Garmin Nüvi 1355 - como instalar idioma (vóz) em português?
-
Julinho Winck
Garmin Nüvi 1355 - como instalar idioma (vóz) em português?
Galera ganhei um GPS de um amigo que mora na China, ele mandou um garmin nuvi1355, não consigo colocar a voz em portugues, aguem sabe onde posso encontrar isso??? procurei aqui no forum mas não encontrei....
obrigado!!!!
obrigado!!!!
Re: Garmin Nüvi 1355 - como instalar idioma (vóz) em portugu
Baixe o arquivo, descompacte, coloque na pasta voice e vá em ferramentas para configurar as opçoes de idioma..
http://www15.zippyshare.com/v/45706597/file.html
http://www15.zippyshare.com/v/45706597/file.html
-
Julinho Winck
Nao funcionou, de acordo com sua MP. Então tenho que fazer uma modificaçao no firmware original. Veja qual a versào do seu firmware e se consegue identificar o HWID (confira em GarminDevice.xml na pasta Garmin, logo no incio em Part Number (ex.,  -B0972- ) - esse arquivo é aberto com qq navegador de internet. A versão do firmware vem na linha de baixo: SoftwareVersion (ex., 540). Se vc puder upar o firmware, melhor. Em alguns modelos ele é apagado qdo o fw é atualizado, em outros ele permanece na pasta .System, com o nome de gupdate.gcd...
-
Alex Rodrigues
- Site Admin
- Contato:
é só rodar o webupdater e escolher dentre as várias sugestões, atualizar as vozes..
Abs,
Abs,
-
Julinho Winck
<Model>
<PartNumber>006-B1182-00</PartNumber>
<SoftwareVersion>230</SoftwareVersion>
<Description>nüvi 1355</Description>
</Model>
<Id>3801855169</Id>
<PartNumber>006-B1182-00</PartNumber>
<SoftwareVersion>230</SoftwareVersion>
<Description>nüvi 1355</Description>
</Model>
<Id>3801855169</Id>
-
Julinho Winck
Amigo, não localizei a pasta system para fazer o envio do arquivo pra alteração.
Julinho.. a .System é pasta de sistema, e para visualiza-la voce tem q habilitar a opçao Mostrar Pastas e Arquivos Ocultos e de Sistema no Windows. Nao sei qual o seu windows, mas no windows7 fica em Painel de Controle, Opçoes de Pasta/Modos de Exibiçao.
O Webupdater nao resolve pq ele identifica como um dispositivo chines e faz apenas as atualizações disponíveis para a região..
Alex, nos nuvis orientais só tem vozes disponiveis da região (chines tradicional, taiwanes, cantones, thailandes, japones, indonesio, malasio..). A unica exceção de idioma ocidental é o ingles americano Jill. Para gps comprado lá só modificando o firmware mesmo. Porque a Garmin nao inclui os ocidentais? Nao tenha dúvidas que é por questões de estratégia de mercado, para nao concorrer com seus produtos vendidos no ocidente (apesar de serem fabricados na china, rss..). O mesmo ocorre com os fw ocidentais dos nuvis.Alex Rodrigues escreveu:é só rodar o webupdater e escolher dentre as várias sugestões, atualizar as vozes.. Abs
O Webupdater nao resolve pq ele identifica como um dispositivo chines e faz apenas as atualizações disponíveis para a região..
Editado pela última vez por Angelone em 12 Nov 2012, 13:47, em um total de 1 vez.
-
Julinho Winck
Angelone - ja tentei isso também.... não aparece!!!
Na realidade o que importa é voce renomear ou apagar o gupdate.gcd, onde quer que ele esteja. Dê uma pesquisa nas demais pastas. Pode ser que nesse firmware nao tenha a pasta .system e nesse caso o gupdate.gcd deve estar na pasta Garmin. Nao precisa upa-lo, fiz um fw e te enviei o link..
-
Julinho Winck
Fiz a busca, arquivo não encontrado!! ta esquisito esse negocio aqui.... abri todas as pastas e não localizei ele em nenhuma delas, na verdade todas as saidas obvias para isso eu ja tinha feito, arquivos ocultos, buscas e etc....
-
Alex Rodrigues
- Site Admin
- Contato:
Interessante....não sabia...deveria ser tudo igual, compatível com qualquer país...
Entao Alex, a disponibilidade de idiomas da Garmin é enorme, mas varia de acordo com o modelo e, principalmente, de acordo com o mercado para o qual ele foi destinado. Por exemplo, voce já viu o Nuvi 1360 japones a venda nos states? Ou mesmo o 1355 chines, entre outros? Eles nao são vendidos por aqui porque nao sao para os nossos mercados, e nada como a incompatibilidade de idiomas para garantir essa estratégia. O 1360 suporta apenas 10 idiomas (todos orientais), o 1355, treze (idem). Já cheguei a "transplantar" o firmware modificado do 1360 jpn para o 1390 ocidental e ficou fantástico: entre outras coisas tinha rota, tocava mp3, simulaçao de rotas com velocidade variavel e muitos extras, mas apesar de quase tudo em portugues, algumas indicaçoes ainda permaneciam em japones (virar à esquerda...). Usei 1 mes, mas tive problemas e tive q retornar ao antigo, original. A Garmin, infelizmente, nao disponibiliza os recursos de navegaçao universalmente, limitando e diferenciando funçoes de acordo com a faixa de preço e mercados pra os quais sao dedicados. Por isso, principalmente, que muita gente prefere o IGO como navegador, já que eles produzem somente o software e disponibilizam todos os recursos nele, eqto a Garmin amarra hardware e software para ganhar de todos os lados e em várias faixas de preços.. Os mais simples deixam muito a desejar e quem quiser o mais completo navegador (com hardware mais sofisticado) tem q pagar, e caro, fazer frankstein em fw, ou comprar um gps alternativo com IGO.
É por isso que o TRC deveria tentar uma plataforma que rode no wince, como nos iGOs. Queria ver a Garmin somente com o CNBr nos seus aparelhos vender bem no Brasil. Infelizmente o Projeto Tracksource não ter como disponibilizar o mapa para o mais popular e acessível navegador (iGO), só favorece os negócios da Garmin. 
ET.
Garmin Nüvi 3560 LMT + CNSA/AG/TRC
Garmin Zumo 350 LM + CNBR/AG/TRC
TomTom GO 630 + mapa 9.20
Aquarius 2 Rodas + 7Ways + Primo 2.4
DM do Projeto Tracksource - Interior de MG
-
Alex Rodrigues
- Site Admin
- Contato:
ET, já testou o mobile xt rodando TRC em GPS que roda wince? Funciona direitinho....
ET e Alex, tai um bom argumento para abrir uma nova campanha: tentar convencer a fabricante da IGO para disponibilizar (e nao vender..) seu compilador para o projeto Tracksource. Sem duvida iria ajudar a popularizar ainda mais o IGO e garantir uma fonte de boa navegaçao.
Mesmo off-topic, para completar: o Navitel tem versões para várias plataformas, inclusive WinCE. Como a maioria dos xing-lings tem WinCE (acho) e o Tracksource compila formato Navitel, é questão de investigar como instala-lo junto com o IGO, o que popularizaria mais o projeto e abriria novas possibilidades e navegaçao mais segura para os gps populares..
Mesmo off-topic, para completar: o Navitel tem versões para várias plataformas, inclusive WinCE. Como a maioria dos xing-lings tem WinCE (acho) e o Tracksource compila formato Navitel, é questão de investigar como instala-lo junto com o IGO, o que popularizaria mais o projeto e abriria novas possibilidades e navegaçao mais segura para os gps populares..
Alex,
Se olhar minha assinatura verá que já tenho um aparelho (Aquarius da moto) com o GMXT. Infelizmente o Garmin para Wince não funciona muito bem em alguns aparelhos além de ficar muito lento. Nosso sonho de fãs do iGO é ter o TRC e tenho certeza que haveriam muito mais colaboradores ao projeto.
Se olhar minha assinatura verá que já tenho um aparelho (Aquarius da moto) com o GMXT. Infelizmente o Garmin para Wince não funciona muito bem em alguns aparelhos além de ficar muito lento. Nosso sonho de fãs do iGO é ter o TRC e tenho certeza que haveriam muito mais colaboradores ao projeto.
ET.