Desenvolvimento do Tracksource Náutico

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Francisco Bolivar

Re: Desenvolvimento do Tracksource Náutico

#41 Mensagem por Francisco Bolivar »

mcascardo escreveu:Haigh,

Descobri 2 softwares gratuitos para conversão. estão em anexo. Um deles só faz conversão e o outro permite visualizacao e conversão.
São eles:
g209au.exe e libbsb-0.0.7-win32.zip
mcascardo

Tentei abrir o site indicado e recebí a informação :Sua pesquisa - g209au.exe e libbs-0.0.7-win32.zip - não encontrou nenhum documento correspondente.

Você poderia disponibolizar novamente os anexos que permitem a visualização e conversão?

A Marinha ja tem no seu site uma quantidade grande de cartas nauticas raster.

Não consigo, no entanto, abrir os arquivos zipados para obter arquivos tipo GIF para uso no TrckMaker.

Poderia me auxiliar informando como devo proceder?

Desde ja agrdeço

Francisco Bolivar Carneiro
franciscobolivar@globo.com

gpsrods

#42 Mensagem por gpsrods »

Francisco,

Eu uso o MapTech Chart Navigator (versão free) para visualizar as cartas BSB da Marinha:
http://www.maptech.com/support/doc.cfm? ... 23&plid=24

Um Abraço,

Rodrigo

[]'s Rodrigo Griesi

GPSMap 60CSx
GPSMap 276C

Francisco Bolivar

#43 Mensagem por Francisco Bolivar »

Da moderação:
Favor não citar a mensagem imediatamente acima, pois atrapalha a leitura e o mecanismo de busca do site

Caro Rodrigo

Fiz o download do programa indicado mas não consigo abrir as caratas nauticas raster zipadas da Marinha.
Como não sou expert em informatica pediria que indicasse um passo a passo de como abrir as cartas e depois converte-las em arquivos GIF para uso no TrckMaker.

Desde ja agrdeço

Fancisco Bolivar Carneiro

gpsrods

#44 Mensagem por gpsrods »

Descompacte os arquivos BSB e KAP em alguma pasta, e o Maptech deve encontrá-los.

[]'s Rodrigo Griesi

GPSMap 60CSx
GPSMap 276C

Francisco Bolivar

#45 Mensagem por Francisco Bolivar »

Da moderação:
Favor não citar a mensagem imediatamente acima, pois atrapalha a leitura e o mecanismo de busca do site

Continuo não conseguindo abrir as cartas da Marinha.
Se conseguirmos abrir estas cartas acho que será de grande ajuda para o desenvolvimento de cartas nauticas no projeto TN.

Alguem poderia me dar um paso a passo para ver se consigo abrir as carta e colocal-as no TrackMaker?

Desde ja Agradeço

Francisco

Francisco Bolivar

#46 Mensagem por Francisco Bolivar »

lufer escreveu:Dae pessoALL,
Meu nome e Luiz Fernando, e newbe no tracksource e no mundo do GPS. COmecei a usar agora o GPStrackmaker, ja fiz algumas digitalizacoes das cartas 1621 e 1607, nao completas ainda. No site da marinha (DHN), descobri que eles estao disponibilizando algumas cartas nauticas digitais, no formato .KAP, mas, nao consegui converte-las para .gtm, pergunta:
e possivel? existe algum conversor? posso ajudar a cria-lo?
Para um newbe, ja perguntei demais.
Esse projeto e show, e gostaria de ajuda-lo.
Abs,
LF

Também não consegui abrir os arquivos de cartas nauticas da Marinha.
Se achou algum programa, peço me mandar um passo a passo de como abrir os arquivos e como converte-los para usar no TrackMaker.

Desde ja agradeço.

franciscobolivar@globo.com.

Francisco Bolivar

Re:

#47 Mensagem por Francisco Bolivar »

Haigh escreveu:Alguem descobriu ou sabe que software gratuito pode ser usado para ler / converter os arquivos raster no formato da NOAA?

Gostaria de um software de navegaçà£o em tempo real que usasse as cartas. Seria interessante Também um de ediçà£o de mapas e tracks como o GTM que usasse as cartas. Acho que o Oziexplorer lê mas não é free (apesar de não muito caro).

Robert
Caro Robert

Abaixo instruções da Primeiro Tenente Christina Franco de Lacerda, do CENTRO DE HIDROGRAFIA DA MARINHA, que ja testei.

Abraços

1 - PROGRAMA SEACLEAR (ver no google download gratuito)

Para baixar os arquivos zipados da página do CHM, basta clicar no ícone de download, ao lado do título de cada carta. Após isso, extraia os arquivos (ao extraí-los, uma pasta identificada pelo número da carta é criada).
No programa Seaclear:
Vá ao Menu FILE, submenu CHART, submenu NOT LISTED: Vai aparecer uma caixa chamada Chart files, basta procurar pela pasta extraída previamente e selecionar o arquivo .KAP.

2 - Programa que convete os arquivos BSB das cartas nauticas da marinha em arquivos compativeis com o Photoshop.

BSB Import (procure no google onde fazer o download)

Descrição do Produto:

A photoshop plugin which allows you to read NOAA marine charts. NOAA marine charts are the standard raster charts and have the file extension of *.bsb and *.kap. Simply download and install BSB Import and any program capable of using Photoshop plugins will be able to read and edit NOAA BSB format nautical charts. It's free to try and easy to install. Once a chart is imported into Photoshop you can: - Print the chart. - Paste charts together to cover a larger area. - Create and print your own custom charts to cover the area you want. - Edit Charts. - Print a small area of a chart.

Requerimentos de Sistema:
Adobe Photoshop or plugin compatible image editor

Fabio556

#48 Mensagem por Fabio556 »

E aí? Chegaram a testar os programas? Não consegui achar o primeiro. Acho que enquanto a Marinha disponibilizar as cartas gratuitamente e conseguirmos converter do formato bsb e kap que eles usam pra usar nos nossos gps, não vejo violação de direitos. Já quando eles começarem a cobrar a coisa muda de figura. Quando isso acontecer aliás, podemos pleitear que sejam disponibilizadas as cartas que nos interessam, ainda que com custo que, espero, não sejam tão altos assim, afinal fomentam a segurança no mar que é um dos objetivos da Marinha. Não custa lembrar que eles vivem dos nossos impostos logo, já desembolsamos dinheiro para sustentar suas atividades. Um abraço.

nqnnospam

#49 Mensagem por nqnnospam »

O Seaclear eu achei pelo Google, e funcionou.

O que não consegui ainda é transformar as cartas KAP/BSB direto para GeoTIFF. Para TIFF já consegui (daí é possível abrí-las no TrackMaker para posterior correção).

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Veleiroalphorria

#50 Mensagem por Veleiroalphorria »

Pessoal como anda a questão do TN náutico. Estive muito tempo longe do Forum, mas agora, se precisarem posso ajudar.

Mauricio
Fast 345 - Alphorria
S 22º 57'07''
W 044º 23'37''

"Um barco está seguro em um porto. Mas os barcos não são construidos para isso..."
John A. Shedd

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”