O que significa TRC-ES?

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
nqnnospam

Re: O que significa TRC-ES?

#21 Mensagem por nqnnospam »

Alguns esclarecimentos:

- No caso de mapas municipais, o ideal seria que o responsável pelo mapa de determinada cidade morasse na respectiva cidade, mas esse não é o caso. Notar, contudo, que mesmo nessa situação ideal, não se pode esperar que o desenvolvedor seja capaz de manter o mapa todo atualizado em todas as situações. Quanto maior a cidade, mais difícil fica isso. As contribuições sempre terão papel de suma importância na qualidade do mapa.

- No caso de mapas estaduais, é impossível para qualquer desenvolvedor cobrir o mapa inteiro. Sem contribuições o mapa não evolui.

Assim, as contribuições são fundamentais para o Projeto em qualquer circunstância.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

moraes19

#22 Mensagem por moraes19 »

Pois, eu falei sério.
Não vejo outra solução, para as Representações Hidrográficas.
O que está escrito, algumas coisas não valem mais, outras alguns esquecem.
Cabê à Coordenação do Projeto Tracksource, com visão de futuro, análisar, e se for o caso,
criar Ferramentas de Desenvolvimento, para engradrar os Mapas Bases.
Com o Banco de Dados dos Poi's, que agora lê .gtm, somente alguns mandam os Mapas
Bases para atualização.
Assim como, o Banco de Dados dos Poi's, lê e extrai os Poi's, uma outra Ferramenta
de Desenvolvimento poderá ler e extrair dos Mapas Bases todas as Representações
Hidrográficas e Poi's afins, e agrupá-los em um outro Conjunto de Mapas, conforme
os Parametros que se queira. As Coisas só vão funcionar, com a obrigadoriedade das Ferramentas
Automatizadas.

Quanto a figura de "arquivador de Mapas" Base, volto a repetir:
É falta de Desenvolvedores, e de Colaboração.
Geralmente quando se pega um Mapa Base, pega-se do lugar onde mora.
Depois, por falta de Desenvolvedores, e de Colaboração pega-se os Mapas Bases vizinhos.
E depois, por falta de Desenvolvedores, e Colaboração pega-se uma região inteira de Mapas bases.
E Assim sucessivamente, mas porque, é falta de Desenvolvedores, e de Colaboração.

Quanto a pegar um Mapa Base que já tem Desenvolvedor, com situação: Em Desenvolvimento
com Atualização recente, no meu modo de ver, a bem do Projeto Tracksource vai do Bom senso
do Desenvolvedor atual colocá-lo a disposição.
Mas, para quem já é Desenvolvedor experiente, não vai liberá-lo enquanto ele não tiver a certeza
que o novo Desenvolver tem o devido conhecimento sobre as Ferramentadas de Desenvolvimento,
e poderá Desenvolver o Mapa base melhor do que ele, por morar ou estar frequentemente no local.
Por isso, recomendaria a você primeiro tornar-se uma Colaboradora ativa.

Wallace
Contato:

#23 Mensagem por Wallace »

Eu tenho muitos mapas diponíveis. :mrgreen:
Não tem mais por falta de tempo de deixar disponível. :shock:

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Camilaalima

#24 Mensagem por Camilaalima »

Pois é Thunder,

E eu pensei que pelo fato de eu ser novata em GPS (mas não leiga) eu pudesse estar exagerando.
Mas o fato é esse mesmo. Rios e córregos que não existem mais (se é que algum dia existiram) são criados a cada momento.

Pelo que observo, o TRC-ES tem atualizações quase semanais e cada versão que baixo observo que as rodovias do norte que antes eram drafts continuam drafs, mas surgiram rios/córregos nesses municípios, margeando essas rodovias drafts.
Do jeito que a coisa está, daqui há algum tempo quem quizer ir para o norte do ES (igual vc faz) vai ter que vir de troller com aquele escapamento lá no teto...rs

Parece (posso estar enganada) que não existe um intercâmbio de informação entre o Norte e o Sul (daqui há pouco eles fazem uma guerra de Sesseção), pois nas ultimas versões que baixei notei diversas rodovias com interrupções de um município para o outro. Será que foi algum rio que encheu e levou parte da pista?

Quanto ao seu comentário (Não desejaria imaginar que essas foram realinhadas tomando-se como base a bacia hidrográfica do Estado), você pode não estar enganado, já que o objetivo principal do Bio-Bahia são rios e peixes.

nqnnospam

#25 Mensagem por nqnnospam »

Camilaalima escreveu: E quanto à colaborar isso é fácil quanto aos POIS, mas quanto a trilhas de rodovias acho que o meu aquário, digo GPS, não grava trilhas..
Gostaria de lembrar que o modelo Nuvi 200 grava sim tracklog e waypoints:

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=366&t=2213

[]'s Sérgio Barroso

Camilaalima

#26 Mensagem por Camilaalima »

Olá nq....

Valeu pela informação da gravaçao de tracks no nuvi 200. Mas confesso que as orientações me pareceram que dão uma volta danada para conseguir funcionar... mas como comprei um "GPS de bolso" (Ethex HCX) há uns 15 dias ele vai servir para gravar tacklogs. Aliás, deixo o Nuvi preso no vidro do carro e o Ethex "jogado" por cima do painel..rs

Falando em tracklogs, notei algumas interrupções na BR-262 na região de Domingos Martins, se alguém puder pavimentar a pista. Essas interrupções estavam presentes nas três ultimas versões do TRC-ES que baixei, sendo a última com data de 24jun. Então, me parece que os mapas são lançados e relançados toda seman e não são testados rs..rs..

Mas voltando a falar dos rios imaginários, alguém poderia fazer o favor de baixar o TRC-ES e dar uma olhadinha (zoom 3 km) na região de Brejebuba-ES. É divisa com MG e é cortada pela BR-262. Depois me informem o que acharam do novo pantanal espíritossantense...

Outro detalhe: fui até o Pico da Bandeira no ultimo fds pelo município de Dores do Rio Preto-ES. Segundo constava na trilha e na sede do parque eu estava no ES. Mas pelo que comparei depois no TRC-ES, a sede do parque e um camping la no morro estão do lado de MG. Como é que esse problema poderia ser corrigido?

Obrigadaaa!

nqnnospam

#27 Mensagem por nqnnospam »

A forma mais eficaz de se conseguir que um problema no mapa seja corrigido, é identificá-lo, criar um .gtm com a localização do(s) erro(s), e enviar este arquivo para os desenvolvedores responsáveis.

No caso, analisando a BR-262 no Mapsource, é muito fácil perceber que existe uma descontinuidade na rodovia na fronteira dos mapas Viana e Domingos Martins. É só marcar os pontos e enviar o arquivo para os desenvolvedores.

Nomes e emails dos desenvolvedores podem ser consultados em http://www.tracksource.org.br/desenv, na função "Consulta email dos desenvolvedores".

Algo muito simples como:

-------------------------------------------------------------------------
Srs,

Existem duas descontinuidades na BR-262, na fronteira entre os mapas de Viana-ES e Domingos Martins-ES, aproximadamente nas coordenadas indicadas no arquivo em anexo.

Sds,

-------------------------------------------------------------------------

já resolve o problema.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

[]'s Sérgio Barroso

dqueiroz
Contato:

#28 Mensagem por dqueiroz »

Camilaalima,

Deixe os rios em paz e use sua voracidade (brinadeira, ok?!) para contribuir com o projeto.
Mande todas as suas observações para os desenvolvedores, que os mapas vão melhorar.

Conte conosco para melhorar os mapas!

Diogo Queiroz,
Desenvolvedor ES.
Editado pela última vez por dqueiroz em 11 Jul 2009, 12:57, em um total de 1 vez.

Diogo Queiroz de Almeida

Camilaalima

#29 Mensagem por Camilaalima »

Diogo,

Não tenho nada contra rios e córregos DESDE QUE REALMENTE EXISTAM, o que não é o caso.

E minha contribuições quando informo que os rios não existem (ou até quando o Thunder diz que não existem) SÃO IGNORADAS, então, qual a garantia que as outras não serão.

Se o manual diz que só rios maiores de 10 metros de largura devem aparecer no TRC e no entanto aparecem rios fantasmas, fica complicado né?

E quanto a mandar as informações sobre pistas desmoronadas isso é fácil, só que eu na minha santa ignorância jamais poderia imaginar que um mapa fosse gerado 3X numa mesma semana e com os mesmos erros. Imaginei que as rodovias fossem testadas antes de se gerar um mapa, pois jamais imaginaria que os mapas fossem gerados sem que se checassem se as rodovias estavam com as pistas sem fragmentação.

Aliás, desconfio que o problema no ES seja uma falta de comunicação entre os desenvolvedores, pois se alguém disse que o erro é na divisa entre municípios e por acaso nessa região o Rio Jucu está fragmentado também, imagino que alguém mandou o mapa para ser gerado e o colega do outro município não mandou e que o erro seja corrigido quando o outro município for atualizado/incluído no mapa do ES.... mas nesse caso, ainda não entendo pq saem 3 "atualizações" do TRC-ES com esse problema. Não seria mais lógico um acordo entre os desenvolvedores de forma que um soubesse das alterações do outro e que um novo mapa só fosse gerado quando todas as atualizações estivessem prontas??

Aproveitando a orientação do nqn...(desculpe não gravei o nick todo), a BR-259 está também interrompida na divisa ES X MG no TRC-Brasil 6.03. Então antes de sair o TRC-Brasil 6.04 sugeriria que se corrigisse o problema, pois a parte mineira liga numa ferrovia no ES. A parte no ES está correta conforme desenhado pelo Ronaldo (já passei por lá)..rs

Mas fica tranquilo que em breve eu pego no seu pé com alguns palpites sobre Guarapari e te encho de POI's quando for para lá. Aproveitando, faltam uns 3 retornos no trevo de Setiba e ES-060 para quem vem de Setiba e quer pegar o contorno de Guarapari. Do jeito que está teríamos que atravessar o pedágio e retornar do outro lado, o que é totalmente inviável.

E parabéns por não ter inundado Guarapa com rios fantasmas. To jeito que está, está ótimo o visual..

Camilaalima

#30 Mensagem por Camilaalima »

Olá Thunder,

É lógico que eles vão acertar, isso eu não tenho dúvida, pois o objetivo é fazer o melhor para os mapas.

Mas convenhamos que não parece lógico gerar 3 mapas do ES numa única semana e todos com o mesmo erro numa rodovia de grande importancia para o Estado (nem a Microsoft faz isso..rs).
Se fosse uma rodovia estadual ligando dois municípios interioranos até se justificaria, mas essa rodovia BR-262 liga Minas ao ES e por ela passam milhares de carros por dia.

E quanto ao rio imaginário que vc viu em Colatina? Alguma notícia do desenvolvedor da área?
Já olhou o mapa de Brejetuba e viu como ficou igual ao pantanal?

Bjs, Camila.

Hélcio Assis
Contato:

#31 Mensagem por Hélcio Assis »

- Bom dia a todos e parabéns Thundercel por sua opinião acima, vamos ver se as pessoas conseguem enxergar e entender o que foi sabiamente dito por você!

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

nqnnospam

#32 Mensagem por nqnnospam »

Camilaalima escreveu:
Aproveitando a orientação do nqn...(desculpe não gravei o nick todo), a BR-259 está também interrompida na divisa ES X MG no TRC-Brasil 6.03. Então antes de sair o TRC-Brasil 6.04 sugeriria que se corrigisse o problema, pois a parte mineira liga numa ferrovia no ES. A parte no ES está correta conforme desenhado pelo Ronaldo (já passei por lá)..rs
Cara Camila, desculpe, mas não adianta muito você postar esta informação aqui. Você precisa enviar um email para os desenvolvedores responsáveis informando a localização (coordenadas, ou, de preferência, um arquivo .gtm) e natureza do problema, como eu exemplifiquei na minha mensagem anterior.

Sem isso, o problema só será corrigido se uma outra pessoa, ao ler sua mensagem aqui no fórum, enviar o email para os responsáveis.

É um procedimento bem simples, e só assim os mapas vão melhorar.

Aparentemente você trafega bastante pelas rodovias da região. Contribuições, com tracklogs e pontos de interesse, seriam de grande importância.

[]'s Sérgio Barroso

Camilaalima

#33 Mensagem por Camilaalima »

Olá Thunder...

Assino embaixo o que você diz e vou até reescrever aqui... destacando suas frases e com alguns comentários meus logo abaixo:

a) Uma pequena modificação em qualquer mapa municipal acarreta a geração de todo o mapa estadual. Por essa razão não leve em consideração a geração de 3 mapas do ES em uma semana.

Não entendi sua frase. Como é que não vou levar em consideração os 03 mapas numa semana? Eles não foram gerados e disponibilizados para download? Se não devo usar esses mapas quais deveria usar? O que consta no TRC-Brasil? Tem erro na divisa com MG também..

Dá pra ver que é um trabalho de grupo, mas pelo que parece, aqui no ES não há comunicação entre os desenvolvedores. Assim, ao invés do usuário enviar e.mail aos desenvolvedores informando sobre descontinuidades nas rodovias o que, pelo explicado, acontece quase sempre nas divisas entre os municípios, não seria mais prudente os desenvolvedores entrarem em contato um com o outro informando que a rodovia no seu município foi atualizada/modificada e com isso o traçado final dela acaba nas coordenadas tais, tais e tais? E com isso o "vizinho de mapa" atualizaria a parte da sua rodovia e não haveria esse problema. E só assim então é que ambos enviariam os mapas para a geração/compilação. Afinal, eles são os desenvolvedores que desenham as pistas e na minha santa ignorância, imaginava que deveriam ter essa preocupação básica. Entendo que o trabalho é voluntário, mas se é para fazer, que seja feito bem feito para ser feito uma única vez... Errar é humano, mas persistir no erro constuma ser falta de atenção no que se faz.

Aliás, pelo que li no Guia do Roteamento para Desenvolvedores:
"2.2.4- Etapa 4: Os nós (de roteamento) de ligação com mapas vizinhos

Na última, mas não menos importante, etapa desta fase de adaptação, o desenvolvedor deve criar os nós de roteamento que permitam a ligação das vias dos seus mapas com as vias dos mapas vizinhos.

Um exemplo ajuda a clarear o conceito. Suponha uma auto-rota saindo da cidade de São Paulo até a cidade do Rio de Janeiro. Bom, todo mundo sabe que o caminho óbvio é pela Rod Pres Dutra (BR101). Mas, todo mundo sabe também quem um pedaço desta BR fica no estado de São Paulo, e outro no estado do Rio de Janeiro. Dois pedaços diferentes em mapas diferentes. Como é que o sistema de auto-roteamento vai saber que ele deve pular de um pedaço para outro, para criar a auto-rota, se os pedaços estão em mapas diferentes? A forma de garantir que isso ocorra, é cada desenvolvedor fazer com que o ponto extremo do pedaço da que está no seu mapa, tenha exatamente a mesma coordenada do ponto extremo do pedaço correspondente da mesma via no mapa adjacente. "Pô, mas como é que o desenvolvedor do TE-SP vai saber a coordenada do ponto extremo da BR101 no TE-RJ?" Simples, manda um email e pergunta.

Assim sendo, é importante que os desenvolvedores conversem entre si, e acertem as coordenadas das extremidades das vias que tem continuação em mapas adjacentes."

Resumindo: se não li errado, e se esse guia não foi modificado, a responsabilidade pela continuidade entre as rodovias é dos desenvolvedores.

Só para ter idéia do meu "drama", Thunder, eu baixei o TRC-ES num fim de semana e viajei na segunda pela manhã, quando só então notei que havia uma descontinuidade na BR-262. Quando estava no hotel, notei que uma nova versão tinha sido lançada naquele dia. Pensei: Opa, acertaram a rodovia e na próxima viagem a pista vai estar refeita e pavimentada..rs
Então baixei o novo TRC-ES. Não atualizei o GPS pois não tenho o MapSource no notebook. Alguns dias depois outra versão foi lançada. Baixei-a novamente e deixei-a no notebook.
... E para minha surpresa ao chegar em casa e começar as atualizações notei que o problema na BR-262 era exatamente o mesmo. 3 versões lançadas e mesmo e problema.

Mas, por outro lado, se o TRC-ES fosse gerado uma vez por mês ou 2x por mês daria mais tempo para nós usuários identificarmos esses erros e assim informar os desenvolvedores de alguma descontinuidade em alguma rodovia... e daria até tempo deles enviarem e.mail um pro outro informando sobre os limites das rodovias...rs .

Não seria possível os desenvolvedores quando alterassem suas rodovias nos limites com outros municípios comunicassem os demais desenvolvedores vizinhos para alterarem também, e aguardassem os demais colegas fazerem isso para que todos juntos enviassem os mapas para compilação?? Seria difícil implementar isso? Não parece ser algo além do que consta no manual acima citado.

--------------

b) Em que pese a responsabilidade do desenvolvedor estadual e a possibilidade desse de atuar em qualquer mapa dentro do estado, por questões éticas esse atribui ao desenvolvedor municipal a necessária correção.

Não sei como funciona a responsabilidade do desenv. estadual ou municipal, mas seria anti-ético solicitar aos desenvolvedores municipais que informassem um ao outro onde acaba uma rodovia no limite entre seus municípios de forma a evitar essas interrupções? Algo como solicitar que seguissem a orientação do manual...

--------------

c) Como citei anteriormente, não sou contra a inserção no mapa da bacia hidrográfica do estado tendo como referência fonte confiável e tampouco critico o desenvolvedor que julga ser essa prioritária. Afinal o TrackSource é um projeto que conta para o seu desenvolvimento com a boa vontade e colaboração daqueles que vestem sua camisa.

Seu pensamento é igual ao meu e suas duas palavras são perfeitas: FONTE CONFIÁVEL.
Mas como vc mesmo observou essas fontes não são confiáveis, e incluir dados de fontes não confiáveis é vestir a camisa pelo avesso...

Bjs,
Mila

educampinhos
Contato:

#34 Mensagem por educampinhos »

Camila, concordo contigo quanto a inclusão dos rios e córregos sem serem confiáveis. Acaba que temos muita informação só que com pouca qualidade.

Tudo que o Thundercell falou também procede. E ajudando na explicação quanto gerar 3 mapas em uma semana e o erro de uma via continuar, se deve ao fato de que se o erro se encontra na BR-262 e o desenvolvedor lá do norte do ES incluir apenas um waypoint e mandar o mapa para compilar, vai gerar um TRC-ES novo e a única diferença no TRC-ES anterior para esse novo será o tal waypoint. Um desenvolvedor municipal não necessariamente combina com outro de enviar os mapas para compilar.

Pode ter certeza que se o erro esta lá, é porque não foi visto. Basta você comunicar qualquer erro que notar ao desenvolvedor que será acertado.

Conforme o Thundercell citou, são muitas informações e qualquer descuido gera erros. Nos esforçamos ao máximo para que isso não ocorra, mas todos estão vulneráveis. Só para você ter uma idéia, dependendo do sentido que se liga uma via a outra, pode inverter completamente o sentido de direção e estragar todo o roteamento.

Fico feliz quando recebo e-mail em relação aos mapas, nem que seja para alertar erros. Isso é um retorno do trabalho e de que estão usando os mapas. Em geral, o ES não é dos mapas mais utilizados, contribuições são poucas e é exatamente esse um dos objetivo, receber informações dos usuários dos mapas para que tenhamos cada vez mais qualidade.

Abraço
Eduardo Campinhos

joaocarlos

#35 Mensagem por joaocarlos »

Ola Camilaalima

Como desenvolvedor do projeto tenho algumas palavras para voce.

Com toda sua boa vontade em colaborar, deveria baixar o programa
GPS trackmaker no seu notebook e instalar o mapsource nele tambem.

Copiar as trilhas gravadas pelo seu GPS formatar as estradas que voce gravou e enviar
para o desenvolvedor do municipio que elas pertencem.

Com essa colaboracao os mapas serao melhorados de acordo com suas contribuicoes
e a disponibilidade de tempo do desenvolvedor, simples e eficaz.

Com um pouco de experiencia voce pode ate se tornar desenvolvedora de algum ou alguns municipios.

Abrcs

joao

Etrex Legend HCX

Garmin 60Csx

Camilaalima

#36 Mensagem por Camilaalima »

Olá pessoal, tô de volta.

Lendo os vários tópicos deste forum encontrei o seguinte texto, de autoria de Chicão, do qual vou reproduzir uma pequena parte:

"A inclusão de rios e córregos nos mapas do Projeto Tracksource é liberada, desde que a prioridade continue sendo para a inclusão de rodovias, ruas e demais vias trafegáveis e que o traçado dos rios seja real e preciso.

Visando evitar desvios quanto aos objetivos do Projeto, chamamos a atenção para alguns pontos muito importantes:

• Como os rios e córregos são secundários para mapas rodoviários e urbanos roteáveis, deve ser dada prioridade absoluta à inclusão das vias roteáveis;
• Por não serem fundamentais ao roteamento, os rios e córregos só deverão ser incluídos quando o seu traçado for real e preciso. Não devem ser incluídos traçados “draft” ou obtidos de fontes de dados não confiáveis;
• Os Compiladores poderão recusar mapas que estejam tratando prioritariamente ou que contenham traçados “draft” e não confirmados dos rios;
• Os DEs também poderão se recusar a integrar ao TRC mapas que contenham tais características."

PARABÉNS CHICÃO PELA BRILHANTE DETERMINAÇÃO!

Agora sim, tenho certeza que para usar o TRC-ES não vai ser necessário um carro anfíbio....

Curiosamente, andei procurando o "Sr. Mister Rios" (Ronaldo, do Bio-Bahia) na lista de desenvolvedores de municípios do ES e não mais o encontrei.
Será que o cara sumiu? Desistiu? Se perdeu em algum rio imaginário?

Ou seja: agora que passou a existir uma determinação explícita de que o projeto é RODOVIÁRIO e para isso são necessários os traçados de ESTRADAS/RODOVIAS o "Mister Rios" desistiu do projeto.

Assim, apesar de todas as críticas que recebi (agradeço pelos apoios), parece que eu estava certa o tempo todo. Realmente o "Sr. Mister Rios" só usava o Tracksource para seus projetos pessoais de rios e peixes. Bastou uma simples determinação (quase proíbição..rs) de inclusão de rios imaginários, igual ele fazia, para o Ronaldo pular fora do projeto.

Então, parabéns pela determinação e agora sim, vou começar a mandar meus tracks para alguém que vai priorizar rodovias, e não rios.

Abraços a todos.
Camila

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”