Bak 5001 desbloqueio e afins

Mensagem
Autor
larraw

Bak 5001 desbloqueio e afins

#1 Mensagem por larraw »

caso alguem tenha interesse em acessar a NAND pelo PC achei um tutorial

http://www.pocketmagic.net/?p=111&lang=pt

pra quem quiser desbloquear o gps deixando so o wince, basta usar o mortscript, o que eu fiz foi fazer um script pra rodar com o dummy exe (autorun.exe), que se colocado na raiz do SD roda direto ao ligar o gps, o script e bem simples, faca um arquivo de texto com o seguintes comandos e nomeie como autorun.mscr

kill ("AlarmClockServer.exe")
kill ("launcher.exe")
Run( "\StorageCard\startwin.exe" )

os dois comandos kill serve para finalizar a interface original que com o startwin fica voltand toda hora, e depois roda o strartwin desbloqeando o winCE, nao precisa nem chegar perto da NAND.

pronto totalmente debloqueado.

e pra quem ta com problema pra rodar o beelinegps por exemplo, e so entrar na NAND pelo explorer do gps na pasta \mesada\$msd$\aap\ e copiar as dlls que tem por la, em geral quando um programa de pocketpc ou windows mobile nao roda e por falta da aygshell.dll, as que vc axa pela net costumam travar os menus mas se vc usar a da pasta msd, roda uma beleza.

espero ter ajudado

se alguem quiser mais info sobre esse gps em especifico, e so escrever aqui, tenho fucado bastante nele e posso dizer que e um bom aparelho usando o wolfncu fica show, pena que nao suporta comunicacao SiRF, so NMEA ai nao da pra usar o velocimetro do Wolf.

NoDead

Re: Bak 5001 desbloqueio e afins

#2 Mensagem por NoDead »

Grande Larraw, vendo seu post dá pra ver que a pesquisa aí está intensa. Meu Coroa adquiriu um 5001 tem uns 3 meses e eu que acabo por resolver os pepinos. Se você pudesse dar um help seria de muita valia. Pra começar dei uma boa lida no manual e constatei que a maquininha está sem um tal de Navione, que não entendi bem pra que serve. No " lugar " dele estava um chamado IGO. Prosseguindo. Ele consegue marcar o ponto aonde estou, mas por exemplo quando entro no carro ele não acompanha mais. Fica o ponto lá paradão! Daí tô bem perdido. Tem umas pastas: NANDflash e StorageCard que também já procurei e não encontrei nele.

Outro detalhe importante é que também estou sem o CD de instalação.

Poxa Man, espero que com essas info vc possa me dar uma luz!

Valeu!

larraw

#3 Mensagem por larraw »

entao, na verdade o que no manual fala navione, que dizer o navegador que vc vai usar, primeiro vc precisa entender que, uma coisa e o aparelho de gps, e outra o software de navegacao...

a ideia e a seguinte o aparelho de gps e na verdade como um pequeno computador com windows CE, ou seja como se fosse um pc com o windows instalado, e so mais nada, isso quer dizer que vc precisa de um SOFTWARE DE NAVEGACAO, que ele sim vai sevir pra vc chegar a algum lugar.

o que acontece e que a maioria dos aparelhos de gps sao "travados" isso quer dizer que quando ligados eles executam de cara um menu proprio com a marca logo, jogos player e coisas do genero. no caso do bak 5001 cai de cara numa tela com tres grandes icones, mas na verdade isso e um software rodando sobre o windows CE do aparelho.

no caso especifico do 5001 vc tem a opcao de definir o programa que vai executar quando clicar em navegacao, isso quer dizer que vc pode colocar qq programa pra executar atravez desse botao. no caso do manual (muito sem vergonha por sinal) ele usa de exemplo o navione, e no seu cartao de memoria esta instalado o igo.

o 5001 e meio diferente do que vc vai ver o pessoal falando aqui no forum, pq ele nao possui acesso direto a o que chamam de NANDFLASH, que significa a memoria interna do aparelho, vc apenas tem acesso ao cartao de memoria do gps, e a umas pastas do windows, que sao criadas todas as vezes que vc da um shutdown no aparelho, isso siginifica que mesmo que vc mexa nessas pastas basta reiniciar ou reset e tudo volta ao normal inclusive o registro do windows ce.

portanto da uma pesquisada sobre os softwares de navegacao, igo, destinator, polnav, etc...

copie eles pro cartao de memoria (storagecard) e depois configure o botao navegacao para o executavel.

gianfratti

#4 Mensagem por gianfratti »

Olá, não é preciso fazer o autorum, basta acessar a interface do WinCe e alterar uma chave do RegEdit.

Sempre que ligar o GPS, vai acessar diretamente o Wince, que é muito melhor, pois o software que abre na inicialização do GPS consome muita memoria, deixando os navegadores com lentidão.

Aconselho a todos usarem o WinCe para inicializarem os navegadores e demais programas pois o desempenho é bem melhor.

Quem quiser mais detalhes me envie um email.

Abs

Fabrizio Gianfratti
fabrizio@gianfratti.com

strikerl2

#5 Mensagem por strikerl2 »

Tem que baixar esse mortscipt e colar na pasta raiz do GPS? criei o arquivo no bloco de notas com esses dados e colei na pasta raiz e não aconteceu nada... o que estou fazendo de errado?

Dá uma ajuda aí. Obrigado.

larraw

#6 Mensagem por larraw »

gianfratti escreveu:Olá, não é preciso fazer o autorum, basta acessar a interface do WinCe e alterar uma chave do RegEdit.
o problema e que o registro do 5001 ta na rom e nao na nand, entaum toda vez que vc da um shurdown, vc perde qq alteracao que tiver feito

quanto a memoria consumida pelo menu original e por isso que vc deve dar o kill nos dois processos do menu original.

da ate pra substituir o menu do gps que ta na NAND, mas axo besteira mexer pq se fizer algo errado nao sei se seria possivel entral pelo active sync, por isso eu recomendo o script, que resolve o problema e nao tem problema de dar galho.

larraw

#7 Mensagem por larraw »

strikerl2 escreveu:Tem que baixar esse mortscipt e colar na pasta raiz do GPS? criei o arquivo no bloco de notas com esses dados e colei na pasta raiz e não aconteceu nada... o que estou fazendo de errado?

Dá uma ajuda aí. Obrigado.
descompacta esses arquivos na raiz do cartao e muda o caminho do icone de navegacao pra o autorun.exe deve resolver
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Hamilton.pb

#8 Mensagem por Hamilton.pb »

Olá, Larraw

Desculpe-me a ignorância (eu devia escrever ingnorância, tamanha é ela...), mas não consigo encontrar a pasta NAND. Meu GPS é o Bak 5002, que acredito ser semelhante ao 5001. Na pasta ResidentFlash encontro uma subpasta GpsPhoto com 2 arquivos: 3 LYG e 2.LYG. Na raiz encontro \\Plugins (com 3 subpastas: FTP, LAN e REGISTRY), My Documents (vazia), Program Files (só com o Prompt do DOS), Temp (vazia) e Windows.

Tenho o IGo instalado e gostaria de instalar no GPS o Garmin Mobile. Aliás, ele está instalado, mas com 2 problemas: algumas vezes trava na tela inicial (o que suponho seja o problema do arquivo .dll a que você se referiu) e, quando não trava, não consegue achar o sinal do GPS (acho que, nesse caso, é um problema com o Port Splitter).

Agradeceria suas sugestões. As poucas linhas que você escreveu nessa página foram mais úteis que 1 semana de pesquisa na internet. Obrigado,
Hamilton
hamilton.pb@gmail.com

Hamilton.pb

#9 Mensagem por Hamilton.pb »

Larraw, mais algumas observações.

Baixei o arquivo Bak 5001.zip e tentei rodar o autorun.exe e... nada. Direcionando o navegador para Startwin.exe, vejo as pastas (mas não todas). Não consigo acessar a barra de tarefas do WinCE.(Quando estava instalando o Garmin, coloquei a opção auto ocultar. Fiz besteira! Ela nunca mais apareceu). Para conseguir visualizar os arquivos que descrevi na mensagem anterior, tive que usar um outro programa. Pois é, tenho tentado muito e conseguido pouco...

Um abraço, Hamilton

larraw

#10 Mensagem por larraw »

bom, pelo fato do seu ser o 5002, bem provavelmente ele deve ser bem diferente do meu, pq a bak so poe o nome dela em gps que sao oem.

antes de mais nada vamos aproveitar que vc ocultou a barra do "windows", e nao consegue mais ver ela segundo vc comentou, faca o seguinte de um reset no gps e veja se ela volta a aparecer, se voltar significa que o seu "registro" do windows esta na ROM, e nao importa o que vc alterar, e so da um reset que ele volta pra o original, caso nao volte a aparecer a barra significa que seu registro provavelmente esta na nandflash, o que siginifica que qq alteracao que fizer pode zuar o aparelho gps.

meu conselho e nem chegar perto da nandflash, pq no fim das contas nao vale correr o risco de fazer algo errado e ganhar um lindo peso de papel. mas caso vc queira posso te explicar depois como descobrir os caminhos para acessar ela.

junto dessa mensagem tem um arquivo com alguns utils que vao te ajudar muito, pra barra aparecer denovo e so executar o showtaskbar.exe

o fato do garmim estar travando provavelmente e por causa do menu original, isso acontecia comigo tb, pq apesar de rodar o startwin, o menu continua ativo e so enche o saco.

larraw

#11 Mensagem por larraw »

se vc abrir o arquivo autoexec.mscr vai perceber que existem duas linhas com o comando kill, essas linhas no meu caso o 5001 sao exatamente os dois processos que sao do menu original, e com esse comando eu termino o menu original e depois executo o startwin que me da acesso a winCE.

o que deve estar acontecendo e que provavelmente os processos do seu menu sao diferentes por isso nao funciona, portanto vc vai precisar identificar quais processos vc precisa dar o kill
pra isso execute o ceprocessV.exe e abra a lista de processos que estao executando se vc for clicando em cada processo ele vai mostrar varias informacoes como processid,e o mais importante filepath, que e na verdade o caminho de onde o exucutavel esta armazenado, alguns processos vc ja sabe quem sao no caso do startwin, ceproccesv, e vai ter mais alguns que o file path vai ser \windows, aqui por exemplo device.exe, filesys.exe qgwes.exe, nk.exe, todos esses processos sao do windows e dos dois progs que estamoes executando o que tiver a mais provavelmente sao do seu menu original, no meu caso existem dois o alarmclockserver.exe e lauch.exe, que sao os dois que eu uso o comando kill.

altere o autorun.mscr com os nomes dos seu processos se forem mais e so adicionar outra linha kill igual, e deve funcionar, lembre de colocar todos os arquivos do script na mesma pasta do cartao.

espero ter ajudado qq e so escrever aqui

Hamilton.pb

#12 Mensagem por Hamilton.pb »

Larraw, em primeiro lugar, muito obrigado.

Consegui descobrir o nome dos processos que gerenciavam o menu básico do aparelho. Assim, trocando o início do navegador pelo seu programa autorun.exe, consegui entrar na página inicial do Windows CE.
Tentei dar o reset no aparelho, mas a barra de tarefas continuou desaparecida. Sim, parece que as informações ficam armazenadas no aparelho. Tentei utilizar o TaskbarShow.exe, mas sem sucesso.
Está disponível no site da Bak uma atualização de software. Eu não tenho problemas com o sinal do GPS (usando o navegador IGo), mas talvez essa seja uma maneira de alterar os registros do aparelho. Como o Bak 5002 não consta da lista de aparelhos comercializados no Brasil. não sei se posso usar essa atualização.
Em algum lugar li que, colocando essa barra de tarefas na opção auto ocultar, então ela realmente desaparece. Sem ela, não há nem mesmo como mexer na Nand, não é?

[]s, Hamilton

larraw

#13 Mensagem por larraw »

vai aqui mais alguns apps pra ver se vc consegue fazer a sua task voltar, mas por curiosidade qaundo vc diz que colocou elea em autoocultar nao fica uma barrinha cinza fina embaixo da tela?? se ficar tenta clicar nela com algo fino pra ver se ela aparece.

a proposito recomendo vc ficar bem longe do miopocket, pq ele altera uma kctada de coisas no registro, mas se quiser baixar ele pra copiar os apps que vem no pacote ai tudo bem mas nunca execute o mioautorun, caso algum prog fale que nao foi possivel achar algum componente, posso te ensinar como tentar identificar quais dlls estao faltando.
abs

larraw

#14 Mensagem por larraw »

esqueci de mandar os apps... :P

Hamilton.pb

#15 Mensagem por Hamilton.pb »

Larraw, mais uma vez obrigado!

Os programas que você enviou não funcionaram. Por outro lado, consegui fazer voltar a barra de tarefas do WinCE, se bem que não sei exatamente como fiz. Mas o problema do teclado continua. Ele aparece na barra de tarefas, mas ao clicar nele nada acontece.

Como ainda estou sem esse teclado, não consigo ver o que existe na pasta ResidentFlash2, que é oculta.
[]s, Hamilton

ocelof

#16 Mensagem por ocelof »

Galera, eu comprei o meu em São paulo, mas sou de Fortaleza e desde quando comprei (umas duas semanas) nunca o vi funcionar! Pessoal alguém pode me dá uma ajuda?
O meu não acha nenhum satélite! Ele fica com aquela luz amarela piscando e sem nenhum satélite naquela bola grande do lado esquerdo e quando eu desmarco a opção GPS Ativado ele fica piscando uma luz vermelha, isso é pior ou melhor?
Qual a porta usar? Qual a Velocidade selecionar?
Fora isso tem algum outro procedimento que é preciso fazer pra que ele funcione? Por que ele nunca acha o RECEPTOR GPS?

Já baixei iGO novo;
Já destravei para aparecer a tela do WinCE;
Já andei com ele na rua para tentar sincronizar;

rhcr

#17 Mensagem por rhcr »

Hamilton, tem jeito de você mandar para mim o arquivo que voce criou para iniciar direto o wince no bak5002?
fiz um arquivo mas nao rodou legal..preciso saber tb em que lugar devo colocar.
muito obrigado pela ajuda.

laranjeira.geo@yahoo.com

Hamilton.pb

#18 Mensagem por Hamilton.pb »

rhcr, estou anexando o arquivo que uso para acessar o WinCe. Você pode colocar tudo que está no diretório Bak 5002 em seu cartão de memória e então dirigir o botão navegador para lá (na tela principal do bak 5002, em especificação, origem da navegação, clicar no figura de um livro, então escolher autorun.exe). Isso faz com que se abra o WinCE. Para escolher o navegador, você então usa o menu do WinCE (vale a pena criar um atalho).

Eu estou com problemas no meu gps e gostaria de saber se você pode me ajudar. Acho que isso vai dar algum trabalho para você e entenderia se você não pudesse. Acontece que o meu teclado (virtual) do WinCe não está funcionando. Acho que aconteceu um erro de Registro e então tenho que tentar imitar a sua configuração para ver se consigo fazer com que esse teclado volte.

Sinta-se à vontade para dizer não. Caso queira me ajudar, eu envio um programa para você instalar no seu cartão. Esse programa permite que você veja os registros de configuração de seu aparelho. (Você tem que ter o cuidado de não alterar esses registros, pois isso pode causar um problema similar ao que tenho.) Basicamente você teria que copiar o seu diretório de registros e então me enviar, para que eu possa comparar o seu diretório com o meu e verificar o que está diferente.

Obrigado, Hamilton

rhcr

#19 Mensagem por rhcr »

Hamilton, ajudo sim, tamos ai pra isso.
Vc recebeu meu email?
fica mais facil de trocar ideia,arquivos,etc...

andreheitor

#20 Mensagem por andreheitor »

Já fiz atualização em várias marcas e modelos de GPS.

Só que meu BAK 5001 não acha satélite, usando o iGO 8.3.4 atualizado.

Qual a porta e baud do BAK 5001? Preciso de algo mais para ele alinhar com os satélites?

Valeu.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “BAK”