. A tela do Oregon é ligeiramente maior que a do 60. São 3.8 x 6.3 cm do Oregon contra 3.8 x 5.6 cm do 60. Como voce vê, apenas um pouco mais comprida, pois a largura é a mesma.
Para uso automotivo, existem aparelhos especificos, como a linha NUVI, com visores maiores como o NUVI 205, com tela de 7.2 x 5.4 cm ou o NUVI 205W com tela de 9.7 x 5.7 cm. Estes sim são para uso automotivo, pois falam as orientações de rota, porem não gravam trajetos. Mas isto já foge um pouco da sua pergunta.
As demais caracteristicas sao semelhantes: Ambos, 60 e Oregon fazem auto-roteamento, ambos aceitam cartao de expansao, mesma quantidades de rotas, waypoints e ambos aceitam POIs do usuario, util para avisar radares.
O Oregon permite salvar 200 trilhas enquanto o 60 apenas 20. Porem, utilizando o programa Tracksource, isto não é muito importante porque voce pode salvar suas trilhas direto no computador. Não confundir com rotas.
Oregon tem 850 Mb de memoria interna, praticamente não necessitando do cartão de expansão. A vantagem é que quando os mapas são intalados na memoria interna, não no cartão, a velocidade de leitura, acesso e apresentação na tela fica mais rapida. O cartão ficaria para instalar mais de 850 Mb de mapas o que é um verdadeiro absurdo, ou para visualizar fotos, já que o Oregon permite visualizar fotos na tela. Existe inclusive o novo Oregon 550 que vem com camera fotografica de 3.1 megapixel.
No Oregon é possivel transmitir e receber Waypoints, rotas e trilhas para outra unidade, sem fio. Claro, que isto tambem pode ser feito no 60, usando um computador.
Outra diferença é que no Oregon voce pode criar perfis de usuarios, o que significa que com apenas uma tecla é possivel mudar a tela de fundo, caracteristicas e conjuntos de mapas, forma de apresentação do computador de bordo, etc, de maneira rapida.
Ambos tem calendario de pesca, se é que voce usa este recurso.
Outra função do Oregon é que voce pode usar um sensor de batimentos cardiacos, aqueles usados em corridas e academias para acompanhar a frequencia cardiaca, para ver na tela do gps sua pulsação e outras firulas mais. Tem tambem um sensor de cadencia para ser instalado na bicicleta para registrar o numero de pedaladas e outras frescuras mais.
Resumindo:
Oregon 60
Recepcao Excelente Excelente
Precisao Excelente Excelente ( segundo postado no forum o 60 e mais preciso porem nunca vi diferença)
Display 240 x 400 pixels 160 x 240 pixels
Bussola Sim Sim (mas nao acho necessario para trilha)
Altimetro barometrico barometrico (mas nao acho necessario para trilha)
Tamanho ext. menor maior
Bateria 16 18 (horas)
Waterproof Sim Sim
A unica vantagem do Oregon é a tela touchscreen. Esta caracteristica realmente facilita o manuseio, principalmente quando ele esta no suporte para uso automotivo. No 60, voce precisa segurar com uma das mãos enquanto pressiona os botões. Já no Oregon, pressionar os botões é bem mais facil e é possivel com somente um dedo. É muito facil para localizar waypoint, aumentar e diminuir o zoom, e principalmente navegar no mapa (visualizar outras partes do mapa). Muito semelhante ao Iphone(clica e arrasta).
No link abaixo existe uma comparação entre os tres aparelhos feita no site da Garmin:
https://buy.garmin.com/shop/compare.do? ... roduct=309
3- já li por aqui, que existem acessórios que acompanham o GPS onerando o seu preço, que no Brasil não funcionam e provavelmente quando vierem a funcionar o aparelho já estará obsoleto, desejaria retirá-los para baixar o custo, se puderem também me ajudar seria o ideal? O nüvi 765t se tivesse trackback, seria o ideal. Não encontrei o nüvi 760, não teriam trocado pelo 765t, por engano?
O 760 saiu de linha. De uma olhada no link para verificar os outros modelos tambem fora de linha:
https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=164
Existem poucos acessorios que acrescentam funçoes aos nuvi. O unico seria a antena para o sistema traffic, que esta funcionando em Sao Paulo e Rio. A alternativa seria comprar um aparelho que nao tenha esta funcionalidade.
Para escolher um gps que se adeque a sua necessidade, voce deve definir:
- on road ou off road ?
-tela 3,5 ou 4,3 pol?
- Mp3 ?
- bluetooth?
- traffic?
- Faixa de preço
Enfim, com uma descriçao melhor da utilizaçao e mais facil sugerir o aparelho,
Espero ter ajudado, e caso tenha mais duvidas, fique a vontade para perguntar.
Esta e a funçao do fórum. Fique a vontade para perguntar.
Na verdade o nüvi 765t se tivesse trackback ou função equivalente serviria. Eu queria evitar ter que comprar 2 GPS.
O 765 nao tem trackback, como anteriormente dito. Porem, como ele grava tracks, voce pode, olhando na tela do gps fazer o caminho inverso, simplesmente olhando a tela, verificando se voce esta em cima do track que voce fez no caminho de ida. Apesar da funçao trackbak ser util, na pratica eu faço mais desta maneira, simplesmente olhando na tela para saber se "estou no caminho de volta"
Cada gps tem sua funçao especifica: uso on road, off road, maritmo, aeronautico, de pulso, de mao.... Para cada aplicaçao existe um modelo apropriado. E mais, qualquer equipamento que se propoe a fazer tudo, nao faz nada bem feito.
Vamos ver se eu entendi, quando acionamos o tracklog ele começa a gravar a rota, ou seja, o caminho que estou percorrendo.
Exato, desde que o gps tenha o recurso de gravar os tracks, o que alguns nuvis nao tem. Verifique no forum os modelos que tem este recurso.
Testado somente nos modelos nuvi 2x5, 2x5w, 550, 750, 760, 755.
De uma olhada no link abaixo
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... uncao+nuvi
Se eu quiser chegar lá de outra vez, partindo de onde parti, ele me levará. No entanto, se eu estiver num local desconhecido, terei dificuldades em voltar, por não ter como fazer uma rota inversa, o famoso me tira daqui, porra! Estou perdido.
Existem diversas formas de roteamento com o gps. O trackback e apenas uma delas. Voce pode, ao chegar no ponto desejado, gravar um waypoint, e sempre que quiser o gps o leva la. Se o seu mapa de fundo nao tem as estradas, o gps aponta uma linha reta em direcao ao destino desejado. Tanto para ir como para voltar, ja que voce sabe o ponto de partida.
Ocorre que as vezes queremos fazer exatamente o mesmo caminho na ida e na volta, entao ou usamos o trackback, que ao ser acionado pede que voce informe em que direçao quer seguir: do começo para o fim, ou do fim para o começo.
Ou, como disse acima, simplesmente olhe na tela do gps o caminho gravado e certifique-se de andar sempre "em cima" dele.
trackback é mais importante que fm, wifi, mp3, etc... Como pretendo usar o GPS também na navegação on-road, em cidades desconhecidas e viagens, algumas funções do nüvi são interessantes, digamos, necessárias.
Apesar do trackback ser um excelente recurso, raramente uso. Tenho um Oregon 300 que uso para fazer trilhas de moto. Coisa tipo, "vamos entrar aqui e ver onde vai dar". E mesmo assim, tendo que fazer o caminho de volta varias vezes, nunca uso o trackback.
Cabe aqui uma diferenciaçao entre os modelos On the Trail e os automotivos. A diferença principal e que os automotivos, como o nuvi, falam as direçoes a serem seguidas, enquanto os on the track apenas indicam na tela, com flechas as direçoes a serem seguidas. A principal caracteristica a ser procurada num equipamento deste e a capacidade de autoroteamento, coisa que todos os gps automotivos fazem, mas nem todos os on the trail fazem. Para uso on road a funçao de autoroteamento e primordial.
Dei uma olhada, conforme sua dica, na linha on the trails, série Oregon e verifiquei os aparelhos 300 e 400C. Já que o me tira daqui(trackback) também é importante, gostaria da sua ajuda e de quem mais se dispuser, itens abaixo:
Nao compre a serie Oregon 400, pois o unico recurso que eles tem a mais do que o 300 e o mapa dos Eua, o qual nao serve para nada por aqui e voce paga 100 dolares a mais por isso. Eu tenho um Oregon 300 que uso nas trilhas, e usei bastante tambem on road, ate comprar o Nuvi765.
1- Em nenhum nüvi eu poderia simular algo como trackback, fazendo com que ele me indique a volta, ou seja, cheguei no ponto final da trilha, mando gravar a rota ou percurso, posso simular um trackback, mandando ele me guiar no sentido inverso, dando como ponto o de partida, local onde me encontro, como o ponto(coordenadas) de chagada o lugar de onde parti? Não teria jeito, sem macetes, terei que esquecer os nüvi ou correr o risco de ficar perdido?
Exato, em nenhum nuvi tem trackback. Mas pode fazer o caminho inverso olhando na tela do gps e andar "na linha". Alem disso, os Nuvis nao sao indicados para uso off-road, tanto pela robustez, tamanho, nao sao a prova d'agua, nao tem recursos para uso off road. Voce pode usar em trilhas de jipe, mas para uso na mao, moto ou bicicleta nao e aconselhavel.
2- Não sendo possível o item anterior, qual da linha ON The Trail teria as funções mais importantes do nüvi, como inserir mapas de cidades, ruas, rotas mais econômicas, rotas mais curtas só em asfalto, somente em terra ou mista, postos, restaurantes, hospedarias, que tivesse a função falar, etc....Em síntese o máximo possível da série Nüvi, na Oregon ou em outra?
Existem 3 aparelhos que indico para uso off road, e todos tem os recursos necessario para uso on road. Claro que a tela e menor, nao falam, mas dao conta do recado. Todos tem os recursos citados acima e mais, avisam radares na cidade. Lembre-se que nenhum On the trail fala. Sao eles:
Legend HCX, 60 CSX ou Oregon 300.
Abaixo segue transcriçao de email que enviei a outro amigo sobre o Oregon e o 60 CSX.
Em relação aos mapas, existem 7 modelos de Oregon, como segue:
Oregon® 200
vem com o Worldwide basemap (mapa generico mundial), porem não tem a bussola eletronica e o altimetro barometrico.
Oregon® 300
vem com o Worldwide basemap (mapa generico mundial),
Oregon® 400c
vem pre carregado com BlueChart® g2. Mapa nautico com abrangencia dos USA e Bahamas. Voce somente usa se for para USA e Bahamas, no mar. Voce paga 100 dolares a mais para ter este mapa, que não vai usar aqui no Brasil.
Oregon® 400i
vem pre carregado com U.S. Inland Lakes, Mapa dos lagos dos USA.Voce paga 100 dolares a mais para ter este mapa, que não vai usar aqui no Brasil.
Oregon® 400t
vem pre carregado com U.S. topographic, Mapa topografico dos USA. Voce paga 100 dolares a mais para ter este mapa, que não vai usar aqui no Brasil.
Oregon® 550
Tem camera, vem com o Worldwide basemap (mapa generico mundial),
Oregon® 550t
Tem camera, vem pre carregado com U.S. topographic, Mapa topografico dos USA. Voce paga 100 dolares a mais para ter este mapa, que não vai usar aqui no Brasil.
O 60 CSx é um excelente equipamento. Nada deixa a desejar em relação ao Oregon. Porem, a comparação que voce faz com ambos os aparelhos é injusta, quanto ao tamanho da tela, porque nenhum deles se destina a uso automotivo, embora o façam perfeitamente. Ambos são para uso Handheld (uso na mão) e não automotivo. A tela do Oregon é ligeiramente maior que a do 60. São 3.8 x 6.3 cm do Oregon contra 3.8 x 5.6 cm do 60. Como voce vê, apenas um pouco mais comprida, pois a largura é a mesma.
Para uso automotivo, existem aparelhos especificos, como a linha NUVI, com visores maiores como o NUVI 205, com tela de 7.2 x 5.4 cm ou o NUVI 205W com tela de 9.7 x 5.7 cm. Estes sim são para uso automotivo, pois falam as orientações de rota, porem não gravam trajetos. Mas isto já foge um pouco da sua pergunta.
As demais caracteristicas sao semelhantes: Ambos, 60 e Oregon fazem auto-roteamento, ambos aceitam cartao de expansao, mesma quantidades de rotas, waypoints e ambos aceitam POIs do usuario, util para avisar radares.
O Oregon permite salvar 200 trilhas enquanto o 60 apenas 20. Porem, utilizando o programa Tracksource, isto não é muito importante porque voce pode salvar suas trilhas direto no computador. Não confundir com rotas.
Oregon tem 850 Mb de memoria interna, praticamente não necessitando do cartão de expansão. A vantagem é que quando os mapas são intalados na memoria interna, não no cartão, a velocidade de leitura, acesso e apresentação na tela fica mais rapida. O cartão ficaria para instalar mais de 850 Mb de mapas o que é um verdadeiro absurdo, ou para visualizar fotos, já que o Oregon permite visualizar fotos na tela. Existe inclusive o novo Oregon 550 que vem com camera fotografica de 3.1 megapixel.
No Oregon é possivel transmitir e receber Waypoints, rotas e trilhas para outra unidade, sem fio. Claro, que isto tambem pode ser feito no 60, usando um computador.
Outra diferença é que no Oregon voce pode criar perfis de usuarios, o que significa que com apenas uma tecla é possivel mudar a tela de fundo, caracteristicas e conjuntos de mapas, forma de apresentação do computador de bordo, etc, de maneira rapida.
Ambos tem calendario de pesca, se é que voce usa este recurso.
Outra função do Oregon é que voce pode usar um sensor de batimentos cardiacos, aqueles usados em corridas e academias para acompanhar a frequencia cardiaca, para ver na tela do gps sua pulsação e outras firulas mais. Tem tambem um sensor de cadencia para ser instalado na bicicleta para registrar o numero de pedaladas e outras frescuras mais.
Resumindo:
Oregon 60
Recepcao Excelente Excelente
Precisao Excelente Excelente ( segundo postado no forum o 60 e mais preciso porem nunca vi diferença)
Display 240 x 400 pixels 160 x 240 pixels
Bussola Sim Sim (mas nao acho necessario para trilha)
Altimetro barometrico barometrico (mas nao acho necessario para trilha)
Tamanho ext. menor maior
Bateria 16 18 (horas)
Waterproof Sim Sim
A unica vantagem do Oregon é a tela touchscreen. Esta caracteristica realmente facilita o manuseio, principalmente quando ele esta no suporte para uso automotivo. No 60, voce precisa segurar com uma das mãos enquanto pressiona os botões. Já no Oregon, pressionar os botões é bem mais facil e é possivel com somente um dedo. É muito facil para localizar waypoint, aumentar e diminuir o zoom, e principalmente navegar no mapa (visualizar outras partes do mapa). Muito semelhante ao Iphone(clica e arrasta).
No link abaixo existe uma comparação entre os tres aparelhos feita no site da Garmin:
https://buy.garmin.com/shop/compare.do? ... roduct=309
3- já li por aqui, que existem acessórios que acompanham o GPS onerando o seu preço, que no Brasil não funcionam e provavelmente quando vierem a funcionar o aparelho já estará obsoleto, desejaria retirá-los para baixar o custo, se puderem também me ajudar seria o ideal? O nüvi 765t se tivesse trackback, seria o ideal. Não encontrei o nüvi 760, não teriam trocado pelo 765t, por engano?
O 760 saiu de linha. De uma olhada no link para verificar os outros modelos tambem fora de linha:
https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=164
Existem poucos acessorios que acrescentam funçoes aos nuvi. O unico seria a antena para o sistema traffic, que esta funcionando em Sao Paulo e Rio. A alternativa seria comprar um aparelho que nao tenha esta funcionalidade.
Para escolher um gps que se adeque a sua necessidade, voce deve definir:
- on road ou off road ?
-tela 3,5 ou 4,3 pol?
- Mp3 ?
- bluetooth?
- traffic?
- Faixa de preço
Enfim, com uma descriçao melhor da utilizaçao e mais facil sugerir o aparelho,
Espero ter ajudado, e caso tenha mais duvidas, fique a vontade para perguntar.
Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Desenvolvedor Municipal - Tracksource
Curitiba - PR
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
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Re: GPS Garmin nüvi
Maury,
Excelente a sua resposta, excelente mesmo, estou conseguindo chegar lá com a sua ajuda.
Como seria esse negócio de seguir os pontos? A minha utilização em trilhas seria de Jipe, caminhando somente próximo ao Jipe. O fato do GPS não ser a prova d'água não interferiria em nada, 90% para uso em veículo ou em alguma cidade se eu sair caminhando a pé.
No meu caso, os pontos seriam voltando por uma estrada de terra ou um caminho daqueles com capim no meio e sem capim por anda passam os pneus, ou andar por um pasto uns 500 metros ou ter que atravessar um rio naquele ponto exato. Você deve estar careca de saber isso, já deve ter feito milhares de vezes com a sua moto, se não me engano.
O uso Off-Road, seria fazer o caminho reverso no caso de uma bifurcação, agora vou à esquerda ou à direita, agora vou +- uns quinhentos metros neste pasto e pego o caminho lá na frente e depois atravesso um rio no local exato. Neste caso, daria para seguir o caminho de volta com o 765t?
Devo usar o GPS uns 60% a 70% OnRoad e uns 30% a 40% Off-Road, talvez para iniciar o que você acha do nüvi 765t? Teria outro nuvi mais adequado até o preço dele? Tenho muitos aparelhos com conexão sem fio. Seria um Oregon 300?
Vamos as questões dos mapas, os mapas do projeto Tracksource dariam para serem colocados no 765t? O Tracksource disponibiliza outras informações, quais? Daria, por exemplo, traçar a rota mais rápida por caminhos pavimentados, caminhos pavimentados e em terra, somente em terra? Um exemplo, estou pensando em fazer a Estrada Real, saindo de Diamantina, chegando a Parati. São 90% em estrada de terra, já existe o tracklog, seria isto, tracklog? Vou baixá-lo e instalá-lo no 765t, se optar por ele.
Outra utilização, seria em dunas, litoral, você vai, você vai e não encontrando saída e a gente tem que voltar. Encontrando saída, podemos traçar uma rota para um futuro? No 765t, se eu quiser passar o que ele gravou para um computador seria possível? E para outro Garmin?
O Garmin 765t também avisa a proximidade de um pardal, desde que a gente marque, indique?
O que você esta achando do seu 765t, continua usando o Oregon quando saí de viatura, carro, jipe, etc..?
Como seria a tal navegação por foto, não faço a mínima, existe algum link sobre isso?
Os mapas do Google e do Guia 4rodas dariam para ser inseridos no 765t, também, ou no Oregon?
Dependendo do que o amigo responder pode ser que eu opte pelo 765t ou pelo Oregon 300.
A minha intuição é pelo 765t ou outro nüvi recomendado. No entanto, a sua orientação pode ser pelo Oregon.
A questão da tela para mim é importante, uso óculos para perto, para longe não, dirijo sem óculos. Uma voz seria útil mais não importante, até porque ela(voz) toda hora deve encher o saco, atrapalhar.
Espero ter clareado como pretendo utilizar o GPS e ver se o amigo pode melhor ajudar a decidir entro 765t ou o Oregon 300. O ideal seriam os dois como você sabiamente o fez, no momento, infelizmente não vai dar.
O projeto tracksource eu acho que deveria ser do interesse da maioria dos brasileiros, pois realmente é genial. Podemos assim que comprarmos o famoso(GPS), batermos uma bolinha para nos inteirarmos dele?
Porque me decidi por um GPS da marca Garmin, por descobrir que a maioria dos projetos sérios, se não todos, têm compatibilidade com essa marca, além de ser reconhecida mundialmente, seria uma sony no que diz respeito a vídeo profissional.
Sendo a maior delas a seguinte, porque acredito no Projeto Tracksource: O Projeto Tracksource foi criado com o intuito de construir mapas vetoriais do Brasil, para uso em aparelhos GPS da Garmin.
Maury, mais uma vez muito obrigado, a sua ajuda esta sendo de grande valia, não só para mim, creio que para muitos como eu.
Saudações
Excelente a sua resposta, excelente mesmo, estou conseguindo chegar lá com a sua ajuda.
Como seria esse negócio de seguir os pontos? A minha utilização em trilhas seria de Jipe, caminhando somente próximo ao Jipe. O fato do GPS não ser a prova d'água não interferiria em nada, 90% para uso em veículo ou em alguma cidade se eu sair caminhando a pé.
No meu caso, os pontos seriam voltando por uma estrada de terra ou um caminho daqueles com capim no meio e sem capim por anda passam os pneus, ou andar por um pasto uns 500 metros ou ter que atravessar um rio naquele ponto exato. Você deve estar careca de saber isso, já deve ter feito milhares de vezes com a sua moto, se não me engano.
O uso Off-Road, seria fazer o caminho reverso no caso de uma bifurcação, agora vou à esquerda ou à direita, agora vou +- uns quinhentos metros neste pasto e pego o caminho lá na frente e depois atravesso um rio no local exato. Neste caso, daria para seguir o caminho de volta com o 765t?
Devo usar o GPS uns 60% a 70% OnRoad e uns 30% a 40% Off-Road, talvez para iniciar o que você acha do nüvi 765t? Teria outro nuvi mais adequado até o preço dele? Tenho muitos aparelhos com conexão sem fio. Seria um Oregon 300?
Vamos as questões dos mapas, os mapas do projeto Tracksource dariam para serem colocados no 765t? O Tracksource disponibiliza outras informações, quais? Daria, por exemplo, traçar a rota mais rápida por caminhos pavimentados, caminhos pavimentados e em terra, somente em terra? Um exemplo, estou pensando em fazer a Estrada Real, saindo de Diamantina, chegando a Parati. São 90% em estrada de terra, já existe o tracklog, seria isto, tracklog? Vou baixá-lo e instalá-lo no 765t, se optar por ele.
Outra utilização, seria em dunas, litoral, você vai, você vai e não encontrando saída e a gente tem que voltar. Encontrando saída, podemos traçar uma rota para um futuro? No 765t, se eu quiser passar o que ele gravou para um computador seria possível? E para outro Garmin?
O Garmin 765t também avisa a proximidade de um pardal, desde que a gente marque, indique?
O que você esta achando do seu 765t, continua usando o Oregon quando saí de viatura, carro, jipe, etc..?
Como seria a tal navegação por foto, não faço a mínima, existe algum link sobre isso?
Os mapas do Google e do Guia 4rodas dariam para ser inseridos no 765t, também, ou no Oregon?
Dependendo do que o amigo responder pode ser que eu opte pelo 765t ou pelo Oregon 300.
A minha intuição é pelo 765t ou outro nüvi recomendado. No entanto, a sua orientação pode ser pelo Oregon.
A questão da tela para mim é importante, uso óculos para perto, para longe não, dirijo sem óculos. Uma voz seria útil mais não importante, até porque ela(voz) toda hora deve encher o saco, atrapalhar.
Espero ter clareado como pretendo utilizar o GPS e ver se o amigo pode melhor ajudar a decidir entro 765t ou o Oregon 300. O ideal seriam os dois como você sabiamente o fez, no momento, infelizmente não vai dar.
O projeto tracksource eu acho que deveria ser do interesse da maioria dos brasileiros, pois realmente é genial. Podemos assim que comprarmos o famoso(GPS), batermos uma bolinha para nos inteirarmos dele?
Porque me decidi por um GPS da marca Garmin, por descobrir que a maioria dos projetos sérios, se não todos, têm compatibilidade com essa marca, além de ser reconhecida mundialmente, seria uma sony no que diz respeito a vídeo profissional.
Sendo a maior delas a seguinte, porque acredito no Projeto Tracksource: O Projeto Tracksource foi criado com o intuito de construir mapas vetoriais do Brasil, para uso em aparelhos GPS da Garmin.
Maury, mais uma vez muito obrigado, a sua ajuda esta sendo de grande valia, não só para mim, creio que para muitos como eu.
Saudações
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Re: GPS Garmin nüvi
Como seria esse negócio de seguir os pontos? A minha utilização em trilhas seria de Jipe, caminhando somente próximo ao Jipe. O fato do GPS não ser a prova d'água não interferiria em nada, 90% para uso em veículo ou em alguma cidade se eu sair caminhando a pé.
O 765 não e para uso off road, porem tem alguns recursos que podem ser uteis, como a gravaçao de tracks e o recurso de rotas. Aproveito para extrair uma das brilhantes explicaçoes aqui do forum, feitas pelo Mestre Sergio Barroso ( usuario nqnnospam) , a respeito da diferença entre rotas e trilhas.
Diferenças
Ambas indicam um trajeto, um conjunto de pontos ligados por retas. A diferença está na forma de usar.
A trilha (track) é o registro de trajeto já percorrido, por onde você já passou.
Uma rota (route) é o registro de um trajeto a ser percorrido, isto é, por onde você vai passar. Nos modelos de GPS que suportam rotas, o GPS é capaz de fornecer informações de navegação para que você possa seguir este trajeto. O tipo de informação fornecida depende do modelo do GPS. Em geral todos os modelos que suportam rotas vão indicar a direção, tempo e distância para o próximo ponto da rota. Alguns modelos mais avançados são capazes de criar rotas automaticamente (auto-routeamento, "autoroute" ou "Follow Road"), seguindo o traçado das vias cadastradas em mapas auto-roteáveis, e modelos mais avançados ainda tem até instruções de voz.
Alguns modelos possuem um recurso (chamado de tracback nos modelos da Garmin), que permite transformar automaticamente uma trilha gravada numa rota.
A forma de usar estes recursos depende muito do modelo do GPS. Recomenda-se fortemente a leitura do manual.
Criando rotas manualmente
A melhor forma de criar rotas manualmente é no computador, para depois transferí¬-las para o GPS. Pode-se usar o Mapsource ou o TrackMaker.
O primeiro passo é definir os waypoints da rota, ou os "pontos de manobra". Numa rota manual, os waypoints da rota são sempre conectados por linha reta. O sistema não segue as vias do mapa.
Quando em modo de navegação da rota, o GPS vai indicar direção, distância, tempo etc., para o próximo waypoint da rota (dependendo da configuração do GPS). Em geral o manual do GPS explica como navegar uma rota.
Todos os modelos têm limitações no números de waypoints por rota manual, portanto é preciso usá-los com sabedoria. O ideal é marcar os pontos onde se troca de estrada, rodovia, rua, caminho, etc, o ponto inicial e o ponto final. Ajuda dar aos waypoints nomes que indiquem o nome da rua que se deve pegar, a direção a seguir, ou algum outro detalhe da manobra que será feita no ponto.
Criando rotas automáticas
Dependendo do mapa em uso e do modelo do GPS, pode-se usar rotas automáticas. Numa rota automática o usuário define os pontos iniciais e finais (e eventualmente intermidiários), e o sistema liga os pontos automaticamente, seguindo as vias disponíveis no mapa.
Rotas automáticas só podem ser criadas nos modelos de GPS que têm este recurso. Em todos os casos é preciso também ter um mapa que suporte roteamento automático.
Em linhas gerais é possível optar pelo caminho mais rápido ou mais curto, definir o tipo do veículo, definir trechos a serem evitados, dar preferência a vias mais rápidas, evitar trechos com pedágio, etc. Pode-se também usar o sistema de Busca em conjunto com a ferramenta de auto-rota.
No GPS (depende do modelo), o sistema é mais limitado. As rotas são criadas sempre começando na posição atual. É possível simular a navegação numa rota automática usando o GPS, colocando-o em modo de simulação. Pode-se usar o editor de rotas (o manual do GPS explica como fazer isso), para inserir pontos intermediários na rota. Também pode-se usar o sistema de Busca em conjunto com o editor de rotas.
Em alguns modelos as rotas automáticas são chamadas de modo "Follow Road", e as manuais de "Off Road".
Para ilustrar, facilitar o entendimento, já que aparentemente voce tem pouca familiaridade com gps, vou colocar algumas imagens feitas no Oregon 300. No 765 funciona do mesmo jeito.
Seguir os pontos, significa andar em cima do caminho já gravado no gps. Na figura 1 abaixo, a linha preta e o caminho realizado, gravado pelo gps. As demais linhas são estradas que já estavam gravadas no gps, como mapa de fundo.Tudo que voce tem a fazer e ao se deslocar, e andar em cima da mesma linha, já que o gps continua a desenhar o caminho que voce esta percorrendo.
Figura 1
http://picasaweb.google.com/maurysade/G ... 0651453874
Na figura 2 veja o que fica desenhado quando passamos 2 vezes pelo mesmo local. Duas linha pretas ou azuis gravadas, representando que foram realizadas duas passagens pelo mesmo local. Na parte superior da imagem observe a escala de zoom aplicada. No caso da imagem 1, zoom de 300 metros e na imagem 2 , 30 metros.
Figura 2 - Oregon
http://picasaweb.google.com/maurysade/G ... 4356406546
Figura 2 - 765
http://picasaweb.google.com/maurysade/G ... 5097588034
Observe a figura 3. As linhas marron mais finas representam trilhas gravadas como mapa de fundo, e a linha preta, o caminho percorrido gravado (track).
A descriçao e a seguinte
- seguia pela Rua Antonio Sotero, sentido oeste-leste (observe a indicaçao de norte na parte superior esquerda da tela). Procurava pela trilha dos postes. Passamos a entrada, retornamos na mesma rua para localizar a entrada e entao seguimos rumo sul pela trilha(representada pela linha marron)
Figura 3
http://picasaweb.google.com/maurysade/G ... 2064061298
O uso Off-Road, seria fazer o caminho reverso no caso de uma bifurcação, agora vou à esquerda ou à direita, agora vou +- uns quinhentos metros neste pasto e pego o caminho lá na frente e depois atravesso um rio no local exato. Neste caso, daria para seguir o caminho de volta com o 765t?
Esta orientaçao de seguir a direita ou esquerda so e possivel em mapas roteaveis, pois conforme visto na figura 3, voce so sabera para onde seguir se tiver um bom mapa de fundo. Porem, mesmo sem mapa, ou com mapa de pouca informaçao da regiao onde voce esta, suponhamos que voce esta seguindo um track, retornando, e apartir de um determinando ponto, ao inves de voce percorrer em cima da linha anteriormente gravada, aparece uma track em outra direçao. Entao, podemos dizer que voce pegou a direçao errada. Esta forma de navegaçao serve para qualquer gps que grave tracks, inclusive o 765.
Devo usar o GPS uns 60% a 70% OnRoad e uns 30% a 40% Off-Road, talvez para iniciar o que você acha do nüvi 765t? Teria outro nuvi mais adequado até o preço dele? Tenho muitos aparelhos com conexão sem fio. Seria um Oregon 300?
O 765 e um bom aparelho, mas não e para uso off road. Por ter o recurso de gravaçao de tracks e criaçao de rotas ate funciona como off road. Tem boa recepçao mesmo em locais de mata fechada. Não esqueça que quase todos os gps são bons, desde que tenha bons mapas de fundo, como os do Projeto Tracksource. Por ser sua utilizaçao mais on road, acho que o 765 e uma excelente aquisicao, vai funcionar bem. Mas lembre-se, um gps On the trail tem mais recursos para o off road. Existem diversos modelos de nuvi, mas poucos tem o recurso de gravaçao de tracks. Isto permite que ele funcione “quase” como um on the trail. Eu disse QUASE..... Alem disso acho que e um dos poucos que permite uso de rotas.
A conexao bluetooth do 765 é somente para telefones celulares. O Oregon não tem Bluetooth.
Os mapas do projeto Tracksource dariam para serem colocados no 765t?
Sim os mapas do Tracksource são 100% compativeis com qualquer gps Garmin com suporte a mapas. (inclusive o 765)
O Tracksource disponibiliza outras informações, quais?
Existe um vasto banco de dados de POIs (Pontos de interesse). São pontos cadastrados nos mapas, que indicam a posicao de restaurantes, postos de abastecimento, hospitais, pontos turisticos, hoteis e muito mais... a procura pode ser por nome, proximidade de onde voce esta, endereço, tipo de comercio (bar, restaurante, hospital, etc), tipo de comida (italiana, chinesa,etc...)
Na figura 4 e 5 veja um exemplo de como aparecem nos mapas do Oregon e 765.
Figura 4
http://picasaweb.google.com/maurysade/G ... 5065892898
Figura 5
http://picasaweb.google.com/maurysade/G ... 3115280466
Daria, por exemplo, traçar a rota mais rápida por caminhos pavimentados, caminhos pavimentados e em terra, somente em terra? Um exemplo, estou pensando em fazer a Estrada Real, saindo de Diamantina, chagando a Parati. São 90% em estrada de terra, já existe o tracklog, seria isto, tracklog? Vou baixá-lo e instalá-lo no 765t, se optar por ele.
Outra utilização, seria em dunas, litoral, você vai, você vai e não encontrando saída a gente tem que voltar. Encontrando saída já podemos traçar uma rota para um futuro.
Sim, seu raciocinio esta correto, desde que seu mapa de fundo tenha as vias roteaveis.
As opcões de rotas sao feitas atraves de configuraçao das opçoes conforme as telas abaixo, e sim podem ser feitas por rota mais rápida ou mais curta, evitar caminhos pavimentados ou nao, evitar estradas com ou sem pedagio,evitar estradas de terra, etc... :
http://picasaweb.google.com/maurysade/G ... 1480279970
http://picasaweb.google.com/maurysade/G ... 4516168418
http://picasaweb.google.com/maurysade/G ... 1023331154
Segue um link para fazer o download do arquivo para transmitir ao gps de tracks da estrada real
http://www.trilhaecia.com.br/mapadetalhe.php?cod=416
O 765t se eu quiser passar o que ele gravou para um computador seria possível? E para outro Garmin?
Sim, no 765 é possivel transmitir ao computador tracks, waypoints e rotas e vice versa (do computador para o gps) usando um cabo mini usb (estes de celulares e cameras fotograficas). Pode usar o Mapsource ou o Trackmaker.
Ja no Oregon, alem da transmissão por cabo, conforme acima descrito, ainda se pode transmitir diretamente de um gps a outro. Basta aproximar os aparelhos e mandar enviar ou receber. Somente entre Oregons.
O Garmin 765t também avisa a proximidade a um pardal, desde que a gente marque, indique?
Sim ele avisa os pardais, sendo que nem e necessario marcar nada. Basta apenas baixar no site do projeto tracksource a base de dados de todos os radares do Brasil. O resto e com o gps. O link para baixar a base de dados e:
http://www.tracksource.org.br/index.php ... &Itemid=20
O que você esta achando do seu 765t, continua usando o Oregon quando saí de viatura, carro, jipe, etc..?
Como disse anteriormente cada um na sua area. No carro, devido ao recurso de falar as orientacoes de rota, o bluetooth para atender o celular no viva voz do gps e o mp3 para ouvir musica nas viagens eu uso o 765. Estou gostando muito do aparelho. Já para as trilhas de moto uso o Oregon, devido ao menor tamanho (fica protegido na carenagem dianteira da moto – Suzuki DR400) e a tela touch screen. É mais facil de opera-lo com a mao esquerda com a moto em movimento. Mas já utilizei muito o Oregon, e um Legend Hcx no carro. Apesar de não falarem e terem a tela menor, ambos fazem o roteamento perfeitamente, avisam pardais, tem o banco de dados de POIs, são confiaveis e robustos. Como faço trilhas de jipe eventualmente, tanto faz o Oregon ou o 765. Como raramente roteamos em trilhas, não é necessario que o gps fale. Entao o Oregon leva vantagem por ser mais robusto, a prova dagua e ser um modelo On the trail.
Como seria a tal navegação por foto, não faço a mínima, existe algum link sobre isso?
Funciona assim: quando voce esta viajando, este recurso te da a chance de ter fotos no gps, de maneira que voce pode dar uma olhada na foto do lugar e avaliar se vale a pena ir ate lá. É mais ou menos como vincular uma imagem a um waypoint. Como nos celulares onde voce coloca uma foto da pessoa vinculada ao numero do telefone. Voce conclui se é util ou não.
Mais informaçoes no link abaixo
http://www.garmin.com/garmin/cms/site/u ... navigation
Os mapas do Google e do Guia 4rodas dariam para ser inseridos no 765t, também, ou no Oregon?
Os mapas do Google podem ser colocados no Oregon apenas como imagem. Não e possivel rotear por elas. È um recurso de visualizaçao apenas. Nao funciona no 765.
De uma olhada no link abaixo:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=387&t=14418
Quanto ao guia 4rodas, nao é possivel carrega-lo nos gps Garmin. Alem disso, acho a base de dados de POIs do Projeto Tracksource é suficiente. Não acho o guia 4rodas para gps importante, até porque todos sabemos que os melhores mapas para gps do Brasil são os Tracksource.
Dependendo do que o amigo responder pode ser que eu opte pelo 765t ou pelo Oregon 300.
Baseado na suas informarçoes de “90% para uso em veículo e uns 60% a 70% OnRoad e uns 30% a 40% Off-Road” eu acredito que o 765 sera mais indicado, mas não esqueça de todas as observaçoes feitas acima sobre a que se destina cada aparelho.
Uma voz seria útil mais não importante, até porque ela(voz) toda hora deve encher o saco, atrapalhar.
Tem como desligar, abaixar o volume, trocar a voz para mulher, homem
O projeto tracksource eu acho que deveria ser do interesse da maioria dos brasileiros, pois realmente é genial, como podemos assim que comprarmos o famoso(GPS), batermos uma bolinha para nos inteirarmos dele?
O primeiro passo já foi dado. Consultar o forum para decidir qual o melhor gps para voce em funçao da utilizaçao.
De uma olhada no topico abaixo. Ele trata especificamente de como escolher um gps.
http://www.portalgps.com.br/viewforum.php?f=311
Para conhecer melhor o projeto tracksource basta acessar
http://www.tracksource.org.br/index.php ... &Itemid=40
Quem sabe se voce não se torna um desenvolvedor do seu municipio (ou região)
Abraço
O 765 não e para uso off road, porem tem alguns recursos que podem ser uteis, como a gravaçao de tracks e o recurso de rotas. Aproveito para extrair uma das brilhantes explicaçoes aqui do forum, feitas pelo Mestre Sergio Barroso ( usuario nqnnospam) , a respeito da diferença entre rotas e trilhas.
Diferenças
Ambas indicam um trajeto, um conjunto de pontos ligados por retas. A diferença está na forma de usar.
A trilha (track) é o registro de trajeto já percorrido, por onde você já passou.
Uma rota (route) é o registro de um trajeto a ser percorrido, isto é, por onde você vai passar. Nos modelos de GPS que suportam rotas, o GPS é capaz de fornecer informações de navegação para que você possa seguir este trajeto. O tipo de informação fornecida depende do modelo do GPS. Em geral todos os modelos que suportam rotas vão indicar a direção, tempo e distância para o próximo ponto da rota. Alguns modelos mais avançados são capazes de criar rotas automaticamente (auto-routeamento, "autoroute" ou "Follow Road"), seguindo o traçado das vias cadastradas em mapas auto-roteáveis, e modelos mais avançados ainda tem até instruções de voz.
Alguns modelos possuem um recurso (chamado de tracback nos modelos da Garmin), que permite transformar automaticamente uma trilha gravada numa rota.
A forma de usar estes recursos depende muito do modelo do GPS. Recomenda-se fortemente a leitura do manual.
Criando rotas manualmente
A melhor forma de criar rotas manualmente é no computador, para depois transferí¬-las para o GPS. Pode-se usar o Mapsource ou o TrackMaker.
O primeiro passo é definir os waypoints da rota, ou os "pontos de manobra". Numa rota manual, os waypoints da rota são sempre conectados por linha reta. O sistema não segue as vias do mapa.
Quando em modo de navegação da rota, o GPS vai indicar direção, distância, tempo etc., para o próximo waypoint da rota (dependendo da configuração do GPS). Em geral o manual do GPS explica como navegar uma rota.
Todos os modelos têm limitações no números de waypoints por rota manual, portanto é preciso usá-los com sabedoria. O ideal é marcar os pontos onde se troca de estrada, rodovia, rua, caminho, etc, o ponto inicial e o ponto final. Ajuda dar aos waypoints nomes que indiquem o nome da rua que se deve pegar, a direção a seguir, ou algum outro detalhe da manobra que será feita no ponto.
Criando rotas automáticas
Dependendo do mapa em uso e do modelo do GPS, pode-se usar rotas automáticas. Numa rota automática o usuário define os pontos iniciais e finais (e eventualmente intermidiários), e o sistema liga os pontos automaticamente, seguindo as vias disponíveis no mapa.
Rotas automáticas só podem ser criadas nos modelos de GPS que têm este recurso. Em todos os casos é preciso também ter um mapa que suporte roteamento automático.
Em linhas gerais é possível optar pelo caminho mais rápido ou mais curto, definir o tipo do veículo, definir trechos a serem evitados, dar preferência a vias mais rápidas, evitar trechos com pedágio, etc. Pode-se também usar o sistema de Busca em conjunto com a ferramenta de auto-rota.
No GPS (depende do modelo), o sistema é mais limitado. As rotas são criadas sempre começando na posição atual. É possível simular a navegação numa rota automática usando o GPS, colocando-o em modo de simulação. Pode-se usar o editor de rotas (o manual do GPS explica como fazer isso), para inserir pontos intermediários na rota. Também pode-se usar o sistema de Busca em conjunto com o editor de rotas.
Em alguns modelos as rotas automáticas são chamadas de modo "Follow Road", e as manuais de "Off Road".
Para ilustrar, facilitar o entendimento, já que aparentemente voce tem pouca familiaridade com gps, vou colocar algumas imagens feitas no Oregon 300. No 765 funciona do mesmo jeito.
Seguir os pontos, significa andar em cima do caminho já gravado no gps. Na figura 1 abaixo, a linha preta e o caminho realizado, gravado pelo gps. As demais linhas são estradas que já estavam gravadas no gps, como mapa de fundo.Tudo que voce tem a fazer e ao se deslocar, e andar em cima da mesma linha, já que o gps continua a desenhar o caminho que voce esta percorrendo.
Figura 1
http://picasaweb.google.com/maurysade/G ... 0651453874
Na figura 2 veja o que fica desenhado quando passamos 2 vezes pelo mesmo local. Duas linha pretas ou azuis gravadas, representando que foram realizadas duas passagens pelo mesmo local. Na parte superior da imagem observe a escala de zoom aplicada. No caso da imagem 1, zoom de 300 metros e na imagem 2 , 30 metros.
Figura 2 - Oregon
http://picasaweb.google.com/maurysade/G ... 4356406546
Figura 2 - 765
http://picasaweb.google.com/maurysade/G ... 5097588034
Observe a figura 3. As linhas marron mais finas representam trilhas gravadas como mapa de fundo, e a linha preta, o caminho percorrido gravado (track).
A descriçao e a seguinte
- seguia pela Rua Antonio Sotero, sentido oeste-leste (observe a indicaçao de norte na parte superior esquerda da tela). Procurava pela trilha dos postes. Passamos a entrada, retornamos na mesma rua para localizar a entrada e entao seguimos rumo sul pela trilha(representada pela linha marron)
Figura 3
http://picasaweb.google.com/maurysade/G ... 2064061298
O uso Off-Road, seria fazer o caminho reverso no caso de uma bifurcação, agora vou à esquerda ou à direita, agora vou +- uns quinhentos metros neste pasto e pego o caminho lá na frente e depois atravesso um rio no local exato. Neste caso, daria para seguir o caminho de volta com o 765t?
Esta orientaçao de seguir a direita ou esquerda so e possivel em mapas roteaveis, pois conforme visto na figura 3, voce so sabera para onde seguir se tiver um bom mapa de fundo. Porem, mesmo sem mapa, ou com mapa de pouca informaçao da regiao onde voce esta, suponhamos que voce esta seguindo um track, retornando, e apartir de um determinando ponto, ao inves de voce percorrer em cima da linha anteriormente gravada, aparece uma track em outra direçao. Entao, podemos dizer que voce pegou a direçao errada. Esta forma de navegaçao serve para qualquer gps que grave tracks, inclusive o 765.
Devo usar o GPS uns 60% a 70% OnRoad e uns 30% a 40% Off-Road, talvez para iniciar o que você acha do nüvi 765t? Teria outro nuvi mais adequado até o preço dele? Tenho muitos aparelhos com conexão sem fio. Seria um Oregon 300?
O 765 e um bom aparelho, mas não e para uso off road. Por ter o recurso de gravaçao de tracks e criaçao de rotas ate funciona como off road. Tem boa recepçao mesmo em locais de mata fechada. Não esqueça que quase todos os gps são bons, desde que tenha bons mapas de fundo, como os do Projeto Tracksource. Por ser sua utilizaçao mais on road, acho que o 765 e uma excelente aquisicao, vai funcionar bem. Mas lembre-se, um gps On the trail tem mais recursos para o off road. Existem diversos modelos de nuvi, mas poucos tem o recurso de gravaçao de tracks. Isto permite que ele funcione “quase” como um on the trail. Eu disse QUASE..... Alem disso acho que e um dos poucos que permite uso de rotas.
A conexao bluetooth do 765 é somente para telefones celulares. O Oregon não tem Bluetooth.
Os mapas do projeto Tracksource dariam para serem colocados no 765t?
Sim os mapas do Tracksource são 100% compativeis com qualquer gps Garmin com suporte a mapas. (inclusive o 765)
O Tracksource disponibiliza outras informações, quais?
Existe um vasto banco de dados de POIs (Pontos de interesse). São pontos cadastrados nos mapas, que indicam a posicao de restaurantes, postos de abastecimento, hospitais, pontos turisticos, hoteis e muito mais... a procura pode ser por nome, proximidade de onde voce esta, endereço, tipo de comercio (bar, restaurante, hospital, etc), tipo de comida (italiana, chinesa,etc...)
Na figura 4 e 5 veja um exemplo de como aparecem nos mapas do Oregon e 765.
Figura 4
http://picasaweb.google.com/maurysade/G ... 5065892898
Figura 5
http://picasaweb.google.com/maurysade/G ... 3115280466
Daria, por exemplo, traçar a rota mais rápida por caminhos pavimentados, caminhos pavimentados e em terra, somente em terra? Um exemplo, estou pensando em fazer a Estrada Real, saindo de Diamantina, chagando a Parati. São 90% em estrada de terra, já existe o tracklog, seria isto, tracklog? Vou baixá-lo e instalá-lo no 765t, se optar por ele.
Outra utilização, seria em dunas, litoral, você vai, você vai e não encontrando saída a gente tem que voltar. Encontrando saída já podemos traçar uma rota para um futuro.
Sim, seu raciocinio esta correto, desde que seu mapa de fundo tenha as vias roteaveis.
As opcões de rotas sao feitas atraves de configuraçao das opçoes conforme as telas abaixo, e sim podem ser feitas por rota mais rápida ou mais curta, evitar caminhos pavimentados ou nao, evitar estradas com ou sem pedagio,evitar estradas de terra, etc... :
http://picasaweb.google.com/maurysade/G ... 1480279970
http://picasaweb.google.com/maurysade/G ... 4516168418
http://picasaweb.google.com/maurysade/G ... 1023331154
Segue um link para fazer o download do arquivo para transmitir ao gps de tracks da estrada real
http://www.trilhaecia.com.br/mapadetalhe.php?cod=416
O 765t se eu quiser passar o que ele gravou para um computador seria possível? E para outro Garmin?
Sim, no 765 é possivel transmitir ao computador tracks, waypoints e rotas e vice versa (do computador para o gps) usando um cabo mini usb (estes de celulares e cameras fotograficas). Pode usar o Mapsource ou o Trackmaker.
Ja no Oregon, alem da transmissão por cabo, conforme acima descrito, ainda se pode transmitir diretamente de um gps a outro. Basta aproximar os aparelhos e mandar enviar ou receber. Somente entre Oregons.
O Garmin 765t também avisa a proximidade a um pardal, desde que a gente marque, indique?
Sim ele avisa os pardais, sendo que nem e necessario marcar nada. Basta apenas baixar no site do projeto tracksource a base de dados de todos os radares do Brasil. O resto e com o gps. O link para baixar a base de dados e:
http://www.tracksource.org.br/index.php ... &Itemid=20
O que você esta achando do seu 765t, continua usando o Oregon quando saí de viatura, carro, jipe, etc..?
Como disse anteriormente cada um na sua area. No carro, devido ao recurso de falar as orientacoes de rota, o bluetooth para atender o celular no viva voz do gps e o mp3 para ouvir musica nas viagens eu uso o 765. Estou gostando muito do aparelho. Já para as trilhas de moto uso o Oregon, devido ao menor tamanho (fica protegido na carenagem dianteira da moto – Suzuki DR400) e a tela touch screen. É mais facil de opera-lo com a mao esquerda com a moto em movimento. Mas já utilizei muito o Oregon, e um Legend Hcx no carro. Apesar de não falarem e terem a tela menor, ambos fazem o roteamento perfeitamente, avisam pardais, tem o banco de dados de POIs, são confiaveis e robustos. Como faço trilhas de jipe eventualmente, tanto faz o Oregon ou o 765. Como raramente roteamos em trilhas, não é necessario que o gps fale. Entao o Oregon leva vantagem por ser mais robusto, a prova dagua e ser um modelo On the trail.
Como seria a tal navegação por foto, não faço a mínima, existe algum link sobre isso?
Funciona assim: quando voce esta viajando, este recurso te da a chance de ter fotos no gps, de maneira que voce pode dar uma olhada na foto do lugar e avaliar se vale a pena ir ate lá. É mais ou menos como vincular uma imagem a um waypoint. Como nos celulares onde voce coloca uma foto da pessoa vinculada ao numero do telefone. Voce conclui se é util ou não.
Mais informaçoes no link abaixo
http://www.garmin.com/garmin/cms/site/u ... navigation
Os mapas do Google e do Guia 4rodas dariam para ser inseridos no 765t, também, ou no Oregon?
Os mapas do Google podem ser colocados no Oregon apenas como imagem. Não e possivel rotear por elas. È um recurso de visualizaçao apenas. Nao funciona no 765.
De uma olhada no link abaixo:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=387&t=14418
Quanto ao guia 4rodas, nao é possivel carrega-lo nos gps Garmin. Alem disso, acho a base de dados de POIs do Projeto Tracksource é suficiente. Não acho o guia 4rodas para gps importante, até porque todos sabemos que os melhores mapas para gps do Brasil são os Tracksource.
Dependendo do que o amigo responder pode ser que eu opte pelo 765t ou pelo Oregon 300.
Baseado na suas informarçoes de “90% para uso em veículo e uns 60% a 70% OnRoad e uns 30% a 40% Off-Road” eu acredito que o 765 sera mais indicado, mas não esqueça de todas as observaçoes feitas acima sobre a que se destina cada aparelho.
Uma voz seria útil mais não importante, até porque ela(voz) toda hora deve encher o saco, atrapalhar.
Tem como desligar, abaixar o volume, trocar a voz para mulher, homem
O projeto tracksource eu acho que deveria ser do interesse da maioria dos brasileiros, pois realmente é genial, como podemos assim que comprarmos o famoso(GPS), batermos uma bolinha para nos inteirarmos dele?
O primeiro passo já foi dado. Consultar o forum para decidir qual o melhor gps para voce em funçao da utilizaçao.
De uma olhada no topico abaixo. Ele trata especificamente de como escolher um gps.
http://www.portalgps.com.br/viewforum.php?f=311
Para conhecer melhor o projeto tracksource basta acessar
http://www.tracksource.org.br/index.php ... &Itemid=40
Quem sabe se voce não se torna um desenvolvedor do seu municipio (ou região)
Abraço
Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Desenvolvedor Municipal - Tracksource
Curitiba - PR
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Desenvolvedor Municipal - Tracksource
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Re: GPS Garmin nüvi
Maury,
Mais uma vez muito obrigado, já deu para me decidir por qual GPS comprar. A sua ajuda foi de grande valia, obrigado mesmo.
Eu devo utilizá-lo logo a seguir, parece que o lugar mais barato é a Best Buy, pretendo comprar lá. Sabe de outro mais em conta?
Entrei no site da Garmin e baixei os programas para utilizar o mapsource e baixei os mapas no www.tracksource.org.br. Pretendo assim que voltar de viajem utilizá-lo em viagem.
Estava montando minhas rotas e de súbito a coisa ficou feia, não passava de um certo ponto, quando mandava traçar ele pulava o ponto e fazia um caminho doido. Dei um zoom no local e vi que a rota esta interrompida, pensei ser este o motivo. Como proceder nesses casos? Existe alguma receita de bolo para utilizar o mapsource? Caso afirmativo, onde?
Só pelo TRC Brasil, dá para eu traçar as minhas rotas e depois passar para o GPS?
Eu só posso desbloquear um mapa com o código do GPS que o acompanha?
Eu sou daqueles que prefiro ler e trocar idéias num fórum. Como faço para ter certeza do que eu estou fazendo esta no caminho certo, onde posso tirar dúvidas e onde tem literatura a respeito do Track Source, da utilização do mapsource no tracksource?
Pretendo fazer um banco de mapas que vou precisar via computador e depois passar para o GPS, seria possível? No meu entendimento sim. Pretendo ser um grande conhecedor no assunto, me agrada, se vou conseguir ainda não sei, vou tentar.
Grato, Seixas.
Mais uma vez muito obrigado, já deu para me decidir por qual GPS comprar. A sua ajuda foi de grande valia, obrigado mesmo.
Eu devo utilizá-lo logo a seguir, parece que o lugar mais barato é a Best Buy, pretendo comprar lá. Sabe de outro mais em conta?
Entrei no site da Garmin e baixei os programas para utilizar o mapsource e baixei os mapas no www.tracksource.org.br. Pretendo assim que voltar de viajem utilizá-lo em viagem.
Estava montando minhas rotas e de súbito a coisa ficou feia, não passava de um certo ponto, quando mandava traçar ele pulava o ponto e fazia um caminho doido. Dei um zoom no local e vi que a rota esta interrompida, pensei ser este o motivo. Como proceder nesses casos? Existe alguma receita de bolo para utilizar o mapsource? Caso afirmativo, onde?
Só pelo TRC Brasil, dá para eu traçar as minhas rotas e depois passar para o GPS?
Eu só posso desbloquear um mapa com o código do GPS que o acompanha?
Eu sou daqueles que prefiro ler e trocar idéias num fórum. Como faço para ter certeza do que eu estou fazendo esta no caminho certo, onde posso tirar dúvidas e onde tem literatura a respeito do Track Source, da utilização do mapsource no tracksource?
Pretendo fazer um banco de mapas que vou precisar via computador e depois passar para o GPS, seria possível? No meu entendimento sim. Pretendo ser um grande conhecedor no assunto, me agrada, se vou conseguir ainda não sei, vou tentar.
Grato, Seixas.
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Re: GPS Garmin nüvi
o lugar mais barato é a Best Buy, pretendo comprar lá. Sabe de outro mais em conta?
De uma olhada nestes sites. O aparelho esta em promoção, mas e por tempo limitado. Não esqueça que sobre o preço anunciado incidem taxas de +- 9%
http://www.wallmart.com/Garmin-Nuvi-765 ... p/10543580
http://www.circuitcity.com/applications ... nuvi%20765
Entrei no site da Garmin e baixei os programas para utilizar o mapsource e baixei os mapas no http://www.tracksource.org.br.
Que programas voce baixou no site da Garmin?? O Mapsource é pago. Veja aqui no forum que alguns usuarios conseguiram baixar, mas tem que fazer algum "artifício" para funcionar.
De uma olhada no tópico abaixo.
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=17&t=3025
Estava montando minhas rotas e de súbito a coisa ficou feia, não passava de um certo ponto, quando mandava traçar ele pulava o ponto e fazia um caminho doido. Dei um zoom no local e vi que a rota esta interrompida, pensei ser este o motivo. Como proceder nesses casos? Existe alguma receita de bolo para utilizar o mapsource? Caso afirmativo, onde?
Verifique em que mapa esta ocorrendo o problema, entre no site do Tracksource, localize o desenvolvedor do município ou região e informe o problema. Aparentemente é um problema de descontinuidade no mapa, que pode ser facilmente corrido pelo desenvolvedor local. São estas contribuições que ajudam o tracksource ficar cada vez melhor.
O próprio Cd de instalação do Mapsource tem um manual de uso. La voce encontra todas as informações e funções disponíveis.
Tente o manual do Mapsource em portugues no link
http://www8.garmin.com/manuals/MapSourc ... etario.pdf
Receita de bolo não tem, ou voce é um auto-didata e lê, bate a cabeça, lê novamente, bate a cabeça mais um pouco e consegue aprender, ou pega pronto com um curso. Sugiro o curso abaixo:
http://www.cursosdegps.com.br/index.php ... &Itemid=39
Só pelo TRC Brasil, dá para eu traçar as minhas rotas e depois passar para o GPS?
Sim, porém deve-se usar o TRC-Brasil no Mapsource para criar rotas e tranferi-las para o gps.
Eu só posso desbloquear um mapa com o código do GPS que o acompanha?
Sim, caso contrario chama-se PIRATARIA. E acredito que não é seu caso, certo??
onde posso tirar dúvidas e onde tem literatura a respeito do Track Source, da utilização do mapsource no tracksource?
Voce esta confundindo um pouco as coisas. Vamos lá:
Mapsource - Software da Garmin usado para trocar informações entre o gps e o computador. Pode se transferir mapas, waypoints, tracks e rotas do gps para o computador e vice versa. Pago, ou vem junto com alguns modelos de gps, especialmente os ON the trail.
Trackmaker - Software brasileiro usado para trocar informações entre o gps e o computador. Pode se transferir waypoints, tracks e rotas do gps para o computador e vice versa. Gratuito.
Para fazer download:
http://www.gpstm.com/index.php?lang=port
Tracksource - Projeto Tracksource foi criado com o intuito de construir mapas vetoriais do Brasil, para uso em aparelhos GPS da Garmin. O projeto surgiu porque os mapas fornecidos pela Garmin, no Brasil, eram de baixa qualidade. Tudo totalmente gratuito!
Para fazer o download dos mapas para o Mapsource e/ ou Trackmaker, segue o site:
http://www.tracksource.org.br/index.php ... &Itemid=20
Existe versão do Tracksource para Mapsource e outra para Trackmaker. Para transferir mapas para o gps, sejam da Garmin ou do Trackmaker, voce deve obrigatoriamente ter o Mapsource.
Existem mapas da Garmin que vem no cartão SD e podem ser instalados diretamente no gps, sem precisar passar pelo computador. Basta inserir o cartao no slot do gps. Ja as versões dos mapas da Garmin em cd, tem que passar pelo computador e pelo Mapsource para chegar ao gps
Existem ainda outros softwares de transmissão de mapas para o gps que nao seja o Mapsource, tais como SENDMAP e outros, mas não conheço muito bem, pois uso o Mapsource.
Pretendo fazer um banco de mapas que vou precisar via computador e depois passar para o GPS, seria possível?
Possivel é, mas é desnecessario pois os mapas são atualizados mensalmente (tracksource). Precisou, faz o download e pronto.
De uma olhada nestes sites. O aparelho esta em promoção, mas e por tempo limitado. Não esqueça que sobre o preço anunciado incidem taxas de +- 9%
http://www.wallmart.com/Garmin-Nuvi-765 ... p/10543580
http://www.circuitcity.com/applications ... nuvi%20765
Entrei no site da Garmin e baixei os programas para utilizar o mapsource e baixei os mapas no http://www.tracksource.org.br.
Que programas voce baixou no site da Garmin?? O Mapsource é pago. Veja aqui no forum que alguns usuarios conseguiram baixar, mas tem que fazer algum "artifício" para funcionar.
De uma olhada no tópico abaixo.
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=17&t=3025
Estava montando minhas rotas e de súbito a coisa ficou feia, não passava de um certo ponto, quando mandava traçar ele pulava o ponto e fazia um caminho doido. Dei um zoom no local e vi que a rota esta interrompida, pensei ser este o motivo. Como proceder nesses casos? Existe alguma receita de bolo para utilizar o mapsource? Caso afirmativo, onde?
Verifique em que mapa esta ocorrendo o problema, entre no site do Tracksource, localize o desenvolvedor do município ou região e informe o problema. Aparentemente é um problema de descontinuidade no mapa, que pode ser facilmente corrido pelo desenvolvedor local. São estas contribuições que ajudam o tracksource ficar cada vez melhor.
O próprio Cd de instalação do Mapsource tem um manual de uso. La voce encontra todas as informações e funções disponíveis.
Tente o manual do Mapsource em portugues no link
http://www8.garmin.com/manuals/MapSourc ... etario.pdf
Receita de bolo não tem, ou voce é um auto-didata e lê, bate a cabeça, lê novamente, bate a cabeça mais um pouco e consegue aprender, ou pega pronto com um curso. Sugiro o curso abaixo:
http://www.cursosdegps.com.br/index.php ... &Itemid=39
Só pelo TRC Brasil, dá para eu traçar as minhas rotas e depois passar para o GPS?
Sim, porém deve-se usar o TRC-Brasil no Mapsource para criar rotas e tranferi-las para o gps.
Eu só posso desbloquear um mapa com o código do GPS que o acompanha?
Sim, caso contrario chama-se PIRATARIA. E acredito que não é seu caso, certo??
onde posso tirar dúvidas e onde tem literatura a respeito do Track Source, da utilização do mapsource no tracksource?
Voce esta confundindo um pouco as coisas. Vamos lá:
Mapsource - Software da Garmin usado para trocar informações entre o gps e o computador. Pode se transferir mapas, waypoints, tracks e rotas do gps para o computador e vice versa. Pago, ou vem junto com alguns modelos de gps, especialmente os ON the trail.
Trackmaker - Software brasileiro usado para trocar informações entre o gps e o computador. Pode se transferir waypoints, tracks e rotas do gps para o computador e vice versa. Gratuito.
Para fazer download:
http://www.gpstm.com/index.php?lang=port
Tracksource - Projeto Tracksource foi criado com o intuito de construir mapas vetoriais do Brasil, para uso em aparelhos GPS da Garmin. O projeto surgiu porque os mapas fornecidos pela Garmin, no Brasil, eram de baixa qualidade. Tudo totalmente gratuito!
Para fazer o download dos mapas para o Mapsource e/ ou Trackmaker, segue o site:
http://www.tracksource.org.br/index.php ... &Itemid=20
Existe versão do Tracksource para Mapsource e outra para Trackmaker. Para transferir mapas para o gps, sejam da Garmin ou do Trackmaker, voce deve obrigatoriamente ter o Mapsource.
Existem mapas da Garmin que vem no cartão SD e podem ser instalados diretamente no gps, sem precisar passar pelo computador. Basta inserir o cartao no slot do gps. Ja as versões dos mapas da Garmin em cd, tem que passar pelo computador e pelo Mapsource para chegar ao gps
Existem ainda outros softwares de transmissão de mapas para o gps que nao seja o Mapsource, tais como SENDMAP e outros, mas não conheço muito bem, pois uso o Mapsource.
Pretendo fazer um banco de mapas que vou precisar via computador e depois passar para o GPS, seria possível?
Possivel é, mas é desnecessario pois os mapas são atualizados mensalmente (tracksource). Precisou, faz o download e pronto.
Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Desenvolvedor Municipal - Tracksource
Curitiba - PR
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Re: GPS Garmin nüvi
Olá gente.
Não gosto de ver os outros perderem dinheiro, então recomendo tambem na amazon.com (não sou sócio deles !!!).
Veja tambem o 780 que é ainda mais barato. Apenas um detalhe, os preços variam todos os dias lá.
abs
Osiris Serra
Não gosto de ver os outros perderem dinheiro, então recomendo tambem na amazon.com (não sou sócio deles !!!).
Veja tambem o 780 que é ainda mais barato. Apenas um detalhe, os preços variam todos os dias lá.
abs
Osiris Serra
Re: GPS Garmin nüvi
REcomendo tb dar uma olhada no Sam´s Club, que geralmente tem preços extraordinários. É necessário ser associado, podendo ser no Brasil. Perto do aeroporto de miami, em Doral, tem um ao lado do Walmart.
[]´s
BratuS
[]´s
BratuS
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Re: GPS Garmin nüvi
Maury,
Os lugares mais baratos são: Walmart, BestBuy e Circuit City. Vão de $199.99 a $297.54
Uma coisa me chamou a atenção com relação ao Nüvi 765t, uma tal antena. Que antena é essa que pode acompanhar ou não o GPS e para que serve? Vale a pena comprar? Quais acessórios seriam interessantes comprar? Memória, carregador veicular, mais algum?
Os programas que baixei do site da Garmin são free.
Saudações
Os lugares mais baratos são: Walmart, BestBuy e Circuit City. Vão de $199.99 a $297.54
Uma coisa me chamou a atenção com relação ao Nüvi 765t, uma tal antena. Que antena é essa que pode acompanhar ou não o GPS e para que serve? Vale a pena comprar? Quais acessórios seriam interessantes comprar? Memória, carregador veicular, mais algum?
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Re: GPS Garmin nüvi
Uma coisa me chamou a atenção com relação ao Nüvi 765t, uma tal antena. Que antena é essa que pode acompanhar ou não o GPS e para que serve? Vale a pena comprar? Quais acessórios seriam interessantes comprar? Memória, carregador veicular, mais algum?
A antena que ja vem incluida na caixa, junto com o carregador veicular, ou seja não é comprada separadamente é a antena do sistema Traficc, que é um sistema de informações via FM gratuito, que esta funcionando em São Paulo e Rio, mas ainda não é compativel com o Garmin. Ele transmite ao gps informações sobre transito, engarrafamentos,etc, e auxilia o gps a encontrar uma rota melhor, desviando de barreiras e trafego intenso. Acredito que no ano que vem os usuarios de Garmin poderão usar, e o sistema será expandido para outras cidades.
Existe ainda a antena para o MSN, que é outro sistema de informações de trafego e outras coisas mais como publicidade, porem esta não acompanha o aparelho, e voce não precisa comprar, pois não funciona no Brasil. Apesar do aparelho ser compativel com o sistema, desde que com a antena e usado nos EUA. O serviço é pago.
Não é necessario comprar nenhum outro acessório além de uma cartão de expansão de memoria tipo SD Card de pelo menos 2Gb. Quanto mais melhor, pois com o MP3 e a navegação por foto, o ceu é o limite em termos de quantidade de musicas e fotos. Acredito que o melhor custo/beneficio atualmente são os cartões de 8Gb.
O kit ja vem com carregador veicular. Vale lembrar que qualquer carregador veicular tipo mini USB, estes que vende em sinaleiro, de telefone celular,bem barato, servem no aparelho.
Se quiser comprar alguma coisa, alem do cartão, compre uma capa, para proteger o aparelho quando removê-lo do suporte e guardá-lo no bolso ou no porta-luvas do carro.
Eu sugiro ainda a colocação do Invisible Shield, que é uma boa proteção para a tela do aparelho. De uma olhada no link
http://www.zagg.com/invisibleshield/gar ... s-shields.
Não esqueça de dar uma olhada nos videos de publicidade do Invisible Shield.
Os programas que baixei do site da Garmin são free.
Voce baixou então Poiloader e o Webupdater? Porque mapas e o Mapsource não é possivel.
A antena que ja vem incluida na caixa, junto com o carregador veicular, ou seja não é comprada separadamente é a antena do sistema Traficc, que é um sistema de informações via FM gratuito, que esta funcionando em São Paulo e Rio, mas ainda não é compativel com o Garmin. Ele transmite ao gps informações sobre transito, engarrafamentos,etc, e auxilia o gps a encontrar uma rota melhor, desviando de barreiras e trafego intenso. Acredito que no ano que vem os usuarios de Garmin poderão usar, e o sistema será expandido para outras cidades.
Existe ainda a antena para o MSN, que é outro sistema de informações de trafego e outras coisas mais como publicidade, porem esta não acompanha o aparelho, e voce não precisa comprar, pois não funciona no Brasil. Apesar do aparelho ser compativel com o sistema, desde que com a antena e usado nos EUA. O serviço é pago.
Não é necessario comprar nenhum outro acessório além de uma cartão de expansão de memoria tipo SD Card de pelo menos 2Gb. Quanto mais melhor, pois com o MP3 e a navegação por foto, o ceu é o limite em termos de quantidade de musicas e fotos. Acredito que o melhor custo/beneficio atualmente são os cartões de 8Gb.
O kit ja vem com carregador veicular. Vale lembrar que qualquer carregador veicular tipo mini USB, estes que vende em sinaleiro, de telefone celular,bem barato, servem no aparelho.
Se quiser comprar alguma coisa, alem do cartão, compre uma capa, para proteger o aparelho quando removê-lo do suporte e guardá-lo no bolso ou no porta-luvas do carro.
Eu sugiro ainda a colocação do Invisible Shield, que é uma boa proteção para a tela do aparelho. De uma olhada no link
http://www.zagg.com/invisibleshield/gar ... s-shields.
Não esqueça de dar uma olhada nos videos de publicidade do Invisible Shield.
Os programas que baixei do site da Garmin são free.
Voce baixou então Poiloader e o Webupdater? Porque mapas e o Mapsource não é possivel.
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Re: GPS Garmin nüvi
Maury,
Mais uma vez obrigado, você esta me dando aquela mão, vou comprar o que sugeriu. O que vocês achou dos preços do 765T? Qual dos dois você compraria o 765t ou o Oregon 300, que é bem mais caro, menor preço $350USD.
O Que eu baixei do site da Garmin foi o MapSource versão 6.15.7, estou usando e já consegui montar quase todas as rotas que vou usar. Eu achei ele meio desatualizado, no mapa do Google existem estradas que o TRC-Brasil não tem e elas existem deu para ver no Google. Mando exibir no Google Earth e elas aparecem e no mapa TRC-Brasil, última atualização não constam.
Eu encontrei uma interrupção num mapa e já comuniquei ao desenvolvedor, alinha da rota de repente interrompe. Será que isso é erro mesmo? Ele não segue em frente e busca caminho do ponto inicial dando aquela volta.
Saudações
Mais uma vez obrigado, você esta me dando aquela mão, vou comprar o que sugeriu. O que vocês achou dos preços do 765T? Qual dos dois você compraria o 765t ou o Oregon 300, que é bem mais caro, menor preço $350USD.
O Que eu baixei do site da Garmin foi o MapSource versão 6.15.7, estou usando e já consegui montar quase todas as rotas que vou usar. Eu achei ele meio desatualizado, no mapa do Google existem estradas que o TRC-Brasil não tem e elas existem deu para ver no Google. Mando exibir no Google Earth e elas aparecem e no mapa TRC-Brasil, última atualização não constam.
Eu encontrei uma interrupção num mapa e já comuniquei ao desenvolvedor, alinha da rota de repente interrompe. Será que isso é erro mesmo? Ele não segue em frente e busca caminho do ponto inicial dando aquela volta.
Saudações