GPS com mapa de outro pais

Mensagem
Autor
mauric10

GPS com mapa de outro pais

#1 Mensagem por mauric10 »

Olá pessoal,
comprei um gps na DX (china) e veio com o Igo8 com mapas do canadá e usa. Tentei trocar essa pasta por outra Igo8.3 que tenho com mapas brasileiros mas o gps não funciona. Nem entra mais na parte navegação(gps) "mapas" que entrava antes. Não tenho idéia de como funciona e se fiz bobagem tb!! alguém poderia me ajudar com isso? fico muito grato! Abs...

marbelo

Re: GPS com mapa de outro pais

#2 Mensagem por marbelo »

Opa... o meu gps também veio da DX !!!, não fica preocupado, você deve proceder da seguinte maneira:

1) Faz uma copia do SD no seu computador
2) Pega a pasta do igo 8.3 e bota a mesma dentro do cartão SD
3) Dentro da pasta você vai achar o arquivo sys.txt. Nesse arquivo você deve modificar a resolução da tela de acordo com a do seu aparelho e especificar porta e baud do GPS (Uma dica, olha o arquivo sys.txt do igo 8 original)
4) Na raiz do cartão tem um arquivo denominado Shell.ini, dentro dele deve informar “o endereço” do executável do IGO, no meu caso é : \SDMMC\iGO8.3\iGO8.exe. (novamente você pode olhar como ele estava no sistema original)
5) Coloca o cartão no aparelho, e liga ele. Vai na aba de configurações e procura a opção NAVPATH. Nessa opção você deve informar novamente o endereço do executável do igo: \SDMMC\iGO8.3\iGO8.exe

Pronto, com isso deveria funcionar, boa sorte !

Atenciosamente

Mariano

HTC T3232: DX 25045 - IGO 8.3, Garmin XT, Tom Tom
PND GPS: DX 47768 - TV Digital, IGO 8.3, IGO PRIMO, Tom Tom, Garmin XT, Destinator 9, etc...
PND GPS: DX 22067 - Meu primeiro GPS!!

mauric10

#3 Mensagem por mauric10 »

Olá Mariano

suas dicas foram perfeitas! consegui fazer o Igo funcionar utilizando os mapas brasileiros. Fiz um teste em casa mesmo e parece tudo funcionar. Muito obrigado por sua ajuda espero que esse tópico possa ajudar outros "perdidos" como eu.
Abs
Maurício

marbelo

#4 Mensagem por marbelo »

A gente está aqui para isso, aprender e ajudar os outros.

Atenciosamente

Mariano

PND GPS: DX 47768 - TV Digital, IGO 8.3, IGO PRIMO, Tom Tom, Garmin XT, Destinator 9, etc...

pellegrinis

#5 Mensagem por pellegrinis »

Mariano,
Você tem alguma idéia de como posso fazer para resolver a minha parada
Tenho o GPS navman my50-t. comprei aqui na Australia mas estou indo ao Brasil em breve
queria instalar o brasil map, mas nao tenho a minima idéia de como fazer
poderia me ajudar
abraços
Serginho

marbelo

#6 Mensagem por marbelo »

Prezado:

Eu andei olhando na internet o seu equipamento porem não consegui identificar o navegador que ele usa (igo, garmin, polnav, etc) o se é um navegador próprio da marca do GPS. Se for o ultimo caso fica complicado, teria que ligar para o suporte da marca e solicitar os mapas para o Brasil.

Ele roda com Windows CE? Se for assim, poderia tentar desbloquear o aparelho e instalar outro navegador.

Atenciosamente

Mariano

mauric10

#7 Mensagem por mauric10 »

Olá Mariano

lembra que disse que estava tudo teoricamente funcionanto! pois é, no meu caso foi só na teoria mesmo. Tinha feito teste depois de instalar o Igo8.3 e fazer as alterações que vc recomendou. No teste funcionou direitinho, no entanto qdo sai com o gps de carro ele não se mexia.. fica parado na mesma posição que, aliás, não coincide com meu endereço. Não importa onde esteja o gps sempre dá a posição inicial na praça de Sé em sp! não sei se tenho que configuar mais alguma coisa para resolver isso. Qto as alterações que vc me disse p fazer no port e bound, no novo sys do igo 8.3 que baixei n aparecia a linha [gps] como no antigo, o que fiz foi incluir essa linha com a porta e bound, mas msm assim nada muda! tem ideia do que está acontecendo? Novamente muito obragado
Abs
Mauríciio

Paulo2501

#8 Mensagem por Paulo2501 »

Olá!
Com a licença do Mariano, acho que deve ser coisa simples, só configuração da busca de satélite:
<Menu> <Opções> 2ª página <GPS>
Eu uso GPS Ativado e tem funcionado muito bem, mas pode tambem desativar e usar <autodetectar>
Abraço!

marbelo

#9 Mensagem por marbelo »

O paulo esta certo, tenta com a opção de autodetectar caso ele não funcionar, para assim ver qual é a porta e o baud que ele acha, depois você configura eles no sys.txt ou deixa assim mesmo.

Como exemplo deixo as linhas que estão no meu arquivo sys:

[gps]
port=1
baud=4800

Atenciosamente

Mariano

evandrolo

#10 Mensagem por evandrolo »

Olá, será que alguem pode me ajudar?
Comprei dois nuvi 255wt nos EUA e também um sd com os mapas originais 2010 do Brasil.
Agora quero copiar os mapas em outro sd para poder usar os dois GPSs aqui(eu e minha esposa).
Gravei o conteúdi do sd original em outro cartão e coloquei no GPS. Aparece a mensagem "Não foi possível desbloquear os mapas". Existe alguma trava para evitar cópia?
Como posso resolver isso?
Obrigado

mauric10

#11 Mensagem por mauric10 »

Então

já tinha feito isso mesmo no meu! coloquei gps ativo e também não funcionou. Fica do mesmo jeito que o autodetectar. Todos levam para a sé!! achei um tanto estranho a diferenca nos arquivos sys. no original aparece:
[folders]
[interface]
maxzoom2d=6000000
show_exit=1
resolution_dir="480_272"
vga=0
[rawdisplay]
screen_x=480
screen_y=272
[debug]
skip_eula=1
[gps]
port=1
baud=4800
[debug]
skip_eula=1
enable_roadshadow=1
[map]
auto_nightmode=0
[msnd]
msnd.start=0

já o outro que tenho e instalei no gps aparece:
[interface]
skin="ui_igo8"
resolution_dir="480_272"
vga=0
shutdown_time=0
exit_on_restart=0
maxzoom2d=6000000
minzoom2d=150
show_exit=1
[rawdisplay]
class="landscape"
screen_x=480
screen_y=272
[debug]
skip_eula=1
enable_roadshadow=1
[map]
auto_nightmode=1
2dheadup=1
3d_scale_carmodel=1
3dcarsizemin=2000
3dcarsizemax=2800
3dcarsizemul=5000
[3d]
show_guidance_strip=1
show_guidance_arrows=1
guidancearrow_first_size=1.5
guidancearrow_first_alpha=24
guidancearrow_second_size=0.8
guidancearrow_second_alpha=12
[smartzoom]
auto_follow_time="30"
restore_smartzoom_on="0"
auto_smartzoom_time="30"
overview="0"
auto_follow_on="0"
overview_zoomlevel="3000"
enabled="0"
maxangle="80"
maxzoom2d="1000"
enabled2d="1"
zoom_after_find="0"
[navigation]
sim_speed_factor=2.5
show_current_city=1
show_countrychange=1
[msnd]
msnd.start=0
[3d_config]
disable_roadsign_navigation_mode=1 ; 0 = balloons shown, 1 = no balloons
[warning]
warn_distances=130:450,110:350,90:300,60:200,40:100
[sound]
queue_length=200
[tts]
tts_buffer=40000
tts_logics=3
announce_exit_directions=1
priority="HIGH"
always_say_road_names=1
announce_street_name=1
skip_exit_numbers=0
[TMC]
port = "COM, 2"
source = "eten"
gps_source = 0

note que não tem no último o [gps] com port, qdo instalei alterei isso e inclui a porta e o outro tb
Abs
Maurício

marbelo

#12 Mensagem por marbelo »

Caro evandrolo:

Como o seu equipamento e mapas são originais da garmin, acredito que eles sejam protegidos contra cópia sim, eu desconheço como é o procedimento para desbloqueio dos mapas, porem você tem a alternativa de utilizar os mapas do projeto tracksource, de graça. Para que o pessoal daqui possa tirar suas duvidas acho que você deveria postar na seção GARMIN.

Caro Mauricio:

Esta ficando difícil !!! rsrsrsrsrs, olhei o seu sys.txt e ele está igual ao meu, só faltou as linhas de port e baud que você falou ter adicionado depois.

Você poderia fazer um par de testes, para verificar se o GPS está funcionando, vai na aba de info do seu GPS (a última) e verifica se seu equipamento pega sinal dos satélites.

Se funcionar , verifica logo no igo, para isso “toca” no símbolo da bateria e sinal GPS que aparece no mapa, por lá tem uma opção que mostra o estado do sinal GPS, vê se ele esta pegando.

Outra coisa, pode testar com a versão original que veio no aparelho para ver si com ela o GPS funciona.

Atenciosamente

Mariano

mauric10

#13 Mensagem por mauric10 »

Rs, mal sinal entao!!

bom, qdo coloco auto detectar no gps aparece porta 1 e bauds 38400. Foram esse que eu adicionei no sys!! qto ao sinal do gps que vc falou aparece mesmo que está Inválido!! total satelites 20 en uso: 0... Má notícia? Pode ter alguma relação com o Igo que eu tenho? posso tentar colocar outro sei lá!
Abs
Maurício

marbelo

#14 Mensagem por marbelo »

Você tem que deixar ele pegar o sinal dos satélites (Não é instantâneo, demora um tempinho, pois ele deve calcular onde é que estão os danados). Liga ele num local aberto e espere uns 5 ou 10 minutos para ver se ele pega.

Atenciosamente

Mariano

Paulo2501

#15 Mensagem por Paulo2501 »

Bom dia!
Pode ser antena, então. A sua é externa? No meu, se não me informassem onde ela está, acho que eu não ia descobrir para abrí-la.
Abraço!

mauric10

#16 Mensagem por mauric10 »

Olá Mariano!
valeu pela sugestão que me mandou. Consegui pegar o sinal gps fora de casa mas AGORA olha o que acontece, depois que fiz os testes que vc me sugeriu (voltar as pastas antigas, etc) a opção Rota do gps fica inativa (mesmo com o mapa do brasil). Antes disso, qdo o gps dava posição errada, a opção era ativa e eu conseguia montar trajeto. Não sei se apaguei alguma coisa sem querer. Será que pode me ajudar com isso? Ah, mais uma coisa, qdo fiz o teste fora de casa caminhei com o gps na mão e esse trajeto foi reconhecido com posição e velocidade certinho!
Novamente muito obragado por sua atenção
Abs
Maurício

mauric10

#17 Mensagem por mauric10 »

Oi Paulo

pelo que vi no meu não tem antena não. Agora também o problema parece ser outro! tá enroscado msm!
Abs
Maurício

marbelo

#18 Mensagem por marbelo »

Prezado:

Pelo menos a gente sabe agora que o seu equipamento funciona e que o problema é com a configuração do IGO.

Tenta novamente com a versão de igo que você baixou (não vai desistir agora não é?!!!) instala de novo no seu cartão e configura ele com a porta e baud do sys do igo original, modifica as linhas da resolução da tela com as do seu equipamento.

Também ajeita o arquivo Shell na raiz do cartão para que fique certinho com o local do executável do igo. Ajusta o navpath e espera a que o GPS pegue sinal dos satélites olhando na tela principal, quando ele pegue os quatro satélites entra no igo e vê se da certo, caso não funcione tenta autodetectar porta e baud do GPS utilizando o igo

Na duvida tenta baixar de novo o navegador...

Desculpa não poder ajudar muito mais, deveria ser simples para atualizar...

Atenciosamente

Mariano

mauric10

#19 Mensagem por mauric10 »

Oi Mariano

estava fazendo isso que vc me sugeriu antes. Troquei todos os arquivos antigos pelos novos deletando do SD os anteriores. Qdo fui ligar o gps para ver se estava ok ele não ligava :(. Não sei se queimei o troço pq estava conectado ao pc antes ou se foi pq apaguei um arquivo que dizia ser de programa e que poderia não funcionar se o deletasse (acho que chamava thumbs ou coisa do tipo). Bom, das duas uma, ou sem esse arquivo o negocio não liga ou ta queimado. O engraçado é que ele carrega e portanto a porta usb está funcionando numa boa.
Bom, espero que a primeira opção seja a correta!
Se puder me ajudar agradeço. Desculpa encher o saco assim, já to devendo um par de rodadas de chopp né!
Abs
Maurício

marbelo

#20 Mensagem por marbelo »

Caro Mauricio

Ta com cara de que ele descarregou, se for aparelho chinês igual ao meu, ele carrega com o carregador de parede e com o carregador do carro, porem para carregar pelo computador, só quando ele esta desligado. Se você estiver usando ele para transferir dados com o activesync (caso seja Windows xp, se for win vista não precisa) ele não carrega a bateria quando conectada no usb do pc.

Não desespera, tenta colocar ele no carregador do carro o de parede e liga, se não der certo da um reset (botão que deve ficar em um buraquinho perto do slot do cartão de memória). Os arquivos contidos no cartão de memória não tem nada a ver com o sistema operacional do equipamento, eles ficam na memória interna do aparelho.

Atenciosamente

Mariano

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”