Só aparece a seta no GPS!!! Os mapas sumiram!!!!

Mensagem
Autor
robertjuliensr

Só aparece a seta no GPS!!! Os mapas sumiram!!!!

#1 Mensagem por robertjuliensr »

Bom dia Amigos,

Procurei algum tópico que me ajudasse mas não encontrei. Se já houver, me desculpem.

Converti meu NUVI 265W em 465 com ajuda do PU2kit. Depois de um final de semana debruçado no computador consegui instalar o mapsource (o que não foi tarefa fácil, considerando que uso MAC - tive que usar windows virtual já que tudo que existe pra desbloquear mapas é de windows), baixar o City Navigator Europe 2013.10 (desbloqueado) e o TrackSource mais atualizado e instalar os dois no GPS (por meio do mapsource). O CN no SD e o TRC na memória. O GPS me mostra ambos habilitáveis no INFO de mapas.

Aí começou o problema... Aparentemente o software está funcionando perfeitamente, mas quando ligo o GPS não visualizo o mapa de fundo. Já habilitei um e desabilitei o outro e vice versa e nada... Só aparece a seta de navegação como se não tivesse mapa...

Não sei o que fazer.

Batedor

Re: Só aparece a seta no GPS!!! Os mapas sumiram!!!!

#2 Mensagem por Batedor »

Não está saturado com zoom+ ? Ja tentastes clicar no "menos"(-) sucessivamente para ver se o mapa aparece?

robertjuliensr

#3 Mensagem por robertjuliensr »

Caramba Batedor... Certeiro! Valeu demais!!

Sei que está fora do assunto do tópico, mas pendo que pode me ajudar com outra coisa. Não consigo desabilitar o TRC. Só visualizo o CN Europe se deixar os dois habilitados. Tem alguma idéia do motivo? Será pq ele está na memória interna (até onde pude entender, no meu "novo"465 este é o único jeito de "co-habitarem" 2 mapas , certo?)?

Muito grato desde já

Robert

pu2tki
Contato:

#4 Mensagem por pu2tki »

No mínimo você está sem o mapa base. (gmapbmap.img)
Sem ele o gps elege algum dos outros mapas como se fosse o base e não deixa mais desabilitar o mesmo.
Sugiro que use mapas somente no cartão SD.
E para modelos abaixo da série 1xxx (que é o seu caso) para usar mais de 2 maps a saída é unir os mapas num único arquivo gmapsupp.img valendo0seda ferramenta gmaptool.
Na net tem tutoriais ensinando como fazer isso.
Abs

Alexandre C. Leite (acleite)
nüvi 205 / 255W / 40 / 1490T - eTrex Legend

jpgon

#5 Mensagem por jpgon »

Alexandre (pu2tki),
boa noite.

No caso do RobertJulienSR, com o "novo 465"hackeado, e utilizando o ultimo firmware, é possível ele utilizar na pasta Garmin do cartão de memória 2 mapas (gmapsupp.img e gmapsup1.img)???????

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

pu2tki
Contato:

#6 Mensagem por pu2tki »

Não Julio (jpgon). Como citei acima, tem que usar gmapprom e gmapsupp. E se quiser mais mapas, valer-se do famoso pacotão, criado pela ferramenta gmaptool.
O firmware hackeado é o do 465T e não o dos 2x5W (os quais agora tem esta função na última versão, 7.60).
E uma vez usando-se este hackeado do 465T, NÃO se deve atualizar mais o firmware do gps. Se for no webupdater ele até vai acusar atualização, mas não se deve fazer a mesma.
Aconselho fortemente a usar SOMENTE a versão 3.40 por mim preparada.
A 3.60 andou matando uns gps por aí, que apagaram e não acenderam mais. Por este motivo não preparei mais nenhuma. Se não me engano o 465 já está na versão 3.80, mas nem tentei mexer com esta.
Pode até ser que funcione, mas como a 3.60 deu problema, eu aconselho a nem tentar a 3.80, visto que a 3.40 funciona muito bem.
Faz um tempinho que não mexo com hacks de fws. Estou pra fazer um para os 13xx/14xx HWID 972 para gravar tracklogs no SD. Mas será de uso pessoal. :)
Abs

jpgon

#7 Mensagem por jpgon »

Alexandre,
Grato pela informação.

Pelo que deduzi, o proprietário do nuvi 2X5W hackeado para 465 poderá utiiizar os recursos de traçar rotas no Mapsource e ou BaseCamp e transferir para o GPS, mas não deverá fazer atualizações de firmware.
Deverá manter o 3.40 permanentemente.
Algum dia, em um futuro ainda incerto, pode aparecer algum novo recurso.
Ter paciência será a melhor atitude.

Julio
PR

pu2tki
Contato:

#8 Mensagem por pu2tki »

Sim, entendeu certo.
Como eu disse, pode até ser que a versão 3.80 funcione, mas pode ser que dê o problema da mesma forma que a 3.60 deu em alguns gps.
Na dúvida, melhor manter a 3.40 que é mais estável/confiável. E as mudanças de uma pra outra nem foram tantas assim pra justificar o risco de testar.

robertjuliensr

#9 Mensagem por robertjuliensr »

Em primeiro lugar, agradeço a boa vontade de todos.

pu2tki,

Vou tentar juntar os dois mapas no GMaptool, então.

O Gmapbmab.img convive bem com outro mapa? Enquanto eu não junto os dois mapas, preciso dos dois (um uso aqui e o outro estou fazendo rotas pra quando for viajar - daqui 2 meses). Posso colocar o Gmapbmab.img na memória interna do GPS junto com o gmapsupp.img (trc), mantendo o CN Europe no SD? Quando eu juntar os dois no pacote, simplesmente deleto o gmapsupp.img da memória interna ou tenho que fazer algum procedimento no mapsource?

Se entendi bem, meu GPS só suporta UM mapa (gmapsupp.img) no cartão SD. Certo?

Muchas Gracias

Robert

pu2tki
Contato:

#10 Mensagem por pu2tki »

o gmapbmap é o mapa base e DEVE ficar na pasta Garmin da memória interna. Não mexa nele.
Ainda na memória pode-se usar o mapa principal de nome gmapprom.img e mais um suplementar, o gmapsupp.img
No cartão, ele só vai aceitar um mapa de nome gmapsupp.img (que no caso, pode ser o que contenha os mapas unidos pela ferramenta)
O mais indicado é unir todos os mapas detalhados que você for usar e colocá-los no cartão.
Quanto menos mexer na memória interna, melhor.

jpgon

#11 Mensagem por jpgon »

robertjuliensr,
o gmapbmap.img é o mapa básico e deve permanecer na memória interna do GPS.
Todos os outros mapas se apoiam nele, pois é um mapa global do planeta Terra, com todos os continentes e países, mas é muito sucinto (básico), sem detalhamentos.
Ele não pode e nem deve ser removido. Quando ocorre de alguem deletá-lo, o GPS escolhe automaticamente outro mapa que esteja instalado para substitui-lo, e aí começam os conflitos.
Mapas que não podem ser removidos da memória interna do GPS:gmapbmap.img
gmapbmap.sum
GMAPTZ.img (time zone) ou mapa que informa, pareado com os satélites, a hora exata do local onde o GPS está conectado.
gmaptz.sum

Voce poderá ter um cartão de memória com o CN Europe colocado na pasta Garmin, para quando for viajar,
e juntar os mapas brasileiros utilizando a ferramenta GmapTool, obter um único arquivo gmapsupp.img e copiá-lo para a pasta Garmin de outro cartão de memória, para uso no Brasil.
Atente para a observação do Alexandre: quanto menos mexer na memória interna, mais saúde e vida longa terá seu GPS.

Julio
PR

pu2tki
Contato:

#12 Mensagem por pu2tki »

jpgon
Só pra constar:
Os arquivos com extensão .sum até podem ser deletados pois são os arquivos que contém a soma de verificação dos arquivos .img de mesmo nome. (daí a extensão .sum)
Se entrar na tela de diagnósticos e mandar ele fazer um checksum, ele recria esses arquivos após fazer essa soma nos mesmos.
Já os arquivos .unl (de unlock) e .gma que porventura tenham o mesmo nome de algum mapa (incluindo gmapsupp e gmapprom) NÃO devem ser excluídos porque são os arquivos de desbloqueio dos mapas. (isso quando se usa mapas bloqueados originais)
E o resto que você citou está correto. Os arquivos gmapbmap.img e gmaptz.img nunca devem ser deletados.
Abs

robertjuliensr

#13 Mensagem por robertjuliensr »

Valeu gente,

As pesquisas estão dando resultados. Já instalei o gmapbmap e consegui desabilitar o TRC.

Abraços a todos!

Robert

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”