Incluindo mapa das ruas de uma cidade.
Incluindo mapa das ruas de uma cidade.
Preciso incluir no projeto tracksource o mapa com as ruas da cidade de Guapiaçu-SP. Já estou com o mapa do projeto que foi me passado, mas não sei como proceder para pegar o mapa do google, e desenvolve-lo no projeto para que fique nagevável, uma vez que, esta cidade no projeto aparece somente como um ponto e não com ruas nageváveis. Como resido em são josé do rio preto-sp, e preciso muito de gps para nagegação nesta e cidades da região, estou muito interessado em ser um desenvolvedor ativo, mas preciso de ajuda para começar.
Obrigado e aguardo considerações.
Obrigado e aguardo considerações.
Re: Incluindo mapa das ruas de uma cidade.
Se voce já é desenvolvedor de Guapiaçu-SP deve fazer os levantamentos com o GPS ou receber colaborações feitas da mesma forma.
Não deve usar o mapa do google que normalmente é bem errado e impreciso; não atendendo os requesitos do projeto.
Não deve usar o mapa do google que normalmente é bem errado e impreciso; não atendendo os requesitos do projeto.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace, eu não sei nem como começar a fazer este levantamento, mesmo porque, não existe o desenho das ruas da cidade no gps e eu não sei como desenhá-las para formação dos mapas, e é por isso que estou precisando de ajuda, aliás, ajudaria muito se conversasse com alguem por telefone, por exemplo, para que as primeiras informações me fosse passada, ou seja, como fazer para desenvolver novos mapas das cidades em que posso desenvolver para o projeto. Obrigado, mais uma vez e aguardo seu retorno.
O levantamento se faz com um GPS que grave tracklog.
As ruas são desenhadas então no (programa) Trackmaker de acordo com os tutoriais disponíveis no site do Trackmaker ou de acordo com a ajuda do programa, e formatadas de acordo com o padrão do Projeto Tracksource.
Fotos aéreas (como do Google Earth ou similares) só podem ser usadas após cuidadosa conferência da precisão das fotos, e ajustes necessários. Isto só pode ser feito com o uso de tracklogs.
Seu GPS grava tracklog?
As ruas são desenhadas então no (programa) Trackmaker de acordo com os tutoriais disponíveis no site do Trackmaker ou de acordo com a ajuda do programa, e formatadas de acordo com o padrão do Projeto Tracksource.
Fotos aéreas (como do Google Earth ou similares) só podem ser usadas após cuidadosa conferência da precisão das fotos, e ajustes necessários. Isto só pode ser feito com o uso de tracklogs.
Seu GPS grava tracklog?
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
Sérgio, obrigado pela informação, meu gps é o nuvi 765, será que grava tracklog? Se gravar, quem poderia me passar detalhes de como gravar? em que pontos eu preciso estar para gravar? como monto os mapas? Aliás, não sei se vc concorda, mas acho pouco produtivo receber as informações pelo forum, pois, é demorado demais, visto que eu escrevo uma mensagem e depois espero um tempo para obter a resposta. Como poderia fazer para que as informações que preciso, me sejam fornecidas, se possivel, de forma mais rapida. Pode ter certeza, eu vou me tornar um desenvolvedor ativo do projeto. Minha profissão requer mapas atualizados da minha cidade e cidades da região, então dá pra perceber que estou mesmo afim de desenvolver os mapas. Obrigado. Aguardo considerações.
As informações estão todas nos links que eu citei acima. O tempo que vai levar depende somente do tempo que você levará para ler tudo.
Após ler, você ainda poderá ter dúvidas, e poderá usar o fórum para esclarecê-las.
Não sei se o Nuvi 765 grava tracklog, não tenho esse modelo. Imagino que sim, pois outros modelos da linha 7XX fazem isso.
Após ler, você ainda poderá ter dúvidas, e poderá usar o fórum para esclarecê-las.
Não sei se o Nuvi 765 grava tracklog, não tenho esse modelo. Imagino que sim, pois outros modelos da linha 7XX fazem isso.
[]'s Sérgio Barroso
Obrigado pelas informações, e acho que agora tenho uma linha a seguir. Outra coisa, será que o curso de trackmaker anunciado aqui, ajudaria eu construir os mapas mais facilmente, e tirar as duvidas que por ventura venho a ter?
Obrigado.
Sandro.
Obrigado.
Sandro.
Certamente que sim.
[]'s Sérgio Barroso
- leoholanda
- Contato:
Wallace escreveu:Não deve usar o mapa do google que normalmente é bem errado e impreciso; não atendendo os requesitos do projeto.
Oi Wallace, realmente os mapas do google contém bastante erros. Mas, qual a opinião de você quanto às fotos do Google Earth (sem levar em consideração as ruas mapeadas)? Já vi aqui no forum alguns comentários que existe deslocamento. Mas, pelo menos aqui em Fortaleza, eu ja vi bastante deslocamento de ruas dos mapas (informações do google maps). Mas as fotos são bem precisas. Sempre que gravo tracklogs quando estou passeando por ai a toa, depois eu exporto no formato kml para ver no google earth, sempre fica sem deslocamento (exceto quando acontece uns "drifts" em curvas por erros de imprecisão do meu gps).
Tem um bairro aqui perto de onde eu moro que praticamente não tem ruas cadastradas no tracksource. Uma vez que eu conheço bem a região, inclusive os nomes corretos de ruas, sentidos, manobras proibidas, não seria uma boa opção simplesmente ir traçando os caminhos no google earth por cima das ruas nas fotos (sem se basear pelas ruas do mapa)? Qual a opinião de vocês a respeito desta prática?
Leo Holanda
Garmin Oregon 300
Garmin Foretrex 201
Garmin Nuvi 205W
Garmin Oregon 300
Garmin Foretrex 201
Garmin Nuvi 205W
As suas "fotos" do Google Earth são os mapas do google que cito.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
- leoholanda
- Contato:
Ok. Então vamos tratar como duas coisas distintas para melhor entendimento:Wallace escreveu:As suas "fotos" do Google Earth são os mapas do google que cito.
1. Fotos: As imagens aéreas das ruas.
2. Mapas: As informações de ruas da camada "estradas" que aparecem no google earth.
Considerando essas duas coisas distintas, você pode dar uma re-lida no meu post e manifestar sua opinião sobre isso? Considerando que as fotos não tem deslocamento como tem os mapas das ruas, não é uma boa opção fazer o mapeamento visual usando apenas as fotos? Eu acho uma ótima opção considerando que não se tem nada na área. Mas vocês que têm mais experiência podem ver outros pontos negativos.
Editado pela última vez por leoholanda em 23 Abr 2009, 10:33, em um total de 1 vez.
Leo Holanda
Garmin Oregon 300
Garmin Foretrex 201
Garmin Nuvi 205W
Garmin Oregon 300
Garmin Foretrex 201
Garmin Nuvi 205W
Que tal voce reler todo o post...
Pois mesmo o que respondi outro não seria necessario só com o que esta escrito aqui (fora em mais varios outros posts no forum).

Pois mesmo o que respondi outro não seria necessario só com o que esta escrito aqui (fora em mais varios outros posts no forum).

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
- leoholanda
- Contato:
Reli todo o post sim. A única coisa que li que você escreveu em relação a isso foi:Wallace escreveu:Que tal voce reler todo o post...![]()
Quanto à imprecisão já fiz vários tracklogs e sempre fica bem em cima das ruas e avenidas nas fotos. O que você quer dizer com "não atender os requisitos"?Wallace escreveu:Não deve usar o mapa do google que normalmente é bem errado e impreciso; não atendendo os requesitos do projeto.
Com relação a olhar outros posts, fiz uma busca por "Google Earth" na seção Tracksource e só vi posts relacionados com imprecisão. Existe outro aspecto além da imprecisão? E o que você tem a comentar sobre a afirmativa "melhor fazer com o google earth do que não ter nada"?
Obrigado pela atenção.
Leo Holanda
Garmin Oregon 300
Garmin Foretrex 201
Garmin Nuvi 205W
Garmin Oregon 300
Garmin Foretrex 201
Garmin Nuvi 205W
Releu todo o post?
Ou somente leu o que eu postei no post?

Ou somente leu o que eu postei no post?

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
- leoholanda
- Contato:
Isso aqui também não diz muita coisa. Diz que não se deve usar o google earth, mas não explica porque. Por exemplo, o que você quer dizer com "não atende os requisitos"?nqnnospam escreveu:Fotos aéreas (como do Google Earth ou similares) só podem ser usadas após cuidadosa conferência da precisão das fotos, e ajustes necessários. Isto só pode ser feito com o uso de tracklogs.
Leo Holanda
Garmin Oregon 300
Garmin Foretrex 201
Garmin Nuvi 205W
Garmin Oregon 300
Garmin Foretrex 201
Garmin Nuvi 205W
Requesitos de precisão que estão no manual do projeto.
Resumindo, pode eventualmente usar para conferência, mas eu não usaria para criar o mapa.
Um exemplo tipico que tal tipo de imagens dão rolo é como atrás do meu escritorio onde todos os mapas mostram uma rua (menos é claro os do projeto Tracksource), assim como voce pode achar que tem uma rua com a imagem do Google.
Só que não tem rua nenhuma e o que se acha que é uma rua na imagem é a passagem de uma linha de transmissão de energia eletrica.
Outro problemas é que as imagens normalmente não permitem ver obstaculos que impedem o acesso de uma via a outra como muros, calçadas, blocos, desniveis, etc.
Outras que tem o acesso restrito a pedeste, etc e tal.
Resumindo, pode eventualmente usar para conferência, mas eu não usaria para criar o mapa.
Um exemplo tipico que tal tipo de imagens dão rolo é como atrás do meu escritorio onde todos os mapas mostram uma rua (menos é claro os do projeto Tracksource), assim como voce pode achar que tem uma rua com a imagem do Google.
Só que não tem rua nenhuma e o que se acha que é uma rua na imagem é a passagem de uma linha de transmissão de energia eletrica.
Outro problemas é que as imagens normalmente não permitem ver obstaculos que impedem o acesso de uma via a outra como muros, calçadas, blocos, desniveis, etc.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
- leoholanda
- Contato:
Isto é verdade. No carnaval, fui para uma fazenda da familia no interior e até coletei umas trilhas 4x4 (que ja enviei para o desenvolvedor). Depois quando fui ver no google earth, vi que proximo a trilha havia uma imagem idêntica a de uma rua asfaltada, mas na verdade era uma via férrea que seguia ao lado da trilha (http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=-4.8 ... 7&t=h&z=18).Wallace escreveu: Só que não tem rua nenhuma e o que se acha que é uma rua na imagem é a passagem de uma linha de transmissão de energia eletrica.
Ok. Obrigado pelos esclarecimentos. O bairro que me refiro, está totalmente sem ruas (no tracksource). Conheço bem as ruas (nomes, sentidos, acessos, etc), assim eu não vou me enganar com as imagens. Eu entendo que não devemos criar um mapa usando o GEarth só no visual sem ao menos conhecer a região. Mas por exemplo, se eu tiver um tracklog de umas três vias de um bairro em direções diferentes para conferir a precisão das fotos aéreas, não vejo problema em mapear as ruas secundárias diretamente no GEarth e depois converter para .gtm e trabalhar depois no Trackmaker os detalhes. Bem mais pratico e com resultados mais rápidos que sair dirigindo por aí gravando tracklog de tudo.Wallace escreveu:Outro problemas é que as imagens normalmente não permitem ver obstaculos que impedem o acesso de uma via a outra como muros, calçadas, blocos, desniveis, etc.
Dá uma olhada no kml que está em anexo (que fiz de bike) e compara com o conteúdo do TRC Brasil. Acho que vale a pena, sim. Estou mapeando todas essas ruas que não existem no mapa.
Desculpe se fui insistente. Entendo que é chato quando alguém faz perguntas sobre um assunto que ja foi discutido. Mas vamos ser sinceros, fazer uma busca por "google earth" aqui no forúm são centenas de resultados. Acredito que voltar a tocar no assunto com novos aspectos e argumentos seja bastante salutar.
Vejo que você é um membro bastante ativo e conhece bem o assunto. Por consequencia, ja deve ter discutido várias vezes assuntos semelhantes. Mas você não tem a obrigação de responder tudo. Uma sugestão que dou é se você não está disposto a responder uma mensagem (como observei nas suas primeiras respostas), é só não responder nada. Deixe oportunidade para outras pessoas responderem, assim há um intercambio maior de conhecimento.
Um grande abraço.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Leo Holanda
Garmin Oregon 300
Garmin Foretrex 201
Garmin Nuvi 205W
Garmin Oregon 300
Garmin Foretrex 201
Garmin Nuvi 205W
O ponto é sempre o mesmo.
Uma resposta curta ou direta não significa que alguem não esteja disposto a responder ou ajudar.
Só que muitos não entendem que o forum aqui é tecnico.
E que ficar respondendo a mesma coisa não é ajudar, pois como voce mesmo afirma ai fica mais complicada a busca.
O que já esta postado deveria primeiro servir como informação e depois se deveria perguntar.
Releia o topico e veja se tudo o que foi postado depois da sua primeira questão no topico já não tinha sido informado.
E muitos como eu tem um tempo restrito e se desdobram no que é possivel.
Eu já tenho duas atividades profisionais, procuro ajudar aqui, tento colaborar com o Projeto TrackSource onde estou cadastrado como desenvolvedor de cerca de 100 mapas por falta de mais colaboração. Fora o tempo para meu lazer e atividades basicas.
Então cada momento que gasto aqui e certamente menos tempo que posso dedicar aos mapas.
Eu não tenho problema de fazer um ou outro, mas o tempo que acabo gastando aqui certamente é a custa do tempo que seria usado na melhoria dos mapas.
Depois eu não defendo a ideia de um presidente de dar o peixe; prefiro ensinar a pescar.
Uma resposta curta ou direta não significa que alguem não esteja disposto a responder ou ajudar.
Só que muitos não entendem que o forum aqui é tecnico.
E que ficar respondendo a mesma coisa não é ajudar, pois como voce mesmo afirma ai fica mais complicada a busca.
O que já esta postado deveria primeiro servir como informação e depois se deveria perguntar.
Releia o topico e veja se tudo o que foi postado depois da sua primeira questão no topico já não tinha sido informado.
E muitos como eu tem um tempo restrito e se desdobram no que é possivel.
Eu já tenho duas atividades profisionais, procuro ajudar aqui, tento colaborar com o Projeto TrackSource onde estou cadastrado como desenvolvedor de cerca de 100 mapas por falta de mais colaboração. Fora o tempo para meu lazer e atividades basicas.
Então cada momento que gasto aqui e certamente menos tempo que posso dedicar aos mapas.
Eu não tenho problema de fazer um ou outro, mas o tempo que acabo gastando aqui certamente é a custa do tempo que seria usado na melhoria dos mapas.
Depois eu não defendo a ideia de um presidente de dar o peixe; prefiro ensinar a pescar.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
- leoholanda
- Contato:
Wallace escreveu:tento colaborar com o Projeto TrackSource onde estou cadastrado como desenvolvedor de cerca de 100 mapas por falta de mais colaboração. Fora o tempo para meu lazer e atividades basicas.
Eu entendo que o "peixe" desse projeto são os mapas cada vez mais completos. Será que você realmente está fazendo por onde ensinar a "pescar"? Acho que se você está com cerca de 100 mapas por falta de colaboração então na verdade você está é "pescando" demais e distribuindo "peixe" por ai. Eu acho que se você discutisse mais no fórum você estaria ensinando mais a "pescar". Sinceramente, eu estou disposto a colaborar efetivamente com o projeto. Mas, quando venho aqui trocar idéias e você vem com essas repostas, eu me desanimo. Talvez, se você fosse mais generoso nas suas respostas, ou simplesmente não respondesse nada para dar oportunidade de outras pessoas responderem, você não estivesse com tantos mapas nas mãos.Wallace escreveu:Depois eu não defendo a ideia de um presidente de dar o peixe; prefiro ensinar a pescar.
Eu afirmei que fazer uma busca por google earth retorna resultados demais. Não é por isso que vamos deixar de falar de google earth, certo? E cada dia que se passa, a tendência natural de qualquer fórum é ficar mais mais informações.Wallace escreveu:E que ficar respondendo a mesma coisa não é ajudar, pois como voce mesmo afirma ai fica mais complicada a busca.
Eu acho que fórum é para se discutir e trocar idéias.
Leo Holanda
Garmin Oregon 300
Garmin Foretrex 201
Garmin Nuvi 205W
Garmin Oregon 300
Garmin Foretrex 201
Garmin Nuvi 205W
A foto do Google Earth (GE) pode estar deslocada.
A foto do GE pode estar fora de escala (você ajusta um pedaço da imagem, e aí outros pedaços se desajustam). Ocorre frequentemente quando se ativa a simulação de elevação.
A foto pode estar rotacionada (Norte não apontando para cima).
Fotos que não encaixam.
Fotos desatualizadas.
Uma combinação de dois ou mais fatores acima.
A foto do GE pode estar fora de escala (você ajusta um pedaço da imagem, e aí outros pedaços se desajustam). Ocorre frequentemente quando se ativa a simulação de elevação.
A foto pode estar rotacionada (Norte não apontando para cima).
Fotos que não encaixam.
Fotos desatualizadas.
Uma combinação de dois ou mais fatores acima.
[]'s Sérgio Barroso