Memoria de Favoritos completa Nuvi 760

Mensagem
Autor
WinTuba
Contato:

Memoria de Favoritos completa Nuvi 760

#1 Mensagem por WinTuba »

Pessoal,

Tenho um Nuvi 760 com cartão SD de 4 GB.

No nuvi estou com os mapas TRR 5.11 e TRU-SP + Lista de radares do site maparadar.com.br (GARMIN Usado: 1,46 GB, Livre 364 MB)
No cartão SD tenho apenas o MAPA City Navigator Brazil NT v4 (KINGSTON Usado: 163 MB, Livre 3,64 GB)

Mesmo tendo espaço livre, sempre que tento gravar uma Rota eu recebo a mensagem "Memoria de FAvoritos completa" e não me deixa salvar.

Alguem sabe como configurar para salvar no cartão SD, se nao, o que eu poderia fazer para liverar espaço no GPS? tipo, passar os mapas TRR e TRU para o Cartão? funciona? qual pasta devo colocar?

Se nao houver possibilidade, como posso apagar alguns registros de POI sem afetar o gps?

Procurei sobre o assunto, inclusive no google mais estou com dificuldades de encontrar.

Desde já agradesço.

Abraços,

LecoGPS

Re: Memoria de Favoritos completa Nuvi 760

#2 Mensagem por LecoGPS »

Tem o arquivo chamado gmapprom.img - mapa original na memória base que pode ser excluída para liberar grande espaço. Temos alguns relatos de exclusão desse arquivo sem originar problemas. Ontem eu mesmo fiz essa faxina e meu 760 continua perfeito.

Mas creio que seu problema não seja espaço total, como se pressupõe. Talvez a pasta favoritos esteja cheia. Já tentou excluir alguns arquivos acessando diretamente o favoritos?

Garmin Nuvi 760

LecoGPS

#3 Mensagem por LecoGPS »

Thubdercel, foi após ler um tópico onde vc questionou as conseqüências de excluir o gmapprom.img, que decidi fazer o mesmo. Exclui tb os idiomas deixando apenas o PT-Br e ingles americano. A ocupação da memória caiu de 1,5 Gb pra pouco mais de 300Mb!

Algo que me deixou confuso: eu pensei que o gmapprom.img fosse o arquivo do mapa base, no entanto, mesmo deletando-o meu gps continua simulando navegação pelo mapa nativo - dos EUA. Será que a perda só seria sentida se eu estivesse sintonizado e realmente navegando e traçando rotas nos EUA?

Garmin Nuvi 760

Wallace
Contato:

#4 Mensagem por Wallace »

Teoricamente pode editar os .gpx no Trackmaker e devolver ao aparelho, claro que sempre mantendo uma copia do orginal no compudador por segurança.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Wallace
Contato:

#5 Mensagem por Wallace »

Incrivel que quando alguem não quer ser ajudado faz de tudo para tal. :shock:

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

WinTuba
Contato:

#6 Mensagem por WinTuba »

Incrivél como uma pergunta simples, recebe uma resposta tão complexa rsrsrsrs.

Brincadeiras a parte e muito obrigado a todos que dedicaram seu tempo expondo suas opniões e experiencias.

Irá me ajudar e muito, vou reler para nao fazer nada errado e mãos a obra.

Grande abraço,

Wallace
Contato:

#7 Mensagem por Wallace »

Incrivel mesmo.
Alguns são praticos e diretos.
Ai pode achar que falta informação rs

Outros vão explicar o Big Bang para chegar na resposta.
Ai muita informação pode atrapalhar, mesmo porque vai falar de coisas que acabam saindo do assunto.

Mas o ideal é quem perguntou estudar a ou as repostas para tirar sua propria resposta.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Schmidt
Contato:

#8 Mensagem por Schmidt »

Olá Tundercel,

Você pode apagar tranquilamente tanto o currente.gpx quanto o temp.gpx que não vai perder nada, nem Waypoints, nem Tracks nem Routes (Já fiz isto várias vezes). Em algum lugar do Fórum eu vi que existe uma memória interna no GPS que é inacessível e que contem estas informações....

Mas apagar estes 2 arquivos pela primeira vez dá uma certa insegurança... então pra você fazer um backup de suas informações. Sugiro que os importe via Mapsource e salve em um arquivo no PC, assim você fica seguro que se minha informação não estiver certa você não perde nada e pode enviá-las de volta para seu GPS.

nüvi 780 - Oregon 450

Schmidt
Contato:

#9 Mensagem por Schmidt »

Thundercel escreveu: ....
eu respondo: - me ensina a sobrepor registros de tracklogs em uma mesma apresentação pelo MapSource que faço como recomenda.
....
Não sei se é bem essa sua pergunta mas vou tentar responder:

Para colocar mais de tracklog em um único arquivo é só abrir 2 instâncias do MapSource selecionar os tracklogs que vc quer compiar em uma das instâncias e colar na outra, ou seja o nosso velho Ctrl+C - Ctrl+V funciona bem, veja uma tela abaixo:

Imagem

nüvi 780 - Oregon 450

WinTuba
Contato:

#10 Mensagem por WinTuba »

Segue resumo de tudo aquilo que entendi e de certo irá facilitar os que estão a menos tempo com estas ferramentas:

Antes de fazer qualquer alteração - Faça um backup no PC.

Mapas da Europa / EUA (Original)
gmapprom.img - mapa original na memória base que pode ser excluída para liberar grande espaço.
gmapprom.sum - Excluir também que serve somente para habilitar o gmapprom.img.

Favoritos
Esses se hospedam junto com os percursos que fazemos (tracklogs) em um único arquivo de nome Garmin/GPX/Current.gpx

Rotas configuradas pelo MapSource
Identificado que as rotas configuradas pelo MapSource, se hospedam em um arquivo, de nome Garmin/GPX/Temp.gpx
Não encontrado (até agora) no SO onde podemos excluir esses registros temporários de rotas que configuramos pelo MapSource, se alguém souber avise.

ATENÇÃO!
Caso uma rota persista no "Importar roda do Ficheiro" certifique-se de sua origem, se esta no gps ou no cartão SD (Memória externa)

Idiomas:
Como você também excluí os idiomas da pasta /Text/ que não usaria e tampouco sei falar.

Fotos de Fábrica:
Na pasta /scrn/ limpei geral, pois não gostei das imagens que vieram de fabrica.

Obriado a todos pela colaboração.

Wallace
Contato:

#11 Mensagem por Wallace »

Schmidt escreveu:
Thundercel escreveu: ....
eu respondo: - me ensina a sobrepor registros de tracklogs em uma mesma apresentação pelo MapSource que faço como recomenda.
....
Não sei se é bem essa sua pergunta mas vou tentar responder:

Para colocar mais de tracklog em um único arquivo é só abrir 2 instâncias do MapSource selecionar os tracklogs que vc quer compiar em uma das instâncias e colar na outra, ou seja o nosso velho Ctrl+C - Ctrl+V funciona bem, veja uma tela abaixo:
Mais facil é abrir no TrackMaker.
Que já tem a ferramenta de união de arquivos.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

moraes19

#12 Mensagem por moraes19 »

.gpx

aloss

#13 Mensagem por aloss »

WinTuba e demais companheiros,

Utilizo um 760 comprado nos EUA que veio com o mapa americano na memória. Também queria liberar espaço na unidade, mas não queria simplesmente apagar o mapa original, pois afinal é um produto original, legalizado e registrado, que inclusive me deu direito a baixar a novíssima versão 2009 deste mapa. O que eu queria fazer então era copiar este mapa para um cartão SD e liberar o espaço na unidade. Isto dá pra fazer, mas tem alguns truques que descrevo abaixo:

Sempre, antes de começar qualquer interferência manual na sua unidade, tire um BACKUP!

Como já dito aqui em alguma das mensagens acima, podem existir dois conjuntos de mapas Garmin sob o diretório Garmin da unidade, no caso um nuvi 760:
- gmapprom: que é o mapa pré-programado da unidade (Pre Programmed Maps) que vem de fábrica. No meu caso o dos EUA.
- gmapsupp: que é um conjunto de mapas suplementares que se pode instalar posteriormente na unidade (Supplemental Maps). Por exemplo, se no MapSource você tiver o Brazil NT4 + Europe v9 e selecioná-los em conjunto para enviar à unidade, será criado um arquivo gmapsupp.img (e seu correspondente .unl que é o arquivo de licença) na unidade com os mapas destas regiões. Da mesma forma, quando se envia um mapa através do MapSource para um cartão SD ao invés da unidade, será criado um arquivo gmapsupp no cartão SD.

Pronto! Está é toda a base teórica que precisamos saber e entender para mover o mapa pré-programado da unidade para um cartão SD como Suplementar.

Passo-a-passo:

No SD-Card:
1. A partir do diretório raiz, crie um diretório GARMIN
2. Debaixo deste diretório GARMIN, crie os seguintes diretórios:
- GPX
- userdata
- voice
3. Copie todos os arquivos de voz do diretório voice da unidade para o diretório voice do Cartão SD
4. Copie os arquivos gmapprom.img e gmapprom.unl da unidade para o diretório GARMIN do Cartão SD
5. Renomeie o arquivo gmapprom.img do cartão SD para gmapsupp.img
6. Renomeie o arquivo gmapprom.unl do cartão SD para GMAPSUPP.UNL. Observe que deve ser em maíusculas, pois alguns nuvi são sensíveis a isto (li isto em algum lugar, mas não testei se funciona também com minúsculas :-) )

No Unidade:
- Apague os arquivos gmapprom.*

Boa sorte!

Abraço,

Alexandre Loss

Wallace
Contato:

#14 Mensagem por Wallace »

No minimo curioso como voce agradeçe a um mas não a outro.
Uma coisa basica de uma lista ou forum é que não precisa ficar agradecendo, pois isso normalmente faria dobrar o numero de mensagens.
Quem responde normalmente já fica agradecido.
De toda forma se quer agradecer então é algo pessoal.
Então pode enviar um agradecimento direto e não para a lista.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

LecoGPS

#15 Mensagem por LecoGPS »

Senhores, é lamentável vermos dois colegas que muito colaboram, se desentendendo, pois que ambos possuem e praticam o mesmo objetivo: auxiliar os demais foristas.
Wallace, antigão no forum, que muito já contribuiu e se mostra com bastante disposição com suas respostas objetivas
Thundercel, novato com muita bagagem, participativo e de postagens descritivas.
Não há postagem melhor ou mais correta. Ambos têm o seu estilo. E no forum há diversos leitores, cada um com sua particularidade na interpretação das respostas, seja de forma mais concisa ou detalhada.

WinTuba, eu já havia feito um resumo semelhante ao seu em meu PC. Ainda assim, acrescentei sobre o arquivo dos Favoritos. ;)

Alexandre, parabéns pelo 'tuto' bem elaborado.

Garmin Nuvi 760

LecoGPS

#16 Mensagem por LecoGPS »

Quando lí o post, dois dias atrás, fiquei indignado!
O sujeito se cadastra e vem fazer ataques sobre um assunto que já estava esquecido.

O Portal está crescendo, e como qq forum, precisa de recurso eficaz para conter esse tipo de atitude infeliz.

Vale lembrar que temos em qq postagem no canto inferior direito, uma caixa com ponto de exclamação que serve para notificar mensagens impróprias. Neste momento, fiz uso dela pela primeira vez.
Qual a consequência dessa notificação acionada por um ou vários usuários?

Garmin Nuvi 760

Wallace
Contato:

#17 Mensagem por Wallace »

A mensagem vai para um dos moderadores do site que evetualmente toma alguma providencia.
Ontem a noite conversei com a Alex sobre tal problema.
Ele deve fazer uns testes na forma de cadastro na semana que vem.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

lokss

#18 Mensagem por lokss »

Amigo,

Vi que removeste da pasta /Text os idiomas não utilizados, certo ??
Voce acha que terei algum problema em remover os arquivos da pasta /Voice dos idiomas não utilizados ??

Thundercel escreveu:Leco,
não se esqueça de levar junto com o gmapprom.img o gmapprom.sum que é o seu validador e protetor.

Pelo que aprendi até agora, o arquivo do mapabase, também chamado world map, é o gmapbmap.img, lógicamente agregado ao gmapbmap.sum que é o seu validador e protetor. Esses dois NÃO deletei na faxina que fiz na memoria interna.

Como você também excluí os idiomas que não usaria e tampouco sei falar. Só deixei o portugues e ingles.

Na pasta /Text/ também fiz uma faxina geral deixando só os dois idiomas que deixei com voz.

Na pasta /scrn/ limpei geral, pois não gostei das imagens que vieram de fabrica e tampouco pretendo usar meu GPS para ficar vendo fotos. Ali agora só entra, de forma temporária, as imagens dos print screns que faço com a função Ecrã/Captura de Ecrã ativada. Só não gostei que o SO faz print em .bmp que ocupa muito espaço. Seria melhor se ele fosse configurado para fazer em .jpg ou .gif, mas isso é assunto para a Garmin estudar.

Como fico muitas vezes brigando com os carregamentos e descarregamentos dos mapas do projeto (são tantos nomes e mapas né? :( ) optei em fazer isso gastando a superfície do SD Card e não da memoria interna do GPS. Na memória interna coloquei e lá fica quietinho o CiTy Navigator Brazil v4 para ser usado em caso de emergência.

Tentei tirar de lá o City, mas ele é em arquivo de nome GMAPSUPP. Fui atras de informações de um foro que bastava renomear esse GMAPSUPP para GMAPSUPP2 que entrava outro mapa, me dei mal. Não entrou :oops: . Pode ser que entre em outro modelo. Sei lá!

To até pensando fazer um teste colocando os arquivos do City para o nome gmapprom e ver no que dá. :lol:

Finalmente, minha memoria interna está com o City Navigator carregado e usada somente com 336 MB dos seus 2 GB de capacidade.

luiz.otavios@gmail.com

Wallace
Contato:

#19 Mensagem por Wallace »

Eu apaguei dos meu estes também.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

amiltonbicas

#20 Mensagem por amiltonbicas »

Alguém poderia por favor me dizer como faço para apagar os favoritos do meu Nuvi 200W? Já apaguei tudo quanto é tipo de arquivo e os malditos continuam aqui. Pelo próprio aparelho o processo é demorado e eu tenho muitos favoritos.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”