Garmin 298...Tou bem perdido

Mensagem
Autor
telmopinheiro

Garmin 298...Tou bem perdido

#1 Mensagem por telmopinheiro »

Pessoal

Acabei de adquirir um Garmin 298 (é igual ao 292) para usar no jeep para trilhas e expedições. Pesquisei bastante e não consegui chegar em nada. portanto venho requerer a ajuda dos caros amigos.

a) Estou precisando ligar ele no acendedor de cigarros do jeep, quer dizer....se eu puder ligá-lo direto no AC da bateria ficaria melhor ainda pois não vou tirá-lo do carro. Mas não faço idéia se isto é possível.

b) ele veio com um cartão blue chart marine. Posso usar este cartão para colocar minhas trilhas (de jeep) dentro ?

c) eu tb preciso ligá-lo no usb do meu notebook par carregar mapas e tracklogs por;em não veio este cabo. O que faço ?

Abraços e obrigado.

Telmo

Wallace
Contato:

Re: Garmin 298...Tou bem perdido

#2 Mensagem por Wallace »

a) https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=658

b) Se tiver espeço livre sim, mas tem que ver se ao mandar algo para para o cartão não vai apagar o que tiver lá rs rs

c) https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=753

Que antena tem?

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

telmopinheiro

#3 Mensagem por telmopinheiro »

Bom antena acho que so interna pois nao veio nada a mais na caixa, so um cabo que vai atras dele e um saquinho com uns trequinhos plasticos que nao entendi para que serve.

Agora com relacao ao cartao, vei com ele este tal de blue chart marine que para mim nao serve para nada, por isto estava pensando se nao posso apaga-lo e carregar os mapas de trilhas e estradas (ex: mapsource).

Abracao e obrigado pelas respostas

Telmo

Filohipo

#4 Mensagem por Filohipo »

Olá
Você comprou um produto descontinuado da Garmin muito dirigido para a navegação maritima.
É Gps e sonda ao mesmo tempo

Muito provavelmente os
so um cabo que vai atras dele e um saquinho com uns trequinhos plasticos que nao entendi para que serve
deve ser o cabo de alimentação / dados do GPS ou então o cabo e respetiva sonda ( este GPS funciona como Sonar tb)

Este GPS lê as cartas maritimas g2. A carta que veio nele pode ser interessante. Que mapa têm ?
O manual aqui:
https://buy.garmin.com/shop/store/manua ... 68&pID=373

Actualize o software interno do aparelho aqui:
https://buy.garmin.com/shop/store/downl ... 68&pID=373

Se você quer usar ele no jeep, vai ter de montar uma antena externa, pois o chip GPS ainda não é de alta sensibilidade e pode perder o sinal dos satélites com alguma frequência.
Espero que você o tenha comprado bem barato, pois de outro jeito a compra (para o fim em vista) foi bem ruim. :(
É uma boa compra para usar num barco - no mar, rios, lagos ou represas.

telmopinheiro

#5 Mensagem por telmopinheiro »

Quando eu comprei já sabia que era descontinuado e que era mais usado para navegação marítma mas achei interessante de qualquer forma pois a tela é bem grande (ótimo para navagação em trilhas) e paguei um preço muito bom.

Quanto a antea realmente não sei o que fazer pois estou em dúvida, o 276 tb não tem o chip de alta sensibilidade mas até que vai bem na trilha. De qualquer forma achei interessante a ideia de fazer uma antena externa ? Existe algum how to de como fazer esta antena ?

Quanto ao cartão é um da Garmin mesmo BlueChart g2 South America East Coast, eu eu puder apagá-lo para colocar meus tracklogs e mapas dentro ótimo.

E com relação aos "trequinhos dentro do saco plástico" eu tirei uma foto para mostrar a vocês http://www.flickr.com/photos/26698169@N05/2849081030/

Abraços

Telmo

Filohipo

#6 Mensagem por Filohipo »

Olá
Parecem ser conexões rápidas do tipo estanque.

O mapa G2 da costa leste da America, dependendo do ano, ainda pode valer alguma grana.
Eu tentaria trocar por um cartão de maior capacidade sem dados.

Você pode apagá-lo com um leitor de cartões da própria Garmin ( Não sei se a conexão ao PC permite fazer isso - penso que não)

Acho que esse GPS só pode ter conexões por porta serial.

Antenas externas são baratas. Tem no minimo um fabricante brasileiro. Uma busca no Google permite encontrar muitos esquemas de antenas. A mais comun é a de tipo "patch" "remendo" ou "Band-Aid" mais facil de fazer e mais robusta.

telmopinheiro

#7 Mensagem por telmopinheiro »

hummm...boa dica da antena, vou procurar.

o cartão é de jan2007, se alguém quiser trocar por um cartão vazio...

quanto ao serial eu já vi que existem uns conectaores serial/usb e são baratos...só não sei dizer se funciona. Qualquer um consegue fazer esta ponta serial ? Sei que no manual tem o esquema mas sabe-se lá...se alguém tiver um contato de eletrônica que está acostumado a mexer com isto em São Paulo eu agradeço.

Valeu gente.

nqnnospam

#8 Mensagem por nqnnospam »

Não apague o mapa, pois ele custa muito mais caro que o cartão.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

telmopinheiro

#9 Mensagem por telmopinheiro »

Mas eu prefiro então trocar com alguém pois um mapa marítimo para mim não tem a menor utilidade, ao contrário de um cartão vazio onde eu posso colocar mapas e tracklogs.

Abraços

Telmo

Filohipo

#10 Mensagem por Filohipo »

Olá
Tem aqui no forum pessoal que tem barco e que também negoceia com mapas.
Manda uma mensagem privada para a Valeria Ormerod que está inscrita aqui no forum.
Pode dizer que fui eu e diz para ela que eu ja voltei das férias ;-)
()

Wallace
Contato:

#11 Mensagem por Wallace »

O que deve ter nestas peças que não sabe o que são deve ser o transdutor do sonar.
Acho que poderia ter peguntado e pesquisado mais antes de comprar.
Voce pode ter uma tela maior (5 polegadas diagonal), mas tem uma resolução baixa nesta tela (234 x 320).
Comparativemente um 276C tem 3,7" de tela com 480 x 320 (ou seja mais que o dobro da resolução).
Ou com o Nuvi 5000 com tela de 5,2" e com 800 x 480 (mas de 5 vezes a resolução).
E ambos fazem roteamento, coisa que o 298 não faz, ou seja, voce vei ter um mapa digital.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

telmopinheiro

#12 Mensagem por telmopinheiro »

Wallace escreveu:O que deve ter nestas peças que não sabe o que são deve ser o transdutor do sonar.
Acho que poderia ter peguntado e pesquisado mais antes de comprar.
Voce pode ter uma tela maior (5 polegadas diagonal), mas tem uma resolução baixa nesta tela (234 x 320).
Comparativemente um 276C tem 3,7" de tela com 480 x 320 (ou seja mais que o dobro da resolução).
Ou com o Nuvi 5000 com tela de 5,2" e com 800 x 480 (mas de 5 vezes a resolução).
E ambos fazem roteamento, coisa que o 298 não faz, ou seja, voce vei ter um mapa digital.
Wallace

Eu cheguei a pesquisar bastante porém cheguei a conclusão que este 298 me serviria pois é novo e paguei muito barato, minha intenção era um 276 mas o tempo ($$$) falou mais alto...hehehe.

Quanto ao 298 não ter roteamento eu tb sabia desta questão mas como vou usá-lo exclusivamente para expedições e trilhas off-road esta opção não se faz necessária (pelo menos até onde eu saiba). Por favor me corrija se eu estiver errado mas a minha idéia é carregar, por exemplo, um mapa rodoviário da América Latina mais um tracklog até o Atacama e o bicho me levar....ou então pegar um tracklog de uma trilha e ele me levar por esta trilha.

Abraços

Telmo

telmopinheiro

#13 Mensagem por telmopinheiro »

Filohipo escreveu:Olá
Tem aqui no forum pessoal que tem barco e que também negoceia com mapas.
Manda uma mensagem privada para a Valeria Ormerod que está inscrita aqui no forum.
Pode dizer que fui eu e diz para ela que eu ja voltei das férias ;-)
()
Super obrigado, vou mandar uma msg para ela sim.

Abraços

Telmo

Wallace
Contato:

#14 Mensagem por Wallace »

Os mapas do grupo tem muita estrada de terra e até vias para 4x4. E a grande maioria pode usar do roteamento.
Os mapas que cita são roteaveis e teria muito mais beneficio com essa opção.
O que voce quer fazer, em principio é por rota e não por track.
Precisa ver quantos pontos cada rota o seu suporta, deve ser algo como 20 ou 50.
Ao termino de cada roda vai precisar ativar na mão a proxima rota.
E vai ter que fazer as rotas antes na mão.
E se mudar o caminho fica tem que fazer novas rotas.
Com roteamente ele poderia calcularia automaticamente; só precisando informar 1 único ponto que deseja, pois ele monta a rota sozinho.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

telmopinheiro

#15 Mensagem por telmopinheiro »

Pronto, consegui instalar o bicho e até carregar uns mapas do Tracksource. Mas ele não acha nenhum satélite, hoje vim para o trabalho com ele ligado o tempo todo e nada de encontrar satélite algum...daí fiquei preocupado pois pensei que mesmo sem antena externa ele deveria encontrar. Será que colocando uma antena externa resolve ? Existe alguma forma de eu testar antes de investir em uma antena ?

Abraços

Telmo

Filohipo

#16 Mensagem por Filohipo »

Olá

Bota ele fora do carro, em campo aberto e espera 1 a 3 horas. O GPS tem de reconstruir (receber) as tabelas internas que lhe permitem fazer os cálculos de posição.
Para isso ele precisa saber que satélites nesse momento estão circulando por cima dele e quais os irão estar...
Faz uma busca aqui no forum por almanaque

Wallace
Contato:

#17 Mensagem por Wallace »

Seu aparelho tem um conector para antena externa na traseira do GPS?
Deve ser logo acima do conector do cabo.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

telmopinheiro

#18 Mensagem por telmopinheiro »

Wallace escreveu:Seu aparelho tem um conector para antena externa na traseira do GPS?
Deve ser logo acima do conector do cabo.
Sim, tem um conector BNC.

Wallace
Contato:

#19 Mensagem por Wallace »

Me desculpa a sinceridade, mas fico com a impressão que voce não tem a minima ideia do que comprou e quem lhe vendeu conhece menos ainda.
A frase que o barato sai caro é valida e este seu caso mais que prova isso.
Se quer usar este aparelho recomendo fortemente entrar em contato com uma revenda seria Garmin como a www.gpscenter.com.br e pedir uma antena externa para este seu aparelho especifico, lá recomendo falar diretamente com o Augusto que é o dono.
Se sair por ai comprando uma antena qualquer pode ter mais problema que vai no caso gerar mais trabalho para voce e outros aqui (como esta acontecendo agora).

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

telmopinheiro

#20 Mensagem por telmopinheiro »

Wallace escreveu:Me desculpa a sinceridade, mas fico com a impressão que voce não tem a minima ideia do que comprou e quem lhe vendeu conhece menos ainda.
A frase que o barato sai caro é valida e este seu caso mais que prova isso.
Se quer usar este aparelho recomendo fortemente entrar em contato com uma revenda seria Garmin como a http://www.gpscenter.com.br e pedir uma antena externa para este seu aparelho especifico, lá recomendo falar diretamente com o Augusto que é o dono.
Se sair por ai comprando uma antena qualquer pode ter mais problema que vai no caso gerar mais trabalho para voce e outros aqui (como esta acontecendo agora).
Wallace

Me desculpe mas agora você foi longe demais, se estou "dando trabalho" como você diz apenas ignore e não responda.

Sou novato e estou tentando aprender, comprei o equipamento que o meu bolso permitia e nas condições que eu podia, porém se é este o tratamento que um novato recebe neste forum eu me desligo neste exato momento.

A propósito, se é que lhe interessa, agora o 298 está funcionando perfeitamente e estou MUITO feliz com ele...era apenas a fata de antena externa.

Agradeço de coração aos outros integrantes do grupo que dispuseram alguns minutos para ajudar este novato, e lamento o tratamento do Sr Wallace.

Atenciosamente

Telmo Pinheiro

Wallace
Contato:

#21 Mensagem por Wallace »

É exatamente o que falei:
1) Falta a antena externa. Tem dois modelos de 298. Um com antena interna e sem opção de usar antena externa.
E outro como o seu que não tem antena interna e tem que usar a antena externa.
2) Estamos muitos aqui tentando ajudar, cada um tem um conhecimento, tempo e forma de ajudar diferente.
Voce precisava de uma antena externa e vai saber mais do que, então eu lhe indiquei quem eu mais conheço que pudesse lhe ajudar.
3) Voce agradeceu a ajuda de todos; menos a minha que estava correta e solucionava seu problema, não tem problema, pois estou aqui para ajudar e não de algum reconhecimento ou agrado. E depois ainda reclama de mim...
4) Se alguem lhe vendeu este equipamento sem antena externa não é um bom vendendor pois não conhece o que esta vendendo e esta fazendo um deserviço a todos. Incluindo voce que comprou algo gastando o seu orçamento e depois descobriu que teria que gastar mais.

Entendo que esta frustado, mas entenda que o inicio da sua frustação é culpa da compra que fez.
E que muitos aqui perguntam antes de comprar, incluindo ai opções de preços e fornecedores diferentes para comprar mais com menos ou comprar a mesma coisa com menos.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “60/76”