Garmin nuvi 3460LT

Mensagem
Autor
carlos_exl

Re: Garmin nuvi 3460LT

#421 Mensagem por carlos_exl »

Oi, Mirwal,

Olha, parece que "saiu do ar" novamente... Ontem consegui transferir um monte de POIs que o ridículo "Para Onde?" do 3460LT+NAVTEC desconhecia por completo.

Vamos aguardar mais um pouco... Eles devem estar modificando a programação das páginas e fazendo testes, talvez, sei lá...

Abraços,
Carlos_EXL

limac400

#422 Mensagem por limac400 »

Pessoa, como incluir um endereço na memoria do 3460LT? Quero ir a Basilica de São Geraldo em Curvelo-MG? E deixar salva no memória?

limac400

#423 Mensagem por limac400 »

carlos_exl
E quanto e esta inclusão de POIS, dá para trocar em miúdos de como inseri-las no 3460? Ou seja dar mastigado, pois não manjo nada de ingles.

jpgon

#424 Mensagem por jpgon »

limac400,

Boa Tarde.

Praça São Geraldo, 92- Curvelo, Minas Gerais, Brasil
O endereço é aproximado
Coordenadas -18.749273,-44.429116
Basílica de São Geraldo - Curvelo - MG

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

limac400

#425 Mensagem por limac400 »

jpgon

Como incluir deixar gravado este endereço lá?

carlos_exl

#426 Mensagem por carlos_exl »

Olá, limac400, como vai:

Vamos ao passo a passo:

1) Concectar seu aparelho à porta USB do micro, já no modo "MTP Settings", conforme instruções em msg anterior nesse tópico;

2) No seu navegador de preferência, conectar-se ao site "https://maps.google.com/maps?hl=US&tab=wl" - com esse endereço tudo ficará em inglês (não há opção de envio p/ GPS na página tupiniquim se você acessar "https://maps.google.com.br/", atenção!);

3) Na tela do GoogleMaps, digitar o POI desejado, por exemplo: "hotel copacabana palace, rio de janeiro" e pressionar Enter;

4) O POI desejado será exibido no mapa;

5) Clicar, no mapa, na "letra" referente ao POI localizado. Uma tela se abrirá. Dê um clique em "More" (ou "Mais" se a tela estiver em inglês);

6) Clicar na opção Send (ou "Enviar");

7) Clicar em GPS;

8) Na lista "Brand" (ou "Marca"), selecionar "Garmin" e clicar em "Send" (ou "Enviar");

9) Quando a página da Garmin está devidamente no ar (não está novamente no momento, infelizmente), selecionar a identificação do seu aparelho (3460LT no caso) e clicar em enviar. Pronto! O POI será automaticamente gravado no seu aparelho Garmin...

Abraços,
Carlos_EXL

jpgon

#427 Mensagem por jpgon »

limac400,
boa tarde.

No seu nuvi 3460LT, na primeira tela, onde está o ícone PARA ONDE, clicar sobre o ícone, e na tela que se abrirá, role até achar a opção COORDENADAS.
Clicar sobre, inserir as coordenadas decimais, e depois o nome do local para sua identificação.
Será salvo na pasta FAVARITOS.
Quando voce pesquisar em FAVORITOS, encontrará o nome do local Basílica de São Geraldo - Curvelo - MG.
Para voce usar as coordenadas decimais, precisa configurar o GPS para isso.
Veja este tutorial:
Coordenadas de graus para coordenadas decimais

Oi pessoal, resolvi escrever este tópico para os novatos que não sabem exatamente quais os formatos das coordenadas e como converte-las de uma pra outra.

Existem as coordenadas Sexagesimais (que mostram as coordenadas em graus, minutos e segundos, por exemplo 20°15′ 35′′) e as coordenadas UTM Decimais (que mostram assim: 20,259722222…)

Se você capturou em formato de coordenadas sexagesimais, o ideal é converter para decimais que é o mais usado.

Muita gente confunde e pensa que 20°15′35″ = 20,1535000 mas na verdade 20°15′35″ = 20,259722222

Para fazer a conversão de um formato (graus/minutos/segundos) para outro (decimais) é necessário pegar os graus como estão, dividir os minutos por 60 e os segundos por 3600.

Utilizando o exemplo acima ficaria assim: 20°15′35″ = 20 + 15/60 + 35/3600 = 20,259722222

Já para se fazer o contrário, de decimais para sexagesimais, faríamos o inverso (coordenadas 20,259722222):

Pegamos o valor depois da vírgula (259722222) e multiplicamos por 60 -> 0,25972222 x 60 = 15,583333
Assim teremos os minutos, que no caso são 15

Depois pegamos o resultado anterior (15,583333) e multiplicamos novamente os número depois da vírgula por 60 -> 0,583333 x 60 = 34,99998

Então os segundos serão 34,99998 ou para arredondar, 35
Finalmente o resultado da conversão será : 20,259722222 = 20°15′35′′

Mas, como ninguém precisa ficar fazendo contas, podemos utilizar um conversor online que facilita muito as coisas e pode converter de um pra outro sem problemas e perda de tempo.

Utilizem o site:
http://www.fcc.gov/mb/audio/bickel/DDDMMSS-decimal.html
Ou então:
http://www.jeepreviews.com/wireless-gps-coordinates/

O ideal mesmo é configurar o próprio GPS para já mostrar as coordenadas em decimais.

No Garmin (que é a marca que eu tenho) é só ir em:
Para Onde / Coordenadas / Formato e escolher h dddd.ddddd°

É isso aí!
Um abraço a todos.

Créditos para acleite (Alexandre C. Leite)

Julio
PR

carlos_exl

#428 Mensagem por carlos_exl »

JPGON,

Muitíssimo obrigado pelas dicas as respeito de coordenadas geográficas e "métodos de conversão". Será sempre, com certeza, muito útil, eis que os websites de hotéis, pousadas & cia ora usam um padrão, ora usam outro...

Abraços,
Carlos_EXL

carlos_exl

#429 Mensagem por carlos_exl »

Olá Mirwal, JPGON, limac400 e demais colegas.

Enviei nova msg para a Garmin International p/ os e-mails: garminblogs@garmin.com, webmaster@garmin.com, Joshua.Kennedy@garmin.com e cartographymail@garmin.com reportando que o serviço de inserção de POIs de localização via GoogleMaps funcionaram por algumas poucas horas e voltaram a sair do ar devido ao mesmo erro de programação em alguma página do website da Garmin.

Segue o texto abaixo. Se mais alguém quiser "reclamar" (com algumas alterações no texto pra não ficar igualzinho...), sempre será útil, pois uma andorinha só não faz verão...

Abraços,
Carlos_EXL

"Dear Sirs,

The Garmin’s webpage for the final “confirmation procedure” for sending GoogleMaps POI locations to Garmin GPS devices worked fine only for a few hours last friday (july, 06, 2012) and it became out again. This means that someone at the “IT department” worked with this issue, obtained success but... for only a short period of time it remained “on air” and it’s not working anymore since then (the same situation reported 15 days ago...).

Please follow the link below to see the “brazilian-portuguese HTTP 404 error message” that appers on Garmin’s website for brazilian customers after an attempt for transfering location data to a Garmin device through a search for the keywords “Copacabana Palace Hotel, Rio de Janeiro, Brasil” through https://maps.google.com/maps?hl=US&tab=wl :

http://my.garmin.com/locate/savePOI.htm ... rue&ni=ie9

Can you please reinforce the previous “webpage correction request” sending another “ticket opennig to the IT Department” with the mention that the “correction” worked fine for only a few hours?

Thanks again for your attention,
NOME_DO_PROPRIETÁRIO
"

technotron

#430 Mensagem por technotron »

carlos_exl, continue participando ativamente do fórum como tem participado, vc é importante aqui e de modo algum está "falando sozinho"! Tenho acompanhado quase diariamente o tópico e não sei porque duas msgs que postei aqui, inclusive qdo vc pediu para que eu fizesse aquele teste relacionado aos POis, não ficaram registradas, ocorreu alguma pane.
Vc teve sorte no atendimento da Garmin US, aquela minha questão sobre cartão de memória ficou no ar. Recebi respostas contraditórias e insisti, mas pararam de me responder. O SAC daqui do Brasil nem se fala, o pessoal ficou totalmente no ar qdo perguntei.
Um grande abraço!

jpgon

#431 Mensagem por jpgon »

technotron,
Boa Tarde.
Eu e Batedor respondemos sobre o cartão de memória. Os parametros do que usamos.
Não testei nenhum cartão da Sandisk com configuração Extreme, e maior ou igual a 16GB, carregados com mapas e Poi.
Faça contato com este pessoal que posto logo abaixo.
Eles poderão exclarecer melhor.

Um bom contato: Hardfast Informática .Conhece bem o nuvi 3460LT
Eng.º Marcel Esposito
Microsoft Systems Administrator| MCSA|MCP
My GPS - Gps Garmin nuvi 1490T / Traffic Brasil Mod ON
My GPS - Gps Garmin Zumo 220 / Motocicleta
Equipe HARDFAST BRASIL INC
http://www.hardfast.com.br
ou
Regis Sousa
Equipe HARDFAST_INFO
hardfastinfo@gmail.com
http://www.hardfast.com.br

Julio
PR

carlos_exl

#432 Mensagem por carlos_exl »

Olá technotron, como vai?

Realmente muitos e-mails não são respondidos... Entretanto, quando você ativa alguma página de suporte da Garmin com seu aparelho conectado via porta USB do micro e depois de ter se logado, o papo é outro, pois a mensagem que você envia REALMENTE CHEGA AO SUPORTE.

Veja a seguinte sequência que você pode seguir pra fazer uma "reclamação oficial" em que constará o nº de série do seu aparelho registrado perante a Garmin (o que garantirá a resposta em no máximo 24hs...):

01 - Conecte seu aparelho na porta USB do micro e aguarde o Garmin Plugin Communicator ser automaticamente ativado;

02 - Vá até a página http://www.garmin.com.br no seu navegador;

03 - Dê um clique na guia "MyGarmin" e faça o seu login no site;

04 - Dê um clique na guia "MySupport";

05 - Dê um clique no link "Assistência";

06 - Na tela que se abrirá, em inglês, observe que aparecerá no canto superior direito uma caixa de texto onde aparece escrito "search" e um botão GO em azul logo à direita;

07 - Digite na caixa de texto algo como "how transfer google maps" e em seguida dê um clique no botão GO;

08 - Na janela que se abrirá, tb em inglês, dê um clique na opção "Support";

09 - Vários resultados aparecerão referentes ao assunto pesquisado. A título de exemplo, dê um clique em algum link c/ texto semelhante a: "How do I use Google maps with my Garmin device?";

10 - Uma janela, tb em inglês, se abrirá com o passo a passo para fazer transferências do GoogleMaps p/ aparelhos Garmin. Role a tela até o final e você verá a pergunta: "Was this helpfull?". Dê um clique na opção "No";

11 - Três links com opções aparecerão logo em seguida. Dê um clique no que apresenta os dizeres: "I'd like to e-mail product support.";

12 - Nova janela em inglês se abrirá. Como o seu login foi no site tupiniquim da Garmin ele não é reconhecido. Dê um clique no link "Sign In";

13 - Faça novamente o seu login na caixa de texto que aparecerá. Após isso o seu nome cadastrado no site da Garmin International aparecerá na janela aberta.

14 - Dê um clique na opção "One of My Registered Devices";

15 - Na caixa de texto que aparece na parte inferior da janela digite algumas poucas palavras que identificam o "assunto" da sua solicitação de suporte. Tente algo como: "GoogleMaps does not work with Garmin GPS Device" e depois dê um clique em "Continue";

16 - Uma nova janela se abrirá para "contatos via e-mail com o suporte internacional". Preencha o campo "Serial Number" c/ o nº de série do seu aparelho;

17 - No campo "Details About the Issue". Digite sua mensagem em inglês. A título de sugestão poderia ser algo como:

"I’m using a registered Garmin 3460LT device with Garmin Communicator fully functional on my Windows 7 system.

I´ve followed the link posted on Garmin website and watched de tutorial "Using Google Maps with your Garmin GPS Device” available at: http://www.youtube.com/watch?v=N_p1x-fL2zc .

Unfortunately, Garmin's Internet page that points to “the video tutorial's final step for sending a GoogleMaps location POI found at https://maps.google.com/maps?hl=US&tab=wl to my Garmin's GPS device” is not working! Appears a message similar to "HTTP 404 error.The requested page does not exist". Apparently that's some kind of “programming error” or “missing webpage” that affects all Garmin devices owners that I know... Can you provide a fix to this problem that affects only Garmin GPS devices, including other old nuvi ones?"

18 - Por último, role a tela para o seu final e dê um clique no botão "Submit". Pronto, ufa!

Abração,
Carlos_EXL

carlos_exl

#433 Mensagem por carlos_exl »

technotron,

A respeito das suas dúvidas a respeito do cartão de memória eu não sei exatamente quais são. Confesso que não vi nenhuma msg sua a respeito do assunto aki nesse tópico do forum...

Você pode, entretanto, utilizar adaptações do passo-a-passo que sugeri no post anterior para enviar a sua dúvida para o suporte da Garmin International. Desisti completamente do "suporte Brasil". Se envio e-mail só recebo msg de aviso de que a "mensagem foi lida" e nada mais. Telefonei para lá, um DDD pra SP (humpf!), não me lembro o número mas está em alguma msg aki no tópico e o senhor que me atendeu (cujo nome tb não lembro, mas tb foi citado como referência aki no tópico) não sabia nem o que era o GoogleMaps e muito menos como tal "serviço" interagiria com o meu 3460LT, mas prometeu se informar e me responder por e-mail - tô esperando sentado...

Antes de comprar o aparelho tentei tirar algumas dúvidas por intermédio da HardFast. Entretanto, as respostas são geralmente lacônicas demais (duas linhas e olhe lá...) e nunca me ajudaram.

As respostas que obtive a respeito "do meu problema" sempre foram respondidas, em inglês, por técnicos da Garmin-USA cujos e-mails são: product.support@garmin.com, Joshua.Kennedy@garmin.com (esse, ligado ao "GarminBlog" me "ensinou a acessar a memória interna do 3460LT no Windows - as instruções passadas eu postei em outra msg aki no tópico) e cartographymail@garmin.com (esse último relacionado a mapas, mas testou a conexão de vários aparelhos Garmin com o GoogleMaps e referendou que o problema existe e abrange o mundo todo e não só o Brasil ou algum aparelho em específico). Todos esses reconheceram a existência do problema no site da Garmin.

Entretanto, o passo-a-passo da msg anterior é "mais garantido", pois é feito diretamente pelo website da Garmin por um consumidor com seu produto cadastrado e fica registrado no sistema a "reclamação/dúvida" feita ao departamento de suporte.

Abraços,
Carlos_EXL

jpgon

#434 Mensagem por jpgon »

Pessoal,
Boa Tarde.
Estou copiando uma postagem de nosso colega HeronJr para este tópico, pois servirá de alerta para todos em suas atualizações:
De acordo com minha experiência pessoal na atualização dos mapas do 3460LT que tentei ontem, sugiro que desliguem o antivírus e/ou quaisquer outros programas de defesa (anti-malware, anti-spyware, etc). Tenho direito ainda a uma atualização na Garmin, mas fiz a bobagem de usar minha estação de trabalho na rede do escritório para usar o MapUpdater. Minha rede é protegida pelo antivírus Karspersky que pega até quem tem piolho num raio de 5 km. O resultado foi: 2 horas para o download, 3 minutos para o preparo e uma eternidade na instalação. Como tinha que ir embora pra casa, parei o programa e desliguei o cabo. Ele havia instalado apenas o CNSA 2013.20 ALL, mas não o 3D. No caminho de casa o aparelho funcionou bem, assim como também o detector de trânsito e os POIs, mas sem construções 3D e sem relevo.
Chegando em casa, liguei meu desktop, desativei o antivírus Avast, pus o GPS na USB e executei o MapUpdater. Foram 10 minutos de download (banda larga 10MB) e menos de um minuto para preparo e instalação do CNSA 2013.20 ALL e o 3D com sucesso. Hoje, vindo para o escritório (18 km de casa) pude conferir que tudo estava funcionando bem.
Como já li aqui no Forum casos de atualização que travaram na instalação, atenção com os antivírus. O MapUpdater funciona muito bem, mas precisa trabalhar sem interferência.
A propósito, não tive nenhum problema com o WebUpdater, mas mesmo assim, é melhor também desligar as proteções da máquina antes de usá-lo.
Grande abraço,

Heron
Abs

Julio
PR

carlos_exl

#435 Mensagem por carlos_exl »

Olá a todos!

Hoje, 11/07 às 17:15hs funcionou novamente 100% a transferência de POIs do GoogleMaps p/ o 3460LT (inclusive c/ opção de posicionar o POI tanto na memória interna quanto no cartão MicroSD que instalei).

Experimentem, pois o banco de dados do serviço GoogleMaps é fantááástico e não se compara com o fornecido pela parceria "Garmin-Navteq"...

Vamos ver se dessa vez o sistema continua "estável" e a página final de confirmação do site da Garmin não volta a sair do ar...

Vou testar na rua como uma rota é traçada para um desses POIs e ver como o 3460LT se comporta. Depois posto aki minhas observações.

Abraços,
Carlos_EXL

carlos_exl

#436 Mensagem por carlos_exl »

Olás,

Fiquei devendo msg a respeito do teste do funcionamento do 3460LT em uma rota traçada tendo como destino um POI inserido no cartão MicroSD instalado no aparelho via GoogleMaps (usei como POI de destino o "Hotel Copacabana Palace" saindo do bairro Flamengo, aki no RJ). Funcionou 100%, como se tratasse de um POI localizado pelo banco de dados interno do aparelho.

O meu "teste de fogo" do aparelho será, pois, futuramente em algum destino que me obrigue a viajar para fora da capital. Quero só ver como é que ele se comporta em estradas e se não vai me deixar na mão...

Abraços a todos,
Carlos_EXL

carlos_exl

#437 Mensagem por carlos_exl »

Olás!

Meu último post a respeito de "transferências de POIs do GoogleMaps p/ aparelhos Garmin" p/ parar de encher a paciência da galera... :lol:

A "webpage de confirmação final", quando estamos com o 3460LT operando no modo "Mass Storage" (instruções p/ ativar tal modo foram postadas por mim em post anterior...) viabiliza duas alternativas para o posicionamento de cada POI que desejamos inserir no aparelho (em ambos os casos os POIs aparecem na tela "Lugares Salvos":

1) Se temos cartão MicroSD instalado no aparelho, teremos a opção de gravar o POI na memória interna OU na "memória extra" - o próprio "sistema da Garmin" cria uma pasta denominada GARMIN e posiciona cada novo POI em uma subpasta GPX. Nesse caso, ao fazer "backups de segurança" é interessante fazer um p/ o conteúdo completo da memória interna do aparelho e outro, em uma pasta separada no HD do micro, p/ o conteúdo do cartão de memória;

2) Se não temos cartão MicroSD instalado no aparelho, cada novo POI é automaticamente posicionado na memória interna do 3460LT, também na subpasta GPX da pasta GARMIN.

É isso. Como o colega JPGON sempre tem sugerido que "dentro do possível não mexamos na memória interna do aparelho, por via das dúvidas", tenho optado por posicioná-los no cartão MicroSD mesmo.

Em tempo: Por mais que eu me esforce simplesmente não consegui NÃO ACHAR qualquer POI de localização desejado no GoogleMaps (sempre via www.maps.google.com - sem o "br" no final, atenção!), seja hotel, pousada, restaurante, ponto turístico, o que for - o banco de dados da Google é fantááástico!!! :lol:

Abraços a todos, espero ter colaborado de alguma forma,
Carlos_EXL

technotron

#438 Mensagem por technotron »

Olá, Carlos_exl! Ótima e importante a sua participação no tópico, continue compartilhando conosco as suas descobertas, tenho a certeza de que mtos outros colegas estão sendo beneficiados. Tudo o que vc tem conseguido com os POis é mto interessante, não pare de comentar sobre isto e suas impressões!
jpgon, li sim o seu comentário e do outro colega sobre o cartão de memória Classe 10 que vcs usam, inclusive ele considerou que com um cartão destes a formação dos desenhos em 3D ficou mais rápida. Carlos_exl, perguntei à Garmin se os seguintes cartões de memória da SanDisk dariam um resultado surpreendente no GPS se comparado com um Classe 10 da Kingstone, que atinge no máximo uma velocidade em torno de 14MB/s, informação dada pela própria Kingstone. A SanDisk US tem o micro SDHC ULTRA Classe 10 (SDSDQY-008G-A11A) que atinge uma velocidade na taxa de transferência de até 30MB/s, e o modelo Extreme PRO, Classe 10 tbm, (SDSDQXP-008G-A11) que atinge até 95MB/s. Fiquei curioso pra saber qual seria o resultado do desempenho do 3460 caso usasse apenas uma destas memórias externas, deixando a memória interna de 2GB, no caso do meu nüvi, vazia. Todas as respostas que recebi a Garmin foram vagas. Vou tentar conseguir a opinião das pessoas que o colega jpgon citou.
Grande abraço à todos!

carlos_exl

#439 Mensagem por carlos_exl »

technotron, como vai?

Olha uso um Kingston "Class 4" no meu aparelho. Como lá só estão os meus POIs que são arquivos-texto minúsculos (e todo o conteúdo 3D está na memória interna), acredito piamente que um "Class 10" não fará absolutamente nenhuma diferença no seu 3460LT... A menos que você queira posicionar imagens, fotografias e outras "coisas que precisem ser carregadas" no MicroSD...

Agora uma curiosidade a respeito de "GPS e mapas em 3D". Ontem à noite, bem tarde, assisti um programa em um canal da NET que estava mostrando "garotos prodígios que fazem programinhas p/ celulares e que têm o Steve Jobs como ídolo". De repente apareceu um garotinho de uns 10 anos em uma "apresentação a la Steve Jobs"... Ele começou:

- Oi, pessoal. Olha... É assim que aparece o GPS na tela do IPhone do meu pai (e aí aparece ao fundo num telão um vídeo-demo de um IPhone c/ um software de GPS em funcionamento, inclusive com "blocos simulando prédios em 3D" semelhante ao que temos no nosso 3460LT)...

- Bem... Eu fiz umas modificaçõezinhas e... ficou assim (e aparece no telão o mesmo IPhone c/ GPS em funcionamento só que com... o GoogleEarth em tempo real no lugar dos mapas!!! O garoto fez um link entre o o sistema de navegação do GPS substituindo os mapas pelo conteúdo do banco de dados do GoogleEarth!!!).

O público veio abaixo e depois veio a informação de que o garotinho já havia imediatamente sido contratado pela Apple como "progamador júnior"... É mole?

Olha, caí pra trás... Ver o relevo, matas, árvores, os prédios, carros, as lojas, tudo... Isso é que é 3D, ha ha ha! :lol:

Abraços,
Carlos_EXL

jpgon

#440 Mensagem por jpgon »

technotron,
Boa Noite.

Uma coisa que não sei ainda se já foi tentado:
Colocar todo o Sistema Operacional do GPS em um cartão de memória, como é possível de ser feito em um CD ou Pendrive com um computador (desk top ou notebook), e voce inicializar o equipamento através do cartão de memória.
Algo que pode dar certo.
Com um cartão "extreme" poderia agilizar a comunicação entre o processador e a memória.
Vou investigar (pesquisar) se alguem já tentou esta façanha, e obteve resultados.
Algumas pastas já temos certeza que funcionam.
Agora precisamos saber quais outras podem estar alocadas no cartão de memória.
E vamos que vamos.
Vida longa a todos os colegas, e muita paciência, estudo, aprendizado e conhecimento, para resultar em sabedoria.
abs

Julio
PR

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”