GPS Evolute comprar ou não comprar ??

Espaço dedicado aos que ainda não se decidiram por qual fabricante e modelo comprar.
Mensagem
Autor
m_silva

GPS Evolute comprar ou não comprar ??

#1 Mensagem por m_silva »

Olá pessoal,

Sou novo no fórum, me cadastrei ontem, pois estou interessado em comprar um GPS e gostei muito do Evolute que por sinal é um dos mais baratos no mercado, a questão é: É um bom GPS?, estava vendo no forum que estavam tendo problemas pois o mesmo vem bloquado de fabrica.

Realmente já existe um desbloqueio e que funcione para ele ? casa positivo, qual melhor navegador para se instalar, o mais completo e como faço estes procedimentos, podem de ajudar com estes updates ?

Agradeço a atenção de todos

Att.

Marcelo Silva

norival
Contato:

Re: GPS Evolute comprar ou não comprar ??

#2 Mensagem por norival »

Marcelo, eu tenho alguns dele, acabei recomendando para o chepola:

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... &start=240

Mas se fosse você não comprava, tá acabando...

PNA Evolute: 440Mhz - Sirfstar III - Flash 64Mb - SD 4Gb - WinCE 5.0
MioPocket RL40 - iGO 8.3.6 - MioMap 2008 - Mireo viaGPS 3.0 - Destinator 6
Desenvolvedor: - Sistema SIaG Gerenciamento de Frota.

m_silva

#3 Mensagem por m_silva »

Desculpa Norival, mas não entendi sua respasta

norival
Contato:

#4 Mensagem por norival »

Leia este tópico, sei que são nove páginas ou mais agora, mas vale a pena para quem deseja um Evolute. Eu tenho um e não me arrependo. Li todas antes de comprar e me decidi.

Era um produto fechado, hoje é um GPS rápido e em que você pode adicionar várias funcionalidades.

m_silva

#5 Mensagem por m_silva »

Valeu pela dica Norival, com comprar o meu hj, também gostei muito dele acredito que será um bom negócio.

Outra coisa, assim que chegar o meu GPS posso contar com sua ajuda para o desbloqueio do mesmo ?

abs.

norival
Contato:

#6 Mensagem por norival »

m_silva escreveu:assim que chegar o meu GPS posso contar com sua ajuda para o desbloqueio do mesmo ?
Na verdade não é desbloqueio, é só a mudança de um caminho para você acessar o Windows CE. Quanto a ajuda...

Lógico que ajudo!

m_silva

#7 Mensagem por m_silva »

Valeu, ele deve estar chegando por quarta-feira ... até lá vou providenciando um SD com maior capacidade e baixando os softwares necessários, Quais você me indica ? se tiver os links agradeço muito.

abraço e valeu por enquanto.

norival
Contato:

#8 Mensagem por norival »

Bom, dá uma lida nisto aqui:

http://www.forumaberto.com/viewtopic.php?f=38&t=12952

Pelo menos passe o olho pelas últimas mensagens aqui e verá um certo histórico do meu Evolute e de outros:

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... &start=210

Acho que já deve ter encontrado os links então e um procedimento para instalar, ou completo ou por partes:

MioPocket 2 RL 40
iGO 8.3.2 (Dizem que o 8.3.7 é para WinCE 6.0, então não recomendo).
MioMap 2008

O MioPocket vai transformar seu aparelho em um PDA. Simples de instalar, mas não obrigatório, ok? Alguns dizem que é arriscado por ser feito para aparelhos da marca mas lendo o tópico deve ter notado que o Evolute suporta e ajuda muito a hora de um Reboot.
O Miopocket tem duas diversas aplicações, mas atenção, algumas podem lhe forçar a desligar o PNA pela tecla traseira se você executar algo errado.
Não tem muito a falar sobre ele, é um pacote de drivers, games, ferramentas, teclado, Windows Media Player, Flash Players e muito mais. Só usando para ver.

O iGO é um ótimo navegador, nada como ele para alegrar sua vida. No pacote que recomendo vem a Skin Gurjon 4.6 mas recomendo que comece usando a Default no modo avançado e depois passe apara a Gurjon ou vai se assustar com muitos dados e atalhos na tela.

Depois vamos alterando o iGo como por exemplo colocando aviso de voz no radar além do padrão, colocando a Gabriela para falar seu nome, mudando as indicações de rodovia e mais. Mas use primeiro. Lógico leia o tutorial que recomendei.

O MioMap é uma segunda alternativa para você navegar, um aplicativo bem mais rápido porém com menos visual, sem relevo, sem bons Poi's para o Brasil e com os mesmos problemas de rota do iGO.

Na verdade solução para problemas de rota seria instalar o Garmin, mas vá com calma. Com ele pode-se usar os mapas do Tracksource. Até porque o Garmin é bom que seja original. Eu acabei comprando uma licença do iGO e duas do Garmin para o celular e Palm. Só não compro o MioMap porque não consigo achar Poi's e mapa origial para o Brasil em site nenhum deles. Mas vamos de trial até sua escolha.

O Destinator versão 6 já está no seu aparelho, instalado na Flash e não recomendo remover, mas caso queira fazer isto seria só tirar o arquivo na hora do Update da SHELL. Mas já que ele está é outro que você deverá criar um usar o link que vem no Miopocket.

Uso o MireoBlack via GPS a nível de teste, muito bom mas tem pouco do Brasil nele.

m_silva

#9 Mensagem por m_silva »

Valeu mesmo Norival, vou fazer os downloads dos softwares e aguardar a chegada do GPS, parece não ter muito misterio.

mas mantenho contato, assim que tiver com o GPs OK ou não, lhe aviso.

Obrigado pela ajuda e paciencia.

Abraço

m_silva

#10 Mensagem por m_silva »

E ai Norival blz? cara chegou meu GPS, fiz o "desbloqueio" e as instalações do MioPocket e IGO que me recomendou, tudo blz tive alguns problemas, que foram resolvidos, comprei um SD card de 4GB, mas o problema é que era SDHC e ele acabou não reconhecendo o cartão, dai fiz as instalações no SD que veio com ele mesmo. Hj vou substituir por um de 2GB.

tive alguns problemas de sinal, mas não sei se é normal

também não consegui fazer a gabriela falar meu nome

Valeu pelas dicas e quando puder me ajudar nestas outras questões ficarei agradecido.

abraço.

norival
Contato:

#11 Mensagem por norival »

Vamos lá, vou pedir que me diga o que ocorre de errado quando você tenta para irmos às soluções:

Primeiro vou lhe pedir que faça o seguinte:

Baixe e instale o Skin do Gurjon 6.1p para que possamos ficar iguais em relação de navegador iGO:

http://REMOVArapidshare.com/files/20596 ... llpack.rar

Ou se quiser baixe a Full Pack da Skin no site do Gurjon com as extensões e a pasta Cars. Gurjon[dot]com. Mas lá não vai ter a tradução, então se o fizer me avise que envio o arquivo de tradução em separado. No Leia-me do pacote que postei acima tem as instruções de créditos de tradução.

Agora vamos a um passo a passo que também vou pedir que faça para melhorar a na hora de iniciar com os satélites, algo acredito que você já deve ter feito:
  • 1° Passo MioPocket:
Na verdade acho que você pode ajustar tudo da forma que quiser:

* Depois que iniciar o MioPocket você verá um ícone na bandeja do sistema (direito inferior - Imagem) onde você pode fechar o programa do menu SHELL para reduzir mais o consumo do processador e da bateria;
* Nas configurações do MioPocket altere para que o mesmo seja fechado ao abrir um navegador. Assim ao sair do navegador ele reinicia como um boot. Isto não para o Windows CE, somente o Pocket PC (Settings, MioPocket Settings, General, Close Miopocket during nav apps, OK);
* Nos atalhos do MioPocket existe o My Apps que fica todo o tempo com um ícone aberto usando a Skin Vista Ultimate. Neste local você pode criar atalhos para os programas que você quiser usando o Explorer, sem ter que digitar nada. Recomendo que coloque ali acesso ao Games que estão na flash, ao Player de vídeo original, ao PhotoExplorer original. Observe que você pode até criar um atalho para o programa do desbloqueio (Seleciona Navegador).
* Logo acima da bandeja você tem acesso a um pequeno link (Imagem)que abre e fecha a barra inferior dando um acesso bem rápido ao Windows CE, o que pode ser útil por exemplo se você minimizar o iGO em vez de fechar.
* Também nas configurações do MioPocket você pode alterar o link daquela bolinha amarela (esquerda acima) para o navegador que quiser.
* Recomendo remover da pasta Programs no MioAutorun as pastas dos programas que já lhe causaram algum erro, como a régua que pode travar o aparelho por não ter link para fechar. O arquivo MioLaunch não funciona no nosso aparelho.
* Caso resolva atualizar o MioPocket já que saiu a versão 2 RL41 remova todas as pastas do cartão referente a ele e depois copie usando o seu PNA e cabo. SE não conseguir remover o arquivo de configurações .ini não se assuste, renomeie o mesmo. Assim você poderá inserir as pastas logo depois e refazer a instalação.
  • 2° Passo MioMap 2008:
Assim que estiver com seu cartão final, ou mesmo se quiser fazê-lo antes instale o MioMap 2008 que poderá ser útil para configurações e momentos que quiser obter uma alternativa de rota / navegador.

http://REMOVArapidshare.com/files/20121 ... oM2008.rar

Atenção para estas configurações do arquivo MioMap.ini:
  • [Main]
    Screen=WQVGA
Se não estiver assim nem irá abrir no Evolute
  • MapDir=\Storage Card\MioMap2008
    Map=brazil_ta_200802.cpf
Observe que o MapDir deve ser igual ao nome da pasta que você colocar o MioMap, confira o nome do mapa ou ele não vai abrir
  • [GPS]
    Found=com2:,38400,8N1,none
Este valor você pode copiar do iGO, vá até Opções, GPS desmarque o box automático, clique em autodetectar e pegue o valor. Observe que este valor que coloquei aqui é o que uso no meu Evolute, provavelmente o mesmo seu.
  • 3° Passo Aviso de Voz no Radar - iGO:
Aqui o arquivo de voz adaptado do francês e sueco:

http://removarapidshare.com/files/20492 ... zradar.rar

Dentro da pasta Audio que baixou acima você encontra duas subpastas, FR e SW.

Coloque na pasta audio, na raiz da pasta do programa iGO, (...Storaged Card/PASTADOIGO/audio/) a língua que desejar, ou as duas. FR é uma adaptação de francês emulado para falar PtBR e SW é Sueco. No iGO faça a seguinte configuração, lógico que deve ativar a Skin do Gurjon que deixei no pacote antes:
  • Opções, Avisos, marque a caixa:
    Aviso de radar de velocidade" e clique nos três pontinhos (...)
    Agora marque a caixa "Aviso visual", "Por aproximação" e "Acima do limite de velocidade" (overspeed)
    Por último marque a caixa "Aviso de voz" a seguir clique nos (...)
    Logo em seguida clique em "Idioma das vozes de alertas" e escolha:
    "French / female" ou "Swedish / female"
    Proceda o teste de voz clicando sobre a palavra "Teste" e depois sobre os tipos de radares que aparecem na tela.
Já deve ouvir os avisos. Emulação de voz, colaboração e instrução: anonimo. Veja que estes arquivos você pode gravar e substituir mas se for o fazer grave bem alto ou use o Audacity para gravar e depois use o efeito amplificar e normalizar. Eu particularmente uso o FR, nem mesmo copiei a pasta SW para o SD.

norival
Contato:

#12 Mensagem por norival »

• 4° Corrigindo o [tts] Gabriela - iGO:
O [tts] da Gabriela 1.5 já funciona, basta você ir até o Menu Opções, Idiomas e selecionar Gabriela (tts) v1.5 como Idioma da Voz.

Mas venhamos a dizer, a moça "erra" algumas coisas e você pode mudar como falar muito "iii", não avisa que hora vamos chegar, não fala o nome de algumas rodovias como conhecemos (Bandeirantes ou o nosso BR dois meia dois - ela fala Br duzentos e sessenta e dois):

Eis aqui o link do extrator do arquivos e instruções:

http://REMOVArapidshare.com/files/20486 ... ela1.5.exe

ou

http://rapidREMOVAshare.com/files/20492 ... briela.rar

Dentre outras modificações foi trocado o "dobrar" por "virar". Apesar de qe coloquei as instruções no Leia-me.txt no pacote aqui vão algumas novamente:
  • * Substituir o arquivo:
Voice_TTS-loq-por-bra-f1.zip na pasta "\PASTADOIGO\CONTENT\VOICE"
  • * E o arquivo:
"PortugueseBr6.3.lex" na pasta "\PASTADOIGO\TTS_LOQ\PortugueseBr"

Atenção a navegantes que não baixaram o pacote: Para que a Gabriela fale o nome das Rodovias, estas linhas devem estar no arquivo "sys.txt":

Código: Selecionar todos

[tts]
tts_buffer=40000
tts_logics=3
announce_exit_directions=1
priority="HIGH"
always_say_road_names=1
announce_street_name=1
skip_exit_numbers=0
  • Personalizando o [tts] Gabriela - iGO:
O arquivo info.ini esta localizado dentro do arquivo Voice_TTS-loq-por-bra-f1.zip, e se você usa windows XP ou superior basta clicar no arquivo e depois clicar sobre ele para que seja aberto, assim você pode alterar o que ela diz em certos momentos, até mesmo adicionando SEUNOME:

testsound="\volume=100 Boa viagem SEUNOME, lembre-se do cinto de segurança."
recalulate="SEUNOME, recalculando rota."
ask_recalulate="SEUNOME, você errou o caminho! Recalcular?"
offroute="SEUNOME, onde acha que está indo?"
traffic_jam="SENOME, Congestionamento adiante."
overspeed="\volume=100 SEUNOME ande mais devagar."
gps_signal_lost="Não consigo encontrar os satélites."
gps_disconnect="Atenção: Desconexão do Receptor ."
tts_eta="\volume=100 SEUNOME, a viajem irá terminar às \number=time %I:%M %p"
Atenção: recomendo muito alterar a linha tts_eta paar que ela não fale AM e PM, use assim e ela irá dizer as horas completas, a coitada enrola toda nesta hora e você não entende nada:
  • tts_eta="Chegada prevista às \number=time %H horas e %M minutos"
Se estiver sem vontade de editar aqui está o arquivo para baixar com o nome Marcelo e no formato 24 horas:

http://rapidREMOVAshare.com/files/20608 ... bra_f1.zip

Use a criatividade. No arquivo commands.csv você pode colocar a Gabriela para se tornar uma verdadeira apaixonada, dizendo seu nome antes de falar qualquer coisa, pegue ele dentro da pasta config que está no tts_loq_por_bra_f1.zip ou baixe:

http://removarapidshare.com/files/20487 ... mmands.csv

Este exemplo você deve abrir no Excel ou mesmo bloco de notas e usando o comando localizar e substituir SeuNome pelo nome correto. Neste que fiz upload já corrigi alguns Trevos e outros toques que ela diz.

Se ainda assim o iGO estiver te chateando para iniciar os satélites copie e cole aqui no fórum seu arquivo sys.txt do da raiz da instalação, lembre-se de apagar os aquivos da pasta SD\igo8\content\speedcam e substituir por estes (o speedcam.txt foi retirado do maparadar, os demais são do meu iGO:

http://REMOVArapidshare.com/files/19936 ... eedcam.rar

Sinceros abraços!

m_silva

#13 Mensagem por m_silva »

E ai Norival, VOCÊ é o cara :!: :!: :!:

Deu tudo certo.

Primeiramente troquei o cartão original por um de 2GB.

Dos procedimentos que me informou só não baixei o MioMap, pois minha conexão aqui em casa é ridicula, mas vou fazer isso na segunda-feira no serviço.

Essa nova Skin do Gorjon é muito boa, achei muito melhor que a Default e a enterior do Gurjon, vem tudo nela pelo menos os atalhos mais importates ao meu ver, sem falar no IconCar e poder modificar o tamanho das setas de direção e aviso de radar.

Quanto a "Gabi" acho que nos entendemos, já ta falando meu nome :lol: :lol: :lol:

Observei duas coisas:

1- não sei se é algo que fiz ou deixer de fazer, mas quando ela diz: Chegada prevista às \number=time %H horas e %M minutos" ela diz por exemplo: Chegada prevista às zero duas horas zero cinco minutos. é assim mesmo ?

2- No INFO.INI na linha overspeed="\volume=100 Marcelo, cuidado com a velocidade."

essa linha esta comentada ou é impressão minha?
pois tem tem "\

pois notei qua lá nas configurações de som do IGO no som de AVISO EXCESSO DE VELOCIDADE é um bip.

Valeu mais uma vez.

Abraço meu velho.

norival
Contato:

#14 Mensagem por norival »

Dos procedimentos que me informou só não baixei o MioMap, pois minha conexão aqui em casa é ridicula, mas vou fazer isso na segunda-feira no serviço.
Gosto do MioMap mas já tem gente com Garmin no Evolute a dizem que ficou muito bom!
Essa nova Skin do Gorjon é muito boa
Mas num é?? Esta muda completamente a cara do software. Só que se não traduzir fica uma peleja só. Você verá muito mais coisas, bloquear vias em horários determinados, multi cálculo e multi visualização de rotas, abrir uma calculadora ou o Bloco de Notas ou agenda navegando... Muito bom! Visualizo até os contratos de viajem sem sair do navegador.
Quanto a "Gabi" acho que nos entendemos, já ta falando meu nome :lol: :lol: :lol:
A menina se apaixona fácil, cuidado...

Chegada prevista às \number=time %H horas e %M minutos"
Chegada prevista às zero duas horas zero cinco minutos. é assim mesmo ?
Epa, tá errado isto. Como está a configuração de hora do iGO? Digo o formato lá. Tente alterar para ver se muda. Ela só lê o relógio em horas e minutos. Um comando besta mas bom.

Tem a opção original de AM e PM original, isto na verdade foi um italiano que me passou.

No INFO.INI na linha overspeed="\volume=100 Marcelo, cuidado com a velocidade."

pois notei qua lá nas configurações de som do IGO no som de AVISO EXCESSO DE VELOCIDADE é um bip.
Este aviso é quando você excede o limite de velocidade da via. O original é Você está acima do limite de velocidade. Como os mapas da TeleAtlas na maioria das cidades não são corretos em relação a este limite eu mantenho o meu em 20 % acima para cidades e 10 km acima para estradas.
Lá nas Opções, Avisos, Aviso de Excesso de Velocidade.

Acho que o tem como configurar o bip no lugar sim, mas teria que usar um alert (3 ou 5 por exemplo).

Existe também um aviso sonoro para excesso de velocidade em relação ao radar a frente.

A grande diferença é que alterando os volumes no iGO você pode abaixar a voz do narrador e deixar estes sons altos. Isto é pessoal, eu poe exemplo com passageiros tenho que silenciar o iGO, mas não faço isto nos avisos sonoros.

Só para saber tem como alterar aquela linha do sys.txt que indica a distância do aviso. Pode-se por exemplo colocar distâncias variáveis com a velocidade (if ou :)

Se seu PNA ficar bom estarei bem!!! Obrigado!

m_silva

#15 Mensagem por m_silva »

Norival pode ficar trnaquilo que o o GPS ta 10 com esta dcas que você me deu. Já acertei as cionfigurações de som e as porcentagens do limite de velicidade das vias, por exemplo na BR-290 aqui o limite de veloicade dela é de 100 Km/h e no mapa do GPS é de 130 Km/h. e temos ainda a RS-020 que marca no GPS 50Km/h e a velocidade dela é de 60Km/h, neste caso sempre o alarme avisa.

Estava pesquisando no forum e vi que não tem como ajustar este valores no mapa e que isso depende do desenvolvedor do mesmo é verade ?

Quanto ao formato de hora esta formatado para 24 hs tentei tb com o formato de 12hs mas acontece a mesma coisa.

Olha só abei desligando o GPS no botão de traz.

Quando liguei apareceu a tela padrão dele e não o Miopocket.

Toda vez que fizer isso tenho que entrar no SD e clicar no Autorun do Miopocket ?

[]'s

chepola

#16 Mensagem por chepola »

m_silva escreveu: Olha só abei desligando o GPS no botão de traz.
Quando liguei apareceu a tela padrão dele e não o Miopocket.
Toda vez que fizer isso tenho que entrar no SD e clicar no Autorun do Miopocket ?
[]'s
Olá m_silva... tbm tive essa dúvida no começo, e obtive a seguinte resposta do rafts (o Norival tem me ajudado mto tbm)
"Quando você desliga o aparelho pela chave on/off traseira você perde todas as configuracoes feitas no Windows, pois qdo vc liga o aparelho o sistema é carregado em memória convencional, que se perde ao desligar. É como se restaurasse as configs de fábrica.
O que se recomenda (inclusive foi afirmado pelo pessoal do MioPocket) é que se deve 'desligar' o aparelho pelo botao dianteiro. Esse botao coloca o aparelho em estado de consumo minimo de energia. Na vdde praticamente só a memória RAM é alimentada e o consumo de energia é quase 0. Assim vc nao perderá suas configuracoes.

Caso vc precise desligar pela chave traseira, basta executar o MioAutoRun.exe (na raiz do SD) que o MioPocket é restaurado."

Dê uma olhada neste tópico, tem bastante coisa:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... &start=270

um abs

m_silva

#17 Mensagem por m_silva »

Valeu pela diga Chepola.

[]'s

norival
Contato:

#18 Mensagem por norival »

Tem uma opção nas configurações do próprio MioPocket em que você pode executar um programa automaticamente ao reiniciar, é uma inclusão feita no registro. Bom para iniciar um navegador por exemplo que se use como padrão.

Mas há alguns fatos:
  • Recomendo sempre usar a opção em que o MioPocket se desliga ao abrir um navegador, assim se você insere um programa no iniciar vão carregar o MioPocket, a SHELL original e o Navegador. E Evolute roda, mas são muitos programas abertos de uma vez.

Caso tenha algum problema com o MioPocket e queira iniciar pela SHELL para entrar no WinCE e se tiver incluído o MioPocket no iniciar vai ser uma verdadeira pelenga tendo por exemplo que inicar um Update da SHELL com os arquivos originais.
Notei que ela tem a mania de falar zero e duas horas e trinta e nove minutos realmente resultado correto para: tts_eta="Chegada prevista às \number=time %H horas e %M minutos"

O problema que ela lê estes dados do GPS com a correção GMT. Veja que você pode mudar o que ela fala, mas o dado chamado %H e %M são os únicos que sei (na verdade que o italiano me passou). Vou pegar os valores antigos e fazer alguns testes aí digo à vocês.

m_silva

#19 Mensagem por m_silva »

Flw então norival, ficamos no aguardo.

norival
Contato:

#20 Mensagem por norival »

m_silva acabei de chegar de uma viajem e testei algumas alterações usando o valor inicial e cheguei a uma triste conclusão:

Ou ela fala o iemi e piemi ou você tem que atuarar os zeros. Não tem como suprimir a leitura do zero horas. Vou testar na próxima agora modificando o commands.csv, mas nem sei ainda se será possível.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Qual seria o melhor GPS para mim?”