eTrex Vista HCx não deixa carregar mapas

Mensagem
Autor
marioliveira

eTrex Vista HCx não deixa carregar mapas

#1 Mensagem por marioliveira »

Obrigado desde já pela ajuda. o meu eTrex Vista HCx tem 3 mapas carregados. Alterei 2 dos mapas, apenas corrigi a posição de estradas, logo não modifiquei o tamanho de cada um deles. Quando tento carregar no MapSource tenho a indicação "O conjunto de mapas é de aproximadamente 1.2 MB mas apenas 968 MB está disponível no destino. Escolha menos mapas e tente novamente".
Mas eu não modifiquei o tamanho dos mapas! Como fazer para que o mapSource me deixe, se necessário (e como?) libertar memória, nem que seja apagando os mapas existentes, e carregar novamente os corrigidos?

nqnnospam

Re: eTrex Vista HCx não deixa carregar mapas

#2 Mensagem por nqnnospam »

Não entendi direito (imagino que você esteja usando o mapdekode), mas o novo mapa alterado deve ser maior que o original, e isso causa o problema que você relatou. É necessário gerar o TDB e o mapa geral novamente.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Wallace
Contato:

#3 Mensagem por Wallace »

Se for menor também dá problema.
Em principio modificar mapa dá rolo.
Se era um mapa do tracksource o melhor é passar a informação para o desenvolvedor mudar o mapa.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

marioliveira

#4 Mensagem por marioliveira »

Eu já gerei novas imagens com o MapDekode, quer do mapa geral quer dos 2 mapas alterados. Mas não gerei novamente o TDB, vou experimentar. Mas admitindop que os mapas aumentaram de tamanho, e até no futuro pensando que isso vai acontecer à medida que eu for acrescentando detalhes, será que comprar um mini-SD card maior permite carregar mapas maiores?

Luzemario

#5 Mensagem por Luzemario »

marioliveira escreveu:Mas admitindop que os mapas aumentaram de tamanho, e até no futuro pensando que isso vai acontecer à medida que eu for acrescentando detalhes, será que comprar um mini-SD card maior permite carregar mapas maiores?
O problema não está no tamanho dos mapas, mas na quantidade. O limite máximo de mapas é 2025, indepdendente do tamanho deles. Isso é uma restrição do firmware dos GPS da Garmin, até o momento. Acredito que também existam restrições na quantidade de POIs ativos por mapa, que deve ser um número bem grande, mas finito. É por essa razão (entre outras) que os mapas do projeto são subdivididos.

Luzemário Dantas

Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD

Serviços de Internet bons e baratos :) http://www.luzehost.com.br

marioliveira

#6 Mensagem por marioliveira »

Quer dizer 2025 mapas? É uma quantidade bem grande.

Entretanto, coincidência ou não, o problema desapareceu quando desinstalei a última versão do MapSource e reinstalei a anterior (6.13.7). (Aliás a mensagem era estúpida, realmente os ficheiros totalizam 1.2 MB mas o cartão era de 1 GB).
Bom, depois da reinstalação consedui carregar os mapas no cartão sem problemas. Depois comprei um cartão de 4 GB, carreguei de novo os mapas para lá também ok. Continuando as experiências, formatei o cartão, desapareceram, voltei a carregar os mapas, estão lá de novo e tudo bem, ou seja, parece que desta vez o problema está resolvido :) Por esta ordem de ideias, em princípio vou conseguir carregar mapas mais elaborados da Madeira que estou a preparar. No caso, são mapas que vão conter dados de altimetria, hidrografia, rede viária e localidades. A questão é que talvez tenha que dividir o ficheiro em vários. O que actualmente carreguei está dividido em 2, e é perfeitamente visualizável no GPS embora à custa de uma ligeiramente maior lentidão na tela, mas possivelmente vou ter que o "partir" em mais para conter toda essa informação adicional. Enfim, muito trabalho, experiência (e alguns cabelos a menos de vez em quando) me esperam :wink:

Aquilo dos 2025 mapas ainda está na minha cabeça. O limite é mesmo 2025 mapas? :-)

Luzemario

#7 Mensagem por Luzemario »

marioliveira escreveu:Aquilo dos 2025 mapas ainda está na minha cabeça. O limite é mesmo 2025 mapas? :-)
Na verdade são 2025 secções em ficheiros IMG, o formato de mapas vetoriais da garmin. Apesar da extensão ".IMG", não são imagens comuns, e sim mapas vetoriais proprietários. Mesmo quando estão dentro de um ficheiro só, são contados como mapas individuais (secções). Se tu souberes ler inglês, veja abaixo como os americanos dos EUA resolveram o problema dos mapas topográficos de lá, que são enormes.

http://freegeographytools.com/2008/beat ... -topo-maps

Luzemário Dantas

Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD

Serviços de Internet bons e baratos :) http://www.luzehost.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “eTrex”