Definições de Mapas para GPS

Mensagem
Autor
gtrad2038

Definições de Mapas para GPS

#1 Mensagem por gtrad2038 »

Vamos lá. Mais uma tentativa.

Sei que para um mapa (seja ele de qualquer sistema de navegação) para navegar precisa ter:

- Tracks
- Routes
- Waypoints

Minha pergunta é:

ALGUÉM SABE A DEFINIÇÃO DE CADA UM DOS 3??????

Estou ainda na saga de transformar um dado enorme de ArcGIS em um mapa roteável de GPS.

(se pá, não estou conseguindo fazer as perguntas corretas, mas, garanto que estou pesquisando pra caramba e estudando tudo que eu vejo).

gtrad2038

Re: Definições de Mapas para GPS

#3 Mensagem por gtrad2038 »

Danniel,

Valeu, meu irmão!

Pesquisei muito aqui no fórum mesmo e não achei.

Acho mesmo é que a ferramenta de busca não é muito boa. Ou eu não estou sabendo usar.

Mas, valeu mesmo, não sabe o quanto me ajudou me mandando esses tópicos.

abraço.
Gustavo

gtrad2038

#4 Mensagem por gtrad2038 »

Então pelo que eu entendi:

Tracks - Registro de percurso, foi o caminho que eu percorri e posso salvar isso e posteriormente fazer a exportação
Routes - Registro de percurso, porém, não é o caminho que percorri e sim o que vou percorrer
Waypoints - Contém informações sobre restrição de manobras e, é utilizado para criar o roteamento

Estou certo?

Caso sim, como eu poderia pegar informações de um mapa já existente, sem envolver um Navegador GPS e criar esses três tipos de dados e exportá-los para um GPX?

Pois pelo que eu li, me parece que o mapa dentro de um GPS ele é estático e essas informações são geradas tendo ele como base e sua exportação não representa um mapa em si.

Se eu estiver errado nesses assuntos, me corrijam.

obrigado!

gtrad2038

#5 Mensagem por gtrad2038 »

Caso seja de interesse de analistas e desenvolvedores GIS.

Descobri que o GPX não é um formato que representa um mapa.

Por outras discussões aqui no fórum, verifiquei que existem maneiras de importar DGN/DXF/DWG (formatos CAD) para GPS Garmin.

Talvez seja a única maneira de se fazer os mapas oriundos de outras fontes para o seu GPS.

A ferramenta FME lê e escreve mais de 225 formatos, mas, trabalha apenas com representações em mapas, caso interesse a alguém, baixe em: http://www.inovacaogis.com.br/

abs,
Gustavo

Danniel

#6 Mensagem por Danniel »

Não, um waypoint em um mapa é usado para representar um ponto de interesse.

Onde são adicionadas as restrições são os nós de roteamento, são intersecções entre as extremidades de dois ou mais segmentos de tracks

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

gtrad2038

#7 Mensagem por gtrad2038 »

Danniel,

O que eu quis dizer foi que eu estava confundindo um mapa roteável estático, com várias camadas, com dados de usuário de GPS.

Os dados que vão para o GPX, são CRIADOS à partir de um navegador e podem ser importados para outro navegador.

No meu caso, tenho um software navegador, mas, não tenho um mapa roteável, sendo assim, apenas com um arquivo no formato GPX não conseguirei nada, navegar, encontrar locais, etc....

O mapa base ou mapa de uma cidade, eu tenho em GIS, quero transformá-lo para GPS, mas, o formato de intercâmbio que eu encontrei foi apenas o GDF, que me parece não haver conversores diretos para o sistema proprietário de nenhum fabricante.

Aproveitando o ensejo, se alguém conhece o formato GDF CEN 3.0 ou Variante GDF Teleatlas ou Variante GDF Naviteq e, puder me indicar um conversor para um mapa de qualquer sistema de navegação (Igo[.fbl], Tomtom, Garmin[.img], etc..) eu agradeço, pois meu projeto está empacado 2 meses só nessa questão.

Não consigo provar que minha tradução de ArcGIS -> GDF navega e representa um mapa roteável. Os dois modelos são complexos demais e o risco do projeto é alto.

agradeço a atenção.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”