Olá a todos.
Neste último final de semana (1 e 2 de novembro de 2008), notei algo até então inusitado. Estive fazendo umas trilhas na região de Campos do Jordão (SP). Em um determinado segmento do percurso feito no dia 1/11, o GPS apontava uma altitude ao redor de 1250m. Estranhei, já que tinha quase certeza de que naquele ponto a altitude era maior. Por precaução, parei o carro, desliguei o GPS e liguei novamente, para ver se havia algum erro na recepção dos satélites. O GPS manteve aquele valor para a altitude.
No dia seguinte, acabei percorrendo novamente o mesmo trecho do dia anterior. E aí veio a surpresa: a altitude no mesmo local era de 1550m.
Não encontrei uma explicação razoável já que:
1) Não atualizei o firmware recentemente, nem carreguei o novo conjunto de mapas Tracksource (v. 5.11). Tenho mantido no GPS o mesmo conjunto Tracksource há alguns meses.
2) As condições climáticas eram praticamente as mesmas nos dois dias (nublado).
3) O GPS ficou no mesmo lugar dentro do veículo nos dois dias durante o percurso.
4) Não alterei qualquer configuração no aparelho.
Embora saiba que a precisão do GPS para altitude não seja tão boa, nunca havia notado tal discrepância.
Agradeceria qualquer observação a respeito.
Um abraço,
Alexandre
Problemas na medição de altitude com 60 CSx.
-
Alexandre Fortes
Re: Problemas na medição de altitude com 60 CSx.
Variações repentinas de presão podem afetar as leituras de altitude.
Obstruções no sensor do barômetro (sujeira, dedo, capas etc) também podem enganar o barômetro.
Obstruções no sensor do barômetro (sujeira, dedo, capas etc) também podem enganar o barômetro.
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
-
Osório Martins

isso fica bem evidente dentro do avião devido a pressurização... aí fica melhor pela elevação do GPS
http://www.youtube.com/watch?v=K8N3qwmucPw
-
Alexandre Fortes
Antes de mais nada, obrigado pela atenção.
A questão é: sempre uso a medição de altitude pelo GPS. A menos que a cada vez que ligo o aparelho ele assume uma configuração "default" para uso do barômetro (o que, de fato, jamais conferi), questões como mudança de pressão, etc., não deveriam afetar a precisão, certo?
A questão é: sempre uso a medição de altitude pelo GPS. A menos que a cada vez que ligo o aparelho ele assume uma configuração "default" para uso do barômetro (o que, de fato, jamais conferi), questões como mudança de pressão, etc., não deveriam afetar a precisão, certo?
Já ouvi falarem de variações na medição de um dia para o outro. O ideal é com certa frequência calibrar o altímetro.
Para isso terá que ter um ponto em que saiba a altura exata.
Eu por exemplo utilizo um marco geodésico do IBGE na cidade de Salto. Mas não necessariamente tem que ser um marco.
Obs:. não tenho uma periocidade, mas sempre "que lembro" - rsrsrsrs, faço
Para isso terá que ter um ponto em que saiba a altura exata.
Eu por exemplo utilizo um marco geodésico do IBGE na cidade de Salto. Mas não necessariamente tem que ser um marco.
Obs:. não tenho uma periocidade, mas sempre "que lembro" - rsrsrsrs, faço
Paulo Roberto Sanches
Garmin Map 60 CSx
Garmin Map 60 CSx