NUVI 2595

Mensagem
Autor
marrones

NUVI 2595

#1 Mensagem por marrones »

Boa Noite pessoal !

Tentei pesquisar mas não consegui achar nada relacionado à atualização do mapa "Brasil" para o GPS Garmin NUVI 2595 de 5" polegadas. Estive olhando o fórum e achei muito interessante e importante as informações aqui contidas, parabéns !!

Bom, comprei hoje o GPS e foi esse o objetivo de meu cadastro aqui no fórum, e também para saber se alguém possui o mapa "Brasil" deste modelo de GPS (NUVI 2595). Ou como devo proceder para obter, informações de atualização e procedimentos.

Obrigado

Marrones

Nelson A. da Costa

Re: NUVI 2595

#2 Mensagem por Nelson A. da Costa »

Olá !!

Recomendo que você faça uma boa leitura sobre o seu aparelho.
Ele, com certeza, veio com um mapa original e instalado na memória interna do aparelho.
Você poderá utilizar outros dois mapas deixando-os num cartão SD: a) Autoguia (comercial porém de baixo custo); b) Tracksource (gratuito).
No mesmo cartão você poderá inserir os alertas de radares, polícia, lombadas, etc...

Faça pesquisa sobre suas dúvidas aqui neste forum que você terá todas as respostas.

Nelson
60CSx + Nuvi 3460LT
DM - Projeto Tracksource
Sul de Minas

jpgon

#3 Mensagem por jpgon »

Marrones,
Boa noite.

Leia este pequeno tutorial neste link: http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=438&t=48102

Ele orientará na maioria de suas dúvidas.
Caso ainda necessite de informações pertinentes ao seu modelo, poste por aqui e procuraremos ajudá-lo dentro dos nossos conhecimentos.
Muitos colegas de forum possuem conhecimentos e prática com diversos modelos.
Os mais experientes procuram ajudar os que estão iniciando com os GPS Garmin.
Abs

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

marrones

#4 Mensagem por marrones »

Agradeço sua resposta Nelson !! Veja bem, quando eu clico na opção endereço aparece a seguinte mensagem "dados do mapa não estão disponíveis" Saberias talvez o porque dessa mensagem ? outra coisa, não acompanha o cartão SD.

jpgon

#5 Mensagem por jpgon »

Marrones,
A maioria dos GPS Garmin não acompanha o cartão de memória, e pouquíssimos vem com cabos de dados USB.
É só verificar no site da Garmin, em especificações.
O Garmin nüvi 2595 é um modelo vendido nos USA, e deve ter vindo com o mapa americano.
No Brasil, um modelo parecido é o Garmin nüvi 2565LT
Leia o tutorial que postei neste tópico e terá as informações necessárias sobre atualização de mapa brasileiro gratuito.
Como Nelson informou, os mapas Autoguia e City Navigator South America NT são mapas comerciais, com direitos autorais dos fornecedores.
O Autoguia tem atualizações mensais, e garantia de atualizações gratuitas durante um ano. O City Navigator (da Garmin) tem atuallizações trimestrais (4 por ano), todas pagas.
Abs

Julio
PR

marrones

#6 Mensagem por marrones »

Boa noite jggon !!!!

Apenas para lhe informar que o meu GPS veio com o cabo de dados, acho que já ajuda a colocar o mapa dentro dele, ou precisarei de mais espaço, comprando o cartão SD ?

Pelo que estive observando, apareceu alguma coisa de mapa sim quando localizou o GPS, mas é um mapa com bem pouca informação. (não achou minha cidade e nem as ruas aqui aonde eu moro !!

Só pra tirar algumas dúvidas:

- essas 3 origens de mapas para o Brasil são compatíveis para qualquer modelo de GPS garmin ?
- quais desses mapas são os melhores ?

jpgon

#7 Mensagem por jpgon »

Marrones,
Boa noite.

Os tres mapas disponibilizados para o Brasil são compatíveis com dispositivos GPS Garmin nüvi (mapas rodoviaários).
Os tres mapas são bons.
Cada um com suas caracteristicas de funcionalidade melhor e ou pior em determinadas situações.
O Tracksource (gratuito) desenvolvido pelo Projeto Tracksource é muito bom para navegar nas rodovias devido a ter melhor precisão de roteamento neste seguimento, mas tambem de bom uso nas cidades.
Tem atualizações mensais, e os DM (desenvolvedores municipais) estão sempre fazendo implementações.
O Autoguia é bom no conteudo de informações referenciais de endereços nas cidades, caracteristica observada tambem no City Navigator (Garmin).
Estes dois últimos são bons nas grandes cidades para localização de endereços por numeração de casas.
Não existe mapa perfeito, e por isso é bom ter os tres disponíves para o Brasil, definindo conforme o uso daquele que melhor lhe transmite confiança e navegabilidade no seu dia a dia.
O ideal é providenciar um cartão de memória e instalar estes mapas no cartão, tal qual tambem para os Poi de alerta/proximidade (alertas sobre radares fixos, radares móveis, policia, lombadas, etc...)
Quando voce menciona que não visualiza endereços e ruas de sua cidade, é por estar usando somente o mapa base que é implantado em todos os GPS automotivos, como em outros GPS de usos diversos.
Este mapa base serve de referencia para os demais mapas rodoviários, e não deve "nunca"ser excluido da memória interna do GPS, como tambem o GMAPTZ (mapa que informa o fuzo horario para os demais mapas)
Como voce está provavelmente no Brasil, o que voce visualiza atualmente é o mapa base.
A constelação de satélites está sintonizando para o seu GPS somente isso, até que voce implante um mapa local.
Faça um teste com o mapa do Tracksource, mas antes providencie um cartão de memória micro SDHC de 4 ou 8 GB class4:

Pequeno Tutorial para download de Mapas do Projeto Tracksource:
Entre neste site: http://www.tracksource.org.br/
Clicar na opção: Downloads de Mapas:
http://www.tracksource.org.br/index.php ... mapas.html
Depois em Cartão SD: http://www.tracksource.org.br/desenv/in ... php?lid=33
Leia as anotações na página e siga a orientação.
Marque o quadrinho informando que aceita as condições e siga em frente.
http://www.tracksource.org.br/desenv/instaladores.php
Faça download do mapa TRC Brasil em http://ftp.pucpr.br/pub/tracksource/gmapsupp_v1302.zip
Descompacte em seu PC o arquivo baixado gmapsupp_v1302.zip e terá um arquivo de nome gmapsupp.img
Renomeie esse arquivo gmapsupp.img para TRCXX_YY.img
Carregue esse arquivo TRCXX_YY.img na pasta Map do cartão de memória.
Pronto!
Para selecionar o mapa TRC no seu equipamento GPS, navegue por:
Ferramentas / Configurações / Mapa (myMaps) / Info / Mapa
Marque somente um mapa de um mesmo pais para navegação
abs

Julio
PR

marrones

#8 Mensagem por marrones »

Acabei de comprar um cartão...vou fazer os procedimentos como explicou...

marrones

#9 Mensagem por marrones »

posso baixar os Conjuntos de POIs para Alarme ?

tentei achar a pasta POI dentro do garmin e não achei, teria outra ?

se eu criar uma pasta POI dentro do cartão SD e colocar os alertas dentro vai dar certo tb ?

marrones

#10 Mensagem por marrones »

fiz do jeito certo, fiz download do aquivo, renomeei conforme está no tutorial, criei a pasta "maps" no cartão SD e colei o aquivo dentro "TRC1303.img".

naveguei no GPS até para a opção *mapa e veículo - *mymaps - e ali dentro está tudo em branco.

o que pode ser ?

-------------------------

obrigado...escrevi maps em vez de MAP !

o POI tb deu certo !!

agradeço a todos !!

marrones

#11 Mensagem por marrones »

Quero agradecer a todos pela ajuda e pela paciência kkkkk

Vocês são muito feras !!!

lecio.martins

#12 Mensagem por lecio.martins »

Marrones recebi hoje o meu Nuvi 2595. Ja consegui carregar o mapa Brasil seguindo as orientações do Jpgon. Agora vou tentar carregar os Poi. Acho que poderemos nos ajudar por aqui.

marrones

#13 Mensagem por marrones »

Consegui instalar os mapas e os POI´s corretamente, show de bola !!!

Uma pergunta, existe atualizações pra fazer em quanto em quanto tempo ?

Outra coisa, estou achando que ele avisa as lombadas muito encima da hora, existe alguma opção para aumentar essa distância ?

abç

Nelson A. da Costa

#14 Mensagem por Nelson A. da Costa »

Olá,

A versão 13.05 do TrackSource saiu hoje, 07/05/13.
Basta acessar

http://www.tracksource.org.br/desenv/in ... php?lid=33

baixe o arquivo, descompacte e instale na pasta Map do cartão.

Até....

Nelson
60CSx + Nuvi 3460LT
DM - Projeto Tracksource
Sul de Minas

marrones

#15 Mensagem por marrones »

substituir o existente ou excluir o antigo e adicionar o novo ?

Nelson A. da Costa

#16 Mensagem por Nelson A. da Costa »

substituir o existente ou excluir o antigo e adicionar o novo ?
Hummmm?!?!!?!
Tanto faz.
Uma coisa é certa, você não poderá deixar os dois.

Nelson
60CSx + Nuvi 3460LT
DM - Projeto Tracksource
Sul de Minas

jpgon

#17 Mensagem por jpgon »

marrones,
boa tarde.
Uma pergunta, existe atualizações pra fazer em quanto em quanto tempo ?
As atualizaçoes de mapa gratuito do Projeto Tracksource são mensais, atualmente na primeira quinzena do mes.
As atualizações do mapa comercial AutoGuia atualmente na versão 3.19 são mensais. Voce poderá adquirir a versao atual e terá atualizaçoes gratuitas durante os proximos 12 meses (politica de venda do Autoguia).
As atulizações do mata City Navigator South America NT da Garmin tem uma periodicidade de 3 meses, apesar de neste ano de 2013 a versão atual saiu em janeiro e até agora nao foi liberada a versao 2014.10 (previsao que deva sair este mes de maio) já com atraso.
Não sabemos qual mapa veio em seu dispositivo (South America ou somente o Brasil).
Cada uma tem o seu preço, e paga-se por todas as atualizações, com exceçao quando voce optar por comprar a opção LM (Life Mapas).
Tutorial para aquisição do Life Maps para Brasil

Com o aparelho conectado à porta USB do Micro e com o modo de operação "Mass Storage" ativado atenção):

www.garmin.com.br
> MyGarmin
> (Fazer o Login p/ iniciar a Sessão)
> Gerir Mapas e Transferências.

Lá há as opções para aquisição ou de uma única atualização ou a opção de "Lifetime".

Julio
PR

marina.ufpr

#18 Mensagem por marina.ufpr »

Bom dia, estou tentando instalar mapas do Brasil e da Argentina no meu nuvi 2595, mas eu nao consigo deletar os mapas antigos (nao encontro nenhum arquivo, alem do base que dizem que nao é pra deletar, que possa ser mapa quando conecto com o pc). Fiz tudo que diz aqui neste post e em outro que dá recomendacoes gerais para os nuvi e quando coloco o cartao sd no gps, ele instala os poi e na opcao meus mapas aparece o que eu coloquei na pasta \garmin, mas nao aparecem os outros que estao na passta \map. Além disso, seleciono o mapa que aparece, que é da Argentina e ao tentar colocar um destino ele diz cartografia nao encontrada. Nao sei mais o que posso fazer. Alguem aqui do forum pode me ajudar?
Grata, Marina

jpgon

#19 Mensagem por jpgon »

marina.ufpr,
Boa noite.

Os mapas originais fornecidos com o dispositivo navegador GPS Garmin nüvi 2595 estão na posta oculta .System.
Voce precisa inicialmente configurar o seu PC ou notebook para mostrar pastas e arquivos ocultos:
Forma de habilitar seu computador com SO Windows para ver as pastas/arquivos e unidades ocultos, e arquivos protegidos (ocultos) de sistema do S.O.:

Primeiro procedimento: configurar corretamente o Windows para visualizar pastas e arquivos ocultos e arquivos de sistema:
Se estiver utilizando o Win7 e ele estiver configurado corretamente, você estará vendo no seu GPS as pastas ocultas, pois serão mostradas sem problemas.

A) Entre no site da Garmin e baixe para o seu computador o drive de conexão USB:
B) USB Drivers software version 2.  neste link:
http://www8.garmin.com/support/download ... jsp?id=591

Caso não tenha configurado e ainda não consiga ver todos as pastas e arquivos ocultos, vamos configurar o seu SO Win7.

1 - Botão direito do mouse no logo Windows na extrema esquerda da Barra de Ferramentas;
2 - Clicar em "Abrir o Windows Explorer",
3 - Clicar na palavra “Organizar"
4 - Clicar na linha "Opções de pasta e pesquisa",
5 - Na janela que se abre, clique na aba "Modo de Exibição",
6 - Nesta nova janela, percorra as linhas e na opção: ", "Ocultar arquivos protegidos do sistema (recomendado)" . desmarque esta linha
7 - Mais abaixo em "Pastas e arquivos ocultos", marque a opção "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas".
8 - Volte lá para cima em "Modos de exibição de pasta" e clique no botão "Aplicar às Pastas"
9 – “OK”.

Obs.: Para o WinXP o caminho é semelhante, com pequenas alterações, mas bastante sugestivo.
Obs.: Para o Win8 não conheço ainda o caminho correto.
Quando eu instalar em uma máquina, farei as complementações neste pequeno tutorial.
Outra opção pode ser necessária e deve seguir estes procedimentos no próprio GPS para configurá-lo, obtendo-se os resultado pretendidos de torná-lo reconhecido como uma unidade de armazenamento:
Para acesso e visualização de arquivos de sistema de alguns GPS (série 3X; 4X; 5X; 2XXX; 3XXX)
Há 2 caminhos para se chegar ao mesmo lugar, ambos pela tela do 3XXXLMT.
1) Na tela de exibição de mapa do aparelho, mantenha o dedo pressionando por uns instantes sobre a indicação de velocidade e libere a seguir;
2) Na tela que se abrirá, novamente mantenha o dedo pressionando sobre o "indicador central de velocidade" - uma tela se abrirá.
3) Role a tela que se abriu para baixo e ative "MTP Settings".
4) Na tela que se abrirá ative "Mass Storage Single Session" se quiser ter acesso ao conteúdo da memória interna uma única vez (mais seguro).

Julio
PR

jpgon

#20 Mensagem por jpgon »

marina.ufpr

complementando:
Mapa da Argentina: Mapear_v11.1 para GPS (este mapa é fornecido pelo site um arquivo compactado .rar).
Necessário descompactar no seu computador primeiramente, renomear este arquivo descompactado para Mapearv111.img (mantenha o formato .img). Copiar e colar na pasta Map do cartão de memoria.

Mapa do Brasil gratuito: fornecido pelo Projeto Tracksource. Versão disponibilizada última> TRC13.11
Baixar para o seu computador primeiramente o arquivo para cartão SD.
Descompactar e renomear para TRC13_11.img
Copiar este e colar na pasta Map do cartao de memoria.
Depois de feito estes procedimentos, com o cartão de memoria estando no seu computador, remove-lo de modo seguro.
Incerir no slot do GPS, estando o dispositivo desligado.
Ligar o equipamento e depois configurar os mapas disponíveis, deixando marcado somente um deles de um mesmo país.

Julio
PR

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”