como utilizar o etrex vista hcx
-
como utilizar o etrex vista hcx
amigos, sou de portugal e bisbilhotando a net, vi este forum fantástico onde se pode aprender bastante. aqui em portugal, só conheço um e mesmo assim, não consigo obter o que pretendo.
há 2 semanas comprei o etrex vista hcx. já li e reli o manual de instruções e mes mo assim, estou com muitas dificuldades em trabalhar com o gps
será que aqui me poderiam ajudar os primeiros passos como utilizar o aparelho?
como gravo no terreno um track
que passos tenho de fazer para passar um track para o gps
qual a melhor forma de navegar no gps
como activo o active log?
qual o melhor programa para trabalhar os tracks?
como utilizo o gps numa estrada, á procura de um destino ou rua?
será que alguém me pode ajudar?
obrigado
há 2 semanas comprei o etrex vista hcx. já li e reli o manual de instruções e mes mo assim, estou com muitas dificuldades em trabalhar com o gps
será que aqui me poderiam ajudar os primeiros passos como utilizar o aparelho?
qual a melhor forma de navegar no gps
como activo o active log?
será que alguém me pode ajudar?
obrigado
Re: como utilizar o etrex vista hcx
Olá CISTER MONGE TONY S
No começo é meio complicado mesmo, mas depois voce pega o jeito.
Antes de responder algumas perguntas, eu recomendo que instale o Mapsource. Não sei se esse software vem junto com o aparelho. Ele serve para carregar ou descarregar os Waypoints e o trilhos (tracks).
Responderei algumas perguntas baseado no manual do proprietário - fica em
http://www8.garmin.com/manuals/eTrexLeg ... etario.pdf
- normalmente a gravação de tracks fica sempre ligada. Com mais experiência voce vai saber quando ligar ou desligar essa função. Manual página 16.
- com o Mapsource voce pode passar tracks efetuados por outras pessoas, ou pode descarregar seus tracks.
Os passos são: conectar o gps à porta USB e iniciar o Mapsource. Há dois ícones acima e no centro que são para enviar ou receber os dados. Após ter enviado dados para o Mapsource, pode-se ver o trilho por onde andamos.
- Mapsource, porem há outros. Se não me engano em http://www.gpss.force9.co.uk/ e tambem há o gpstrackmaker em
http://www.gpstm.com/index.php?lang=port
- leia um pouco mais o manual na página10 - é um bom começo. Imagino que voce tenha adquirido algum mapa de Portugal.
Se houver mais dúvidas, é só perguntar.
Boa diversão.
Osiris Serra
No começo é meio complicado mesmo, mas depois voce pega o jeito.
Antes de responder algumas perguntas, eu recomendo que instale o Mapsource. Não sei se esse software vem junto com o aparelho. Ele serve para carregar ou descarregar os Waypoints e o trilhos (tracks).
Responderei algumas perguntas baseado no manual do proprietário - fica em
http://www8.garmin.com/manuals/eTrexLeg ... etario.pdf
- normalmente a gravação de tracks fica sempre ligada. Com mais experiência voce vai saber quando ligar ou desligar essa função. Manual página 16.
- com o Mapsource voce pode passar tracks efetuados por outras pessoas, ou pode descarregar seus tracks.
Os passos são: conectar o gps à porta USB e iniciar o Mapsource. Há dois ícones acima e no centro que são para enviar ou receber os dados. Após ter enviado dados para o Mapsource, pode-se ver o trilho por onde andamos.
- Mapsource, porem há outros. Se não me engano em http://www.gpss.force9.co.uk/ e tambem há o gpstrackmaker em
http://www.gpstm.com/index.php?lang=port
- leia um pouco mais o manual na página10 - é um bom começo. Imagino que voce tenha adquirido algum mapa de Portugal.
Se houver mais dúvidas, é só perguntar.
Boa diversão.
Osiris Serra
-
OSERRAJN obrigado.
vou implementar estas tuas dicas.
para agora, ocorre-me perguntar o seguinte: que ficheiros consigo abrir no mapsource?
vou implementar estas tuas dicas.
para agora, ocorre-me perguntar o seguinte: que ficheiros consigo abrir no mapsource?
Olá CISTER MONGE TONY S
Normalmente voce poderá abrir os arquivos (ficheiros) .gdb, que são os arquivos que contêm os waypoints e se não me engano as trilhas e as altutudes, alem da data e hora. Há outros tipos, de trilhos, de arquivos .gpx, que são formados por outro tipo de software.
Na primeira instalação, voce não terá estes arquivos. Tem que enviar do gps para o Mapsource, ou alguem que tenha te fornecido um trilho.
abs e boa diversão.
Osiris Serra
Normalmente voce poderá abrir os arquivos (ficheiros) .gdb, que são os arquivos que contêm os waypoints e se não me engano as trilhas e as altutudes, alem da data e hora. Há outros tipos, de trilhos, de arquivos .gpx, que são formados por outro tipo de software.
Na primeira instalação, voce não terá estes arquivos. Tem que enviar do gps para o Mapsource, ou alguem que tenha te fornecido um trilho.
abs e boa diversão.
Osiris Serra
-
boas
podes-me ilucidar uma coisa:
vou levar p o terreno o aparelho pela primeira vez e por isso vê se é assim que a coisa funciona para gravar a volta domingueira
depois de ligar o gps e depois de detectados os satélites,
marco o ponto 1 de inicio do percurso;
vou a trajectos e faço gravar;
agora sempre que queira adicionar um ponto tenho que parar a gravação ou posso colocá-lo "directamente"
obrigado
podes-me ilucidar uma coisa:
vou levar p o terreno o aparelho pela primeira vez e por isso vê se é assim que a coisa funciona para gravar a volta domingueira
depois de ligar o gps e depois de detectados os satélites,
marco o ponto 1 de inicio do percurso;
vou a trajectos e faço gravar;
agora sempre que queira adicionar um ponto tenho que parar a gravação ou posso colocá-lo "directamente"
obrigado
Olá Cister
Podes colocá-lo diretamente. O gps nomeia um número sequencial que poderá ser renomeado.
abs e boa diversão.
Osiris Serra
Podes colocá-lo diretamente. O gps nomeia um número sequencial que poderá ser renomeado.
abs e boa diversão.
Osiris Serra
-
bom dia.
após ter usado pela primeira vez o gps, não me saí mal. no entanto, dei cabo do track quando ia finalizar o percurso. como faço para terminar a navegação?
qual o papel do tracklog?
e como passo o track para o trackmaker?
obrigado mais uma vez pela atenção e ajuda prestada
após ter usado pela primeira vez o gps, não me saí mal. no entanto, dei cabo do track quando ia finalizar o percurso. como faço para terminar a navegação?
qual o papel do tracklog?
e como passo o track para o trackmaker?
obrigado mais uma vez pela atenção e ajuda prestada
Olá CISTER MONGE TONY S
-terminar a navegação. Acho que vc quer desligar o track. Se for, veja o manual página 16.
- qual o papel do tracklog ? Serve para gravar as ruas ou trilhas à pé. Funciona tambem sobre a água.
- como passo para o trackmaker ? Gps conectado ao micro, inicia o trackmaker -> (lá em cima) GPS -> interface Garmin - abre uma janela - seleciona USB (imagino que estas com o cabo usb) -> botão "tudo". Dentro de instantes, termina a tarefa e podes pressionar o botão "sair". Observe que sua trilha foi gravada, assim como teus waypoints.
abs
Osiris Serra
-terminar a navegação. Acho que vc quer desligar o track. Se for, veja o manual página 16.
- qual o papel do tracklog ? Serve para gravar as ruas ou trilhas à pé. Funciona tambem sobre a água.
- como passo para o trackmaker ? Gps conectado ao micro, inicia o trackmaker -> (lá em cima) GPS -> interface Garmin - abre uma janela - seleciona USB (imagino que estas com o cabo usb) -> botão "tudo". Dentro de instantes, termina a tarefa e podes pressionar o botão "sair". Observe que sua trilha foi gravada, assim como teus waypoints.
abs
Osiris Serra
-
-
Vou ficar liogado neste tópico pois tbm acabei de adquirir um Etrex Vista Hcx e é meu primeiro GPS, tenho a intenção de usá-lo em trilhas com meu jipe e no meu trabalho para achar algumas ruas, comprei este meio equivocado pois li somente sobre a alta qualidade de recepçao da antena o que me chamu muito a atenção pelo motivo a que se destina. Exspero ter acertado e feito uma boa compra, se alguem tiver maravilhas ou horrores para falar sobre ele eu agradeceria afinal relatos são sempre bons.
-
depois de já saber usar o gps na gravação de trajectos, deparo-me agora com uma situação:
tenho dificuldades em seguir um track que está gravado no aparelho. qual é a melhor forma de o fazer? e qual é a melhor configuração para o gps?
uma vez mais obrigado a quem me puder ajudar
tenho dificuldades em seguir um track que está gravado no aparelho. qual é a melhor forma de o fazer? e qual é a melhor configuração para o gps?
uma vez mais obrigado a quem me puder ajudar