Nuvi 5000 x Nuvi 255 W (nos EUA)

Espaço para fazermos avaliações técnicas sobre modelos de GPS.
Mensagem
Autor
Wallace
Contato:

Nuvi 5000 x Nuvi 255 W (nos EUA)

#1 Mensagem por Wallace »

Oi Pessoal,

Estou nos EUA testando juntos Garmins Nuvis.
Um 5000 e um 255 W.
Pode parecer estranho, mas se comprar barato o 5000 e caro o 255 W pode acabar pagando mais no 255 W :shock:
Apesar de teoricamente o 5000 ter o dobro de preço de referencia da Garmin do 255 W (600 contra 300 dolares).
O 5000 é maior mas não muito. O 255 W tem praticamente o tamanho da tela do 5000.
A resolução da tela do 5000 é quase 3 vezes a da tela do 255 W.
Mas ambos me parecem bons de tela.

Como o 5000 não tem bateria o alimentador de bateria dele é um acessorio importante, só que é bem grande (tem mais ou menos o volume do 255 W) e tem que lembrar que se ligar ele na USB só vai trocar dados.
Vantagem para o 255 W que tem bateria interna o que até permite usar na mão, mas ai falta uma empunhadura segura como tem outros modelos feitos para tal como a linha 60.
Achei o botão deste 5000 ruim para ligar. Assim acabo ligando ele eventualmente desconectando e conectando a fonte de alimentação, já que isso o faz ligar também.
Com a capa original da Garmin tem que colocar o 255 W do lado correto, ou pode ligar o aparelho sem querer ao colocar na capa devido ao seu botão de ligar deslizante.
Ai o 5000 não tem tal problema já que o botão é de apertar e mesmo assim a capa não tapa o botão se colocar o outro lado primeiro dentro da capa.
A recepção do 5000 é melhor, principalmente depois de um longo deslocamento com ele desligado (se localiza muito rápido).
Já o 255 W deu ate trabalho para se localizar depois de um longo deslocamento com ele desligado.
Ambos permitem incluir pontos intermediarios na rota de navegação.
Assim como ambos gravam o track percorrido mesmo fazendo roteamento.
Ambos deveriam falar o nome da via, mas o 255 W não esta fazendo.
No exterior a ferramenta de conversão de unidades do 255 W pode ser muito util.
O transmissor de FM do 5000 não achei pratico, pois ele se sobrepoem uma eventual estação na mesma frequencia mesmo quando em silencio.
O boot do 255 W é muito mais rápido (mais que o dobro), mas a transferencia via USB é muito mais rapida no 5000, acho que chega a 15 vezes mais rapida.
Aparentemente o 5000 trabalha com até 12 satelites simultaneos e o 255 W com até 14.
Ambos permitem o teclado no formato ABC ou Qwerty.
O 255 W tem a mais os modos de uso: Carro, Bike ou a Pé.
Ambos tem o metodo de navegação off-road.
O 5000 tem sensor (na parte de trás) de ajuste automatico do brilho da tela.
Assim como tem Auto Zoom, pode mostras os POIs na tela de navegação, permite entrada de camera ou sinal de video (como camera de ré), opção de rotas, tocador de mp3 e outros, jogos.
Em contrapartida o 255 W tem relogio mundial, calculadora e conversor de unidades.
Ambos falam o nome da via quando se seleciona uma opção de voz que permita tal função.
Gostei mais da tela de navegação do 255W que tem na tela também a velocidade atual e os botões do zoom juntos.

O 5000 esta com a versão de sotware 4.00 e o 255 W com a 3.10, que não devem ser as ultimas vesões.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

LecoGPS

Re: Nuvi 5000 x Nuvi 255 W (nos EUA)

#2 Mensagem por LecoGPS »

Muito bom o seu comparativo, relatando o lado prático de cada modelo.

Pelo que tenho visto, para um aspirante a navegador, sem grandes pretenções no uso de um GPS, o 255W é um modelo que atende a necessidade da maioria dos que têm questionado sobre "qual melhor GPS pra mim?"

Garmin Nuvi 760

Wallace
Contato:

#3 Mensagem por Wallace »

O 255W já esta falando o nome das vias, foi só selecionar correto.
Alias testei falando portugues também, onde só "erra" as abreviaturas Blva que Bulevar ele soletra B l v a e no ingles ele fala Bulevar mesmo estando abreviado na tela.
O 5000 já esta com a versão 4.10.
Os POIs que podem ficar na tela do 5000 para mim ajudam bastante.
Assim como a velocidade atual na tela do 255W.
Infelizmente o 255W parece ser dificil de comprar no Brasil.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

rupedrini

#4 Mensagem por rupedrini »

Desulpe se faço uma pergunta um tanto como ingênua, mas já perguntando...

Realmente vi q no brasil está dificil de achar o nuvi 255w, mas no caso, o seu foi testado nos Eua... se eu comprar um aqui na europa q há disponível, ele funcionaria perfeitamente no Brasil com o mapsource correto? ele aqui custa na faixa de 200 euros, 255 dolares, já inclusos os mapas da europa... o preço no teu ver está muito caro comparado com um americano?

Outra dúvida minha.. o garmin 255w possui aquelas opções que mostra quais são por exemplo os postos mais pertos, informações turísticas q estão na redondeza, etc? Procurei isso, e tem lugares q fala que ele possui essa função e tem outros que dizem q não.

Grato.
Editado pela última vez por rupedrini em 30 Nov 2008, 00:33, em um total de 1 vez.

Marcos_

#5 Mensagem por Marcos_ »

E creio que ambos aceitem os recentes mapas náuticos da Garmin (g2 vision) pois o 255w aceita... vi nesse post:

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=14&t=6303

Wallace
Contato:

#6 Mensagem por Wallace »

rupedrini escreveu:Desulpe se faço uma pergunta um tanto como ingênua, mas já perguntando...

Realmente vi q no brasil está dificil de achar o nuvi 255w, mas no caso, o seu foi testado nos Eua... se eu comprar um aqui na europa q há disponível, ele funcionaria perfeitamente no Brasil com o mapsource correto? ele aqui custa na faixa de 200 euros, 255 dolares, já inclusos os mapas da europa... o preço no teu ver está muito caro comparado com um americano?

Outra dúvida minha.. o garmin 255w possui aquelas opções que mostra quais são por exemplo os postos mais pertos, informações turísticas q estão na redondeza, etc? Procurei isso, e tem lugares q fala que ele possui essa função e tem outros que dizem q não.

Grato.
Acho que paguei 230 dolares no meu, então não esta muito fora o seu preço.
Tem sim os proximos, acho que igual ao 5000.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

ricardolm

#7 Mensagem por ricardolm »

Ola Wallace, blz? Lembra de mim? (comprei um guincho para o Troller com vc)

Afinal, qual dos dois vc comprou? compensou?

[]s

Ricardo Moreira

Ricardo Moreira
Garmin 205W e Mio Moov 300
Sao Paulo - SP

Wallace
Contato:

#8 Mensagem por Wallace »

Como assim, comprei os dois rs rs
Agora só tenho 4 aparelhos rs (Nuvi 5000, Nuvi 255w, 276C e 60 CSx).

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Jarbas

#9 Mensagem por Jarbas »

Olá Wallace.

Acho que quem vai ficar mal visto é você, pois já vi outras respostas suas a outros usuários e são sempre agressivas.

Li o seu compartivo e achei legal, sói que como você mesmo diz "Estou nos EUA testando os NUVIS".

De qualquer maneira obrigado pela resposta!!!

Wallace
Contato:

#10 Mensagem por Wallace »

Não entendi o porque cita minha frase "Estou nos EUA testando os NUVIS".
Já estou a tempos de volta ao Brasil e usando ambos os Nuvis.
O Nuvi 5000 esta "falando" portugues do Brasil com o nome ds vias como o 255W, só foi baixar o arquivo correto de voz da Garmin.
No Nuvi 255W traduzi os textos de portugues para o portugues do Brasil rs
E ambos perderam a indicação das velocidade limite das vias em função do uso dos mapas do tracksource (não sei se nos mapas da Garmin para o Brasil tem isso).
Nunca usei, mas estou achando que a melhor compra no momento é um Nuvi 750 ou 760, principalmente se ele reunir algumas das carracteristicas de ambos (255 e 5000) como suponho e pelo baixo preço nos EUA.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

andre_2004

#11 Mensagem por andre_2004 »

Wallace escreveu:O 255W já esta falando o nome das vias, foi só selecionar correto.
Alias testei falando portugues também, onde só "erra" as abreviaturas Blva que Bulevar ele soletra B l v a e no ingles ele fala Bulevar mesmo estando abreviado na tela.
O 5000 já esta com a versão 4.10.
Os POIs que podem ficar na tela do 5000 para mim ajudam bastante.
Assim como a velocidade atual na tela do 255W.
Infelizmente o 255W parece ser dificil de comprar no Brasil.
Wallace, pesqueisei no forum mas não encontrei.
O que vc quer dizer com o " 255W já esta falando o nome das vias"?
Vc não esta se referindo ao "Vire a esquerda em 50 mts na rua tal" (roteamento), certo?

Pq segundo o marioprado neste postdisse
"Só um lembrete: O 255 europeu nao fala o nome das vias (o Hardware consegue, mas ele nao vem com as vozes TTS instaladas). Mas de qualquer modo acho que nao se encontra mais para vender o 250."

Aí fiquei confuso, pois o meu 255 europeu fala o roteamento e não entendi se o que vc quis dizer foi que seu GPS falava o normal do roteamento ou algo a mais.

Obrigado

Wallace
Contato:

#12 Mensagem por Wallace »

O meu comprado nos EUA fala vira a 100 metros na Rua dos Perdidos :shock: :mrgreen: como deveria ser.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

silvestre hm

#13 Mensagem por silvestre hm »

Caro Walace. Sou novo por aqui mas me atrevo a te fazer uma pergunta:
Acabei de comprar um 255 nos eua e estou funcionando com um mapa "generico". Como faço para ele falar o nome das ruas? Grato pela atenção

victor22

#14 Mensagem por victor22 »

Tenho o Nuvi 5000, paguei 1200 incluindo frete e a taxa que eu paguei na alfandega.. valeu mto a pena, GPS animal! só faltou uma bateria interna

Wallace
Contato:

#15 Mensagem por Wallace »

silvestre hm escreveu:Caro Walace. Sou novo por aqui mas me atrevo a te fazer uma pergunta:
Acabei de comprar um 255 nos eua e estou funcionando com um mapa "generico". Como faço para ele falar o nome das ruas? Grato pela atenção
Se não tiver a voz em portugues da Raquel tem que baixar da Garmin.
Porque não usa os mapas do Projeto Tracksource?

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

andre_2004

#16 Mensagem por andre_2004 »

Wallace escreveu:O meu comprado nos EUA fala vira a 100 metros na Rua dos Perdidos :shock: :mrgreen: como deveria ser.
Wallace,

Como vc fez para o seu 255 falar "vira a 100 metros na Rua dos Perdidos".
O meu so fala viara a 100 mts a esquerda.

Obrigado

Wallace
Contato:

#17 Mensagem por Wallace »

É porque eu já sai da Rua dos Perdidos... :shock:
Mas tem alguns que continuam lá :mrgreen:
Ficou cada dia mais admirado como quando mais informação se tem menos se aprende.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Wallace
Contato:

#18 Mensagem por Wallace »

Wallace escreveu:Se não tiver a voz em portugues da Raquel tem que baixar da Garmin.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Reviews”