GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

http://www.navcity.com.br
Mensagem
Autor
dionisioprado

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#121 Mensagem por dionisioprado »

CesarMendonca escreveu:Comprei o Nav 730 no submarino. Queria saber se é normal a velocidade nunca ficar em 0.0 km/h. Mesmo parado ele oscila entre 0,30 e 1,50 km/h. Devo trocar meu aparelho ou isso é normal?
Não se preocupe César, isto é perfeitamente normal, não precisa trocar seu aparelho, todos os GPS PND (navegadores veiculares) vendidos no Brasil com os quais já tive contato (entre eles NAV730 e 740, AIRIS T930, Aquarius, Orange, entre outros), fazem a mesma coisa pois no alinhamento com os satelites, as vezes ele não estará com precisão de 100%, então dará uma pequena oscilação, mas nada que possa interferir com um navegação bastante eficiente.

[]s Dionisio

Welcome to the Hackers Zone
Hardware:
V7 - NAV730 e NOKIA N-95, Atualmente Motorola Spice XT300 meu & AIRIS T930, Aquarius Ipiranga, Xing Ling adquirido diretamente da china por US$ 48,00 Família

Hacking for Fun!

dionisioprado

#122 Mensagem por dionisioprado »

leobarbieri escreveu:4º passo: Este passo na verdade não é mandatório, mas altamente recomendável pois o software em questão, habilita algumas funcionalidades do WindowsCE que serão bastante interessantes mais para a frente, como por exemplo o TaskManager.exe, que permite que fechemos completamente a interface de inicialização do V7, ficando apenas com uma tela do Windows (barra de ferramentas e área de trabalhocom alguns ícones). ...
Leo Barbieri, aconteceu o mesmo comigo na primeira vez que fu fazer o procedimento de desbloqueio, e depois de apanhar muito do GPS, descobri que bastava realizar um HardReset (Desligar a chave On/Off na lateral do aparelho - para tal use a ponta de uma caneta ou um clips de papel - aguardar +/- 30 segundos e ligar novamente) em seguida, realizar novamente o procedimento à partir do passo 4... em muitos NAV730 e 740 de amigos que fiz o desbloqueio, aconteceu isto e em 100% dos casos em que ocorreu, o procedimento de HardReset resolveu o problema.

Tente o procedimento e poste sua experiencia

[]s Dionisio

Hardware:
V7 - NAV730 e NOKIA N-95, Atualmente Motorola Spice XT300 meu & AIRIS T930, Aquarius Ipiranga, Xing Ling adquirido diretamente da china por US$ 48,00 Família

Hacking for Fun!

dionisioprado

#123 Mensagem por dionisioprado »

rlimagon escreveu:1. Nao esta havendo instrucoes de voz (tire a direita, vire a esquerda em tantos metros etc.); apenas o aviso de recalculando rota. Meu audio esta em Ingles. E assim mesmo? O V7 "fala" o tempo todo...
para a questão de o software dar as instruções, primeiramente verifique o volume do aparelho, se estiver no máximo, verifique então a linguagem de fala que está configurada, por uma questão de preferencia coloquei o audio em PT-BR_Ana Maria, que é o mesmo que eu utilizava no V7Navigator original do aparelho, feita a configuração de linguagem do software e da fala, ele deverá falar tanto quanto o original.
Para efeito de ajuda, vc encontra tais configurações, clicando no ícone de ferramentas, na tela principal onde é aberto o MIOMAP (Canto superior Direito da tela), então aparecerá uma nova tela com os campos para configuração do programa, a configuração de linguagem do software e linguas de fala fica no ícone Língua, O quadrado do canti inferior esquerdo da tela, aí vc terá a interface para configuração de linguagem do programa (escolher Português(BR)) e Idioma da Voz (por opção pessoal minha Português (Bra) - AnaMaria v1.0)

Feito isto ele deverá começar a tagarelar, desde que vc tenha os sinais de Satelite devidamente fixados (ao ligar o aparelho pela manhã [aparelho ainda "frio"] em local aberto [sem lajes ou outro tipo de cobertura acima do carro] demora aproximadamente 2 a 3 minutos para fixar) e tenha uma rota devidamente calculada para seguir.
rlimagon escreveu:2. Eh possivel colocar mapas de outros paises? Vou para os EUA no mes que vem e um dos motivos pelo qual comprei o GPS foi pensando em usa-lo por la...

EDITANDO: coloquei os mapas originais que vieram no CD de suporte do V7 dentro do Mio Map e funcionaram perfeitamente! So nao consegui ter certeza que ele vai localizar a possicao corretamente... :roll:

Abracos!
Sim, é possível colocar qualquer mapa compativel com os padrões iGO/MIOMAP ( mapas com terminação .fbl), somente tomar cuidado para não sobrepor mapas da mesma região dentro da pasta Maps, pois isto ocasiona erros no calculo da rota, conforme foi explicado no próprio tutorial. E outro ponto também é que estes mapas deverão ser usados obrigatóriamente através do MIOMAP apenas, não adianta querer utiliza-los pelo V7Navigator, pois este bloqueará os mapas, solicitando a devida licença, coisa que o MIOMAP postado no tutorial já está devidamente crackeado para não solicitar. Quanto à localizar a posição corretamente, desde que vc aguarde o aparelho fixar os, satelites conforme descrito acima, com certeza vc terá uma navegação muuuuito mais eficiente que no Brasil, pois os mapas para US e Europa já estão muito mais desenvolvidos que no Brasil.

[]s Dionisio

Hardware:

Hacking for Fun!

dionisioprado

#124 Mensagem por dionisioprado »

finder escreveu:Acabei de adquirir um Nav 730 e pretendo atualizá-lo com sua dica. Até que ele cheque eu pretndo ir fazendo download dos arquivos necessários, mas não estou conseguindo.
Realmente o site do 4 shared esteve fora do ar hoje por algumas horas, mas os downloads estão válidos sim, acabei de verificar além de estar upando o Destinator 7 com mapa Brasil 2007Q4 (mapa do quatro rodas) instalado, para ser colocado no SD, da mesma forma que o MIOMAP, sem depender de instalações através de arquivos .CAB que complicam emais a vida dos usuários, principalmente dos usuários novos...

[]s Dionisio

Hardware:

Hacking for Fun!

dionisioprado

#125 Mensagem por dionisioprado »

jpaula escreveu:Dionisio achei uma versao do destinator só que a mesma aparentemente esta configurada para tela de 4,3 polegadas entao parte do conteudo nao aparece
sabe como corrigir este problema
em tempo, a pagina era
http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=71006&page=4
Já li alguns tópicos a respeito, inclusive já baixei esta versão também, porém não consegui coloca-la para funcionar no NAV... :|
Minha recomendação neste caso é deletar completamente a pasta do destinator do SD e baixar a seguinte versão:
Parte 1 - "www.4 shared.com /file /57805059 /39b8c21 /Destinator7part1.html" (copie e cole no navegador removendo os espaços)
Parte 2 - "www.4 shared.com /file /57809195 /ed8c5a89 /Destinator7part2.html" (copie e cole no navegador removendo os espaços)
Parte 3 - " http://www.4 shared.com /file /57810781 /b71fb559 /Destinator7part3.html" (copie e cole no navegador removendo os espaços)

Após baixados as 3 partes do Arquivo, descompacte em uma pasta temporária do PC, deverá ser criada uma Pasta “DestinatorApps”, pegue então esta pasta e copie integralmente para o SD.

Não modificar as estruturas de pastas pois dará erro.

Após copiado, modifique o seu arquivo “addons.txt” inserindo a seguinte linha abaixo de "[modules]":

4 Rodas = "icons/V7.bmp" , "\\Storage Card\\DestinatorApps\\Destinator\\Destinator.exe"

Pronto, reinicie o GPS (Soft Reset – pelo botão reset do furinho ao lado do aparelho) e aparecerá o ícone para acesso ao Destinator já com o mapa 4Rodas e com uma tradução PT-BR (meio tosca, é verdade, mas melhor do que o PT – PT original do programa)

Hardware:

Hacking for Fun!

jpaula

GPS Nav 730 / 740 navegando em OFF ROAD

#126 Mensagem por jpaula »

Oal amigos já fiz esta indagação em outro local do fórum. mas gostaria de perguntar a todos (inclusive ao Dionísio, o rei do Nav730) qual o melhor programa para navegação off road ?
PS. a ideia é marcar os tracks e traçar a rota entre eles. Sugestões?

CesarMendonca

#127 Mensagem por CesarMendonca »

Muito obrigado, Dionisio!

Suas dicas e informações são preciosas!

Abraços!

claudiopaixao

#128 Mensagem por claudiopaixao »

Dionísio,

Obrigado por mais esta!! Já tenho uma pasta em meu PC com seu nome!!!

Só uma correção, no arquivo que vc disponibilizou, o executavel do Destinator esta com o nome de "destinator7.exe", deste modo para aparecer na tela temos de acrescentar o "7" no antes do .exe, conforme abaixo:

"4 Rodas = "icons/V7.bmp" , "\\Storage Card\\DestinatorApps\\Destinator\\Destinator7.exe"

Fiz isto e o meu funcionou perfeitamente.

Outra coisa, tem como trocar os ícones, pra que não fiquem todos iguais?

dionisioprado

Re: GPS Nav 730 / 740 navegando em OFF ROAD

#129 Mensagem por dionisioprado »

jpaula escreveu:Oal amigos já fiz esta indagação em outro local do fórum. mas gostaria de perguntar a todos (inclusive ao Dionísio, o rei do Nav730) qual o melhor programa para navegação off road ?
PS. a ideia é marcar os tracks e traçar a rota entre eles. Sugestões?
Infelizmente, neste caso ficarei devendo alguma ajuda, pois nunca testei nenhum software do tipo, mas pelo que já li a respeito, em outros foruns, inclusive gringos, os únicos GPS capazes de efetuar este tipo de coisa são os da Garmin... não sei se a informação procede, afinal, em todos os lugares onde falam deste GPS, sempre depreciam completamente as outras márcas e modelos, mesmo que o usuário queira apenas navegar corretamente pelo centro da cidade de SP por exemplo, eles sempre estão dizendo que o Garmin é o Melhor, o projeto tracksource daqui e dali... Portanto, a impressão que fica é que são verdadeiramente fanaticos pelos Garmin e que nenhum outro presta, e nós sabemos que esta não é bem a verdade, afinal estou extremamente contente com meu NAV730, pagando muuuuito mais barato que qualquer modelo Low End da Garmin...

No mais, vou pesquisar mais a respeito e se tiver alguma novidade porto por aqui.

[]s Dionisio

Hardware:

Hacking for Fun!

dionisioprado

#130 Mensagem por dionisioprado »

claudiopaixao escreveu:Dionísio,

Obrigado por mais esta!! Já tenho uma pasta em meu PC com seu nome!!!

Só uma correção, no arquivo que vc disponibilizou, o executavel do Destinator esta com o nome de "destinator7.exe", deste modo para aparecer na tela temos de acrescentar o "7" no antes do .exe, conforme abaixo:

"4 Rodas = "icons/V7.bmp" , "\\Storage Card\\DestinatorApps\\Destinator\\Destinator7.exe"

Fiz isto e o meu funcionou perfeitamente.

Outra coisa, tem como trocar os ícones, pra que não fiquem todos iguais?
Blz Claudio;

Vlw mesmo pela correção, passou despercebido relmente, o ponto é que tenho no meu SD o Destinator 6 tb instalado, portanto tive que renomear o exe do 7 para evitar confusões e na hora de postar, acabei visualizando o addons.txt antigo, onde ainda não tinha renomeado.

É exatamente isto que eu chamo de espirito de colaboração e acredito mesmo que é isto que os foruns precisam.

[]s Dionisio

Hardware:

Hacking for Fun!

rlimagon

#131 Mensagem por rlimagon »

Da moderação:
Não faz sentido fazer o cote da mensagem imeditamente acima e até atrapalha a leitura do tópico

Mais um comentario, nao sei se eh relevante ou nao:

No .txt com as instrucoes de instalacao, logo no começo da linha a ser adicionada ao [modules] esta escrito DESTINATOR com dois "N". Quando instalei no meu, corrigi para um "N" apenas...

Destinnator = "icons/V7.BMP", "\\Storage Card\\DestinatorApps\\Destinator\\Destinator.exe"

abraços e obrigado pela ajuda!

GTGEO

#132 Mensagem por GTGEO »

Sobre este projeto TRACK SOURCE eu acho interessante pela melhoria dos mapas brasileiros, sou Geografo e intusiasta de tecnologias, inclusive instalei um DVD com navegador GPS em meu carro.

Mas acho demasiadamente injusto trabalhar de graça nesse projeto sendo q vai beneficiar uma empresa privada com objetivo lucro. Seria correto se todo esforço empreendido fosse realmente "opensource", buscando um mapa final (em constante desenvolvimento) q fosse aberto p rodar em todo navegador (Destinator, Route 66, Map24, Miomap e sua turma - Igo ...) e não ficar preso a uma empresa - Garmin -.

Até porque com a crescente integração de "gadgets" mutisistemas (celulares, relógios, notebooks, carros, DVDs) seriam esses os mais utilizados para abarcar os mapas "opensource", e não os aparelhos GPS Garmin supercaros e de pouco atributos abaixo dos mil Reais, e normalmente de uso restrito a pessoas do meio (esportistas ou pesquisador).

Isso é mais uma "Reserva de Mercado" q só tem lugar mesmo no BRasil.

leobarbieri

#133 Mensagem por leobarbieri »

Bom Dia a todos.

Antes de mais nada gostaria de dizer que as coisas aqui estão realmente muito bacanas, cada vez mais interessantes.

Bom, fiz o procedimento que o Dionisio inidicou há alguns dias atrás e vou relatar aqui tudo que ocorreu para todos saberem e se tiverem os mesmos problemas, buscarem as soluções aqui também:

- Na instalação tive problema com o deletar do taskmanager, mas o dionisio já me passou a solução;
- Indo de Limeira até São Paulo, tudo foi perfeitamente bem, com excessão de diversos radares que estão localizados em lugares errados e com o fato de que o meu NAV não está me avisando dos radares por voz. - acredito que seja algum problema na instalação e vou refaze-la hoje a noite novamente
- Na minha ida a São Paulo, um parceiro que ia me encontrar mudou a localização da reunião logo que eu estava entrando na marginal do tiete - eu modifiquei a rota e ele achou exatamente o lugar onde eu precisava ir sem nenhum erro.
- Depois fui até São Caetano do Sul e ele acertou todas as direções que eu precisava, inclusive um monte de voltas para sair do centro da cidade e voltar para São Paulo
- Amanhã vou até Campinas, Paulinia e Santa Bárbara - aviso vocês.

Agora, tenho uma crítica que não sei se sou eu o problema ou o programa. Vou relatar abaixo:

Quando estamos com uma rota indicada no mapa e clicamos sobre um local do mapa ou sobre um POI apresentado pelo programa, o Mio indica esse local e não retorna de forma alguma na vista 3D. No meu caso é necessário cancelar a rota e indica-la novamente,pois não consegui achar uma maneira de cancelar a selecao feita no mapa e voltar a rota normal. O mesmo ocorre quando faço a indicação de um radar.

Agora algums perguntas, se alguem puder me ajudar:

- Como faço para indicar um POI quando estou passando por ele?
- Como funciona a estrutura de diretório? Onde estão mapas, POIS, Radares, essas coisas todas de forma que possamos edita-los?
- O editor de POI indicado funciona bem?
- Existe algum programa que permita visualizarmos e trabalharmos no mapa e na gravação de rotas a partir do PC?

Um abraços e todos e volto essa noite a mexer em tudo.

Léo Barbieri

dionisioprado

#134 Mensagem por dionisioprado »

rlimagon escreveu:Mais um comentario, nao sei se eh relevante ou nao:

No .txt com as instrucoes de instalacao, logo no começo da linha a ser adicionada ao [modules] esta escrito DESTINATOR com dois "N". Quando instalei no meu, corrigi para um "N" apenas...

Destinnator = "icons/V7.BMP", "\\Storage Card\\DestinatorApps\\Destinator\\Destinator.exe"

abraços e obrigado pela ajuda!
Bom dia Rlimagon;

Aí foi realmente um erro de digitação, porém neste caso não deve interferir no funcionamento do programa, isto porque, tudo que estiver antes do sinal de "=" trata-se apenas da nomenclatura que vc dará ao ícone do destinator, aquele nome que aparece abaixo do ícone na tela principal de navegação do V7. A estrutura do comando no TXT, é bastante similar à estrutura de comandos dada no DOS (bem antigo neh :lol: ) portanto, temos o seguinte na estrutura do comando acima:

Destinnator ¬> Nome dado ao ícone;
= ¬> comando de programação;
"icons/V7.BMP", ¬> Ícone a ser mostrado na tela principal, temos uma lista de ícones devidamente cadastrada dentro do arquivo Data.ZIP em "\My Flash Disk\Laucher" na flash do NAV730 (assunto que será abordado em outro post);
"\\Storage Card\\DestinatorApps\\Destinator\\Destinator.exe" ¬> Indicativo do local onde encontra-se o executável do programa, ou seja, endereço para onde o atalho estará apontando.

[]s Dionisio

Hardware:

Hacking for Fun!

dionisioprado

#135 Mensagem por dionisioprado »

GTGEO escreveu:Sobre este projeto TRACK SOURCE eu acho interessante pela melhoria dos mapas brasileiros, sou Geografo e intusiasta de tecnologias, inclusive instalei um DVD com navegador GPS em meu carro...
Boa tarde GTGEO;

Espero que não tenha sido mal interpretado na minha colocação, não estou tentando criticar o Projeto TrackSource, que diga-se de passagem acho uma inicitiva excelente, muito menos aqueles que participam e trabalham visando aprimoramento dos mapas do Projeto. Muito pelo contrário, a minha crítica é para muitos usuários dos aparelhos Garmin, pois o que tenho visto pelos foruns que participo ou simplesmente visito, é o fato de termos perguntas (até aqui mesmo no Portal GPS) sobre dúvidas de qual modelo adquirir por pessoas que estão interessadas na cojmpra do 1º aparelho, e por vezes, nem mesmo sabem por onde começar, então postam: "Qual aparelho devo adquirir, MIO C220 ou AIRIS T930?" - neste caso, a pergunta seria qual o melhor aparelho para um iniciante que quer apenas ligar o "treco", inserir endereço e sair em direção ao destino, e na maior parte das vezes em percursos exclusivamente urbanos das grandes cidades. De proto vem lá a resposta: "Pega o modelo XXXABC da Garmin pois estes sim funcionam, s´po eles tem acesso aos mapas do projeto TrackSource....".
Pombas, não é isto que fopi perguntado, o que eles gostariam de saber é dentro da faixa de preços (ou mais baratos) qual destes 2 atenderia as necessidades.... Porque ao invés desta resposta genérica, não informam o novo usuário, sobre o que é o Projeto, ou o que ele terá de fazer para ter sempre os mapas atualizados, será que todos os usuários estariam dispostos a ficar "brincando com seus gadgets, conectados à net para atualizações constantes? Por experiencia, o primeiro GPS com o qual tive contato, foi um 4Rodas da MIO do meu tio, de cara me encantei pelo aparelho e pelas possibilidades que ele abriria, fiquei louco para pega-=lo e desbloquear, instalar outras funcionalidades e navegadores, etc... Mas este não era o mesmo foco do meu tio, uma vez que o aparelho dele está já com 1 ano e pouco, ainda roda o destinator 6 com mapas de 2006, não sei nem mesmo qual a versão, quando questionei sobre a atualização, ele me disse, que não utilizava os POI, logo não atualizava e quanto ao MAPA, para todos os lugares onde foi, não viu necessidade nenhuma de efetuar atualização, sequer sabia como faze-lo...
Para uma pessoa como ele vc indicaria o Garmin, conhecendo as características do apárelho e as necessidades de atualizações frequentes? Na minha opinião é óbvio que não, afinal, se o fizesse, com certeza ele detestaria o aparelho, pois na época em que ele comprou o 4Rodas, os mapas do Tracksource ainda eram extremamente deficientes, para nevegação em cidades.

O que estou tentando dizer é que cada aparelho tem sim a sua aplicabilidade e cada usuário tem as suas particularidades, devemos sim mostrar que entre o C220, T930 AIRIS e NAV730, as diferenças serão mínimas, então deve-se escolher basicamente pelo preço (não é uma regra, afinal cada um deles tem suas especificidades principalmente relacionadas aos POI, mas estes serão usados pela pessoa que perguntou? meu tio não utiliza os POI...). Protanto, antes de falarmos que o aparelho Garmin é melhor do que qualquer outro no mercado, devemos especificar, é melhor para que, para quem... e também levar em consideração que os outros aparelhos que temos por aí, não são as "porcarias" como já vi postado em muitos locais.

Aproveito ainda para colocar que, assim como vc mesmo afirmou, eu tb sou aficcionado pela área de TI, adoro pegar meus gadgets e modifica-los liberando todo o potencial que por vezes vem bloqueado pelos fabricantes, tenho lido bastante sobre o Projeto e admiro bastante todo o trabalho, porém questiono muito a forma de implementação, porque, já que temos uma fonte Open Source no projeto, e tantos desenvolvedores cadastrados, ninguem ainda questionou as possibilidades, se não de formatar os mapas para outros softwares de navegação (iGo, destinator, route66), pelo menos desenvolver um software próprio do projeto, que saisse com opções para instalação em vários tipos de dispositivo (PND, PDA, PALM PC)? Desta forma qualquer PND que fosse desbloqueado pelo usuário (inclusive os Garmin) teriam condições de ter instalado o sistema original do fabricante e também o do Projeto, assim como tenho hoje no meu NAV o V7 Navigator, juntamente com Destinator 6 e 7, MIOMAP, iGO8, Infinity (iGO2006 Airis), desta forma tenho a opção de qual vou utilizar em cada momento... Aí sim teriamos um Projeto realmente OpenSource, democrático e que não estaria beneficiando nenhuma empresa privada, quanto mais promovendo evasão de divisas do Brasil, para uma empresa de capital 100% extrangeiro, que somente visa esfolar os usuários por aqui com preços abusivos de seus gadgets.

Desculpem pelo desabafo, mas tem certas coisas que leio que me deixam bastante indignado com o tipo de pensamento dos usuários do Forum, e ao GTGEO, espero que tenha compreendido a colocação, e me desculpe se me expressei mal no primeiro post, como já disse, a crítica não é ao Projeto em si, e sim aos usuários dos foruns, as únicas falhas do Projeto são aquelas citadas acima e já devidamente citadas tb por vc.

[]s Dionisio

Hardware:

Hacking for Fun!

jpaula

Nós abraçamos um estilo (Frase de propaganda da Garmin)

#136 Mensagem por jpaula »

Caros amigos, assisti o debate entre o uso de equipamentos Garmin, e como tinha feita a pergunta sobre o OFF ROAD, decidi manifestar-me também. A disputa entre o uso de "hardware e software" GPS parece-me a que assisto a anos. Explico melhor: trabalho com informatica a mais de 10 anos sempre vejo "elogios" rasgados dos computadores da Machintosh e sistemas operacionais livres como o caso do Linux. São bons? indiscutiveis. São amigáveis e populares? Ninguém ganha neste quesito da Microsoft. Polêmica é a empresa? Sim. Sendo acusada de todos os possíveis, até o sacrifício que faz dos seus produtos para que um "usuário" comum possa usar. Eu tenho certeza que muitos usuários antigos de computador que aprenderam a usar sistemas operacionais como o DOS em antigos XT devem virar o nariz para quem entra nas "Casas Bahia" e sai com um computador debaixo do braço, sem saber usar, mas com o espírito de que vou usar esta "joça".
Então Dionísio acho que a grande maioria das pessoas concorda com você. Daqui a alguns dias pessoas que nunca usaram ou viram falar de GPS, vão entrar nas "casas Bahia" e sair com o seu no carro, e usando... bem ou mal...
PS. Não esqueçam a grande discussão sobre a compra da TeleAtlas (a que produz os mapas para a quase totalidade dos navegadores) pela Garmin (Empresa Americana que desistiu da compra em 2007) e a Tomtom (Europeia), e o acordo realizado com o GoogleMaps. Assim o novo presidente-executivo da Tele Atlas, Bill Henry, disse que um usuário do Google Maps ou Google Earth poderá corrigir erros ou omissões em mapas, como nomes de ruas ausentes, e que esses dados serão fornecidos à Tele Atlas como uma fonte de dados adicionais.
A minha pergunta é a seguinte: se isto vingar mesmo, a base de dados começar a ser corrigida por usuarios do Google Maps e GoogleEarth, o que irá acontecer? Veremos no futuro...

dionisioprado

#137 Mensagem por dionisioprado »

Boa tarde leobarbieri, algumas colocações pára tentar ajudar na resolução dos problemas:
leobarbieri escreveu:- Indo de Limeira até São Paulo, tudo foi perfeitamente bem, com excessão de diversos radares que estão localizados em lugares errados e com o fato de que o meu NAV não está me avisando dos radares por voz. - acredito que seja algum problema na instalação e vou refaze-la hoje a noite novamente
Não é problema com o software não, ocorre que se vc estiver abaixo do limite cadastrado para o radar ele somente mostrara a indicação de presença do mesmo em tela e a velocidade máxima permitida, como se fosse uma placa de sinalização convencional, não existe aviso por voz, o aviso somente será dado através de um tipo de sirene emitido pelo aparelho, caso vc esteja acima do limite de velocidade, assim que vc reduz a velocidade para o limite ou abaixo, cessa a sirene e ele volta a informar apenas visualmente em tela. Pode-se configurar, caso veja a necessidade, que o aviso dos radares se de quando da aproximação do mesmo, para tal, na tela inicial do programa, clique no ícone de ferramentas (canto superior direito da tela), em seguida no ícone mercearia (aquele com 2 engrenagens), desta forma vc acede ao menu onde temos as configurações de ativação das câmeras de segurança, clicando em opções, ao lado deste menu de ativação, ele terá uma tela com 2 opções, a 1ª de aviso audível, que no seu deve estar, configurada como "Desativado" ou então como "Simples", mude para "quando se aproxima" e mantenha o Aviso Visível como "Detalhado", desta forma, ao se aproximar de um Radar, mesmo estando dentro dos limites de velocidade cadastrados, vc ouvira 1 "bip" a cada 50 metros rodados, enquanto se aproxima da câmera à partir de 500m de distância, e quanto maior for a proximidade, menos espaçados ficam os "bips". Este é o tipo de aviso de proximidade dos radares que existem no iGo. Detalhe que no Destinator, funcionam da mesma forma.

leobarbieri escreveu:Agora, tenho uma crítica que não sei se sou eu o problema ou o programa...
Quando estamos com uma rota indicada no mapa e clicamos sobre um local do mapa ou sobre um POI apresentado pelo programa, o Mio indica esse local e não retorna de forma alguma na vista 3D. No meu caso é necessário cancelar a rota e indica-la novamente,pois não consegui achar uma maneira de cancelar a selecao feita no mapa e voltar a rota normal. O mesmo ocorre quando faço a indicação de um radar.
Se entendi bem, acho que para voltar à rota e à navegação normal, vc deve , após indicar POI ou radar, retornar usando o botão com uma seta apontada para a esquerda que aparece na parte superior esquerda do visor, apertando a mesma 2 ou 3 vezes (não tenho certeza, desta forma, vc irá para o Menu e aperte o botão Menu, no canto inferior direito da tela, vc voltará para o Mapa. Pelo menos comigo sempre funciona desta forma e nunca precisei recalcular rota após inserir POI ou radares, enquanto estou em navegação com o veículo em movimento.
leobarbieri escreveu:Agora algums perguntas, se alguem puder me ajudar:

- Como faço para indicar um POI quando estou passando por ele?
Vc tem que estar no modo Mapa, não é possível faze-lo, pelo modo cockpit, assim como é feito com radares. Por outro lado, mesmo estando no modo mapa, o procedimento é exatamente o mesmo feito no cockpit para indicação de radares, porém na hora que vc clica na tela para inserir o ponto, o menu que aparece, deixa vc escolher entre inserir radar ou POI.
leobarbieri escreveu:- Como funciona a estrutura de diretório? Onde estão mapas, POIS, Radares, essas coisas todas de forma que possamos edita-los?
-Os mapas, ficam na pasta MAPS, dentro da pasta MIOMAP do cartão de memória, é um arquivo com extensão .fbl, não é editavel pelo PC, somente quem tem o programa para edição dos mapas é o fabricante dos mesmos no caso dos mapas para iGo é a empresa TANA e no caso do Destinator (vários arquivos diferentes com uma infinidade de extensões) é a empresa MAPLINK;
-Os POI ficam armazenados em um arquivo de Banco de dados, denominado iGo.db, até agora não descobri como editá-lo pelo PC
-Os radares, ficam na pasta: Storage Card\MIOMAP\POI\SpeedCam, em um arquivo chamado Speedcamupdates.spud, também não descobri como editá-los no PC
leobarbieri escreveu:- O editor de POI indicado funciona bem?
Eu uso, para cadastramento e manutenção o iGo POIExplorer,Beta, cujo link vc encontra aqui mesmo pelo forum, mas ele somente permite editar os POI que estiverem na categoria de FAVORITOS, ou seja, aqueles que vc mesmo inseriu, pois os outros estão devidamente anexados, acredito eu, que no arquivo de mapas.
leobarbieri escreveu:- Existe algum programa que permita visualizarmos e trabalharmos no mapa e na gravação de rotas a partir do PC?
Se alguém descobrir tal programa e também um programa para PC que permita abrir os arquivos de Mapa com extensão FBL, favor postar por aqui, pois também tenho grande interesse.

Espero ter ajudado
[]s Dionisio

Hardware:

Hacking for Fun!

wagnerpk

#138 Mensagem por wagnerpk »

Eu não tenho conhecimento profundo, mas acho que está havendo um equívoco: é possível editar mapas e inseri-los para o iGo, Destinator ou outro sistema 'Casas Bahia'? Até onde eu saiba, não.

Acontece que um europeu, anos atrás, descobriu como editar e inserir mapas nos modelos Garmin, criou um software para isso, e isso se espalhou pelo mundo. Basta fazer uma pesquisa pela internet, e achará sites com mapas gratuitos, por exemplo, do Proyecto Mapear (Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai) para GPS Garmin. Parece que só os modelos da Garmin é que podem receber tais mapas. Ou seja, quem quer ter mapas próprios teria que ter um Garmin.

Mas porque não criam uma ferramenta para transmitir para as outras plataformas? Eu acho que outros sistemas são criptografados e difíceis de descobrir como criar mapas. Além disso, a linguagem de programação é diferente. Enquanto a Garmin usa um OS próprio, estas outras marcas usam a plataforma Windows Mobile. É como pedir que um programa feito para Palm OS (Treo, Zire, Tungsten etc) rode em Symbian (celulares Nokia). É impossível. Não basta apenas 'salvar como'. É outra plataforma, outra programação.

Se falei bobagem, alguém me corrija.

Colorado 300 + Nüvi 855 + Legend Cx
iPhone 16GB c/ GPS
Note DELL C2D W7 Ultimate

wagnerpk

#139 Mensagem por wagnerpk »

Mais...

Acho injusto que critiquem o pessoal do Tracksource porque há interesse comercial. Sim, tem. Mas, até hoje, a única coisa que paguei foi uma doação que eu fiz sem ser coagido.

Quando comprei meu primeiro GPS, em 2005, precisava de mapas do Brasil. Apenas o projeto Tracksource disponibilizava mapas gratuitos para GPS. Por isso comrei um Garmin. Com o programa gratuito Trackmaker, em conjunto com o Mapdekode, pude criar meus próprios mapas para uso pessoal. Isso seria simplesmente impossível em outras plataformas.

Além disso, o projeto Tracksource cobre algumas cidades não mapeadas nas outras plataformas e no Google Maps.

Em 2005, se você quisesse um navegador com mapas do Brasil seria o Garmin, baixando os mapas do projeto Tracksource. O navegador 4Rodas custava R$ 2.500, mais que o dobro dum modelo similar da Garmin.

Hoje, o mercado mudou e estão dando mais interesse no Brasil. Hoje, os navegadores mais baratos não são Garmin. Talvez, para o usuário comum que não quer muito, realmente sirvam. Mas, os modelos navegadores da Garmin tem variedade de uso maior que os outros navegadores.

Na ilustração Windows X Linux/Mac, entendo que foi mal aplicada. Se você tem um Linux ou Mac, não pode usar a enorme gama de programas disponíveis para Windows, como jogos e programas de desenho. Nesse aspecto, podemos dizer que um navegador Garmin é como o PC Windows das Casas Bahia. Mais caro, só que com maiores possibilidades. E mais fácil de mexer nos mapas. Um PC com Linux é bem mais barato, mas vai servir somente para o básico do básico para o usuário comum. Assim como os navegadores V7. E, para mexer com outros mapas, tem que ter certas habilidades em tecnologia, software e  , coisa que um usuário comum não tem.

Realmente, o mercado está mudando, mas até então, muitos são gratos pelos mapas gratuitos disponibilizados pelo projeto Tracksource.

Colorado 300 + Nüvi 855 + Legend Cx
iPhone 16GB c/ GPS
Note DELL C2D W7 Ultimate

dionisioprado

#140 Mensagem por dionisioprado »

wagnerpk escreveu:Eu não tenho conhecimento profundo, mas acho que está havendo um equívoco: é possível editar mapas e inseri-los para o iGo, Destinator ou outro sistema 'Casas Bahia'? Até onde eu saiba, não.
Realmente não é possível, mas qual o problema nisto, quantos usuários de GPS vc conhece que tem conhecimento e interesse suficiente para ficar editando mapas para GPS??? Somente os fanáticos proprietários de Garmin, e não me venha novamente com a história de que os Garmin são muuuuuuito superiores à qualquer outra marca disponível no mercada, sou obrigado a discordar veementemente, pois para afirmar isto vc teria que ter profundo conhecimento da utilização que o usuário necessita, e não é o caso das respostas nos tópicos em que já li a respeito, o usuário questiona sobre 2 modelos de baixo custo e já vem os fanáticos dizendo que os Garmin são melhores, ai quem pergunta sou eu, melhores para quem???? Para qual finalidade???? para meu uso particular, estou extremamente contente com um GPS de menos de R$600,00, pq então devo pagar mais de 2000 por um da Garmin?
wagnerpk escreveu:Acontece que um europeu, anos atrás, descobriu como editar e inserir mapas nos modelos Garmin, criou um software para isso, e isso se espalhou pelo mundo. Basta fazer uma pesquisa pela internet, e achará sites com mapas gratuitos, por exemplo, do Proyecto Mapear (Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai) para GPS Garmin. Parece que só os modelos da Garmin é que podem receber tais mapas. Ou seja, quem quer ter mapas próprios teria que ter um Garmin.
Isto tudo eu mesmo e tantos outros por aqui estamos carecas de saber, o Projeto s´[o funciona para o Garmin, mas quantos usuários do Brasil pretendem viajar para Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai, e mais, dos que pretendem, quantos iriam de carro, ou usariam um veículo alugado para se locomover nestes lugares?
qauntos dos usuários que até hoje questionaram qual dos modelos era melhor (Mio ou AIRIS), sequer citaram necessidades de mapas completos de toda a América Latina? Eu pelo menos até hoje não encontrei nenhum...
wagnerpk escreveu:Mas porque não criam uma ferramenta para transmitir para as outras plataformas? Eu acho que outros sistemas são criptografados e difíceis de descobrir como criar mapas. Além disso, a linguagem de programação é diferente. Enquanto a Garmin usa um OS próprio, estas outras marcas usam a plataforma Windows Mobile. É como pedir que um programa feito para Palm OS (Treo, Zire, Tungsten etc) rode em Symbian (celulares Nokia). É impossível. Não basta apenas 'salvar como'. É outra plataforma, outra programação.

Se falei bobagem, alguém me corrija.
Ledo engano, existem sim versões do Destinator e do iGo tanto para PND,PDA, PALM e Symbian, e via de regra, os mesmos mapas utilizados em um PND são utilizados em PDA e PALM, só não posso afirmar com relação ao Symbian pois não tentei istalar navegadores GPS em nenhum ainda.

Só para fazer um paralelo com a informática,vc tem hoje a dispoição um excelente software suite de escritórios que supre as necessidades de 90% dos usuários, chamado BROffice, gratuito, pode ser baixado da internet, foi desenvolvido para Linux e roda perfeitamente bem no Windows. Para tal houve todo um processo de desenvolvimento para esta nova plataforma sim, porém hove também interesse dos desenvolvedores para tal, com a finalidade de ampliar os horizontes. Neste caso, acredito pelo pouco conhecimento que tenho, que são 2 OS bastante distintos, 1 é sim Open Source e o outro, pelo contrário, bem Criptografado, não foi feito com um "Salvar como", mas sim portado de um OS para o outro, mas usando-se da mesma linguagem de programação. Da mesma forma posso ficar a noite toda por aqui citando exemplos de softwares que rodam em várias plataformas, para não me ater muito ao assunto, ai vão 3 bastante conhecidos; Oracle (banco de dados), Java (máquina Virtual para rodar aplicativos principalmente On-Line) e FireFox (Web Browser).
wagnerpk escreveu:Na ilustração Windows X Linux/Mac, entendo que foi mal aplicada. Se você tem um Linux ou Mac, não pode usar a enorme gama de programas disponíveis para Windows, como jogos e programas de desenho. Nesse aspecto, podemos dizer que um navegador Garmin é como o PC Windows das Casas Bahia. Mais caro, só que com maiores possibilidades. E mais fácil de mexer nos mapas. Um PC com Linux é bem mais barato, mas vai servir somente para o básico do básico para o usuário comum. Assim como os navegadores V7. E, para mexer com outros mapas, tem que ter certas habilidades em tecnologia, software e  , coisa que um usuário comum não tem.

Realmente, o mercado está mudando, mas até então, muitos são gratos pelos mapas gratuitos disponibilizados pelo projeto Tracksource.
Vc entende mesmo do que está falando? Eu uso Linux e rodo nele qualquer software do Windows, caso não hajam similares Open Source, eu uso um pequeno software chamado EMULADOR (wine) e rodo inclusive aplicativos como Photoshop.

Quando vc fala que o Garmin é igual ao PC windows está sacaneando neh???
Está muito mais para o PC Linux Casas Bahia, Mais caro, com mais possibilidades e que o usuário comun jamais vai conseguir colocar em prática todo o seu potencial.... hehehehe

Quais os outros navegadores exceto o Garmin vc já utilizou? Qual a sua aplicação principal?
Para mim quem nunca utilizou outros, não pode se manifestar a respeito, deve se restringir a citar os pontos positivos do modelo que utiliza...e se tiver coragem de faze-lo citar também os pontos negativos, jamais falar mal de algo que sequer experimentou...justamente por este motivo que eu critiquei e continuo criticando os usuários de Garmin, que acham sempre que o único que presta é o modelo que possuem.

Quando vc cita que os modelos V7 são + q suficientes para usuários que querem apenas o básico, acho que vc está nquerendo dizer usuários que compraram o gadget baseados na aplicabilidade descrita como sua funcionalidade principal... qual seja, navegação... e não pensando em desenvolver mapas para empresas privadas como a Garmin poder vende-los, por uma fortuna diga-se de passagem.

Qaunto ao exemplo da Casas Bahia, acho que o engano foi seu, pois ao mesmo tempo que vc fala que o Garmin tem muito mais aplicabilidades quanto a construção de mapas e tudo mais, te pergunto, quantos vc conhece que foram atras de comprar um servidor de rede rodando SunOS em uma casas Bahia? Quem quer maior especificidade nos aparelhos procura lojas especializadas que vão vender equipamentos mais sofisticados, para atender a uma necessidade mais específica e não lojas de departamentos que vendam aparelhos mais simples, para atender as necessidades do usuário comum. Ninguem aqui questionou com relação ao preço das Casas Bahia, é bem capaz de eles começarem a vender GPS Chines XingLing e mais caros do que um 4Rodas, Airis, TomTom ou os próprios Garmin, mas continuará sendo para o Povão que somente quer um GPS pronto para nevegar e não para desenvolver mapas.

Enfim, acho que a escolha é de cada um, e preste bastante atenção em meu último post a respeito do assunto, onde eu falo claramente que não estou criticando o Projeto em si, e sim os usuários fanáticos de Garmin, que sempre dizem que esta marca é infinitamente superior à qualquer outra e que nenhuma outra marca funciona corretamente. Realmente é como o amigo jpaula disse alguns posts acima, eu também sou aficcionado pela área de informática, apesar de não trabalhar com isto, e estou vendo se repetir aqui a mesma história que vi acontecer com relação ao Linux, aqueles que se acham Os Programadores vivem afirmando que o Linux é o melhor OS que existe e que Micro$oft não presta por este ou aquele motivo, algum destes já experimentou tentar ensinar a um usuário leigo como criar um script de automatização para discagem à provedor via modem? Eu já, e posso dizer com firmeza, existem usuários para Linux e usuários exclusivamente para Windows, qeu necessitam apenas de um editor de textos, um Browser e um software para planilhas eletrônicas. Se der Pau nop computador deste usuário ele saber´[a que basta inserir um CD de "Quick Restore do Windows e outro de instalação do Office e a máquina estará pronta para funcionar, e com o Linux??? Quem vai configurar os Drivers na hora em que esta máquina para de emitir sons, ou pior ainda, na hora em que ela começa a pedir endereço IP, DNS1, DNS2, Gateway placa eth a ser utilizada para internet etc, ainda no momento da instalação do OS???

Fácil falar que tal máquina ou gadget é melhor ou que o outro é pior, dificil mesmo é ter paciencia e conhecimento suficiente para explicar os motivos pelo qual tal é melhor ou pior, e mais ainda, passar pelo carão de ver o usuário dizer para vc que até agora os motivos que vc deu para afirmar que esta máquina é melhor, para ele não fariam a mínima diferença, que ele está interessado em algo simples e funcional, e não em ser um mestre de informática.

[]s Dionisio

Hardware:

Hacking for Fun!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “NavCity”