Tour Guide

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
casaretto
Contato:

Tour Guide

#1 Mensagem por casaretto »

Pessoal
Os modelos mais modernos de GPS como os NUVI são deficiente no uso de alarme de proximidade.
Já fizemos alguns testes e está tudo pronto para podermos gerar os Tour Guides de alerta para radares, postos policiais e demais pois.
Para fazer isso precisamos de arquivos mp3 contendo mensagens como:

Atenção. Radar de 40 kilometros a frente.
Atenção. Radar de 50 kilometros a frente.
Atenção. Radar de 60 kilometros a frente.
Atenção. Radar de 70 kilometros a frente.
Atenção. Radar de 80 kilometros a frente.
Atenção. Radar de 100 kilometros a frente.
Atenção. Radar de 110 kilometros a frente.
Atenção. Radar de 120 kilometros a frente.

Atenção. Posto policial a frente.
Atenção. Lombada a frente.
........todos os tipos de POIs que usamos.

Necessitamos que sejam criados estes arquivos MP3. É claro que os primeiros são mais importantes e prioritários.
Uma voz feminina como a utilizada nas orientações de rotas é fundamental. :-)
Paulo

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

gugurebello

Re: Tour Guide

#2 Mensagem por gugurebello »

Voce ja tentou algum programa text-to-Speaker ???
eu tinha um navcity que a voz da mulher era bem bonita. ainda tenho um arquivo dos radares no meu pc se ajudar em algo posso te mandar

casaretto
Contato:

#3 Mensagem por casaretto »

Os arquivos mp3 com alertas já estão criados.
Estou apanhando com a emissão dos alarmes. A proximidade funciona, mas o alerta acima da velocidade, não está sendo tocado.
Agora não posso fazer nenhum teste, pois estou viajando.
Paulo

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC

aloss

#4 Mensagem por aloss »

casaretto escreveu:Os arquivos mp3 com alertas já estão criados.
Estou apanhando com a emissão dos alarmes. A proximidade funciona, mas o alerta acima da velocidade, não está sendo tocado.
Agora não posso fazer nenhum teste, pois estou viajando.
Paulo, tentando colaborar com este desenvolvimento, fiz vários testes de campo nos últimos 2 dias utilizando um nuvi 760, mas os resultados não são muito animadores. Criei vários pontos de alarme ao longo do meu caminho de casa-trabalho-casa, que disparariam um alarme a partir de 10 km (xxxxx@10). Para cada ponto tentei configurações diferentes, com arquivos mp3, wav e jpg, fazendo referência direta ao arquivo ou ao diretório (tag link), utilizando POI's gerados pelo site Geovative.com e etc.
Me certifiquei também que o nuvi estava com a configuração de TourGuide em "autoplay". Mas nada de funcionar direito.

Os controles de aproximação e a velocidade funcionam muito bem, como nos POI padrões, porém, o melhor que consegui foi uma barrinha cinza na tela do nuvi informando o nome do TourGuide e um ícone de um "megafone" no canto esquerdo. Quando se clica neste ícone, tem-se a opção de tocar o audio (não funcionou/sem som), exibir o texto da descrição e comentários do POI que podem ser de bom tamanho e as fotos (jpg). Mas tudo exige a interação do usuário.

Pesquisei vários fórums sobre o assunto, mas não encontrei nenhuma indicação de solução.

Abraço,

Alexandre Loss

casaretto
Contato:

#5 Mensagem por casaretto »

Alexandre

É o mesmo resultado que estou tendo.
Por alguma razão desconhecida, os MP3 criados com o TTS não são reconhecidos. Usei para testes, um MP3 que encontrei num Tour Guide na net e este foi tocado.
Estou tentando conseguir novos MP3, mas não consegui nada até agora.

Paulo

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC

nqnnospam

#6 Mensagem por nqnnospam »

Paulo,

Existem MP3s que tem bit rate fixo, e outros variáveis, os famosos VBR (Variable bit rate). Será que os Nuvis aceitam MP3 VBR? Os players em geral informam o bit rate do MP3, dizendo se é ou não VBR.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

aloss

#7 Mensagem por aloss »

Opa! Esta pode ser uma boa dica. :!:

Paulo e Sérgio,

Nas minhas investigações sobre isto, vi em algum fórum internacional uma discussão sobre a especificação do formato do arquivo de audio WAV para funcioar corretamente com TourGuide, mas acabei não dando muita atenção para o assunto. Vou tentar achar novamente, pois pode ter alguam relação.

Paulo, tem como você disponibilizar para download este arquivo MP3 que você disse ter baixado de algum Tour Guide e que funcionou? Gostaria de dar uma verificada nas propriedades dele.

Obrigado.

Alexandre Loss

casaretto
Contato:

#8 Mensagem por casaretto »

Pessoal

Ontem pela primeira vez funcionou o Tour Guide.
Estão bem engraçadinhas as mensagens de aviso de proximidade. O alarme de velocidade, não pude testar.
Acho que temos de melhorar as mensagens, mas já ficou MUITO melhor do que aquele apitinho de colocar cintos ridículo.

Continuo precisando de um MP3 com alarme sonoro forte para colocar no limite de velocidade. Ajudem....

Alexandre
Os MP3 (agora funcionando), vão junto na instalação do Tour Guide. O Sergio tinha razão. Era o detalhe do VBR.

Paulo

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC

aloss

#9 Mensagem por aloss »

Que beleza Paulo! :D
Bom trabalho! E grande dica do Sérgio!

1. Eu havia dito que tinha achado alguma coisa sobre o formato de arquivos .WAV em um fórum, mas não encontrei novamente. Mas acabei encontrando este outro item:
IMPORTANT NOTE: After recording, I am told that you need to save the .wav file in a certain format: PCM 44.100kHz 16 Bit, Mono.
http://home.comcast.net/~ghayman3/garmi ... poi.02.htm
Arquivos .WAV podem ser úteis para os navegadores que não suportam MP3 (exemplo: nuvi 200

2. A título de informação e para concluir o assunto, o MP3 dever ser VBR ou rate fixo?

3. O MP3 com alarme forte que você está falando seria tipo um "BONG!" para chamar a atenção antes de tocar a voz? Vou tentar achar alguns e lhe enviar. Tentarei converter os alarmes do Windows também.

4. Estou convencendo minha namorada de gravar pelo menos os MP3 de aviso de radar. Mas estou apanhando do maledito do Windows Vista que não reconhece o meu microfone. Assim que eu conseguir, envio para vocês avaliarem se ficou legal e se vale a pena substituir os atuais.

5. Se eu baixar POIs TourGuide agora no Tracksourse já receberei os novos arquivos MP3?

Obrigado,

Alexandre Loss

casaretto
Contato:

#10 Mensagem por casaretto »

Alexandre
Arquivos .WAV podem ser úteis para os navegadores que não suportam MP3 (exemplo: nuvi 200)
Isso é um bom argumento. Mas não basta isto. É preciso um outro módulo. Eu já li isso num forum, mas não dei importância. Agora tenho de procurar.
2. A título de informação e para concluir o assunto, o MP3 dever ser VBR ou rate fixo?
Rate fixo

Código: Selecionar todos

3. O MP3 com alarme forte que você está falando seria tipo um "BONG!" para chamar a atenção antes de tocar a voz? Vou tentar achar alguns e lhe enviar. Tentarei converter os alarmes do Windows também.
O Paulo Carvalho já enviou um que parece estar perfeito.
Agora tem de fazer funcionar o alarme de velocidade que é outra novela. Vou fazer uns testes por aqui.
4. Estou convencendo minha namorada de gravar pelo menos os MP3 de aviso de radar. Mas estou apanhando do maledito do Windows Vista que não reconhece o meu microfone. Assim que eu conseguir, envio para vocês avaliarem se ficou legal e se vale a pena substituir os atuais.
Beleza. Ficamos no aguardo.

Código: Selecionar todos

5. Se eu baixar POIs TourGuide agora no Tracksourse já receberei os novos arquivos MP3?
Sim. Já está plenamente funcional.
Descompacte num diretorio qualquer e aponte o Poi Loider para lá.
Faça alguns testes e depois me diga do resultado.
Dentro de meia hora vou fazer um teste com o limite de velocidade. Talvez valha a ena esperar.

Paulo

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC

aloss

#11 Mensagem por aloss »

Paulo,

Fiz alguns testes dentro de casa e funcionou perfeitamente!
Hoje farei alguns testes de campo.

Resolvi também o meu problema com o microfone no Windows Vista. Para variar, como em 99% dos problemas com informática, o problema era no componente entre a cadeira e o teclado. Descobri ontem que meu micro tinha duas entradas para microfone! :oops:
Vou ver se providencio as gravações esta semana.

Ontem a noite mixei os dois mp3 que baixei do Tracksource o bip-bip de alerta truncado em 2 segundos + a mensagem de voz. O efeito ficou muito bom... chama a atenção para a voz que vai entrar. Não testei se o MP3 ficou compatível, mas testarei hoje e se der certo lhe envio para avaliação.

A propósito, para lhe enviar um arquivo utilizo o formulário de contribuição do Tracksource? Se for o caso, qual cidade tenho que selecionar para a mensagem chegar até você? Ou então me passe o seu e-mail.

Obrigado.

aloss

#12 Mensagem por aloss »

Resultados do teste de campo:

1. O arquivo que mixei (bip-bip + voz) funcionou bem (sem o VBR) e causou um bom efeito de chamar a atenção antes da reprodução da voz.

2. O TourGuide foi sensível à aproximação e disparou corretamente, entrentato ignorou totalmente a velocidade. Num dos pontos que criei no meu trajeto, utilizei uma velocide de 100 Km/h (@100 no nome do POI), mas o TourGuide disparou a falar com o carro a pouco mais de 30 Km/h.

3. Utilizei algumas imagens (fotos) nos POIs que não são exibidas automaticamente. Pode-se clicar no ícone do megafone e me seguida em mais detalhes para ver fotos, textos detalhados e reproduzir audio do TourGuide.

4. Tentei formatar o texto com tags HTML para trocar cor, tamanho de fonte, centralizar, etc, tanto na descrição quanto no comentário do POI, mas não obtive sucesso. Fiz muito correndo e posso ter errado na sintaxe. Preciso refazer este teste com mais calma.

5. Particularmente, achei o TourGuide pouco prático para ser utilizado como alarme de radar. O POI tradicional com controle de proximidade e velocidade é bem mais eficiente e ainda chama a atenção com detalhes em vermelho na tela quando a velecidade do veículo é superior à programada. O TourGuide parece ser um recurso bem interessante para o que se propõe: ser um Guia Turístico, mas como alerta deixou a desejar.

Inté,

Alexandre Loss

casaretto
Contato:

#13 Mensagem por casaretto »

Alexandre

Meu email é casaretto@gmail.com Mande direto.
A sintaxe do gpx apesar de ser mujito parecida com html, não deve aceitar formatações, mas não custa tentar.

A diferença entre Tour Guide e Poi Loader é praticamente nenhuma.
Nos dois os avisos de velocidade e de aproximação são exatamente os mesmos, utilizando exatamente as mesmas TAGs e formatações.

A diferença é que :
-O Poi loader sempre vai utilizar avisos gravados internamente no aparelho.

-No Tour Guide se houver a tag de link "<link>diretorio/diretorio<link>" e dentro do local indicado houver um arquivo chamado TourGuide_xyz.mp3 essa mensagem será acionada ao invés da automática.
-No Tour Guide, se houver um arquivo com o nome igual ao nome do POI (ou igual ao nome do arquivo do Tour Guide) (essa é a primeira confusão) em algum local (essa é a segunda confusão), será acoinado este arquivo em substituição ao alarme interno do GPS. Isso inclui mensagem em alerta vermelho no aparelho.

Resumindo. É tudo a mesma coisa. A primeira parte, já está dominiada, mas a segunda, ainda não, mas é só questão de tempo.

Paulo

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC

aloss

#14 Mensagem por aloss »

Paulo,

Lhe enviei dois arquivos de exemplo do alarme + voz.

Estranho a questão da velocidade??? Não funcionou comigo, mas estou desconfiado do processo de carga que utilizei.
Eu usei o POI Loader, mas não exclui o ponto antes. Simplesmente inclui a informação de velocidade no gpx e mandei o POI Loader incluir. Talvez ele tenha verificado que a coordenada era a mesma e não tenha substituido o POI. Vou tentar excluir o POI e incluir novamente.

Alexandre

Dairton

#15 Mensagem por Dairton »

Arquivos .WAV podem ser úteis para os navegadores que não suportam MP3 (exemplo: nuvi 200)
Tenho um Nüvi 200. Gostaria de saber o que posso fazer para colocar os alertas de voz, nele.

Dairton Solano Mondini
Navegantes - SC
Desenvolvedor meia-boca de umas 15 cidades (SC e RS).
Socando o pau, pra ficar tudo legal!
Nuvi 200 + TrackSource

casaretto
Contato:

#16 Mensagem por casaretto »

Dairton

Por enquanto, use a opção Poi Loader com os alarmes default.
Estamos testando o Tour Guide, mas ainda não está funcionando os alarmes de velocidade. De qualquer forma, mesmo depois de funcionar, será preciso acertar para usar WAV ao invés de MP# para o seu modelo.

Paulo

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC

Dairton

#17 Mensagem por Dairton »

Agradecido, paulo.

Dairton Solano Mondini
Navegantes - SC
Desenvolvedor meia-boca de umas 15 cidades (SC e RS).
Socando o pau, pra ficar tudo legal!
Nuvi 200 + TrackSource

Antonio Almeida

#18 Mensagem por Antonio Almeida »

Pessoal,
Comprei um GPS essa semana (nuvi 760) e baixei para o mesmo o Tourguide dos radares do RJ através do POI Loader. Quando ligo o navegador, surge logo um aviso de "radar de 70 a frente", e fica na tela na parte de cima a informação: Tourguide: radar 70". As informações de proximidade dos radares estão funcionando perfeitamente.
Alguém sabe me dizer como removo essa mensagem permanente na tela e ainda como removo a mensagem inicial quando ligo do radar de 70 ?

Obrigado.

casaretto
Contato:

#19 Mensagem por casaretto »

A única razão para esta mensagem ficar constante é que voce esteja "perto" de um radar de 70.
Este "perto" significa dentro do raio de proximidade definido pela distância que voce definiu ao buscar os radares.
Qaul a distância que voce usou ?

Paulo

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC

Antonio Almeida

#20 Mensagem por Antonio Almeida »

Não fiz qualquer alteração com relação a distância que está no arquivo baixado do tracksource. Também desconheço algum radar próximo a minha casa. Vou verificar no mapa os radares de 70 que podem estar mais perto e gerando isso. Valeu pela dica. Reportarei aqui o que eu conseguir descobrir.

nqnnospam

#21 Mensagem por nqnnospam »

espeak - Sintetizador de voz

http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20081122.php

espeak - Sintetizador de voz
============================

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 22 de November de 2008

Em meu computador pessoal, com Ubuntu 8.04, está instalado nativamente o
software espeak, que é um sintetizador de voz. O seu uso é bastante simples:

espeak "Olá, como vai você?"

O idioma padrão é o inglês, mas o software suporta diversos idiomas. Para
ver a listagem completa disponível, digite:

espeak --voices

Para consultar apenas as variantes de um determinado idioma:

espeak voices=pt
Pty Language Age/Gender VoiceName File Other Langs
5 pt M brazil pt (pt-br 5)
5 pt-pt M portugal pt-pt

O português do Brasil encontra-se na lista e para repetir a saudação anterior,
com o nosso sotaque, digite:

espeak -v pt "Olá, como vai você?"

Outro fator importante a ser ajustado, é a velocidade do sintetizador, medida
em palavras por minuto (words per minute, wpm). Por padrão esta velocidade
é de 160, mas esta velocidade é muito rápida. A velocidade do sintetizador
é ajustada através da diretiva -s.

Uma outra opção interessante é a possibilidade de se gravar a saída diretamente
em um arquivo:

espeak -v pt -s 140 "Olá, como vai você?" -w saudacao.wav

[]'s Sérgio Barroso

phscarneiro

#22 Mensagem por phscarneiro »

Li tudo
gostei da iniciativa de vocês
e o final disso?
como ficou este processo ? conseguiram?
tenho um nuvi 770 gostaria de saber como posso ajudar e ser ajudado
vlwss

nqnnospam

#23 Mensagem por nqnnospam »

[]'s Sérgio Barroso

Ivan
Contato:

#24 Mensagem por Ivan »

Senhores.

Peguei um Nuvi 5000 emprestado para fazer uma viagem e resolvi me meter nessa estória de TourGuide.

Pensei que fosse mais difícil.....mas não. Dá para fazer TourGuide para qualquer coisa e cidade.
A gente podia agitar um pouco e fazer TourGuides das cidades mais importantes.

Anexei um "tutorial", que não é como os que tenho visto por aí (MUITO BONS), mas acho que quebra o galho.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

jasgrafica

#25 Mensagem por jasgrafica »

Alô galera,
Há pouco tempo atrás andei pesquisando sobre o TourGuide. Cheguei a dar uma sugestão ao projeto para adicionar um desses alertas em cada município, com raio de
ação que abrangesse as estradas próximas, para anunciar dados de interesse [principalmente turísticos] do município e despertar a curiosidade do viajante conhece-lo
melhor. A idéia foi considerada boa, mas as dificuldades de implantar [relativa aos usuários] adiou sine-die essa implantação.
O alerta TourGuide é muito versátil, porém não foi projetado para disparar com relação à velocidade, e sim quando entrasse no raio de ação. E só 'toca' uma vez, não
há repetição.[bom]. Então, estou vendo as dificuldades desses testes efetuados e queria lembrar uma coisa bem importante: fica universal [p/vários modelos] se for
utilizado o som 'wav', pois alguns nuvis mais modernos já não aceitam 'mp3', como os mais antigos. O site de alertas do schmidt tem um link para um programa text-to-
speech que poderia ser experimentado para as gravações de voz.
Fica um pouco complicado associar o TG para radares, lombadas, etc, porque tem uma abrangência circular, e como sabemos os softwares internos têm uma 'certa'
diretividade que permite aos projetistas de alertas deslocar ligeiramente [~30m] o POI lateralmente numa pista que não precise do alerta, para evitar alarme falso.
E esse afastamento não iria funcionar num TG.
Por outro lado, imaginem a possibilidade de ter a velocidade máxima dos trechos de uma rodovia sempre indicada na tela. Isso seria possível fazer com o TG. Nem
precisava ter arquivo de som, só o aviso 'vermelho?' na tela.
Então, resumindo, o TG é realmente bem versátil com a criatividade tupiniquim. Resta botar a cuca pra funcionar e continuar os testes.
Há um excelente site dedicado aos POIs dos nuvis [link do home.comcast.net lá em cima] e explica muito bem sobre o TG.

Esse tópico é antigo mas não é obsoleto.

Abração a todos.
J.Alberto

Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”