Tutorial para instalação de Navitel no Android

Mensagem
Autor
jdirceu

Tutorial para instalação de Navitel no Android

#1 Mensagem por jdirceu »

Eu segui esse tutorial aqui: http://www.taringa.net/posts/taringa/10 ... ource.html

Mas fiz algumas adaptações. Eis como ficou o tutorial do site acima, adaptado:

Sequencia de instalação:

1) Descarregar dos link os arquivos do apk e voz em español:

Aplicação .apk de Navitel 5.0.0 --> http://www.mediafire.com/?kpppknxfk6c6jus
Voz de Hugo em espanhol (arquivo zip) --> http://www.mediafire.com/?4y4g6n6521s5025

2) Instalar o aplicativo Navitel (copie o .apk acima para o telefone e instale)

3) Rode o Navitel para que ele complete a criação dos diretórios do sistema. Saia do programa.

4) Baixar os mapas do Tracksource de interesse (arquivos .nm2)

5) Por meio de um navegador de arquivos para Android, no telefone, entre no diretório /NavitelContent/Maps/

Dentro deste diretório crie várias pastas e coloque os arquivos .nm2 baixados dentro delas. Eu usei uma pasta para cada arquivo. O nome da pasta pode ser algo sugestivo como BR-Brasilia. Ao fim você terá, dentro do diretório mapas uma estrutura de pastas como esta:
/NavitelContent/Maps/Br-Brasilia/ *.nm2
/NavitelContent/Maps/Br-Sudeste/ *.nm2
/NavitelContent/Maps/Br-Nordeste/ *.nm2

6) Descomprima no computador o zip com voz de Hugo em Español e copie para /NavitelContent/Voices/2c0a~Hugo (esse passo eu não testei ainda)

6) Reiniciar o telefone

7) Ao rodar o Navitel, após as configurações iniciais, inicia-se a indexação dos mapas baixados.

8) Terminada a indexação, saia e reinicie o telefone, por via das dúvidas.

diegosvieira

Re: Tutorial para instalação de Navitel no Android

#2 Mensagem por diegosvieira »

Não tem voz em pt? :|

samuelbarros

#3 Mensagem por samuelbarros »

Segui o tutorial direitinho, mas não rolou aqui.

O software não reconhece o *.mn2 e por isso não monta o mapa

valdenirdaniel

#4 Mensagem por valdenirdaniel »

Não consegui instalar o Navitel 3.5.0.1400 e nem o 5.0.0 no meu Motorola Quench (android 2.1 e processador Qualcomm MSM7201A, de 528 MHz). Não importa o quanto eu limpe sua memória e o cartão SD de 8 Gb ele dá "espaço insuficiente". Daí eu nem cheguei na fase de inclusão de idioma e mapas! :cry:

jdirceu

#5 Mensagem por jdirceu »

samuelbarros escreveu:Segui o tutorial direitinho, mas não rolou aqui.

O software não reconhece o *.mn2 e por isso não monta o mapa
Tente baixar o mapa de novo do tracksource, pois pode ter corrompido no donwload.

eu instalei no Atrix perfeitamente.

jdirceu

#6 Mensagem por jdirceu »

Não tem voz em português. Mas você viu que a voz em espanhou são vários arquivos de audio. Logo você pode gravar o audio no mesmo formato e substituir pelo mesmo nome de arquivo que funciona.

jdirceu

#7 Mensagem por jdirceu »

Digo ESPANHOL, claro.

edkaefer

#8 Mensagem por edkaefer »

No meu defy tambem nao rolou a criacao do atlas (index) dos mapas. Surge uma mensagem que o arquivo nao e encontrado na pasta.....

mardar

#9 Mensagem por mardar »

Eu criei o tutorial acima, mas não consegui fazer funcionar a versão 11.07 do Tracksouce.
Tentei compilar eu mesmo esta versão e parei em SP, não consegui sem dividir o mapa por niveis e o primeiro nivel tive que dividir em 4 partes e segundo 3em 3 partes.
Muito trabalho!!!

Um dia destes tiro a versão 5 do Navitel e coloco a 3.5 para ver si funciona, se algem fez isto me conte.

gkeppler

#10 Mensagem por gkeppler »

Prezados,

Tambem estou com problemas, baixei a versão 07.11 do mapa 90003161-Porto Alegre, mas o navitel não indexa, a solução que achei foi baixar o arquivo gmapsupp_v1107 e abrir no programa GPSMapEdit e exportar as partes que eu necessitava.
Aguem mais teve este problema?

Abraço

ninjjah

#12 Mensagem por ninjjah »

Opa, tb estou acompanhando aqui, eu tentei instalar no meu Galaxy s mas na hora de indexar deu erro:

Eu coloquei a pasta dentro de maps como diz no tutorial e criei uma pasta BR - sc

Pra indexar eu entrei em /mnt/sdcard/navitelcontent/maps/BR-sc e deu mensagem "No maps found in folder".

Eu fiz tudo certo? Esta com erro mesmo?

gkeppler

#13 Mensagem por gkeppler »

é o mesmo erro que dá pra mim, tenho que toda vez que sai uma atualização nova eu tenho que converter, pois não consigo usar o mapa pronto.

ninjjah

#14 Mensagem por ninjjah »

Interessante, fiz como voce sugeriu e deu certo, converti pelo gpsmapedit e consegui rodar, inclusive quando abre o Navitel ele ja compila automaticamente o mapa, coisa que antes nao fazia.

gkeppler

#15 Mensagem por gkeppler »

É isto aí, o chato é que a cada atualização temos que fazer isto, ao passo que já existe pronto, só não sei pq não funiona na versão 5.

samuelbarros

#16 Mensagem por samuelbarros »

Me tirem uma duvida por favor...

Eu consegui instalar o Navitel e o TS (versao anterior a atual), mas parece que ele não reconhece os numeros das ruas, por isso não é possível inserir um endereço para ser localizado.

É isso mesmo ou estou fazendo algo de erradd?

ninjjah

#17 Mensagem por ninjjah »

Estou sem tempo para confirmar agora, mas lembro de ter lido em algum lugar no tracksource que a maioria das ruas não estão com informação da numeração.

Dalzani

#18 Mensagem por Dalzani »

Instalei o Navitel 5.0 em um Android 2.3.3. A criação do índice dos mapas funciona se os .img forem convertidos para .nm2 (formato Navitel) com o GPSMapEdit. Com a versão nm2 disponível para download no TS não reconhece e não cria os indices.
Na pesquisa por endereço não mostra várias ruas, inclusive, ruas e avenidas importantes.

Testei também a versão Navitel 3.5 em um Android 2.2.1 (a Navitel 3.5 não roda no 2.3.3) e encontrei as mesmas falhas na pesquisa por endereço.

O mesmo (falha na pesquisa de endereço) ocorre com os mapas já convertidos neste endereço http://www.taringa.net/posts/taringa/10 ... ource.html nas versões 3.5 ou 5.0 do Navitel.

Outra informção: No market do Android na página com o Navitel há uma informação dizendo que a versão Navitel 5.0 só funcionaria com mapas no formato nm3 e não mais com o formato nm2. :wink:

Testei outros navegadores NDrive, CoPilot, SYgic, Navigon e iGO no android 2.3.3. Funcionam muito bem, mas os mapas disponíveis nestes aplicativos são MUITO, MUITO, inferiores aos mapas do Tracksource, pelo menos aqui na minha região(RS).

Sendo assim espero que se resolva logo esta incompatibilidade entre o TS e o Navitel :D .

Abraços.

ninjjah

#19 Mensagem por ninjjah »

Os problemas que voce encontrou são os mesmo que aconteceram comigo, na minha cidade por exemplo eu nao consigo buscar por nenhuma rua, ja em cidades grandes algumas ruas ele encontra, outras não, mesmo todas estando no mapa.

Mas apesar disso o restante funciona muito bem, fiz uma viajem semana passada e não encontrei nada errado no mapa ou na navegação na viajem inteira.

valdenirdaniel

#20 Mensagem por valdenirdaniel »

E pelo jeito o assunto Navitel morreu por aqui mesmo. Ninguém do projeto TS se manifestou para dizer que tem alguma alternativa, o que se deduz que não vai funcionar mesmo. Então aí vai minha sugestão: tirem o link de dowload de mapas Navitel, pois não vi nenhuma avaliação positiva dos usuário e solução para o problema. :?

ninjjah

#21 Mensagem por ninjjah »

Calma pessoal, cada um de nós pode ajudar, ainda são poucos usuarios no navitel, quem tiver interesse procure o pessoal do Tracksource para ajudar.

Minha experiencia ate agora com o navitel esta sendo mais positiva do que negativa.

valdenirdaniel

#22 Mensagem por valdenirdaniel »

Ôpa! Desculpem o desabafo. É que não vi ninguém dizer que está trabalhando na melhoria desses problemas.
Atualizei a ROM do meu Quench (mb501) para a versão 2.3.5 Gingerbread e, pelo menos, consegui instalar a versão 3.5. É importante salientar que o Navitel é pago e, na minha humilde opinião, não combina muito com o espírito free do projeto Tracksource. Estou usando no modo Trial (30 dias de avaliação). Instalei os mapas de Curitiba e Floripa (que acho que contempla Paraná e Santa Catarina). Até agora, com apenas 1 dia de avaliação, ocorreu assim:
_ Levei um susto quando vi caracteres russos na iniciação mas vi que dava para mudar para português (de Portugal) e melhorou um pouco;
_ O teclado também tive que alterar para caracteres espanhóis (que tem nossos acentos);
_ A voz do Hugo já se manifestou após selecionar Menu/Definições/Definições regionais/voz e "chamar o Hugo" :wink:
_ Ao abrir pesquisa/Por endereço achei a cidade de Pinhais-PR mas não achei a minha pequena e discreta ruazinha "João do Pulo" (que tem no tracksource é claro); :(
_ As ruas principais apareceram na lista;
_ Ao pesquisar "Locais próximos\Comida" vi que não dá para escolher a cidade do POI de destino :roll:. Então fui digitando o nome de um restaurante de Pinhais que sei que tem no TS: não apareceu na lista! :cry: O detalhe é que foi aparecendo restaurantes até de Santa Catarina, portanto ele fez uma pesquisa completa e não achou o POI de Pinhais;
Vou fazer mais avaliações e tentar manter a calma.
Abraços!

ninjjah

#23 Mensagem por ninjjah »

Pois é Valdenir, pelo que andei pesquisando o problema não é o pessoal querer usar o Navitel, o problema é que dos editores de mapa que eu achei o unico formato de arquivo que eles compilam que é usado em programas para android é o .nm2 para o navitel. Se encontrássemos algum editor de mapa que possa salvar o mapa em outro formato seria muito melhor até porque acho o Navitel um pouco cru demais.

gpsbrasil2011

#24 Mensagem por gpsbrasil2011 »

Boa noite, Srs.

Não fazemos parte do TS mas estamos implementado alguns serviços para o navegador navitel e achamos grandiosa a iniciativa deles em distribuir oficialmente os mapas para o navegador, assim dando a oportunidade e aumentando os usuários de seus mapas.

Alguns pontos relativo ao navegador:

- O navitel é uma alternativa poe enquanto única para quem quer usar os mapas do Projeto TrackSource no aparelhos android.

- Como o navegador é novo tem muita coisa para ser melhorada e descoberta, mas no nosso ponto de vista é promisssor.

- Quanto as buscas por numeração tem uma diferença quanto ao garmin, que faz busca tanto por ruas que possuem numeração(inserida pelo desenvolvedor) e não havendo faz uma busca por aproximação(de acordo com a metragem da via). Já o navitel não o faz assim seria como dizer que faz busca direcionada a objeto ou pois, pois como eles dizem nao faz busca por numeração e sim por construções que estejam próximas a via. Aqui estamos tentando implementar uma busca semelhante, com a criação de um arquivo auxiliar para essas numerações.

- Com relação a tradução e a voz temos o nosso produto a venda dêem uma olhada no ML, para ver. O valor não é muito mas é um incentivo para que possamos trabalhar, então quem quiser adquirir....

-Com relação aos erros do mapa observamos que alguns mapas do TS possuem erros por isso o navitel não indexa eles. Mas como lá mesmo diz esta em processo de testes e nos temos que ajudar os caras a melhorar.

- Aqui criamos e convertemos alguns mapas e temos usado com tranquilidade, sem nenhum problema.

niltoncpb

#25 Mensagem por niltoncpb »

cara eu fiz tudo certo Tutorial para instalação de Navitel no Android
quando tento instala, ai começa a instalação vem amensagen de erro o
aplicativo não foi instado meu celula é defy

constantne

#26 Mensagem por constantne »

Ae galera este e meu primeiro post entrei em contato com o pessoal do navitel e eles me passaram um tutorial para cria comando de voz em portugues se alguem quiser tentar estou postando aqui o tutorial passado por eles na pratica e muito facil basta baixar um programa chamado TextAloud voce digita o comando e renomeia conforme tutorial.
Hello,

There should be following wav files, with names exactly as specified:

file name: meaning (to be translated)
-------------------------------------------------
in.wav in
meters.wav meters
kilometer.wav kilometer
kilometers.wav kilometers (> 4 km)
kilometers1_4.wav kilometers (2 km - 4 km)
ACPowerOff.wav External power lost
BatteryDischarged.wav Battery power low
GPSMissing.wav Lost satellite reception
GPSPoor.wav Poor satellite reception
GPSConnected.wav Connected to satellites
RouteCalculated.wav Ready to navigate
RouteOut.wav You left route
RouteIn.wav You returned to route
RouteViaPoint.wav You are about via point
RouteEnd.wav You arrived to destination
KeepLeft.wav Keep left
KeepRight.wav Keep right
LeftHi.wav Sharp left
RightHi.wav Sharp right
Left.wav Turn left
Right.wav Turn right
UTurnLeft.wav U-turn left
UTurnRight.wav U-turn right
Roundabout.wav Roundabout
then.wav Then
Prepare.wav Get ready
Follow.wav Keep driving
ToRamp.wav to ramp
Proximity.wav You are about proximity waypoint
1st.wav First exit
2nd.wav Second exit
3rd.wav Third exit
4th.wav Fourth exit
5th.wav Fifth exit
1.wav 1
2.wav 2
3.wav 3
4.wav 4
5.wav 5
6.wav 6
7.wav 7
8.wav 8
9.wav 9
10.wav 10
11.wav 11
12.wav 12
13.wav 13
14.wav 14
15.wav 15
16.wav 16
17.wav 17
18.wav 18
19.wav 19
20.wav 20
30.wav 30
40.wav 40
50.wav 50
60.wav 60
70.wav 70
80.wav 80
90.wav 90
100.wav 100
200.wav 200
300.wav 300
400.wav 400
500.wav 500
600.wav 600
700.wav 700
800.wav 800
900.wav 900

And a few more (added in Navitel version 3.2):

kilometers per hour - kmh.wav
excess speed (speed too high) - speed.wav
speed way too high! - speed!.wav
tunnel - Tunnel.wav
dangerous crossroad - warning_crossing.wav
sleeping policeman [speed bump] - warning_pol.wav
bad road [quality -- i.e. not so good for driving] - warning_road.wav
speed limit - warning_speed.wav
speed control [i.e. checking, aka radar device] - warning_speedlim.wav
dagerous turn - warning_turn.wav
be attentive! - warning_other.wav

Sampling frequency should be no more 16 kHz (PCM 16 bit 16 kHz mono).
The 22.5 kHz is too large for human speech, but increases package/memory
size and causes small pauses while playing from slow flash card memory.

In would be nice to keep uniform pronouncation, volume and speech rate.
Commands should sound as imperative (e.g. 'Turn left'), and all other
phrases - as declaration (e.g. 'Connected to satellites'). Volume should
be so much to use about 70% of maximum; of course fuzz distortion is to be
avoided.

The good practice is to record all wav files in single session - this
provides uniform sounding. To avoid non-natural sounding of numbers (i.e.
out of context of whole sentence), they should be recorded as part of
corresponding whole sentence, and then trimmed.

Silence in the very beginning and very end of each wav should be
truncated.

gkeppler

#27 Mensagem por gkeppler »

Galera,

segue link para baixar vozes criadas por mim, basta descompctar na pasta voice

h t t p://www.4shared.com/file/eIPC3xyY/0416Raquel.html

Abraço
Giovani

giovanith

#28 Mensagem por giovanith »

Não sei se este tópico está ativo ainda,
mas estou usando o Navitel versão trial (baixado no Android Market), com as vozes da Rachel (portugues-BR)
no meu toshiba Thrive, com os mapas do Tracksource.
Até agora tudo bem.

O único porém são algumas dificuldades de pesquisa, e o zoom, que acima de 120m não aparece mais o mapa.
Acho que com o tempo isso se resolve,

ok

ninjjah

#29 Mensagem por ninjjah »

Opa, quais as limitações da versão trial?

Sobre pesquisa acontece comigo tambem, somente algumas cidades voce consegue pesquisar as ruas, ja numeração parece que nao tem mesmo, nao foi implementado.

Ja sobre o Zoom, comigo acontece este problema se uso os mapas prontos para o Navitel do tracksource. Pra dar certo o que fiz foi baixar o mapa pra garmin e converter pelo gspmaedit para o formato do Navitel.

gpsbrasil2011

#30 Mensagem por gpsbrasil2011 »

versão trail = 30 dias de uso e pronto.

O navitel usa uma pesquisa diferento do garmin para as ruas, o navitel pesquisa por casa na rua e não por número da rua, então no mapa deve haver casas ou poi na rua pesquisada,

mapas sem problema de zoom + alertas
http://www.fileserve.com/file/9nZXKMh

skins para navitel
http://www.fileserve.com/file/HGkpeV9

Att.

ninjjah

#31 Mensagem por ninjjah »

Não entendi, como assim pesquisa por casas na rua, então teria que ter casa por casa como poi no mapa?

gpsbrasil2011

#32 Mensagem por gpsbrasil2011 »

Isso mesmo. ele procura por poi, ou construções(polygons). tem como criar os pois automáticos, nossos proximos mapas vão ter essas numerações estamos em testes o melhor resultado esta sendo de 30 em 30 metros. pois menor que isso o mapa final fica muito grande.

Rik_br

#33 Mensagem por Rik_br »

Pessoal estou precisando muito da ajuda de vcs pois vou fazer uma viagem até campinas e depois são paulo (partindo do rio de janeiro).
Instalei a ultima versão do Navitel no meu samsung com android e depois coloquei na pasta maps do navitel o arquivo 90002544-Rio_de_Janeiro.nm2,
beleza, o navitel indexou sem problemas. Porém quando coloquei o arquivo 90002547-Sao_Paulo.nm2 a indexação travou em 56%.
O arquivo de campinas ainda não testei.
Lendo os posts anteriores vi que alguns de vcs converteram o arquivo gmapsupp.img para o formato
navitel utilizando o programa GPSMAPEDIT e assim conseguiram usar os mapas.
Alguem poderia me explicar como se faz isso? nunca usei este programa e estou meio desesperado pois viajo neste domingo.
Agradeço muitissimo desde já qualquer ajuda.
Abraço, Erik

ninjjah

#34 Mensagem por ninjjah »

Eu usei o editor algum tempo, mas te recomendo baixar esses mapas aqui que estão funcionando bem para mim:

http://www.fileserve.com/file/9nZXKMh

gpsbrasil2011

#35 Mensagem por gpsbrasil2011 »

Novo mapa 11.09
duas opções para dispositivos com mais de 2gb de memória interna(Android por exemplo)
Mapa normal com correçao de pesquisa de algumas ruas em várias cidades mas sem pesquisa por números

http://www.fileserve.com/file/ryaaTCv/T ... ao_2GB.zip

Mapa com pesquisa de números de acordo com a metragem de 30 e 30 metros na rua.

http://www.fileserve.com/file/kyKbPCp

Observe que a segunda opcao exige mais processamento e memória, então teste e veja os resultados
em breve estaremos disponibilizando os mapas para dispositivos com menos memória tipo (wince) e o mapa com alta-resolucao(maior e mais pesado) para quem quiser testar.

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=115916262

Rik_br

#36 Mensagem por Rik_br »

Ninjjah e Gpsbrasil2011,
muitissimo obrigado pela solidariedade de vcs.
Já estou baixando os mapas e vou testá-los ainda hoje.
Depois que voltar de sp postarei aqui um relato sobre a viagem.
Mais uma vez meus sinceros agradecimentos,
grande abraço Rik

matthaeusrc

#37 Mensagem por matthaeusrc »

No navitel, posso colocar pacotes de POI igual no garmin? Onde coloco? Na pasta speedcam? E depois é só abrir o programa que ele já carrega?

Guastucci

#38 Mensagem por Guastucci »

Melhor notícia que poderia ter achado.. Usar os mapas do projeto TrackSource em meu Android.. Essa era a única coisa que ainda me fazia usar meu GPS antigo, agora será aposentado de vez.. Ainda não consegui fazer todas as vozes em português funcionar, mas vou tentando aqui.. Obrigado pela atualização dos mapas, continue sempre que possível postando-as aqui.. Muito obrigado mesmo..

gpsbrasil2011

#39 Mensagem por gpsbrasil2011 »

Guastucci
Sim os mapas tbm podem ser baixados no site do TRC, temos a comu no orkut onde colocamos os links para download dos mapas e demais.

Quais vozes vc está tentando? Não entendemos a sua dúvida.

Guastucci

#40 Mensagem por Guastucci »

Resolvido por aqui... Havia instalado o pacote de vozes com o APP ativo. Reiniciei e ficou tudo beleza.. O mapa está 100%.. TrackSource é o MELHOR mapa disponível para o Brasil..

iwersen

#41 Mensagem por iwersen »

Oi, Guastucci,

Qual pacote de vozes você usou? O gerado pelo Giovani (gkeppler), que foi citado no post www.portalgps.com.br/viewtopic.php?p=173954#p173954, ou algum dos anunciados no Mercado Livre?

Meu Navitel com Tracksource está OK, mas ele só "fala" com as vozes da Claire (Inglês - SPX), da Silvia (Espanhol - SPX) e do Hugo (Espanhol - WAV). Já tentei criar uma pasta com as vozes geradas pelo Giovani, mas o Navitel ficou mudo.

Estou com o Android 3.2.1, Navitel 5.0.2.703 e Tracksource 1109 no formato NM2.

Obrigado,
Eduardo

Guastucci

#42 Mensagem por Guastucci »

De uma conferida na  , no subforum de android, que por lá tem um tópico com o pacote de voz em português (Luciana) e o pacote de texto em pt-br.. Por aqui tudo funcionando 100%..

Guastucci

#43 Mensagem por Guastucci »

O link para o arquivo de voz em PT-BR, revisado, é o seguinte:

Código: Selecionar todos

http://www.4shared.com/file/m0Q3WgIF/1046Luciana.html
O link para o arquivo de tradução da interface do aplicativo e do mapa para PT-BR, revisado, é o seguinte:

Código: Selecionar todos

http://www.4shared.com/file/ku-TQRpU/pt_PT.html

Este arquivo tem que ser copiado para a pasta de Dados do aplicativo. Isso só é possível com o aparelho que tenha acesso ao root. Basta copiar o arquivo para a pasta /data/data/com.navitel
Créditos para "rfabh"

iwersen

#44 Mensagem por iwersen »

Oi, Guastucci,

Obrigado pelos links. Pouco antes de você postá-lo, tinha encontrado este pacote, que aparentemente funcionou com as versões que tenho. Pelo menos, já ouvi a mensagem de "GPS Conectado" mas ainda quero ver as mensagens de roteamento.

Também quero saber qual é o problema na busca de ruas. De cara, chuto que o Navitel está pesquisando somente nas informações adicionais dos POI. É isso mesmo?

Abraço,
Eduardo

RenatoBS

#45 Mensagem por RenatoBS »

Olá pessoal, apenas para dar um retorno. Instalei o Navitel 3.5.0... num PDA com Win5. Usei o mapa de Florianópolis descarregado direto do site de Tracksource. Funcionou bem, com os problemas já mencionados pelos colegas de busca por endereço e zoom. Mas algo muito interessante que o Navitel tem é a importação de rotas em formato gpx, criadas no Trackmacker. Até aí nada de mais, só que vc pode fazer rotas que não existem no mapa... ou seja criar trajetos (no Google Earth) por exemplo, e importa-las no Navitel. Achei isso muito interessante! Abraços. Renato

galonet

#46 Mensagem por galonet »

Ola gpsbrasil2011,
Por favor, poderia informar qual software pode ser utilizado para converter do tracksource original para o formato navitel com opção de busca de endereços de 30 em 30 metros, por exemplo?

Obrigado.

l_neckel

#47 Mensagem por l_neckel »

Olá, pessoal!

Sou novo no mundo do GPS. Acabei de instalar o Navitel em um Samsung Galaxy 5, utilizando os auxílios, as vozes e os skins postados aqui, e os POI e mapas (11.11) do Tracksource. Aproveito pra agradecer aos amigos pelo baita trabalho que tem feito!

Instalei 2 mapas ao mesmo tempo (florianópolis e porto alegre), e até agora está funcionando certinho, apesar da limitação de não encontrar o número da rua.

O que mais tem me incomodado é o problema do zoom, pois acima de 120m, se não me engano, o mapa desaparece, ficando apenas a rota planejada. Tentei configurar o controle do zoom pelas configuração do Navitel, mas ele sempre acaba voltando pro zoom maior quando aumenta a velocidade, e estraga tudo.

Alguém tem alguma idéia de como evitar isso? Vi que um colega postou um link de mapas que diziam nao ter esse problema, mas o link está quebrado...

Obrigado. Abraços!

poleposition

Não conecta ao satélite

#48 Mensagem por poleposition »

o meu não consegue conectar ao satélite... é preciso mecher em algum tipo de configuração?

luisotaviocl

#49 Mensagem por luisotaviocl »

Olá,

Estou com o mesmo problema do l_neckel. Instalo os mapas de Porto Alegre e Florianópolis mas a partir de um nível de zoom (acho que é 120m mesmo) tudo desaparece.

Alguma ajuda?

Guastucci

#50 Mensagem por Guastucci »

Bom dia a todos... Há algum tempo havia baixado os mapas Tracksource disponíveis em um pacote, mas não me lembro onde achei, tipo, não precisava baixar 1 por 1 do site, alguém disponibilizou o pacote com todos os mapas. Alguém teria esse link? Obrigado.

l_neckel

#51 Mensagem por l_neckel »

Olá, Pessoal.

Retomando a história do problema do zoom, garimpando respostas aqui e ali, consegui resolver (ou ao menos amenizar) o problema para o Navitel com mapas do Tracksource.

O que eu fiz foi:
1) Baixar o mapa completo do Tracksource (no caso, o 12.01), na versão para colocar no SD;
2) Baixar e instalar o GPSMapEdit;
3) Abrir o mapa no GPSMapEdit (só a parte que me interessa, no caso, Florianópolis);
4) Exportar como .nm2.

Simples, não? O arquivo .nm2 ficou um pouco menor (coisa de 10%) que o disponibilizado pelo Tracksource particionado para Navitel. Funcionou perfeitamente tanto no Navitel 5.0.0.1069 quanto no Navitel 5.0.2.703. Antes, o zoom mínimo (área mais ampla) que conseguia era 120m. Agora consigo chegar a 8km. Não é o ideal, mas dá pra ver toda a ilha de Floripa na tela do Galaxy 5, por exemplo.

Agora temos a questão da dificuldade em encontrar os endereços pelo número... alguém tem alguma luz?

Outra coisa, alguém conseguiu atualizar o Navitel pra versão nova (5.0.4.0)? Tentei atualizar e dá erro, e se eu desinstalo e instalo a nova, ele não reconhece a Activation Key (e diz que meu período de teste acabou). Alguma idéia?

Valeu. Abraços!!

iwersen

#52 Mensagem por iwersen »

Olá,

Agora temos um pacote de vozes em português do Brasil com mensagens específicas para os alertas de proximidade do Projeto Tracksource. Na página de download dos alertas tem um botão com instruções e download:
http://www.tracksource.org.br/desenv/po ... er_new.php

Quanto aos mapas, pelo jeito temos 2 opções:

- se o GPSMapedit converter o GMAPSUPP.IMG em NM2, temos mapas com um zoom melhor, mas a busca por numeração não funciona. Não testei esse procedimento;

- se o GPSMapedit converter os arquivos MP gerados pelo TSuite em NM2, temos a busca por numeração. O problema é que assim temos zoom somente até 120m. Os mapas NM2 disponíveis no site do projeto são feitos assim.

Se alguém tiver novidade, por favor, avise.

Abraço,
Eduardo

l_neckel

#53 Mensagem por l_neckel »

Iwersen, tens como explicar melhor esse item, para ter mapas com numeração funcionando? Vou tentar fazer. Obrigado!

iwersen

#54 Mensagem por iwersen »

Oi, L_Neckel,

Revisando o processo: os mapas do Projeto Tracksource são editados usando o programa Trackmaker, que salva arquivos no formato GTM. A partir destes GTM, são gerados arquivos MP, que são lidos pelo compilador que gera os IMG. Estes IMG são lidos pelo MapSource e aí podemos selecionar alguns ou todos eles e gerar o arquivo GMAPSUPP.IMG que vai pro GPS.

Os arquivos que estão no site do projeto foram gerados a partir dos arquivos MP. Nestes arquivos, deu pra ver que a numeração funciona, mas os dados somem da tela se usarmos um zoom de 120m.

Pelo que entendi, você gerou arquivos partindo do GMAPSUPP.IMG, certo? Pelo visto, neste processo a numeração fica ruim, mas o zoom fica OK.

Abraço,
Eduardo

l_neckel

#55 Mensagem por l_neckel »

Oi, Eduardo.

Entendi. Sim, o que eu fiz foi exatamente isso, e o zoom melhorou.

O que achei estranho foi que eu não consigo fazer busca pela numeração das ruas utilizando os mapas nm2 disponibilizados particionados pelo tracksource (nem no mapa que eu transformei, conforme descrevi). Estou fazendo algo errado? Tem algum segredo de configuração?

Obrigado!
Abraços!

iwersen

#56 Mensagem por iwersen »

Oi,

Algumas cidades do Tracksource não têm numeração!

Nos meus testes, escolhi 2 ruas com numeração e sem POI algum, pois atrapalharia se houvesse informação no POI. No mapa Florianópolis, escolhi a Rua dos Astecas, em Blumenau. No mapa Pelotas, escolhi a Rua Nicarágua, em Chuí. Estas teriam que funcionar no teu mapa. Nos mapas que estão no site, funciona!

Abraço,
Eduardo

l_neckel

#57 Mensagem por l_neckel »

Olá, Eduardo!

Obrigado pelas informações. Descobri que Floripa (ou pelo menos as ruas de Floripa que procurei até hoje) NÃO tem números. Usando o mapa do Tracksource de Floripa, consegui achar a Rua dos Astecas, em Blumenau, por número (tem apenas uns 6 números na rua, certo?). Depois, usando o meu mapa, não consegui achar número nenhum, sequer a Rua dos Astecas. Ou seja, só encontro ruas e números onde tem POI.

Mas aí, resolvi indexar os 2 mapas juntos... e agora consigo o zoom até 80km E localizar as ruas com números (onde elas existem).

Tenta aí e vê se funciona também.

Abraços e obrigado!

iwersen

#58 Mensagem por iwersen »

Oi,

Que mapas você usou neste teste? O de Florianópolis que você gerou, JUNTAMENTE com o de Florianópolis que está no site?

Abraço,
Eduardo

l_neckel

#59 Mensagem por l_neckel »

Olá, Eduardo.

Isso. Achei loucura no começo, mas funcionou bem. Quem sabe seja por aí o caminho pra conseguir as 2 coisas pro Navitel? Juntar as informações dos dois métodos.

Tentou fazer aí?

Abraços!

iwersen

#60 Mensagem por iwersen »

Oi,

Vou gerar um GMAPSUPP.IMG com um dos mapas do projeto e fazer o GPSMapEdit salvá-lo no formato MP. Aí vai dar pra comparar os MP e o "segredo" deve aparecer.

Abraço,
Eduardo

fabioesl

#61 Mensagem por fabioesl »

Quais são as limitações da versão TRIAL do Navitel? Após 30 dias ele "pára" de funcionar totalmente?
Obrigado.

Fabio Eslândio - Garmin NUVI 1300

l_neckel

#62 Mensagem por l_neckel »

Quais são as limitações da versão TRIAL do Navitel? Após 30 dias ele "pára" de funcionar totalmente?
Obrigado.
Isso. E, durante os 30 dias, você precisa conectar à internet cada vez que ligar o programa pra ele autenticar o trial.

fabioesl

#63 Mensagem por fabioesl »

Qual é o valor do Navitel? Como é pago - cartão internacional?
Existe outra forma de obter o software (link)?

Fabio Eslândio - Garmin NUVI 1300

l_neckel

#64 Mensagem por l_neckel »

fabioesl, o site do Navitel indica algumas lojas online para adquirir o produto, mas estão em russo, em sua maioria. E também não consegui localizar para adquirir apenas o programa, pois ele sempre vem com algum mapa junto... e quem nunca precisou de um mapa da Ucrania ou do Uzbesquistão, não é?...

Se você voltar ao primeiro post desse tópico, vai encontrar um link para a versão 5.0.0.1069 com activation key. E se você garimpar um pouco mais no forum, encontra a 5.0.2.703 também (é a que tenho utilizado). Ah, se descobrir um caminho mais curto e fácil para comprar o registro, avisa a gente, por favor.

iwersen, alguma novidade na busca pelo segredo? :D

Obrigado! Abraços!

iwersen

#65 Mensagem por iwersen »

Oi,

Escrevi pra Navitel dizendo que queria usar o programa com outros mapas e eles me sugeriram a compra das versões mais baratas que eles disponibilizam. Para o iOS (iPhone ou iPad) é possível comprar a versão Belarus (Bielorússia) na App Store por U$ 40 (preço de hoje). Para o Android, você primeiro precisa instalar o programa pelo Market e depois você licencia um mapa. Assim, talvez seja possível licenciar um mapa até mais barato que o de Belarus.

Tem mais informações nos botões para os tutoriais que estão na página http://www.tracksource.org.br/desenv/navitel.php

Ainda estou tentando entender os parâmetros para acerto do zoom.

Abraço,
Eduardo

acweller

Re: Tutorial para instalação Navitel Android (Compra de lice

#67 Mensagem por acweller »

Olá pessoal,

Hoje eu consegui comprar a licença do Navitel Navigator através de um site Russo e efetuei o pagamento através do Paypal, e pelo que vi nesta lista de discussão e na da GPSBrasil, ficou muito mais em conta do que efetuando a compra diretamente pela "Android Market".

Meu celular é um Android 2.2 (Flying FG8), e o Navitel foi o software GPS que funcionou perfeitamente nele, então, achei que valia a pena comprar uma licença dele.

Olhando no site da Navitel, vi que a venda é feita através de lojas online, só que todos estão em Russo ou Ucraniano. Bem, então depois de avaliar bem os sites russos que vendiam o software acabei resolvendo arriscar comprar através da loja AllSoft.ru (http://allsoft.ru/software/vendors/navitel/?sort=price), pois verifiquei que a venda online no site da Navitel é através da AllSoft.ru.

Como não tinha a opção de comprar apenas o software, acabei escolhedo a opção mais barata e que viesse com o Navigator. Na realidade comprei a que vinha com o mapa do Distrito Federal Russo) que estava por 700,00 Rublos Russos ($23,15 = R$41,46 - Valores convertidos pelo Paypal em 07/02/2012)

Bem, como eu não entendo nada de russo, acabei utilizando a ajuda do Google Translate (http://translate.google.com.br/#ru|pt|) para ir traduzindo o texto em cada uma das páginas de compra. Foi uma aventura e tanto, mas no final acabou dando certo, recebi a chave de ativação no software no mesmo instante que efetuei o pagamento via PayPal.

Vi que alguns colegas conseguiram efetuar a compra pelo Android Market, e pelo o que eles falaram o processo foi muito mais simples do que eu tive que passar. Bem, só queria deixar registrado para vocês como consegui efetuar a compra.

Att. Anderson

kanilson

#68 Mensagem por kanilson »

acweller

Qual a versão que vc está usando. Comprando a ativação vai servir se eu instalar qualquer versão do Navitel?

acweller

#69 Mensagem por acweller »

Olá kanilson

A minha versão do Navitel é a 5.0.4.0, que baixei diretamente do site da Navitel.
Primeiro instalei e testei no meu celular.
Depois, efetuei a compra e informei no próprio software o Serial Key que recebi.

No email que recebi dizia que o serial era para ativar o Navitel, não especificando a versão.
Só dizia que a chave para o mapa do Distrito Federal Russo (que veio junto com a licença) era para a versão 5.0.4.

Vi que tem uma nova versão do Navitel (5.1.0.47) na página de download. Agora eu tenho que ver como eu vou fazer para atualizar o programa, sem precisar reinstalar o software. Se alguém souber como fazer isso por favor publique na lista. Se eu descobrir, descrevo aqui para todos.

Att. Anderson

kanilson

#70 Mensagem por kanilson »

Olá acweller!

Estou querendo instalar esse navegador. Até final de semana eu creio que terei mais tempo. Vc traduziu para portugues, através dos aquivos postados aqui? A tradução ficou boa e as voz em portugues, também ficou bom?
Vi que a versão atual é aquela que voce citou, mas vou pesquisar então se a chave de ativação vai funcionar para essa versão. Assim que comprar a chave eu posto aqui minha experiencia. Ok
Obrigado.

kanilson

#71 Mensagem por kanilson »

acweller

Acabei esquecendo. Quando se compra naquele site que vc indicou, ela só vem com a chave de ativação ou também vem com o mapa? O que relamente vem.
Obrigado

jcrossini

#72 Mensagem por jcrossini »

Bom Dia!!!!

Pessoal, eu tenho um HTC Touch2 com WM, com o garmin mobile xt que nunca me deixou na mão, e sinceramente não sei se é pelo costume com ele acho bem melhor que o Navitel, que acabei de instalar em outro HTC o wildfire S, segui os passos decritos neste post, e tudo funcionou certinho, não tive nenhum bug, baixei dois mapas do tracksource e coloquei na pasta do cartão de memória, os mapas estão lá (com os mesmos problemas de visualização acima de 120 mts, mas tudo bem), mas até agora eu não consegui navegar com ele, o navitel ainda não conseguiu se conectar com satélites suficientes para mostrar minha localização, ele está a céu aberto há mais de 2 horas e nada.
Gostaria de saber se alguém tem este problema?
Se ele demora mesmo para receber os sinais suficientes para começar a navegar?
No htc com WM tem um app download de satélite rápido, isto torna a conexõ mais rápida, sabem se tem um apk deste para o android?
Eu estou usando a versão disponível na primeira página deste post.
Do mais, gostaria que o stret pilot funcionasse aqui no Brasil, talvez desse para fazermos nele tudo o que podemos fazer nos nuvis, mobiles xt...

JCROSSINI
HTC Touch 2 - Garmin Mobile XT.
HTC Wildfire S - Navitel
DM Matupá - MT
Colaborador - Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, - MT

jcrossini

#73 Mensagem por jcrossini »

Bom Dia!!!!!

Bom, finalmente consegui me conectar aos satélites, depois de várias horas aguardando, depois disto ele se conectou mais rápidamente, eu lí em outro post do uso de um apk o gps fix que acelera esse processo acabei de baixar e instalar em meu HTC, outra coisa, também em outro post ensina-se a como aumentar o nível de zomm para 500 m sem mexer com os mapas no map edit:

menu > configuração > mapa > dia (no caso é o icone que aparece no meu modelo) > você estará dentro da pasta map detail, mova o cursor para a direita até o high, pronto é só clicar em ok, e você já terá um zoom de 500 m nos mapas, acima disto aparecem somente os pois.

Acho que se mexermos dentro do arquivo nesta pasta para aumentarmos o valor do zoom máximo acima dos 500 mts poderemos ter um zomm maior ainda, isto tudo é claro lá dentro da pastinha no cartão de memória onde o soft roda.

JCROSSINI
HTC Touch 2 - Garmin Mobile XT.
HTC Wildfire S - Navitel
DM Matupá - MT
Colaborador - Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, - MT

felipesdutra

#74 Mensagem por felipesdutra »

Utilizei o tutorial, e funcionou muito bem.
Achei até melhor que o iGo que já utilizava, mas os mapas do iGo estão muito desatualizados, do Navitel estão melhores.

Obrigado.

bearshare

#75 Mensagem por bearshare »

Olá,

Estive testando o Navitel no meu Nokia C6-01 (sistema Nokia Belle) e gostei muito. Já fiz teste de navegação na minha cidade e o Navitel portou-se bem, com muito bom desempenho. O meu celular tem o Nokia Maps, que é excelente. Porém, preciso usar os mapas do TS em algumas cidades do interior, por isso o interesse no Navitel.

O Navitel pode ser comprado com segurança, por 20 Libras, 24,20 Euros ou 31,85 Dólares, no site abaixo. Pagamento por PayPal:

http:// mapshop.me

Por falar nisto, fiquei só com uma "pulga atrás da orelha" com o Navitel: quando eu reduzo o nível de zoom acima de um certo nível, o mapa fica em branco. Isto é muito ruim, pois impede que se veja uma cidade ou região inteira.

Abraços,

bearshare

#76 Mensagem por bearshare »

Já está disponível o Navitel 5.1.0.47 para Android e Windows Mobile:

http:// navitel.su/en/about/news/2012/663/

Versões para iOS, Symbian e Bada, "em breve", segundo o site da Navitel.

rtonete

#77 Mensagem por rtonete »

Bom dia.

Estou tentando comprar a licença do navitel para iOS. a página da navitel não mostra mais os preços da licenças como está no tutorial do tracksource.

Alguém sabe onde consigo a licença a preços bons??

Obrigado.

eduardojunq

#78 Mensagem por eduardojunq »

boa tarde pessoal, estou comecando a procurar um app que eu consiga utilizar o Tracksource no android.

Me falaram sobre o Oruxmaps mas nao sei como testa-lo.

Ate entao a melhor solucao para usar tracksource no android é o Navitel mesmo ???

att,

joaodias

#79 Mensagem por joaodias »

saudações!

no 4shared há o "navitel crackeado".

abs.

joaodias

#80 Mensagem por joaodias »

Bom dia, pessoal! Seguinte: eu tenho o Navitel... quem se interessar, me envie email.

Abs a todos!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Navitel”