MAPAS MARANHÃO
-
MAPAS MARANHÃO
Através desse tópico repassar um pouquinho do que aprendi nos fóruns e pesquisas que fiz na net, para ajudar os usuários de GPS daqui do Maranhão.
Adquiri um GPS da marca Garmin , o 2415lt, com várias funções (entrem no site da Garmin e façam as comparações entre os modelos e façam a escolha para o que melhor atender suas necessidades), e a minha maior dúvida era: A minha cidade, São Luis-MA, está devidamente mapeada e trafegável?????
Vamos por partes
1º. Quais mapas eu poderia usar no meu GPS?
Os GPS da Garmis Suportam 3 mapas: o City Navigator Brazil NT ( da própria Garmin ) , o TRC - Brasil ( da Tracksource) e o AutoGuia (da 4 rodas)
2º. Quais dos mapas me dariam atualizações?
Os 3 mapas possuem versões atualizadas, que poderão ser baixadas ( só pesquisar nos fóruns que acharão tudo a respeito)
3º. Qual dos 3 mapas é o melhor para o Maranhão?
Em relação a capital, São Luis, o melhor mapa, o mais detalhado e o que contém menos falha é o da Garmin, em segundo o Autoguia e por último, realmente decepcionante, é o da TrackSource (contém somente as avenidas principais).
Em relação as estradas ainda não pude avalia-las, em breve darei um parecer sobre a estrada que liga São Luis aos Lençois Maranhenses (postarei a partir do dia 01.07.2012) e em seguida as outras estradas.
Vale ressaltar que nenhum mapa é perfeito e que a escolha depende da necessidade de cada um.
Espero poder ajudar os que moram no Maranhão, e os que querem visitar a nossa linda cidade São Luis.
Adquiri um GPS da marca Garmin , o 2415lt, com várias funções (entrem no site da Garmin e façam as comparações entre os modelos e façam a escolha para o que melhor atender suas necessidades), e a minha maior dúvida era: A minha cidade, São Luis-MA, está devidamente mapeada e trafegável?????
Vamos por partes
1º. Quais mapas eu poderia usar no meu GPS?
Os GPS da Garmis Suportam 3 mapas: o City Navigator Brazil NT ( da própria Garmin ) , o TRC - Brasil ( da Tracksource) e o AutoGuia (da 4 rodas)
2º. Quais dos mapas me dariam atualizações?
Os 3 mapas possuem versões atualizadas, que poderão ser baixadas ( só pesquisar nos fóruns que acharão tudo a respeito)
3º. Qual dos 3 mapas é o melhor para o Maranhão?
Em relação a capital, São Luis, o melhor mapa, o mais detalhado e o que contém menos falha é o da Garmin, em segundo o Autoguia e por último, realmente decepcionante, é o da TrackSource (contém somente as avenidas principais).
Em relação as estradas ainda não pude avalia-las, em breve darei um parecer sobre a estrada que liga São Luis aos Lençois Maranhenses (postarei a partir do dia 01.07.2012) e em seguida as outras estradas.
Vale ressaltar que nenhum mapa é perfeito e que a escolha depende da necessidade de cada um.
Espero poder ajudar os que moram no Maranhão, e os que querem visitar a nossa linda cidade São Luis.
-
Re: MAPAS MARANHÃO
Caso vc fique em bairros afastados do Centro de São Luis indico a utilização do Autoguia 3.08.
Esse mapa (acredito por que seja da 4 rodas) tem quase todas as ruas dos bairros mais distantes e até de alguns que nem eu sabis que existia.
Exemplificando os bairros: Cidade Operária, Cidade Olimpica, Vila janaina, Vila Cafeteira, Vila Isabel, Vila Conceiçao, Jardim Conceição, vila Kiola, Maiobão, e adjacências.
Esse mapa (acredito por que seja da 4 rodas) tem quase todas as ruas dos bairros mais distantes e até de alguns que nem eu sabis que existia.
Exemplificando os bairros: Cidade Operária, Cidade Olimpica, Vila janaina, Vila Cafeteira, Vila Isabel, Vila Conceiçao, Jardim Conceição, vila Kiola, Maiobão, e adjacências.
O melhor é voce testar os tres e escolher o melhor para sua região.
Dilson Brito
Garmin Nuvi 255; Nuvi 765T; 60Cs; Tablet 7 Android"; Smarthphone 5" Android.
Garmin Nuvi 255; Nuvi 765T; 60Cs; Tablet 7 Android"; Smarthphone 5" Android.
-
É O QUE EU ESTOU DIZENDO NOS POSTs ACIMA, NA AREA URBANA JA TESTEI OS 3, FALTA NAS RODOVIAS.
Já que o TRC está bem dafasado na sua região você poderia coletar uns tracklogs e enviar para o Projeto Tracksource, para o desenvolvedor daí.
Assim melhoraria o mapa e ajudaria bastante outras pessoas que forem usar o mesmo no futuro.
Assim que funciona o Projeto. Com várias pessoas colaborando.
[]'s
Assim melhoraria o mapa e ajudaria bastante outras pessoas que forem usar o mesmo no futuro.
Assim que funciona o Projeto. Com várias pessoas colaborando.
[]'s
Pois é, não vejo a hora de adquiri meu garmin para colaborar com o projeto, e quero mesmo desenvolver sao luis, pq so assim teremos um mapa legal da cidade e com um mapa que sempre poderemos estar atualizando e recebendo essas atualizações de graça, graças ao esforço de todas as pessoas que puderem colaborar.
Por esta página abaixo pode-se ver que São Luis ainda não tem um desenvolvedor. Por isso está tão básico o mapa.
Se puderem contribuir será ótimo.
O Desenvolvedor estadual do Maranhão é Sebastiao Tadeu Deusdara Leal email: tadeuleal@yahoo.com.br
http://www.tracksource.org.br/index.php ... dores.html
Se puderem contribuir será ótimo.
O Desenvolvedor estadual do Maranhão é Sebastiao Tadeu Deusdara Leal email: tadeuleal@yahoo.com.br
http://www.tracksource.org.br/index.php ... dores.html
Acleite, pretendo mesmo colaborar com o mapa de São Luis, mas no momento o que tenho em mãos é um GPS Mio 300. Estou aguardando um amigo que vai me trazer um Garmin dos Estados Unidos, pior que não sei quanto tempo ele vai demorar. Quem sabe um dia serei desenvolvedor de São Luis e dos outros municípios que fazem parte da ilha, já que circulo bastante por eles.
-
sudlav, eu se fosse vc compraria seu garmin aqui mesmo no Brasil. Leia os posts sobre os garmins q veem dos EUA, vejo muita dificuldade em determinados pontos. Nos sites vc parcela em ate 12x acho q vale a pena. Abraço
No momento estou até sem ter como parcelar, fiz revisao no carro entre outras coisas e cartao ta cheio, sem contar que prefiro esperar já que o dos Estados Unidos vai sair pra mim de graça.
E será que teria tantos problemas assim, pra instalar os mapas?
E será que teria tantos problemas assim, pra instalar os mapas?
-
É tranquilo pra instalar mapas nos Garmin. A única sugestão é usar um cartão SD para mapas e alertas ao invés de usar a memória interna.
E voltando ao assunto de tracklogs, o Mio não grava em GPX?
Não precisa ser um gps especificamente da Garmin para gravar tracklogs. Qualquer um que grave em formato gpx serve.
Hoje em dia até os celulares tem programas pra gravar tracklogs nesse formato. É só querer.
Abs
E voltando ao assunto de tracklogs, o Mio não grava em GPX?
Não precisa ser um gps especificamente da Garmin para gravar tracklogs. Qualquer um que grave em formato gpx serve.
Hoje em dia até os celulares tem programas pra gravar tracklogs nesse formato. É só querer.
Abs
Acleite,
Pior q nao entendo muito de gps, ja procurei nas configurações dele e não encontrei nada ja tentei encontrar alguma informação na internet e tambem nao encontrei, se vc poder me dar uma luz será bem vindo.
Pior q nao entendo muito de gps, ja procurei nas configurações dele e não encontrei nada ja tentei encontrar alguma informação na internet e tambem nao encontrei, se vc poder me dar uma luz será bem vindo.
Eu não conheço esse seu gps. Posso tentar ajudar, mas preciso dar uma pesquisadinha antes...
Qual navegador ele usa? iGo?
Qual navegador ele usa? iGo?
Se for iGo, para ativar o tracklog vc deve clicar no ícone que parece uma claquete de cinema (iGO8.3/skin Gurjon)
Depois é só ir andando pelas vias para ele ir gravando.
No final, clique no mesmo ícone para desativar a gravação de tracklogs.
Os arquivos de tracklogs ficarão gravados na pasta \save\tracks\ (com nomes deste tipo: track000.trk, track001.trk, track002.trk e etc)
Depois de gravados, você pode converte-los para gpx usando o programa gpsbabel. Aí é só enviar ao DM.
Depois é só ir andando pelas vias para ele ir gravando.
No final, clique no mesmo ícone para desativar a gravação de tracklogs.
Os arquivos de tracklogs ficarão gravados na pasta \save\tracks\ (com nomes deste tipo: track000.trk, track001.trk, track002.trk e etc)
Depois de gravados, você pode converte-los para gpx usando o programa gpsbabel. Aí é só enviar ao DM.
Acleite, desculpa nao haver enviado antes as especificações do aparelho.
http://www.mio.com/br/products-car-navi ... erview.htm
é esse ai de cima, ele usa destinator.
http://www.mio.com/br/products-car-navi ... erview.htm
é esse ai de cima, ele usa destinator.
-
VOLTANDO AO FOCO PRINCIPAL DO TÓPICO.
PRA VC QUE VEM A SÃO LUÍS TOME CUIDADO COM AS RUAS DO CENTRO. COMO É UM PONTO TURÍSTICO CERTAMENTE IRÁ CONHECE-LO.
SÓ TEM UM DETALHE, TANTO O AUTOGUIA, QTO O NAVIGATOR (VERSÃO MAIS RECENTE) PECAM EM MANDAR VC VIRAR EM RUAS DE CONTRA-MÃO. ATENTEM PARA AS PLACAS. ANTES DE FAZER O CONTORNO DEÊM UMA CONFERIDA NAS PLACAS PRA VCS NÃO COMETEREM NENHUMA INFRAÇÃO.
PRA VC QUE VEM A SÃO LUÍS TOME CUIDADO COM AS RUAS DO CENTRO. COMO É UM PONTO TURÍSTICO CERTAMENTE IRÁ CONHECE-LO.
SÓ TEM UM DETALHE, TANTO O AUTOGUIA, QTO O NAVIGATOR (VERSÃO MAIS RECENTE) PECAM EM MANDAR VC VIRAR EM RUAS DE CONTRA-MÃO. ATENTEM PARA AS PLACAS. ANTES DE FAZER O CONTORNO DEÊM UMA CONFERIDA NAS PLACAS PRA VCS NÃO COMETEREM NENHUMA INFRAÇÃO.
suldlav
O Destinator eu não conheço muito. Mas sei que os tracklogs dele são arquivos .dat e que também podem ser convertidos para gpx com o gpsbabel.
O comando seria: gpsbabel -i destinator_trl -f last_trip.dat -o gpx -F last_trip.gpx Onde last_trip é o nome do arquivo .dat e do gpx que sairá.
Acredito que devem ficar em alguma pasta de nome Tracks ou Logs.
Teria que ter algum aqui em mãos p/ poder fuçar melhor nisso, mas não tenho.
Abs
O Destinator eu não conheço muito. Mas sei que os tracklogs dele são arquivos .dat e que também podem ser convertidos para gpx com o gpsbabel.
O comando seria: gpsbabel -i destinator_trl -f last_trip.dat -o gpx -F last_trip.gpx Onde last_trip é o nome do arquivo .dat e do gpx que sairá.
Acredito que devem ficar em alguma pasta de nome Tracks ou Logs.
Teria que ter algum aqui em mãos p/ poder fuçar melhor nisso, mas não tenho.
Abs
Acleite, não encontrei essa pasta ou arquivo .dat q contivesse o track no meu gps.
Seria interessante instalar nele o igo?
Seria interessante instalar nele o igo?
Pelo iGo da pra fazer como eu escrevi acima.
Se você tiver facilidade de instalar, já pode ir capturando as ruas por ele mesmo.
Me add no MSN pra gente trocar uma idéia.
[]'s
Se você tiver facilidade de instalar, já pode ir capturando as ruas por ele mesmo.
Me add no MSN pra gente trocar uma idéia.
[]'s