wagnerpk escreveu:Eu não tenho conhecimento profundo, mas acho que está havendo um equívoco: é possível editar mapas e inseri-los para o iGo, Destinator ou outro sistema 'Casas Bahia'? Até onde eu saiba, não.
Realmente não é possível, mas qual o problema nisto, quantos usuários de GPS vc conhece que tem conhecimento e interesse suficiente para ficar editando mapas para GPS??? Somente os fanáticos proprietários de Garmin, e não me venha novamente com a história de que os Garmin são muuuuuuito superiores à qualquer outra marca disponível no mercada, sou obrigado a discordar veementemente, pois para afirmar isto vc teria que ter profundo conhecimento da utilização que o usuário necessita, e não é o caso das respostas nos tópicos em que já li a respeito, o usuário questiona sobre 2 modelos de baixo custo e já vem os fanáticos dizendo que os Garmin são melhores, ai quem pergunta sou eu, melhores para quem???? Para qual finalidade???? para meu uso particular, estou extremamente contente com um GPS de menos de R$600,00, pq então devo pagar mais de 2000 por um da Garmin?
wagnerpk escreveu:Acontece que um europeu, anos atrás, descobriu como editar e inserir mapas nos modelos Garmin, criou um software para isso, e isso se espalhou pelo mundo. Basta fazer uma pesquisa pela internet, e achará sites com mapas gratuitos, por exemplo, do Proyecto Mapear (Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai) para GPS Garmin. Parece que só os modelos da Garmin é que podem receber tais mapas. Ou seja, quem quer ter mapas próprios teria que ter um Garmin.
Isto tudo eu mesmo e tantos outros por aqui estamos carecas de saber, o Projeto s´[o funciona para o Garmin, mas quantos usuários do Brasil pretendem viajar para Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai, e mais, dos que pretendem, quantos iriam de carro, ou usariam um veículo alugado para se locomover nestes lugares?
qauntos dos usuários que até hoje questionaram qual dos modelos era melhor (Mio ou AIRIS), sequer citaram necessidades de mapas completos de toda a América Latina? Eu pelo menos até hoje não encontrei nenhum...
wagnerpk escreveu:Mas porque não criam uma ferramenta para transmitir para as outras plataformas? Eu acho que outros sistemas são criptografados e difíceis de descobrir como criar mapas. Além disso, a linguagem de programação é diferente. Enquanto a Garmin usa um OS próprio, estas outras marcas usam a plataforma Windows Mobile. É como pedir que um programa feito para Palm OS (Treo, Zire, Tungsten etc) rode em Symbian (celulares Nokia). É impossível. Não basta apenas 'salvar como'. É outra plataforma, outra programação.
Se falei bobagem, alguém me corrija.
Ledo engano, existem sim versões do Destinator e do iGo tanto para PND,PDA, PALM e Symbian, e via de regra, os mesmos mapas utilizados em um PND são utilizados em PDA e PALM, só não posso afirmar com relação ao Symbian pois não tentei istalar navegadores GPS em nenhum ainda.
Só para fazer um paralelo com a informática,vc tem hoje a dispoição um excelente software suite de escritórios que supre as necessidades de 90% dos usuários, chamado BROffice, gratuito, pode ser baixado da internet, foi desenvolvido para Linux e roda perfeitamente bem no Windows. Para tal houve todo um processo de desenvolvimento para esta nova plataforma sim, porém hove também interesse dos desenvolvedores para tal, com a finalidade de ampliar os horizontes. Neste caso, acredito pelo pouco conhecimento que tenho, que são 2 OS bastante distintos, 1 é sim Open Source e o outro, pelo contrário, bem Criptografado, não foi feito com um "Salvar como", mas sim portado de um OS para o outro, mas usando-se da mesma linguagem de programação. Da mesma forma posso ficar a noite toda por aqui citando exemplos de softwares que rodam em várias plataformas, para não me ater muito ao assunto, ai vão 3 bastante conhecidos; Oracle (banco de dados), Java (máquina Virtual para rodar aplicativos principalmente On-Line) e FireFox (Web Browser).
wagnerpk escreveu:Na ilustração Windows X Linux/Mac, entendo que foi mal aplicada. Se você tem um Linux ou Mac, não pode usar a enorme gama de programas disponíveis para Windows, como jogos e programas de desenho. Nesse aspecto, podemos dizer que um navegador Garmin é como o PC Windows das Casas Bahia. Mais caro, só que com maiores possibilidades. E mais fácil de mexer nos mapas. Um PC com Linux é bem mais barato, mas vai servir somente para o básico do básico para o usuário comum. Assim como os navegadores V7. E, para mexer com outros mapas, tem que ter certas habilidades em tecnologia, software e , coisa que um usuário comum não tem.
Realmente, o mercado está mudando, mas até então, muitos são gratos pelos mapas gratuitos disponibilizados pelo projeto Tracksource.
Vc entende mesmo do que está falando? Eu uso Linux e rodo nele qualquer software do Windows, caso não hajam similares Open Source, eu uso um pequeno software chamado EMULADOR (wine) e rodo inclusive aplicativos como Photoshop.
Quando vc fala que o Garmin é igual ao PC windows está sacaneando neh???
Está muito mais para o PC Linux Casas Bahia, Mais caro, com mais possibilidades e que o usuário comun jamais vai conseguir colocar em prática todo o seu potencial.... hehehehe
Quais os outros navegadores exceto o Garmin vc já utilizou? Qual a sua aplicação principal?
Para mim quem nunca utilizou outros, não pode se manifestar a respeito, deve se restringir a citar os pontos positivos do modelo que utiliza...e se tiver coragem de faze-lo citar também os pontos negativos, jamais falar mal de algo que sequer experimentou...justamente por este motivo que eu critiquei e continuo criticando os usuários de Garmin, que acham sempre que o único que presta é o modelo que possuem.
Quando vc cita que os modelos V7 são + q suficientes para usuários que querem apenas o básico, acho que vc está nquerendo dizer usuários que compraram o gadget baseados na aplicabilidade descrita como sua funcionalidade principal... qual seja, navegação... e não pensando em desenvolver mapas para empresas privadas como a Garmin poder vende-los, por uma fortuna diga-se de passagem.
Qaunto ao exemplo da Casas Bahia, acho que o engano foi seu, pois ao mesmo tempo que vc fala que o Garmin tem muito mais aplicabilidades quanto a construção de mapas e tudo mais, te pergunto, quantos vc conhece que foram atras de comprar um servidor de rede rodando SunOS em uma casas Bahia? Quem quer maior especificidade nos aparelhos procura lojas especializadas que vão vender equipamentos mais sofisticados, para atender a uma necessidade mais específica e não lojas de departamentos que vendam aparelhos mais simples, para atender as necessidades do usuário comum. Ninguem aqui questionou com relação ao preço das Casas Bahia, é bem capaz de eles começarem a vender GPS Chines XingLing e mais caros do que um 4Rodas, Airis, TomTom ou os próprios Garmin, mas continuará sendo para o Povão que somente quer um GPS pronto para nevegar e não para desenvolver mapas.
Enfim, acho que a escolha é de cada um, e preste bastante atenção em meu último post a respeito do assunto, onde eu falo claramente que não estou criticando o Projeto em si, e sim os
usuários fanáticos de Garmin, que sempre dizem que esta marca é infinitamente superior à qualquer outra e que nenhuma outra marca funciona corretamente. Realmente é como o amigo jpaula disse alguns posts acima, eu também sou aficcionado pela área de informática, apesar de não trabalhar com isto, e estou vendo se repetir aqui a mesma história que vi acontecer com relação ao Linux, aqueles que se acham
Os Programadores vivem afirmando que o Linux é o melhor OS que existe e que Micro$oft não presta por este ou aquele motivo, algum destes já experimentou tentar ensinar a um usuário leigo como criar um script de automatização para discagem à provedor via modem? Eu já, e posso dizer com firmeza, existem usuários para Linux e usuários exclusivamente para Windows, qeu necessitam apenas de um editor de textos, um Browser e um software para planilhas eletrônicas. Se der Pau nop computador deste usuário ele saber´[a que basta inserir um CD de "Quick Restore do Windows e outro de instalação do Office e a máquina estará pronta para funcionar, e com o Linux??? Quem vai configurar os Drivers na hora em que esta máquina para de emitir sons, ou pior ainda, na hora em que ela começa a pedir endereço IP, DNS1, DNS2, Gateway placa eth a ser utilizada para internet etc, ainda no momento da instalação do OS???
Fácil falar que tal máquina ou gadget é melhor ou que o outro é pior, dificil mesmo é ter paciencia e conhecimento suficiente para explicar os motivos pelo qual tal é melhor ou pior, e mais ainda, passar pelo carão de ver o usuário dizer para vc que até agora os motivos que vc deu para afirmar que esta máquina é melhor, para ele não fariam a mínima diferença, que ele está interessado em algo simples e funcional, e não em ser um mestre de informática.
[]s Dionisio