Garmin nüvi 2495 x TomTom Via 1535

Espaço dedicado aos que ainda não se decidiram por qual fabricante e modelo comprar.
Mensagem
Autor
mauvargas

Garmin nüvi 2495 x TomTom Via 1535

#1 Mensagem por mauvargas »

Olá pessoal, estou em dúvida quanto à compra do meu primeiro GPS, fiquei sabendo do fórum aqui e decidi pedir ajuda.

Vou viajar pros EUA no final do ano e pretendo comprar o GPS lá, já que vou alugar um carro durante minha estadia. Assim, uso o GPS por lá e daí coloco o mapa brasileiro quando vier pra cá.

Analisando os modelos, as características e o preço, cheguei a duas opções: o Garmin nüvi 2495 e o TomTom Via 1535.

Já até achei reviews e comparações na internet, mas todos dos EUA, já que aparentemente esses modelos não estão à venda no Brasil. Então, o que mais interessa pra mim é saber qual dos dois funcionaria melhor aqui, ou seja, qual marca (Garmin ou TomTom) tem a melhor rede de satélites e rapidez na rota aqui no Brasil. Já li muito que a TomTom é a melhor marca de GPS, mas também ouvi que ela funciona melhor na Europa que aqui.

Garmin nüvi 2495
Imagem

TomTom Via 1535
Imagem

O que mais me chamou a atenção nos dois foi o comando de voz: você pode traçar a rota sem precisar tirar as mãos do volante. Isso é muito bom especialmente se está sozinho e precisa mudar de rota no meio do caminho. A diferença está na forma de acionamento e de descrição do endereço: embora no Garmin você possa acionar o comando de voz exatamente com um comando de voz (vc fala "voice command" e ele aciona o sistema), no TomTom você tem que tocar a tela inicialmente para daí acionar o comando de voz. Por outro lado, o TomTom é mais rápido para dizer o endereço: vc pode dizer tudo de uma vez, incluindo cidade e estado e ele automaticamente mostra as opções, enquanto no Garmin vc precisa dizer cidade, confirmar, rua, confirmar e assim por diante.

Outras diferenças: o visor do TomTom é de 5 polegadas, enquanto o do Garmin é de 4,3. Contudo, já vi fotos e reviews mostrando que a tela do Garmin mostra melhor a imagem sob o sol do que o TomTom, que fica mais embaçado.

Além disso, ambos têm conectividade bluetooth para ligações de celular, que também é muito interessante.

Com relação à navegação, vi reviews mistos: uns dizendo que o Tomtom é melhor, outros elogiando o Garmin.

E pelo que pesquisei, pra comprar o mapa oficial do Brasil direto do fabricante, o Garmin é mais barato (49 dólares contra 69 do TomTom).

Enfim, peço a ajuda de vocês aí com opiniões. Por não serem fabricados/vendidos no Brasil, será que terei algum problema com relação à utilização por aqui?

obrigado!

Angelone

Re: Garmin nüvi 2495 x TomTom Via 1535

#2 Mensagem por Angelone »

Mauvargas, se voce vai usar o gps no Brasil, nao tenha dúvidas, compre Garmin, pois ele oferece uma base de mapas bem superior ao Tom Tom, em termos de qualidade e quantidade. Mapa do Brasil, além do City Navigator da Garmin, temos o Tracksource (gratuito) e o Autoguia 4 Rodas. Em termos de hardware ambos devem ter um mesmo padrão alto de qualidade. O modelo 2595 tem 5 polegadas, se for essa a sua preferencia. Comando de voz funciona com várias linguas, mas nao com o portugues. A rede de satélites esta disponível para todos os gps, nao é privilégio de nenhum, mas existem modelos recentes que, além da rede de satélites americanos, suporta a Glonass, rede de satélites russos. Existe um modelo rodoviário da Garmin com esse recurso, o 2495 Glonass, mas nao sei se esta disponível nos Estados Unidos. O 2494/2595 captam satélites muito rapidamente, já pude conferir pessoalmente. Se voce quiser o modelo topo de linha, opte pelo 3490 ou 3590 (5"), finos, tela de alta resoluçao e alguns pequenos plus, como 3D e outros nao importantes. Por fim, Garmin é padrão mundial em gps, encontra-se mapas de qualquer lugar do mundo para ele, além de oferecer outras possibilidades, pois alguns modelos rodoviários também suportam mapas naúticos e topográficos. Tom Tom no Brasil é fria..

mauvargas

Re: Garmin nüvi 2495 x TomTom Via 1535

#3 Mensagem por mauvargas »

Obrigado, Angelone! Matou todas as minhas dúvidas em uma resposta só. Procurei aqui e achei o 2595 pra comprar por lá, e a diferença de preço nem é tão grande. A única mudança mesmo para o 2495 é o tamanho da tela, que é algo que estava me puxando para o TomTom.

Quanto ao reconhecimento de voz ser em inglês não tem problema, e o melhor: vi que você pode falar o endereço todo de uma vez sim, e não precisa ser tudo pausado como havia visto no 2495.

Quando comprar e retornar ao Brasil volto aqui para postar minha experiência.

Obrigado!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Qual seria o melhor GPS para mim?”